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Como ocultar arquivos externos?

em Sab 04 Maio 2013, 12:11
Bem pessoal, eu estou querendo ocultar alguns arquivos externos, e já tentei usar o .bat, mas depois que ele esconde a pasta o game maker diz que o arquivo não existe. então se possivel gostaria de saber como proteger uma pasta, deixando ela invisível, ou até mesmo com senha, de um modo que o game maker possa carregar os arquivos. e eu já tentei usar o ícone invisível. obrigado pela atenção Happy
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Sab 04 Maio 2013, 12:33
Depende, eu tenho um jogo que gravei em um Mini-DVD que as pastas do jogo estão ocultas, mas são carregadas normalmente, e só ficam visíveis quando você ativa "mostrar pastas ocultas" nas opções de pasta do windows.
Tenta deixar a pasta oculta clicando na pasta com o botão direito do mouse, depois vá em "propriedades" e em atributos marque a caixa de seleção "Oculto".
Se perguntar se quer "ocultar a pasta" ou "a pasta, subpastas e arquivos"
marque a segunda opção.
Se isso não der certo (o que acho impossível), você deve ter programado errado alguma coisa no game maker ou colocou comandos do windows.
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Sab 04 Maio 2013, 12:36
Pra que você quer isso exatamente?
Você poderia encriptar com rotação de carateres.
#http://gmbr.forumeiros.com/t22422-
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Sab 04 Maio 2013, 19:11
@PHProductions não exatamente ocultar usando o windows, eu queria proteger os arquivos de serem encontrados eu abertos, mesmo se a opção de ver pastas invisíveis estiver ligada.

@luiz_eldorado eu estou falando de ocultar arquivos externos para que, quando meu game for lançado, eu não gostaria que eles conseguissem ter acessoa certos sprites que eu fiz e que serão arquivos externos, pois não poderei colocálos dentro da engine.
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Sab 04 Maio 2013, 19:18
@rhaian escreveu:@luiz_eldorado eu estou falando de ocultar arquivos externos para que, quando meu game for lançado, eu não gostaria que eles conseguissem ter acessoa certos sprites que eu fiz e que serão arquivos externos, pois não poderei colocálos dentro da engine.
Se você usar algum tipo de codificação nos arquivos como falei, eles não poderão ser abertos literalmente pelo windows, mas o seu programa no GM tem a descodificação em mãos. Procure mais sobre encriptação de arquivos...
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Sab 04 Maio 2013, 21:38
Você pode usar zip com senha - descompact com a GMZ.dll

Assim , penso eu, que vai ser bem mais difícil de 'hakear'
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Dom 05 Maio 2013, 15:46
@luiz_eldorado eu estava usando o tutorial da .bat aqui do forum. feito pelo tiger. mas eu não consegui carregar arquivos desta pasta escondida com senha. está me dizendo que é possivel carregar arquivos usando algum tipo de descodificação no game maker? se sim poderia me esplicar mais?

@rodrigo santiago, acho que a zip não resolveria o problema, pois é dificil o game maker carregar arquivos compactados. levando em conta que existem programas que geram senhas para estes zips.

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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Dom 05 Maio 2013, 21:25
Não , usa uma dll que é rapidinho(milessegundos).
Não tem como gerar uma senha se você criptografar os arquivos com ela e por uma senha com pelo menos 1 unico caractere especial como æ↓♫
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Seg 06 Maio 2013, 06:13
Que tipo de .dll seria essa? E como eu poderia usa-lá corretamente?
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Seg 06 Maio 2013, 10:21
A dll em questão se encontra em http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=326729.

A idéia é colocar os seus arquivos externos num zip com senha, descompactar os arquivos que você quer usar na hora e, depois de carregá-los, imediatamente excluir!
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Ter 07 Maio 2013, 02:01

Com uma restrição de usuário feita no próprio Windows (se é para o Windows que você está fazendo isso) uma pessoa pode permitir a criação de arquivos, mas impedir a exclusão. Fica "relativamente" fácil pegar os arquivos do jogo.

Além disso, com um [patch no executável] alguém poderia impedir a exclusão pelo próprio código gml.

Que tipo de arquivo você quer proteger?
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Ter 07 Maio 2013, 07:13
não intendo muito disso, mais seria uma boa mandar os arquivos para uma pasta pouco conhecida por usuarios (oque o .bat faz), e lê-los nessa pasta pré programada e compactado com senha... iria evitar muito o roubo e copia de arquivo (se é esse o motivo)

só acho XD
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Ter 07 Maio 2013, 09:05
@kin king vou tentar obrigado.

@brendan 640 n0Š0o exatamente para o windows. Eu queria que estes arquivos que ser0Š0o abertos em outro pc(no caso a pessoa que baixou o jogo). Eu n0Š0o queria que essa pessoa tivesse acessoa certos sprites que eu fiz.e que vou colocar como externos pois s0Š0o muito grandes para a engine. Ent0Š0o eu queria proteger os .gmspr contra leitura, mesmo em outro pc.

@isaque onix, sim! ¨¦ esse o motivo sim. Por¨¦m ao usar o bat com senha para proteger a pasta, al¨¦m do windows, tamb¨¦m o game maker n0Š0o o encontra mais. "the files does not exists".o bat sim, ¨¦ um meio bem eficiente. Mas eu n0Š0o consigo carregar os arquivos depois de escondidos. Voc¨º ou outra pessoa conheceriam um m¨¦todo usando uma .dll, ou outra coisa?
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Ter 07 Maio 2013, 09:19
desculpa mais eu não tenho experiencia com isso... mais minha ideia num foi bem colocar numa (pasta invisivel), mais para uma pasta pouco visitada no pc
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Ter 07 Maio 2013, 10:41
brendan640 da pra burlar.
antes de deletar o arquivo ,sobrescrever com letras aleatorias , dai apagar. se alguem fazer patch para n apagar, vai encontrar um arquivo absurdo, e se o patch for pra nao sobrescrever, nem sequer vai da pra descompactar, pois e nessesario usar a criacao de arquivos, que e o mesmo procedimento da sobreescricao.
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Ter 07 Maio 2013, 11:35

#Rodrigo Santiago

Através de um [patch no executável], a pessoa poderia impedir que você "fechasse" o arquivo após a escrita. Em se tratando do GM 7 ou 8, você conseguiria escrever o conteúdo, mas não conseguiria importá-lo como resource até que a escrita fosse concluída e o arquivo "liberado". Na primeira tentativa de fechar (para poder importá-lo), o snippet de erro apareceria e alguém poderia pegar o arquivo enquanto o jogo estivesse "parado".

Tem "n" formas, também para dll’s... Vai por mim, criar arquivos e depois apagar nunca será uma boa ideia de proteção. É mais seguro ler o conteúdo protegido diretamente, por isso perguntei o tipo de arquivo que ele quer proteger.

No Game Maker, as funções que criam arquivos (na escrita) quando eles não existem apenas facilitam a programação, mas no sistema, são procedimentos diferentes. Criar um arquivo é um processo, sobrescrever é outro.

Abraço.
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Ter 07 Maio 2013, 13:18
eu quero proteger arquivos .gmspr, e algun videos .avi ou .mp4. então qual seria sua sugestão de proteção? Happy
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Ter 07 Maio 2013, 15:09

Eu tenho uma possível solução para imagens e sons. Não posso dizer que é 100% seguro, embora eu saiba que é mais confiável que criar um arquivo e depois apagá-lo. Vou tentar reproduzir isso no Game Maker, porque eu não fiz no Windows. De antemão, tenho certeza que minha ideia para arquivos png funcionaria, mas para o áudio, eu tenho que rever muita coisa e criar uma dll (há muito tempo que eu não uso mp3 nem ogg).

Já para o vídeo eu tenho uma ideia, mas tenho que pesquisar para ver se é possível usar um arquivo qualquer como stream de vídeo e reproduzí-lo a partir de qualquer ponto usando o MCI. Eu não vou conseguir isso hoje, mas prometo ver isso com cuidado.
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Ter 07 Maio 2013, 15:40
Tive uma boa ideia aqui. Estou fazendo a engine.
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Re: Como ocultar arquivos externos?

em Sex 10 Maio 2013, 16:53
ok pessoal, obrigado pela ajuda estou esperando Happy.

só lembrando, que eu quero proteger arquivos externos .gmspr e videos. quero fazer isso para quando eu lançar meu jogo eu não quero que quem baixou ele possa ter acesso livre aos arquivos externos. por que tem muita gente que pega arquivos feitos por você, usa e não dá créditos, mesmo se você pedir. e também os videos que são cutscenes, eu não quero que eles sejam vistos antes da hora XD.

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