Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
Sex 23 Jun 2017, 20:33 por Willy

» Regras do Fórum
Sex 23 Jun 2017, 19:02 por GMBR

» Retorno da GMBR!!!
Ter 24 Jan 2017, 15:43 por GMBR

» Criando IA Simples para inimigos
Qua 25 Nov 2015, 19:22 por DJDAVYD

» Crio Trilha Sonora para Games!
Qui 27 Ago 2015, 13:50 por Isaias Malafaia

» Western Duels
Seg 24 Ago 2015, 07:47 por theguitarmester

» Dúvida sobre strings, lendo txt
Sab 22 Ago 2015, 20:31 por Pai véi

» Janela Modal
Sab 22 Ago 2015, 09:23 por Pai véi

» LudumDare #33
Sex 21 Ago 2015, 21:17 por WellingtonBecker

» GMS sempre salva projeto ao compilar?
Sex 21 Ago 2015, 12:32 por Pai véi

» Tipo de Draw que dê melhor fps...
Sex 21 Ago 2015, 12:25 por Pai véi

» Banco de Dados online fácil de configurar
Sex 21 Ago 2015, 11:47 por Pai véi

» Ficou estranho esse efeito na terra?
Qua 19 Ago 2015, 20:08 por Adriel

» Você consegue decifrar o que é isso?
Qua 19 Ago 2015, 15:48 por Mateus O de Andrade

» Texto centralizado em sprite 64x64
Qua 19 Ago 2015, 14:00 por Vandson Fernandes

» [Tutorial] Um Único Script para Todos Diálogos do Jogo
Ter 18 Ago 2015, 22:12 por dharrison

» VIDEO AULAS - Plataforma - Recriando Super Mario
Ter 18 Ago 2015, 20:44 por Adriel

» Ajuda deixar room maior
Ter 18 Ago 2015, 15:56 por Stickman

» OST - Rain From The Past (Para Main Themes)
Seg 17 Ago 2015, 23:00 por Jessezyn

» #DGM Aula 01 - Views
Seg 17 Ago 2015, 00:16 por victor13.

» Alguém sabe as dimensões de um galaxy s5?
Dom 16 Ago 2015, 20:06 por vitorfernandes13

» Conquer The Kingdom
Dom 16 Ago 2015, 12:13 por DVictorPS

» [Ajuda] Bug ds_list
Dom 16 Ago 2015, 08:27 por Witen

» câmera seguir player com touch control android
Sab 15 Ago 2015, 15:05 por Lighter

» Apk não roda no celular
Sab 15 Ago 2015, 12:10 por xLuiZzz


como fazer dano progressivo ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

como fazer dano progressivo ?

Mensagem por FelipeSSama em Seg 29 Abr 2013, 23:45

bom ,eu consegui fazer um sistema de level onde conforme ele (o level )cresce dois atributos (hp e dano) crescem tbm
create
Código:

global.nextlevel = 100
global.xp = 0
global.level = 1
global.hp = 100
global.dano = 1
global.nextdano = 2

Step

if global.xp >= global.nextlevel
{
global.level += 1
global.hp += 50
global.dano += 1
global.nextlevel *= 2
}

draw

draw_text (10,10,"level :"+string(global.level))
draw_text (10,25,"HP :"+string(global.hp))
draw_text (70,10,"Dano :"+string(global.dano))

draw_sprite = sprite2


o grande problema é que eu não consegui aplicar isso aos meus interesses ,tais como ,quando o hp chegar a 0 morrer e reiniciar o jogo ou o dano ser progressivo (a cada level aumentar) e também devido ao draw meu player só anda n direção que eu configurei esse sistema de level.


Última edição por FelipeSSama em Ter 30 Abr 2013, 00:38, editado 1 vez(es)
avatar
FelipeSSama

Data de inscrição : 29/04/2013
Número de Mensagens : 7
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como fazer dano progressivo ?

Mensagem por Gonçalves em Ter 30 Abr 2013, 00:07

Depende do estilo de jogo, e como será o sistema de ataque.

Já pra reiniciar ao morrer, você pode usar:

Código:
if global.hp <= 0 {room_restart()}

Que irá reiniciar a sala se o jogador morrer.

O que você exatamente queria fazer no Draw? Usar direction?

Ah e, use a tag abaixo:

Código:
[code][/code]

Para colocar os códigos, como fiz acima.

Até mais! sorrindo2
avatar
Gonçalves

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Número de Mensagens : 1013
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 2
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como fazer dano progressivo ?

Mensagem por FelipeSSama em Ter 30 Abr 2013, 00:34

sem esse draw sprite2 (o personagem principal dos movimentos) não aparece avatar nenhum mas as ações são realizadas
avatar
FelipeSSama

Data de inscrição : 29/04/2013
Número de Mensagens : 7
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como fazer dano progressivo ?

Mensagem por Gonçalves em Ter 30 Abr 2013, 00:46

O jeito correto de se usar o draw_sprite é assim:

Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)

Aí você substitui os argumentos da forma que achar melhor.
avatar
Gonçalves

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Número de Mensagens : 1013
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 2
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como fazer dano progressivo ?

Mensagem por FelipeSSama em Ter 30 Abr 2013, 00:54

cara eu usei esse code
Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
ai ele parou de se mover aos meus comandos
eu qro com o draw que meu object surja e que eu possa movimentar ele sem ele só aparecer a imagem dele andando pra frente
avatar
FelipeSSama

Data de inscrição : 29/04/2013
Número de Mensagens : 7
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como fazer dano progressivo ?

Mensagem por PedroX em Ter 30 Abr 2013, 01:06

Use o código abaixo:

Código:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,
                image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)

PedroX

Ranking : Nota C
Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Número de Mensagens : 6034
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como fazer dano progressivo ?

Mensagem por FelipeSSama em Ter 30 Abr 2013, 01:08

@PedroX escreveu:Use o código abaixo:

Código:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,
                image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)

cara eu n entendi oq devo usar nesses argumentos pode me explicar ?
avatar
FelipeSSama

Data de inscrição : 29/04/2013
Número de Mensagens : 7
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como fazer dano progressivo ?

Mensagem por saim em Ter 30 Abr 2013, 09:41

O código do PedroX está bem "copie-e-cole". Os argumentos que ele colocou são variáveis nativas do game maker, uma busca rápida no manual vai te dizer o que significa cada uma (embora os nomes sejam bem auto-explicativos).
Você tinha usado "draw_sprite = sprite2". Acho que você usou isso como código pra desenhar, mesmo. Se não foi, me desculpe. Mas se foi, precisa entender melhor como funciona o draw_event. Pra desenhar algo de fato, você precisa de uma função (as tais "draw_sprite" ou "draw_sprite_ext"). O que você fez ali foi definir o valor de uma variável - isso não resulta em nada, na tela.
Claro que você pode usar o valor dessa variável como argumento de alguma função que você não mostrou nos seus códigos. Nesse caso, ignore esses últimos parágrafos.

Uma dica... cuidado com esse seu sistema de level up. Eu notei alguns problemas nele. Vou listá-los abaixo e você resolve se eles te incomodam ou não.
- não existe uma variável "hpMax". Fiquei com a impressão que a variável "global.hp" está sendo usada como "hpAtual". Se não houver como recuperar hp, tudo bem, mas não costuma ser o caso de jogos com sistemas de níveis.
- dobrar o valor de nextlevel, principalmente enquanto os demais atributos são apenas somados, é um movimento arriscado. Os inimigos precisam crescer muito pra continuar a ser possível subir de nível a partir de, digamos, 4 níveis. Nesse ponto, o dano será 5, o valor de hp, na melhor das hipóteses, será 300, o valor de xp será 800, deixando o jogador com a necessidade de acumular mais 800 pontos de xp. Muita coisa pra uma evolução pequena. A dificuldade cresce enormemente, deixando o jogador sem incentivos pra tentar evoluir ou até terminar o jogo. Procure por fórmulas de level up, o sistema de tíbia é aberto e bem interessante.
- você não usou a variável nextdano. Talvez prevesse alguma coisa pra ela, mas acabou não usando. Verifique isso, se não for usar mesmo, economize um bit, eliminando-a.
avatar
saim

Ranking : Nota B
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Número de Mensagens : 2964
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como fazer dano progressivo ?

Mensagem por FelipeSSama em Ter 30 Abr 2013, 13:55

@saim escreveu:O código do PedroX está bem "copie-e-cole". Os argumentos que ele colocou são variáveis nativas do game maker, uma busca rápida no manual vai te dizer o que significa cada uma (embora os nomes sejam bem auto-explicativos).
Você tinha usado "draw_sprite = sprite2". Acho que você usou isso como código pra desenhar, mesmo. Se não foi, me desculpe. Mas se foi, precisa entender melhor como funciona o draw_event. Pra desenhar algo de fato, você precisa de uma função (as tais "draw_sprite" ou "draw_sprite_ext"). O que você fez ali foi definir o valor de uma variável - isso não resulta em nada, na tela.
Claro que você pode usar o valor dessa variável como argumento de alguma função que você não mostrou nos seus códigos. Nesse caso, ignore esses últimos parágrafos.

Uma dica... cuidado com esse seu sistema de level up. Eu notei alguns problemas nele. Vou listá-los abaixo e você resolve se eles te incomodam ou não.
- não existe uma variável "hpMax". Fiquei com a impressão que a variável "global.hp" está sendo usada como "hpAtual". Se não houver como recuperar hp, tudo bem, mas não costuma ser o caso de jogos com sistemas de níveis.
- dobrar o valor de nextlevel, principalmente enquanto os demais atributos são apenas somados, é um movimento arriscado. Os inimigos precisam crescer muito pra continuar a ser possível subir de nível a partir de, digamos, 4 níveis. Nesse ponto, o dano será 5, o valor de hp, na melhor das hipóteses, será 300, o valor de xp será 800, deixando o jogador com a necessidade de acumular mais 800 pontos de xp. Muita coisa pra uma evolução pequena. A dificuldade cresce enormemente, deixando o jogador sem incentivos pra tentar evoluir ou até terminar o jogo. Procure por fórmulas de level up, o sistema de tíbia é aberto e bem interessante.
- você não usou a variável nextdano. Talvez prevesse alguma coisa pra ela, mas acabou não usando. Verifique isso, se não for usar mesmo, economize um bit, eliminando-a.

me explica como eu faria pra aplicar o dano progressivo e como fazer o recuperar o hp ?
avatar
FelipeSSama

Data de inscrição : 29/04/2013
Número de Mensagens : 7
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como fazer dano progressivo ?

Mensagem por Zero. em Ter 30 Abr 2013, 15:34

O dano "progressivo" vc teria que determinar o dano em função do nível.
Tipo : dano = level
ou dano = level * 2 ;
enfim desta forma terá uma relação entre dano e level.
E isto serve para a vida e para qualquer outra variavel que necessite de um funcionamento apartir de outra tipo a da vida :
Vida = level * 50 ;
No caso da vida te aconselho a fazer uma variavel de vida máxima, pra destinguir a vida máxima que o personagem pode alcançar e a vida atual.

Espero que tenha te ajudado *--*
avatar
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1295
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como fazer dano progressivo ?

Mensagem por saim em Qua 01 Maio 2013, 23:06

Recuperar o hp é coisa do jogo... tome uma poção, hp = min(hpMax, hp + 8 ), durma num hotel, hp = hpMax, por aí vai.
O dano progressivo também é coisa do jogo. D&D (dungeons and dragons, não drag and drop) tem regras interessantes. O já mencionado Tíbia, também. Só não recomendo usar essa matemática de dobrar tudo a cada nível. As coisas acabam saindo de controle.
avatar
saim

Ranking : Nota B
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Número de Mensagens : 2964
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como fazer dano progressivo ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum