P2P (peer-to-peer)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

P2P (peer-to-peer)

Mensagem por PedroX em Seg 13 Maio 2013, 13:27

P2P

Todos os dados são trocados entre clients, não sendo necessário um servidor central. Não há gastos com infraestrutura. A conexão é direta, ou seja, o tempo de percurso dos dados é, pelo menos às vezes, bem menor. Se um client cair da rede, os outros não são afetados, diferente do caso do servidor cair, o que afetaria a todos.

Os clients devem ter um computador com bom processador e internet rápida (principalmente no upload). A segurança é menor, pois vírus podem bem mais facilmente ser enviados e recebidos. Recuperar informações ou fazer backup é bem mais dificil. Mudar recursos é bem mais dificil. A velocidade e a qualidade da internet dos clients costumam ser ruins, o que pode aguentar no máximo 8-10 jogadores sem maiores problemas.

O que acham do P2P? Gosta mais dele ou de usar servidores? Alguém já usou P2P no GM? Conhece algum exemplo? Eu nunca cheguei a tentar, pois ainda não entendi a lógica programacional... E nem achei algo do tipo.

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Re: P2P (peer-to-peer)

Mensagem por Brother27 em Seg 13 Maio 2013, 14:03

Bom, acho que o P2P só é bom em redes com poucos computadores...
Ou seja, ele é eficiente no caso de você querer botar um multiplayer de até quatro pessoas em um jogo, como no caso de emuladores.
Mas, no caso de você ser o único com pc bom é melhor um servidor, pois o lag (ping) de um não afeta tão diretamente nos outros.
O P2P só é bom pra jogar partidas rápidas com um amigo, entende? Muito por causa dessa questão de segurança que vc mencionou.

Isso é o que eu acho

Brother27

Número de Mensagens : 253
Notas recebidas : C
Reputação : 14
Prêmios
   : 0

Mensagem por Pit Bull em Seg 13 Maio 2013, 15:48

PedroX escreveu:
P2P
O que acham do P2P? Gosta mais dele ou de usar servidores? Alguém já usou P2P no GM? Conhece algum exemplo? Eu nunca cheguei a tentar, pois ainda não entendi a lógica programacional... E nem achei algo do tipo.

Estou usando esse tipo de serviço no meu jogo do COJ, acredito que ele seja muito bom em jogos simples, com apenas alguns jogadores, muito fácil de programar e bem útil não só para jogos, mais diversos serviços.

Pit Bull

Número de Mensagens : 630
Reputação : 15
Prêmios

http://leninja.com.br

Mensagem por KinKing em Seg 13 Maio 2013, 16:01

Eu usei, embora tenha ficado meio bugado com minha programação naquela DLL (faucet).

Praticamente todos os jogos que tem uma parte online e não são mmo tem P2P. Muitos no máximo tem uma lista mestre de servidores, mas geralmente é dispensável.

Se você não precisa de mais de 10 conexões concorrentes no seu jogo pra ele ficar legal, geralmente não tem porque fazer centralizado.

EDIT: O P2P não precisa ser para jogos rápidos, você ainda tem a opção de usar UDP e/ou TCP. Você pode usar UDP para eles e TCP em outros casos. Terraria usa conexõeos TCP, Quake usa UDP. Jogos centralizados, devido ao número alto de envio de mensagens pelo número enorme de conexões, devem usar UDP para que o jogo não sofra de atrasos enormes.

KinKing

Número de Mensagens : 416
Reputação : 16
Prêmios

http://felipejoys.webnode.com

Mensagem por PedroX em Qua 15 Maio 2013, 22:56

Grato pelas observações. Algumas foram bem úteis.

Até mais!

PedroX

Número de Mensagens : 6034
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Prêmios
   :
   :
   :