Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Movimentação básica estilo plataforma
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Movimentação básica estilo plataforma
ATUALIZADO COM CORREÇÕES
Crie um objeto o_chao (mas não o marque como sólido).
Crie o objeto do seu jogador, e no evento Create coloque:
Altere os valores como desejar e coloque o seguinte no evento Step para definir seu comportmento:
Depois temos na colisão com o objeto "sólido" (mesmo se não estiver marcado como sólido):
Coloque o evento press left:
Coloque o evento release left:
Faça o mesmo para o evento press right mas usando as variáveis adequadas.
Por fim coloque em um evento press space:
Não esqueça de ler bem os comentários para entender a lógica de como isso acontece!
Dica: o_chao pode servir como parent para qualquer outro "sólido" que você criar!
Crie um objeto o_chao (mas não o marque como sólido).
Crie o objeto do seu jogador, e no evento Create coloque:
- Código:
// Valores
veloc = 8; // Velocidade
forcaPulo = 10;
grav = 0.5; // Gravidade
hsp = 0; // Velocidade horizontal
vsp = 0;// Velocidade vertical
// Etiquetas
aereo = false;
// Ordens
dir = false;
esq = false;
pular = false;
Altere os valores como desejar e coloque o seguinte no evento Step para definir seu comportmento:
- Código:
// Está no chão?
if (place_meeting(x,y+1,o_chao)) { // Se estiver,
aereo = false; // Esta etiqueta é falsa (não está aéreo)
vsp = 0; // Não há força vertical
}
// Se não estiver, está no ar
else {
aereo = true; // Esta etiqueta é verdadeira (está aéreo)
vsp += grav; // Força da gravidade é aplicada na vertical
}
// Alterar velocidade baseado na direção
if (dir)
hsp = veloc;
else if (esq)
hsp = -veloc;
else
hsp = 0;
// Ao pular
if (pular) {
pular = false; // Parar de dar a ordem de pulo
vsp = -forcaPulo; // Pular
}
// Velocidade horizontal
repeat (ceil(abs(hsp))) // Tentar andar de 1 em 1 por vez, num total de vezes igual a hsp
{
if (place_meeting(x + sign(hsp), y, o_chao)) { // Se o caminho estiver bloqueado
hsp = 0; // Parar
} else { // Se não
x+= sign(hsp); // Mover horizontalmente 1
}
}
// Velocidade vertical
repeat (ceil(abs(vsp))) // Tentar mexer de 1 em 1 por vez, num total de vezes igual a vsp
{
if (place_meeting(x, y + sign(vsp), o_chao)) { // Se o objeto estiver logo acima/abaixo de um o_chao
vsp = 0; // Parar
} else if (vsp != 0) { // Se não
y+= sign(vsp); // Mover verticalmente 1
}
}
Depois temos na colisão com o objeto "sólido" (mesmo se não estiver marcado como sólido):
- Código:
// Refazer movimento horizontal, desfeito por voltar 1 quadro antes da colisão pelo Game Maker
if ((hsp > 0 && place_free(x+1,y)) || (hsp < 0 && place_free(x-1,y)))
x += hsp;
// Encaixar verticalmente no chão se tiver colidido num "chão abaixo do player"
if (y < other.y) {
while (!place_meeting(x,y+1,o_chao))
y += 1;
}
// Em todos os casos, parar verticalmente
vsp = 0;
Coloque o evento press left:
- Código:
esq = true;
dir = false;
Coloque o evento release left:
- Código:
esq = false;
Faça o mesmo para o evento press right mas usando as variáveis adequadas.
Por fim coloque em um evento press space:
- Código:
if (!aereo) // Só pular se não estiver no ar
pular = true;
Não esqueça de ler bem os comentários para entender a lógica de como isso acontece!
Dica: o_chao pode servir como parent para qualquer outro "sólido" que você criar!
Última edição por KinKing em Sáb 04 maio 2013, 17:56, editado 4 vez(es)
Re: Movimentação básica estilo plataforma
Otimo tutorial... e eu nunca te vi aqui no forum,deve ser porque eu sou novo e vocês deve estar voltando agora ou algo assim neh?continuando otimo TUTORIAL obrigado acho que ira ajuda muitas pessoas..tente detalhar mais tipo
tipo assim.. e oque as vars fazem "grav = 0.5;" como elas são ultilizadas porque sei la tipo assim MAIS ESTA OTIMO TUTORIAL
- Código:
if (place_meeting(x,y+1,obj_chao)) { //se tiver algo abaixo dele (ele vai se mover no eixo X de Y+1,obj_chao))
tipo assim.. e oque as vars fazem "grav = 0.5;" como elas são ultilizadas porque sei la tipo assim MAIS ESTA OTIMO TUTORIAL
Re: Movimentação básica estilo plataforma
Feito. Também tirei umas coisas que dependiam do jogo de onde o código saiu. Ah, e corrigi uns erros.
Eu conheço o fórum desde 2008, mas já mexo no Game Maker desde 2006 mais ou menos. Apesar de não praticar tanto quanto deveria, até que me dou meio bem em GML! Mal não ter respondido direito, eu tava animado pra corrigir o tutorial logo!
Eu conheço o fórum desde 2008, mas já mexo no Game Maker desde 2006 mais ou menos. Apesar de não praticar tanto quanto deveria, até que me dou meio bem em GML! Mal não ter respondido direito, eu tava animado pra corrigir o tutorial logo!
Re: Movimentação básica estilo plataforma
kkkkk,de boa.. obg por corrigir.
Aeée e bem vindo ao forum novamente
Aeée e bem vindo ao forum novamente
Tópicos semelhantes
» [Isométrico] Parte 1 - Movimentação Básica
» [Resolvido]Problemas com movimentação básica
» Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
» movimentacao basica com aceleracao e frenagem
» [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
» [Resolvido]Problemas com movimentação básica
» Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
» movimentacao basica com aceleracao e frenagem
» [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos