rede social para escolas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

rede social para escolas

Mensagem por manoliver em Sex 19 Abr 2013, 09:50

Rede Social para Escolas

A infraestrutura aqui descrita baseia-se numa escola hipotética, com quadros interactivos (que muitas escolas têm actualmente), um servidor, um smart-device (como um smartphone ou um tablet) para cada aluno e professor e algumas pessoas criativas para implementar o sistema, treinarem os professores e sugerirem actividades.

E era necessário que os professores estivessem interessados e que tivessem tempo livre na escola para desenvolver actividades extra-curriculares com os alunos.

Gamification

Quem não souber o que é gamification, dê uma vista de olhos neste artigo da Wikipédia.

O Sistema

O sistema serviria de rede entre todas as pessoas da escola e os smartphones serviriam de interface entre as pessoas e o sistema.

Nele estariam registadas as pessoas, actividades, aulas, notas, etc.

Cada disciplina teria uma página, onde os alunos podiam ver informações relevantes, discutir temas relacionados com a disciplina, expor dúvidas e questões que podiam ser comentadas por outros alunos e professores.

Os professores podiam partilhar ficheiros na página da disciplina e da turma deles e até receber ficheiros de trabalhos de alunos, etc.

As notas seriam sempre enviadas digitalmente e todos os alunos tinham acesso imediato às notas e estatísticas.



As Aulas

Durante as aulas, os alunos poderiam usar os dispositivos para resolver exercícios, comunicar entre si, etc.

Haveria um botão de dúvidas que podiam pressionar e que ia mostrar no quadro interactivo da sala o número de alunos com dúvidas. Enquanto o professor ia explicando, os alunos pressionariam novamente o botão para desactivar e o número de dúvidas ia diminuindo. Se ainda houvesse alguma no fim da explicação, o professor perguntaria qual era a dúvida.

Pontos

Do conceito da gamification traríamos os pontos, karma e crachás que poderiam ser atribuídos a professores e alunos.



Os professores atribuem aos alunos pontos por comportamento desejável como assiduidade, pontualidade, participação nas aulas, boas perguntas, notas de testes e trabalhos, etc.

Neste caso, os alunos e os professores beneficiariam de feedback constante das suas acções. Um aluno esforçou-se numa aula e o professor atribui-lhe alguns pontos, dessa forma reforçando no aluno a vontade de repetir esse comportamento.

Haveria na página da disciplina e no quadro da sala um gráfico com o ranking dos pontos de cada aluno quanto àquela disciplina e turma.

Os alunos podiam ver no seu perfil os pontos totais deles e os que têm a cada disciplina e um histórico de quantos pontos têm ganho por dia, etc.

Karma

Todos os alunos receberiam de hora a hora um certo número de pontos (não acumuláveis) que poderiam dar a outros alunos e professores. Esses pontos estariam separados dos outros e teriam sempre que ser justificados com uma pequena frase.

O objectivo destes pontos era recompensar outras pessoas por algum bom comportamento ou atitude.

Não sei se isto influenciaria as pessoas a fazer coisas boas para ganhar pontos em vez da razão inerente.
É o velho problema da religião: Até que ponto serão boas acções devido a razões ulteriores melhores que boas acções devido a serem boas acções?

Crachás

Depois de participações em eventos, actividades extra-curriculares e competições nas aulas, os professores atribuiriam aos alunos crachás que ficariam visíveis para sempre na página do aluno. Seriam um pouco como achievements.

Actividades

A parte mais importante do sistema é a de interacção social. Os alunos poderiam aceder nos seus dispositivos a actividades em que poderiam participar.

Tanto professores como alunos podem adicionar estas actividades e eventos.



Um grupo de alunos estão a jogar futebol no campo da escola e precisam de mais alguns jogadores. Podem criar um evento para isso e dessa forma atrair outros alunos que estejam interessados.

Um professor pode lançar uma caça ao tesouro em que os alunos vão recolhendo pistas pela escola até encontrarem o prémio. Na página do evento ver-se-iam os alunos que estão a participar e comentários deles a discutir soluções das pistas, etc.

Jogos

Os alunos teriam disponíveis alguns jogos electrónicos no dispositivo que seriam sempre jogados com outros alunos da escola. Estes jogos promoveriam interacção entre os dois alunos. De preferência de forma colaborativa e não competitiva.

Clubes

Clubes da escola poderiam ter também páginas onde os seus elementos discutiriam temas relacionados com o clube e planeariam actividades.

Equipas

Não sei até que ponto seria benéfico implementar no sistema equipas – como nos livros do Harry Potter – em que os alunos pertenceriam a uma das várias equipas aleatoriamente. E todos os pontos que cada aluno ganhasse, contassem também como pontos para a equipa. E um gráfico exposto em vários locais da escola e na página inicial do sistema mostraria os pontos de cada equipa.

Como os alunos seriam colocados aleatoriamente nas equipas, era desejável que elas não tivessem nenhuma característica inerentemente indesejável (por exemplo, se as equipas fossem nomes de animais, alguns dos alunos podiam não gostar da equipa em que calharam). Então para evitar isto, no meu exemplo uso letras gregas para os nomes das equipas.

Para decidir se seria bom ou mau ter os alunos divididos em equipas, tem que se considerar se ter rivalidade entre equipas e comunidade intra-equipa é melhor que ter rivalidade entre todos os alunos e nenhuma comunidade.

A competição entre as equipas promoveria os alunos a tentar conseguir mais pontos, o que ia levá-los a participar mais nas aulas, ter melhores notas e participar em mais actividades. E a convencer os colegas de equipa a fazer o mesmo.

Conclusão

Acho este um conceito interessante e era fantástico poder testar isto numa escola e ver a diferença no comportamento e resultados.

Também gostava de ver até que ponto todo o sistema podia ser melhorado e cada um dos seus componentes polido.

Nota: Inspirei-me nas interfaces do Windows Phone 7 para fazer as imagens. Quando me cansar do Android, vai ser um daqueles

manoliver

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 01/04/2013
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: rede social para escolas

Mensagem por PedroX em Sex 19 Abr 2013, 11:11

A ideia é interessante. Mas você não disse em que parte precisa de ajuda. Além disso, o projeto precisaria de professores de verdade para mandar execícios aos alunos, ou, pelo menos, alguém interessado em dar aulas/cursos.

Você recisará de um banco de dados.

Também é necessário saber qual infraestrutura vai ser usada: TCP (pc - pc) ou HTTP (pc - servidor - pc).

A primeira seria mais viável no caso de você ter um servidor dedicado, sendo mais fácil e rápida. Já a segunda precisaria apenas de uma hospedagem PHP, sendo que o programa enviaria requests para o servidor, que retornaria o que foi pedido, sendo mais difícil e mais lerda.

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: rede social para escolas

Mensagem por luiz_eldorado em Sex 19 Abr 2013, 13:01

É daqui né? http://www.ricardojorge.net/rede-social-para-escolas/ :p

Você nem citou a fonte ou algo assim... poderia ter dito algo.

Quanto a ideia, pode ser interessante, mas como todos sabem... no Brasil não.

luiz_eldorado

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 928
Idade : 18
Data de inscrição : 30/07/2011
Notas recebidas : C
Reputação : 47
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1

http://luizpontes.tk/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: rede social para escolas

Mensagem por Rodrigo Santiago em Sex 19 Abr 2013, 13:47

A ideia é ótima, mais é som um sonho, pois sepre haverão burladores e o projeto não vai funcionar como se é esperado.

Eu acho que pra colocar um texto aqui você tem que traduzir em portugues-br, mesmo assim deu pra entender quase tudo.

Rodrigo Santiago

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1281
Idade : 20
Data de inscrição : 28/07/2012
Notas recebidas : C + C + B
Reputação : 73
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 3
   : 1
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: rede social para escolas

Mensagem por Meta Ridley em Sex 19 Abr 2013, 14:36

Desde a minha adolescência(ou da minha infância) eu pesquiso sobre métodos de ensino e observo o mundo a minha volta. Atualmente em tenho alguns conceitos próprios e acabei montando um método próprio que eu chamo de Método de Ensino Carvalíno.

Nem tente me dizer que no Brasil não tem como, porque eu vou passando por cima de qualquer problema com se fosse um tanque. Em relação as minhas ideias que estão voltadas para a área de política eu tenho conceitos de: Educação(Dito acima); Sistema de Saúde(Que substituiria o SUS); Uma maneira completamente diferente de tratar o lixo; Tentativas de soluções para desmatamento, animais em extinção, segurança na Amazônas, interação e preservação de culturas indígenas e seus integrantes e combate às máfias de madeireiras; Tentativa de solucionar os impasses de fazendeiros Vs. índios; Novos conceitos de alimentação aplicados por grandes companhias de lanchonetes e restaurantes; Novo padrão e sistema de aplicação de limpeza; Novo motivo para plantar árvores; Motivos para investir na cura de certas doenças e problemas de saúde; Conceitos de segurança e ideias para armas e treinamento; Um conceito de personalidade e maneira de agir do Brasil rumo ao primeiro mundo; Sistema político próprio(ainda em idealização e desenvolvimento); Bem que eu me lembre é só isso.

Mas é pena que comigo tudo sempre fica na fantasia. Parece que pedir ajuda nunca dá resultado suficiente para eu finalizar algo.

Meta Ridley

Número de Mensagens : 171
Idade : 25
Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: rede social para escolas

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 17:21


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum