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Pergunta: segmentos de cobra
4 participantes
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Pergunta: segmentos de cobra
Sou iniciante e estou tentando fazer um jogo estilo "cobrinha", e eu gostaria de saber como criar vários segmentos e como fazer esse segmentos ficarem alinhados.
UrielGB- Data de inscrição : 18/04/2013
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Re: Pergunta: segmentos de cobra
Isso é mais complicado do que parece... Vamos começar assim: cada segmento é um quadrado de um pixel. A cobra se move a um pixel/step.
Então, na verdade, você tem um monte de quadrados seguindo outros quadrados, até um quadrado principal, que é a cabeça. Então temos algumas formas de criar a ilusão do movimento.
A primeira forma é a seguinte, a cabeça cria um corpo (segmento) por step. Cada segmento criado fica paradinho no lugar. Depois de um tempo (definido pela cabeça, na hora de criar o corpo), esse segmento é destruído. Quanto maior o tempo, maior a cobra.
Como a cabeça não pára de se mexer, um segmento nunca fica sobre o outro (a não ser, talvez, no começo do jogo).
Eu não gosto desse método.
Um outro método é fazer com que cada segmento tenha um "criador", tomando a posição dele no começo do step. Assim, o último pula pra posição do penúltimo, que pula pra posição do antepenúltimo, assim sucessivamente, até que o segundo pula pra posição da cabeça, que, essa sim, define uma posição nova.
Pra aumentar a cobra, o último segmento cria mais um, na mesma posição que ele, passando a ser o penúltimo. No step seguinte, o (novo) último não se mexe, porque a posição do penúltimo é igual à dele, e o penúltimo vai pra posição do antepenúltimo, que já não quer mais saber dessa conversa.
Esse método já permite um movimento mais suave, segmentos maiores. E também permite usar sprites nos segmentos, mas definir cada sprite pros casos da cobra fazer curva, já é um trabalho maior.
Então, na verdade, você tem um monte de quadrados seguindo outros quadrados, até um quadrado principal, que é a cabeça. Então temos algumas formas de criar a ilusão do movimento.
A primeira forma é a seguinte, a cabeça cria um corpo (segmento) por step. Cada segmento criado fica paradinho no lugar. Depois de um tempo (definido pela cabeça, na hora de criar o corpo), esse segmento é destruído. Quanto maior o tempo, maior a cobra.
Como a cabeça não pára de se mexer, um segmento nunca fica sobre o outro (a não ser, talvez, no começo do jogo).
Eu não gosto desse método.
Um outro método é fazer com que cada segmento tenha um "criador", tomando a posição dele no começo do step. Assim, o último pula pra posição do penúltimo, que pula pra posição do antepenúltimo, assim sucessivamente, até que o segundo pula pra posição da cabeça, que, essa sim, define uma posição nova.
Pra aumentar a cobra, o último segmento cria mais um, na mesma posição que ele, passando a ser o penúltimo. No step seguinte, o (novo) último não se mexe, porque a posição do penúltimo é igual à dele, e o penúltimo vai pra posição do antepenúltimo, que já não quer mais saber dessa conversa.
Esse método já permite um movimento mais suave, segmentos maiores. E também permite usar sprites nos segmentos, mas definir cada sprite pros casos da cobra fazer curva, já é um trabalho maior.
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Re: Pergunta: segmentos de cobra
eu criei um joguinho desse tipo uma vez e era mais ou menos assim:
objetos:
Cobra, Cauda,Score
no step da cobra:
alarm[0] da Cobra:
cobra, colisão com Score
no step da Cauda:
Acho que foi isso mesmo!
Ps: os sprites devem ser 16x16 para funcionar desse modo, do contrario faça mudanças no codigo
objetos:
Cobra, Cauda,Score
no step da cobra:
- Código:
if(keyboard_check(vk_right)){dir=0}
if(keyboard_check(vk_up)){dir=90}
if(keyboard_check(vk_left)){dir=180}
if(keyboard_check(vk_down)){dir=270}
if(place_snapped(11,11)){
instance_create(x,y,Cauda)
}
alarm[0] da Cobra:
- Código:
if(dir=0){x+=16}else
if(dir=90){y-=16}else
if(dir=180){x-=16}else
if(dir=270){y+=16}
alarm[0]=16
cobra, colisão com Score
- Código:
score+=1
with(other){instance_destroy()}
no step da Cauda:
- Código:
if(instance_number(Cauda)<score){instance_destroy()}
Acho que foi isso mesmo!
Ps: os sprites devem ser 16x16 para funcionar desse modo, do contrario faça mudanças no codigo
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