Como criar um jogo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como criar um jogo

Mensagem por PedroX em Dom 05 Maio 2013, 12:25

Vendo alguns artigos muito interessantes, resolvi reunir algumas informações e publicar aqui. Claro que não se trata de um tutorial de como criar um jogo passo-a-passo, mas sim de dicas úteis que podem ajudar bastante no processo.

Imaginação
Você não irá querer criar um jogo que já foi criado anteriormente. Exercite sua imaginação criativa, fazendo coisas como escrever, desenhar e ler. Outros jogos podem servir de inspiração, mas é importante ser criativo e desenvolver sua imaginação.

Conhecimento
Tente expandir o seu conhecimento. Muitos designers de jogos têm interesses em outros assuntos além de videogames e computadores, tais como Ciências, História, Música, Literatura ou qualquer outra forma de educação. Às vezes você precisará ter detalhes tão pequenos quanto o tom correto da nave Enterprise, mas as coisas precisarão ser bem feitas.

Você estará fazendo jogos para pessoas que conhecem as diferenças e elas irão criticá-lo e avaliá-lo baseado na qualidade de seu trabalho. Se você estiver fazendo um jogo para os fãs de Star Wars, precisará saber como desenhar e criar um jogo que seja interessante para eles. Quanto mais conhecimento você tiver de outros assuntos, mais você será capaz de criar jogos originais baseados no conhecimento adquirido.

Aprenda matemática. Um designer de jogos precisa saber como equilibrar muitas figuras em muitas dimensões. A matemática é a chave aqui. Aprenda aritmética, álgebra, probabilidade, estatística e economia. Estas habilidades serão muito úteis para você na criação de jogos inteligentes e que façam sentido.

Aprenda a programar. Isto será muito importante para você, portanto é importante começar a aprender agora.
Saiba como escrever. Designers precisam ser grandes comunicadores no papel e fora dele. Escrever contos será um bom começo. Aprenda outras formas de escrita e tente escrever o máximo que puder. Isso lhe ensinará uma habilidade útil e os documentos serão de grande utilidade na hora de buscar por idéias para seus jogos. As pessoas vão adorar o seu trabalho se você for criativo.

Jogar
Jogue o máximo de jogos diferentes que puder ao invés de jogar apenas aqueles que gosta. Pense neles de forma crítica. Pergunte-se porque você não gosta de certos games. Você começará a entender o que torna um jogo empolgante ou entediante. Jogue games novos e antigos e tente analisar como eles mudaram no decorrer dos anos. Ver as notas e reviews desses jogos também irá lhe ajudar a saber o quanto as pessoas gostam de determinados gêneros, a ter mais ideias para inovar e a incrementar sua criatividade.

Indústria
Aprenda mais sobre a indústria envolvida no desenvolvimento de um jogo. Pesquise documentos relacionados ao design de games na internet e veja como eram os esboços dos jogos clássicos antes que eles saíssem do papel.

Engine
Você deve escolher uma engine fácil e poderosa. Nada melhor que o Game Maker [Studio] para isso. Neste fórum e na YoYoGames você pode achar muito conteúdo.

3 Regras
As três regras mais importantes do desenvolvimento de jogos:

Simplicidade.
Diversão.
Accessibilidade (para aqueles que não tem reflexos tão rápidos ou que possuem deficiências).

Dicas

Não exagere na sua tentativa de evitar clichês. Eles se tornam clichês porque funcionam, então às vezes eles podem lhe salvar na hora que as idéias falharem se você tiver imaginação e estiver trabalhando da maneira correta.

Se você nunca desenvolveu um jogo antes, sua idéia irá demorar de dez a cem vezes mais do que você pensa para ser concluída.

Comece a fazer as coisas com muita calma - especialmente quando for codificar o seu jogo. A criação de um código é um processo muito lento. Tome muito cuidado ao compilar.

Desenvolva jogos que irão interessar ao público. Obviamente, você pode criar jogos para qualquer público, porém precisará entender quem irá se interessar por seu jogo.

Faça pausas! Isto é muito importante. Às vezes, é melhor parar e sair para se distrair um pouco antes de voltar e começar a trabalhar. De nada adianta você passar uma noite sem dormir debruçado sobre seu trabalho e não desenvolver nada de útil nesse tempo. Você precisa apresentar resultados para seu chefe e para sua empresa, então saber como trabalhar corretamente é tão importante quanto suas habilidades de designer.

Todo o processo vai parecer muito mais fácil se você for imaginativo e criativo. Tente buscar idéias novas e inventivas deixando fluir a sua criatividade - isto irá ajudá-lo!

Publicando

Existem vários sites em que você pode publicar o seu jogo, até mesmo com o objetivo de ganhar algum dinheiro.

Pode divulgá-lo no Baixaki, na YoYoGames, na GMBR, no Youtube (video do gameplay), no Facebook, na GameJolt, na Steam, na Desura, na BigFishGames, na GameDev, na Wikipedia, na UniDev e até mesmo em blogs! Saiba que muitos jogos são encontrados em blogs pouco conhecidos pesquisando-se no Google. GooglePlay e AppStore também são importantes para jogos de plataformas móveis.

Artigo sujeito a modificações.

Fontes: WikiHow, Game Dev, Pedro Henrique.

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como criar um jogo

Mensagem por voganha em Dom 05 Maio 2013, 13:20

ótimas dicas! Irá ajudar a muitos que estão começando e outros que tenham duvidas sobre o processo.

voganha

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 111
Idade : 17
Data de inscrição : 14/12/2012
Notas recebidas : D + C + C
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum