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[Tutorial]Apostila GameMaker 3D-Fácil ao avancado

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Mensagem por Rodrigo Santiago Sáb 09 Fev 2013, 23:06

Eu não sabia onde postar, por favor movam para onde for seu devido lugar
Apostila do GameMaker 3D
Muitos aqui devem ser bastante curiosos nesta área 'sombria' do game maker, mas o game maker é uma ótima ferramenta para desenvolver pequenos jogos 3D, e quem sabe até jogos bem divertidos e agradáveis.
Aqui eu vou disponibilizar meu trabalho para ajudar todos que quiserem.
Todas as apostilas trazem uma série de engines, e até alguns programas.

Por favor, postem erros e dúvidas que vocês acharem nas apostilas, e não se intimidem com o tamanho delas, val a pena!
Apostila Básica
Resumo do conteúdo:
  • Introdução
  • Funções básicas do GameMaker
  • Dicas Iniciais

Apostila Basica
Mirror

Apostila Mediana
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  • Introdução
  • Funções complicadas do GameMaker
  • Combinação de funções
  • Uso de Modelos e Grounds
  • Biboards
  • Extras

Apostila Mediana
Mirror


Apostila Avancada
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  • Introdução
  • Modificação da Tela e distorções
  • Câmera Mouse
  • Calculos Avancados
  • Uso de outras linguagens de modelos
  • Modelos animados
  • Extras
  • Conclusão

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Última edição por Rodrigo Santiago em Ter 12 Fev 2013, 23:15, editado 3 vez(es)
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Mensagem por theguitarmester Sáb 09 Fev 2013, 23:11

como você mesmo escreveu, é um TUTORIAL, então, seria aqui: https://gmbr.forumeiros.com/f36-tutoriais

vou baixá-la, quero aprender um pouco o 3D no GameMaker, vai ser muito útil a min, essa é uma das áreas que eu ainda não sei com ele, como física e Online.

baixando a 1°...


Editado:
só a introdução já está bem bacana, só não achei muito legal a parte, "Lembre-se de me dar um pouqinho de crédito", claro que acho que devem te dar créditos, mas, a maneira que foi escrita, você tentou usar algo informal, porém não achei que ficou legal as palavras usadas, acho que com outras palavras ficavam melhor, mas esse detealhe não altera nada a apostilla, que parece estar ótima!
não vou lê-la só um pouco agora, mas quando passar o Concurso de engines, começarei a estudar a apostilla com suas respectivas engines.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 10 Fev 2013, 00:50

Hum,que bacana rodrigo,isso pode ajudar até veteranos em 3d que tem uma noção basica dessa area,assim como eu,mas me diz uma coisa:esses tutoriais ensinam a criar lanternas em 3d tambem e efeitos de distorção tipo aquele que o gabrielsh usou no game "legend of brine" quando indica que o monstro começa a perseguir a gente,baixei o nivel mediano,vou testar aqui ok ;D
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Mensagem por Rodrigo Santiago Dom 10 Fev 2013, 07:25

os efeitos de tela so no avancado, eu ainda estou terminando.
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Mensagem por Stickman Seg 11 Fev 2013, 20:56

Alguém ai pode me passa por outo link sem ser o 4shared a fica com uma tela branca e .......
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Mensagem por Kapoty Seg 11 Fev 2013, 21:05

Rodrigo Santiago, realmente, tenho que te dar parabéns, graças a sua apostila 3D eu aprendi a usar o 3D do game maker, agora eu não vejo o 3D do game maker como um monstro e sim como um 'amiguinho', de novo parabéns, você merece muitos parabéns !
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Mensagem por Rodrigo Santiago Seg 11 Fev 2013, 21:26

Espere ainda para ver a apostila avançada.
cheers
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Mensagem por Gonçalves Sáb 16 Fev 2013, 22:15

Muita boa essa apostila, cara! Parabéns!

Tô aprendendo muito com ela, haha.

Até mais! elephant
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Mensagem por iFaé Dom 17 Fev 2013, 11:31

Cara sua apostila ta muito boa, eu ñ conseguia entender 3D, mas ai vc esclarecu td! Obrigado!
Mas eu tenho uma duvida, para q servem os x1,,y1,z1,x2,y2,z2? Como eles são usados?
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Mensagem por Rodrigo Santiago Seg 18 Fev 2013, 17:14

Sao coordenadas, exemplo
5,5,5, 10,10,10 num cubo, significa que ele sera desenhado das tres primeiras coordenadas as tres ultimas. Como se fosse um retangulo normal, onde vc ja deve conhecer x1,y1,x2,y2, ele vai desenhar de xy1 a xy2, mas so que esse e tridimensional.
Como usamos transformacoes nao tem uma somatoria tipo x+10, entao considere o ponto 0,0,0 como ponto central, e onde vai ter rotacao entao para ser centralizado prorcure usar valores negativos na esquerda e positivos na direita(exceto z).
Para vc entender tente modifica-los almente muito e veja a diferenca

Topico mudado de area
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Mensagem por Dr.XGB Sáb 23 Fev 2013, 08:36

Opa! Vou baixar a sua apostila.
Afinal, eu preciso conhecer muito o trabalho com 3D, tudo que eu sei fazer é aquele tutorial do Mark Overmars que é tipo um "Mini-Doom".

O bom é que o conteúdo de sua apostila pode me servir para futuros projetos. Happy
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Mensagem por Super Maker Sáb 23 Fev 2013, 12:59

Cara, esses dias eu tava me atrapalhando pra fazer o personagem virar junto com a câmera e não consegui.
No engine engine_basic_all mostra como fazer isso.
Além disso tem muita coisa pra aprender com a apostila.
Valeu!
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Mensagem por Rodrigo Santiago Sáb 23 Fev 2013, 15:21

Olha, eu estou bolando SUPER efeitos de tela, como relevo, inverter cores, almentar distancia (tipo do legend of brine) , camera com mouse 2 tipos, nova metodologia de transparencia perfeita, dll para efeitos visuais de particulas, economizando com arvores,nuvens, e tbm ensinado a implementar a gmsdk(jiraya), vc pode perceber a grande diferenca entre a basic para medium, espere so para ver a avancada!
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Mensagem por Isaque Onix Seg 04 Mar 2013, 20:06

muito boas as apostilas, vou estudar aqui e tentar pegar as 'manhas'... rs

Aguardando a ultima apostila, se as primeiras estão tão boas, ja imagino a ultima (Avançada)
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Mensagem por Witen Qui 28 Mar 2013, 10:19

Achei muito bom principalmente a nível médio estou aguardando super ansioso a nível avançado talvez ela resolva 2 problemas meus...
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Mensagem por Rodrigo Santiago Qui 18 Abr 2013, 08:49

Novidades!!!! A apostila 3d advanced está ficando ótima, eu criei efeitos incriveis, mais eu estava prorcurando na comunidade oficial da yoyo games e encontrei uma dll que conserta a surface em modo 3d, que vou implementar nos efeitos e vão ficar bem econômicos, olha aqui eles:

pixelização: ficar com a tela quadriculada em uma determinada area
distorção de tela: como um nadador ver de dentro da água
neve, chuva, bolhas , lupas, vortex, e o conceito para que você crie seus próprios efeitos. Alem de também uma conversão de 3d para 2d e 2d para 3d, modelos animados economia de memoria e ainda outras coisas legais.
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