GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Fantasmas do Pacman

+2
Isaque Onix
DracoG
6 participantes

Ir para baixo

Fantasmas do Pacman Empty Fantasmas do Pacman

Mensagem por DracoG Ter 02 Abr 2013, 19:00

Galera sou novo na criação de Games.

E estou criando o Jogo Pacman no Flash ( ActionScript 3.0).
Eu conseguir criar o cenário fazer o Pac comer as Bolinhas e Talz pontuação, Etc...

Mas não consigo Fazer com que o Fantasma siga o PAC, além disso como faria pra que o Pac também não ultrapassasse as barras da fase?
Se pudem me ajudar com o código no Action 3.0 para que isso seja feito ficaria agradecido.

Aguardo ai. Grato.
DracoG
DracoG

Data de inscrição : 02/04/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios : Fantasmas do Pacman Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasmas do Pacman Empty Re: Fantasmas do Pacman

Mensagem por Isaque Onix Qui 04 Abr 2013, 06:19

acho que por aqui ninguem trabalha com flash, até porque o tema do forum é Game Maker ;)
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Fantasmas do Pacman Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasmas do Pacman Empty Re: Fantasmas do Pacman

Mensagem por TRFN Sex 05 Abr 2013, 11:43

Tópico Movido para seção correta.
TRFN
TRFN

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C + C
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192
Prêmios : Fantasmas do Pacman Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros


https://site13.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasmas do Pacman Empty Re: Fantasmas do Pacman

Mensagem por willcraft2 Sex 05 Abr 2013, 11:58

Concordo com o Isaque Onix aqui é fórum pro game maker, se quiser ajuda com flash deveria ir e um fórum de flash. =]
willcraft2
willcraft2

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D + D
Data de inscrição : 06/04/2012
Reputação : 42
Número de Mensagens : 682
Prêmios : Fantasmas do Pacman Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasmas do Pacman Empty Re: Fantasmas do Pacman

Mensagem por saim Sex 05 Abr 2013, 14:27

Embora não seja um fórum de flash, a lógia é a mesma pra qualquer linguagem.

Veja bem, nos jogos originais, o fantasma NÃO segue o PAC, mas fica rondando aleatoriamente pela fase. Como são muitos, na maior parte do tempo tem um em cada "seção" da tela. Como o jogador sabe que não pode tocar neles, acaba ficando com a impressão que eles estão lá por estar seguindo o PAC. Não tem a ver com programação, mas com psicologia.
Duvida? Peça alguma outra pessoa pra jogar e vá seguindo a trajetória de apenas um dos fantasmas. Se ele não se afastar do PAC em momento algum, eu volto atrás no que escrevi.

MAS você pode querer que seus fantasmas sigam o PAC, mesmo que isso resulte num jogo diferente. Bom, existem muitas formas de fazer isso, umas mais eficientes, outras mais rápidas, outras nem uma coisa nem outra.

A primeira coisa a fazer é definir em que momento os fantasmas podem mudar de direção. Ao bater em alguma parede? Ao alinhar-se à grid? A qualquer momento? O jogo é seu, você define.
Depois, defina que tipo de solução você quer dar ao seu fantasma. Quer simplesmente definir uma direção "mais próxima" do PAC, rapidamente, ou traçar um caminho completo, da posição do fantasma até a posição do PAC, desviando das paredes? Recomendo a primeira solução, mesmo que isso signifique que o fantasma possa ficar andando em círculos com o pacman parado, em algumas situações. Se quiser, eu explico o motivo, senão vamos diretamente à implementação da solução.

Supondo que você concorde comigo, agora ficou fácil. Defina, na posição atual do fantasma, quais são as direções que estão livres pra ele tomar. Normalmente, o máximo é 4 direções, mas você pode estar criando um pacman hexagonal ou labirintos com áreas abertas, onde pode-se andar em qualquer direção. Coloque essas essas direções numa array (em flash, acho que eles chamam arrays de "vetor"). Feito isso, determine qual a direção do fantasma até o pacman. Agora verifique qual das suas direções "permitidas" é a mais próxima daquela que te liga diretamente ao PAC. Tome essa direção.

Fim.

Eu deixei muita coisa em aberto, porque não sei exatamente o que você vai achar de cada possibilidade que eu descrevi. Diga o que pensa e podemos te ajudar com a lógica. Infelizmente, o actionscript é bem diferente da GML e não podemos te ajudar com scripts. Fora isso, estamos aí!
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Fantasmas do Pacman Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasmas do Pacman Empty Re: Fantasmas do Pacman

Mensagem por Isaque Onix Sex 05 Abr 2013, 16:47

@Sain, no pacman ORIGINAL o fantasma vermelho segue dependendo da distancia, eu estava jogando a pouco e pude reparar isso ._.
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Fantasmas do Pacman Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasmas do Pacman Empty Re: Fantasmas do Pacman

Mensagem por saim Sex 05 Abr 2013, 16:56

Mesmo? Eu seria capaz de jurar que todos os fantasmas eram instâncias do mesmo objeto, mudando só a cor.

Bom, ainda resta definir COMO fazer pra seguir. Tem o método de definir a direção e tem o pathfinding mesmo. Se o DracoG quiser o pathfinding, eu tenho um texto pra ele um pouco maior do que estou disposto a digitar sem saber se é isso que ele quer. Porque vai ser um pouco complexo.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Fantasmas do Pacman Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasmas do Pacman Empty Re: Fantasmas do Pacman

Mensagem por Isaque Onix Sex 05 Abr 2013, 17:22

é sim, a um tempo atráz eu estava fazendo uma pesquisa sobre os jogos da nintendo... e ví em algum lugar que cada fantasma tem uma abilidade 'pouco visivel' por isso a diferença de cor, mais só me lembro da abilidade do vermelho, que é seguir XD
e se não me engano, o amarelo é um pouco mais rapido
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Fantasmas do Pacman Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasmas do Pacman Empty Re: Fantasmas do Pacman

Mensagem por MagnetBomber Ter 09 Abr 2013, 22:15

O inky (fantasma vermelho) segue pelo caminho mais curto, o dinky (azul) pelo mais longo. já a pinky e o clyde eu não sei.
MagnetBomber
MagnetBomber

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/04/2013
Reputação : 9
Número de Mensagens : 206
Prêmios : Fantasmas do Pacman Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasmas do Pacman Empty Re: Fantasmas do Pacman

Mensagem por DracoG Ter 09 Abr 2013, 22:58

Galera gostei muito das respostas até mesmo porque fui noob e fiz pergunta no fórum errado. Rs.
Agradeço em especial ao saim, que se preocupou com a situação, e perguntei aqui justamente pela lógica de programação ser parecidas, então alguém poderia saber.

Na Verdade a forma pra fazer o Fantasma seguir o PAC é pelo eixo dele no caso do Flash. ainda não consegui o código completo mas já sei que é assim que se faz.

Mas Gostei da ideia do saim de deixar cada fantasma com uma direção pré programada, talvez seja mais fácil do que criar uma AI pra cada Fantasma.


Agradeço ai e desculpa qualquer coisa.
DracoG
DracoG

Data de inscrição : 02/04/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios : Fantasmas do Pacman Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasmas do Pacman Empty Re: Fantasmas do Pacman

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos