Bornia

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Nota B Bornia

Mensagem por kalew.nicholas em Dom 19 Maio 2013, 18:52



Nome: Bornia
Plataforma: Game Maker 8.1
Gênero: Plataforma

Descrição:

Bornia é uma fábrica. Ou pelo menos era. Mas não uma fábrica qualquer. Ela fabricava robôs. Durante muito tempo, a rotina ali era tranquila e sossegada. Porém, isso logo acabou. Macanium - um robô com inteligência artificial - assumiu ares de grandeza. O que ele fez e por quê? Não sabemos. Em pouco tempo ele fabricou outros robôs com capacidade de o servir, e isso resultou na expulsão dos humanos e consequentemente no fim da fábrica, e deu origem à cidade de Bornia. Porém, estes mesmos robôs criados por Mecanium se rebelaram contra ele, em vista de seu pedido de aumentar o domínio territorial. Logo Mecanium, ainda no poder, desativou todo o sistema central de Bornia, e em pouco tempo, tudo irá parar. O que pode ser feito? Agora você assume o papel de um dos únicos robôs restantes, e tem de tentar impedir um desastre maior. Seja rápido e mostre que é capaz de salvar BORNIA.

Bornia é um jogo de plataforma. Nele, você assume o papel de Nanobot e sai em busca do motor central de Bornia, a fim de fazer a cidade voltar a funcionar. A expectativa é que o jogo tenha 16 fases. Além de muitas fases secretas e segredos escondidos pelo jogo.

Controles:

Setas direcionais: Movem o personagem, Nanobot.
Seta para cima em portas: Entras na porta.
Seta para baixo em alavancas: Aciona as alavancas.
Espaço: Usa o magnetismo, necessário para pegar engrenagens soltas.
Enter: Reinicia a fase.

Vídeo:



Imagens:



Download:

Versão 1.0.0.1:Aqui.
Versão 1.0.0.2:Aqui.
Versão 1.0.0.3:Aqui.

Versão: 1.0.0.2

- Corrige dois bugs da versão anterior. - O primeiro é o movimento travado das caixas.
- O segundo é dos inimigos, quando estavam abaixo do personagem.

Versão Atual: 1.0.0.3

- Corrige o bug de colisão com as plataformas.


Última edição por kalew.nicholas em Seg 20 Maio 2013, 18:58, editado 11 vez(es)

kalew.nicholas

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Nota B Re: Bornia

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Dom 19 Maio 2013, 20:42

Hum.. parece interessante, eu vou jogar ele e aproveito e avalio para vc, graficamente esta bem atraente parece um bom jogo


JoaoVanBlizzard esta avaliando esse jogo

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Nota B Re: Bornia

Mensagem por NPH em Dom 19 Maio 2013, 22:49

Parece ser legal seu jogo!
Vou jogar assim que terminar a discussão do chatbax...

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Nota B Re: Bornia

Mensagem por kalew.nicholas em Seg 20 Maio 2013, 07:23

Acabei de corrigir 2 bugs que tinha nessa versão antiga.
Um deles é o da caixa, que ela se movia travando um pouco.
E o outro era um pequeno bug nos inimigos.

Corrigido, o link está aqui e lá no topo.
Download aqui!

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Nota B Re: Bornia

Mensagem por Mr.Rafael em Seg 20 Maio 2013, 11:09

Como o Blizzard já está encarregado de avaliar, vou só dar uma comentada:
Quebra de linha:
Vejo que você melhorou muito a tela-título do jogo anterior para o atual. Claro, poderia caprichar um pouco mais na qualidade gráfica e ela está meio lenta (tipo: você aperta para baixo e demora 1 segundo para descer). Mas não vou ser rígido com isso.
Quebra de linha:
O seu jogo ficou muito parecido com o Degenerate, mas teve melhorias significativas em relação ao anterior. A começar pelo personagem, que tem uma aparência mais divertida e robótica: ele possui um efeito sonoro quando cai no chão e a possibilidade de repetir o nível quantas vezes quiser tornou a experiência muito tranquila. A movimentação ainda é lenta, mas se encaixa na proposta do jogo e não veria problema nenhum nisso.
Quebra de linha:
Os gráficos estão meio repetitivos, mas acho que se pelo menos variar o background o visual já fica bem mais interessante. Quanto aos objetos, você pode melhorar a qualidade gráfica deles simplesmente detalhando-os (por exemplo: colocando uma sombra e realçando as bordas).
Quebra de linha:
O level design está meio embaralhado, mas eu confesso que gostei. Tem muito recurso divertido que pode ser bem explorado para formar ótimos puzzles (os portais, por exemplo), até melhores do que os que estão agora. A única recomendação que te passo é para você caprichar um pouco mais na organização, um bom nível não é apenas um conjunto de mecânicas espalhadas numa room. E mais ainda: como não há uma opção de reiniciar nível, algumas fases podem te deixar preso e a única escolha é sair do jogo.flw
Quebra de linha:
Pelo menos na versão que eu testei (1.0.0.2), as plataformas estão meio bugadas e corre o risco do jogador ficar preso nos níveis. As minas te seguem por toda a eternidade e demoram para explodir (já falei que também são fáceis de desviar?). Eu também senti que o teleporte dos portais está meio incompleto, mas ele só precisa de uma pequena mudança em onde o personagem respawna.
Quebra de linha:
Bom... só isso. Você melhorou muito em relação ao anterior, e acho que te daria um... opa! É melhor deixar o Blizzard dar a nota. Mas posso dizer que seu jogo melhorou muito em relação ao primeiro. Happy
Quebra de linha:
A propósito: peço desculpas pelo excesso de spoilers, mas é que por algum motivo o Enter não está funcionando. O texto apareceu todo junto, sem parágrafos nem nada. Não sei o por quê disso acontecer, mas preferi usar esta "técnica" para tornar o post mais próximo do legível. Ele estava muito pior sem esses spoilers, acredite. yes
Quebra de linha:
o/

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Nota B Re: Bornia

Mensagem por kalew.nicholas em Seg 20 Maio 2013, 11:26

Esqueci até de avisar no jogo e no tópico, mas para reiniciar a fase basta apertar enter. Mas pra você não adiantaria, seu enter não está funcionando haha. Enfim, valeu pelo comentário. Estou só aguardando a avaliação.

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Nota B Re: Bornia

Mensagem por NPH em Seg 20 Maio 2013, 11:35

só uma pergunta ao mr rafael: os dois enter de seu teclado não funcionam? tenta trocar seu teclado para ver se resolve, se não resolver é problema na porta de teclado do seu pc ou usb se for o caso. se for notebook, ai lascou... mas enquanto ao jogo, ele está bem legal! fiquei jogando por um bom tempo, apesar dos bugs. vou baixar essa nova versão que você postou...

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Nota B Re: Bornia

Mensagem por kalew.nicholas em Seg 20 Maio 2013, 11:40

Fui editar o tópico, e ele ficou desorganizado. O espaço do site não está funcionando. Acho que não é so no seu teclado Mr. Rafael.

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Nota B Re: Bornia

Mensagem por NPH em Seg 20 Maio 2013, 11:42

engraçado que o meu funciona perfeitamente...

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Nota B Re: Bornia

Mensagem por Mr.Rafael em Seg 20 Maio 2013, 11:45

PHProductions escreveu:só uma pergunta ao mr rafael: os dois enter de seu teclado não funcionam? tenta trocar seu teclado para ver se resolve, se não resolver é problema na porta de teclado do seu pc ou usb se for o caso. se for notebook, ai lascou... mas enquanto ao jogo, ele está bem legal! fiquei jogando por um bom tempo, apesar dos bugs. vou baixar essa nova versão que você postou...
Não é isso. Eu estou dizendo que os parágrafos não estão funcionando no post. Mas vamos fazer um teste: isto, por exemplo, é um parágrafo. Se ele estiver aparecendo junto da frase acima, então é porque tem algum bug nos meus posts que agora está me impedindo de organizar o texto. Por isso tive que usar os spoilers, porque eu simplesmente não estou conseguindo mais pular linhas. D: Aí o texto fica parecendo um tremendo wall of text. Isso me incomoda muito, pois gosto de escrever com frases pequenas e com um bom espaçamento entre os parágrafos. Já dei login no IE, apaguei o histórico do Firefox, e nada. No
Quebra de linha:
o/

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Nota B Re: Bornia

Mensagem por NPH em Seg 20 Maio 2013, 11:49

acho que isso é resultado da discussão de ontem, lembra que o thopson estava zoando o site? devem ter desativado algum recurso ao postar coisas, que gerou esse bug. acho que vão arrumar isso em breve... [edit] realmente não está funcionando o enter em nenhum post... tanto faz se é pc ou tablet...

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Nota B Re: Bornia

Mensagem por kalew.nicholas em Seg 20 Maio 2013, 12:17

Desconheço esse bug das plataformas. Eu testei várias vezes e nunca fiquei preso. Vou ver se descubro e conserto o bug.

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Nota B Re: Bornia

Mensagem por Super Games em Seg 20 Maio 2013, 12:51

Achei o enredo bem legal e bem feito, graficamente o jogo está legalzinho pois achei que o visual do robô muito pobre, quanto a jogabilidade, ela está legal, apesar de ter encontrado vários bugs de colisão.
Em geral, digo que curti bastante o jogo. Nota:7/10

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Nota B Re: Bornia

Mensagem por kalew.nicholas em Ter 21 Maio 2013, 19:55

Concertei o tão falado bug de colisão com a plataforma. Para quem ainda não viu, está aqui.

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Nota B Re: Bornia

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Qui 23 Maio 2013, 21:36


Avaliação oficial do Jogo


Por: João Van Blizzard



Gráficos:

Uma coisa que me passou uma impressão com relação ao gráfico é que pareceu
que o autor pensou em fazer um pixel art e preferiu seguir um estilo própio,
coisa que foi muito boa, mas com relação ao gráfico em geral, tanto o
personagem ( que é um robô ) quanto a cena ficaram com uma arte bonita, porem
poderiam ser mais distribuída, a ambientação das fases ficaram grandes demais e
deixou uma impressão meio vazia as vezes, talvez umas janelas e uns ventiladores nas
paredes poderiam ajudar a equilibrar o ambiente, o personagem principal só move as
pernas para andar e só tem uma animação para o braço, os efeitos de auto
destruição e dos inimigos no jogo ficaram bons.


Som:

Gostei da parte da sonoplastia, principalmente do robô colidindo com o
chão dando a impressão que realmente ele é de metal me pareceu que esse
impacto no som vem um pouco adiantado, mas os outros sons se sincronizam
bem, gostei das musicas , elas se encaixam bem com situações mas casuais e
outras em momentos mais dramáticos do jogo.


Controles:

Os controles respondem bem nas horas precisas, o autor esqueceu de avisar
que os enter serviam para se auto destruir, o que foi útil em algumas fases
em que o jogador se trancava e assim não precisava reiniciar o jogo para o
menu principal,eu só não me agradei com o botão de pular e o de deixar a
fase na mesma tecla, preferia que eles tivessem suas funções em teclas individuais
nesse caso.


Programação:

Notei alguns bugs aqui, mas poucos que incomodam, tipo as colisões do
personagem que está com opção "precise "ativada e isso pode trancar em
alguns cantos como acontece as vezes, o sistema de pegar as
engrenagens eu ativava o braço quando eu estava por baixo dela e ela saia
voando e eu tinha que "correr" atrás dela (ficou até cômico aqui) , seria mais
coerente se as engrenagens tivessem gravidades e que caíssem quando o
personagem não usasse seu poder mais.
gostei das colisões das plataformas moveis, são raros os jogos que avalio que
elas não dão conflitos com o jogador, as suas funcionam bem e não entravam
dentro do personagem,no jogo. Na história do inicio do jogo achei que o texto
todo num único parágrafo cansa a leitura, teria sido melhor se o texto tivesse
se dividido em parágrafos diferentes que fossem trocados ao clicar com o
mouse ou Enter .

Jogabilidade:

Logo que comecei a jogar eu estava imaginando o que esse robozinho teria de
habilidades interessante e como seria o jogo e a ação dele, quando comecei a
jogar percebi que se tratava mais de um adventure games ( jogos de raciocínio
para poder levar o jogo adiante) , a movimentação no começo era bem entediante
porque os cenários eram grandes e tinham pouca coisa para fazer, mas com o
tempo foi ficando melhor um pouco e já foi me prendendo a atenção, da mesma
forma que foi comentado, o jogo ficou bem misturado, porem bacana, o problema
aqui é q eu senti a falta de inovação no personagem mesmo, o robô
só conta com um poder magnético que atraem apenas engrenagens para usar
para ativar mecanismos, e um botão de auto destruição que serve para refazer
uma fase que não tem como ser completada devida a ma elaboração tática do
jogador, e maquinas que dão alguma habilidades como correr e bloquear a gravidade
de alguns objetos, seria mais interessante se esse poderes já viessem com o robô,
porem tivesse que fazer recarga e ter botão para habilitá-las, senti a falta de
alguma habilidade que pudesse ser usada em varias ocasiões e não apenas em
fases especificas, mesmo com portas que possam retornar as fases
anteriores o jogo mostra-se meio linear, salvo pelas fases que tem ter um
pouco de agilidade, que possuem idéias que eu já me familiarizei em outros jogos.

Enredo:

O game conta com uma história básica para o jogador entender o que se trata
um pouco, senti falta de um final, a história me passou a impressão de que
o jogador desistiu de aprofundar nela por falta de idéias ou interesse mesmo,
na minha opinião seria legal se a história fosse mais presente, assim
facilitaria ainda mais na elaboração das fases.



Conclusão:

Eu gostei do jogo em si, mas acho que o autor pode ir mais alem, um pouco
mais de criatividade no game play e um aperfeiçoamento na história do jogo
podiam ter deixado ainda melhor,achei um jogo agradável de jogar, consegui
jogar até o fim, mas não conseguicoletar nenhuma engrenagem, simplesmente
não adivinhei como as pegam, vou jogar mais e tentar ver se consigo ainda,
senti que faltou algo no game play para deixar seu jogo mais único e marcante,
contudo valorizei o fato do jogoter sido trabalhado com sprites e sons própios,
e deixaram o jogo mais atraente (apesar de poderem ser melhor distribuídos) ,
percebi que o autor se empenhou para construir o jogo o melhor possível
(embora possa ir mais alem no quesito criatividade) , então esse jogo pelo
menos uma boa nota irá ganhar:


Nota: B

sugestões:

-Sempre que for criar um jogo, pesquise idéias sobre o que o personagem principal
possa fazer, pode se pouca coisa , porem que ele as use de maneira funcional
e que aprofunda mais dentro do game.

-Treine mais programação me parece que em algumas coisas como para pegar as engrenagens por exemplo faltou uma certa experiência mais aprofundada ali

-Quando for adicionar histórias em seu jogo deixe-a um pouco mais aprofundada
dentro do jogo para o jogador se sentir dentro dela em algumas ocasiões.

-Evite mesclar botões (tipo um botão de pulo e de abrir portas) as vezes tais mesclas podem atrapalhar no jogo,

-Achei que faltou clareza nos power-ups do jogo as vezes eu entrava numa maquina
e não entendia o que ela estava alterando no personagem, maquinas de cores
diferente ajudariam a entender melhor as funções delas ou computador que quando
você clicasse para olhar,aparecesse na tela a função da cor deles,ajudaria também.

-Alguns objetos em plataformas mais altas, tipo lâmpadas e ventiladores e algumas roons com backgrounds diferente ajudariam a dar mais vida nas roons.

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Nota B Re: Bornia

Mensagem por kalew.nicholas em Sex 24 Maio 2013, 11:19

as colisões do
personagem que está com opção "precise "ativada e isso pode trancar em
alguns cantos como acontece as vezes

Na última versão eu tirei isso, acabando com os bugs de colisão.

não conseguicoletar nenhuma engrenagem

Acho que quis dizer as chaves de boca, que levam à fases bonus.
Enfim, estas eu deixei bem difícil de pegar. Algumas são até fáceis, mas a maioria não. Algumas você precisa do power up de andar rápido e pular alto, para poder alcançar as plataformas de difícil acesso.

Enfim, obrigado pela avaliação, esperava mesmo essa nota, pois senti que o final ficou meio confuso. Vou melhorá-lo depois.

Valeu!

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Nota B Re: Bornia

Mensagem por gifah em Seg 27 Maio 2013, 16:47

Muito massa! Joguei um pouco e achei um bug, mas o desenvolvedor já resolveu o problema.

Podia fazer uma versão pra celular hein.

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Nota B Re: Bornia

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