GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma

5 participantes

Ir para baixo

Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma Empty Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma

Mensagem por KinKing Qua 11 Jun 2008, 23:07

O computador não pensa nem sabe, apenas obedece.

Isso nos leva à vários mandamentos:

1 - Moverás.
Seu personagem só vai se mover para os lados se estiver programado para isso.
Nesse caso, colocamos no evento <Right>, um Jump to position com x = 2 relativo.
O que isso significa Question É que, enquanto a seta direita estiver pressionada, ele se moverá 2 pixels para a direita.

Relativo significa que se moverá 2 pixels conforme a posição atual dele. Se não for relativa, ele irá pular pro segundo pixel da esquerda pra direita da tela toda.

2 - Pularás.
No evento Key Press <Up>, você deverá mandar que a velocidade vertical seja negativa em 8.

O evento Key Press acontece apenas quando a tecla é apertada, e não quando está sendo pressionada ou soltada.

Por que negativa Question Por que negativo é para cima na vertical, e para a esquerda na horizontal. Os pixels são contados do canto cima/esquerda para o canto baixo/direita.

3 - Retornarás ao chão.
Certo, você mandou ela pra cima. Mas ela continuará subindo... já que ninguém disse a ela para parar Exclamation
Coloque no Step Event o seguinte: Check Empty na aba control, com dados x = 0 e y = 1, relativo. Isso irá testar se o pixel logo abaixo do objeto está livre ou não, e retornará verdadeiro caso esteja.
Seguido disso, coloque Set Gravity, da aba Move, e coloque a direção 270 e a gravidade desejada, sendo que 0.2 é pouco e 0.9 é demais. Procure pôr Start block antes da Set Gravity e End block depois dela. Isso é um bom hábito.

O Step event acontece em cada frame do jogo. No nosso caso, queremos que a gravidade seja aplicada sempre que não estiver no chão. Se você quer algo sempre acontecendo no seu objeto, coloque no Step event!

A direção 0 ou 360 é para a direita, 90 é para cima, 180 é para a esquerda, e 270 é para baixo. Começando da direita até chegar na direita de novo, no sentido anti-horário, forma-se o círculo dos ângulos.

4 - Pararás ao retornar ao chão.
Bom, estamos quase lá. Só falta fazer com que ela não continue caindo quando volta ao chão Exclamation
Adicione um evento de colisão com o objeto da parede. Faça a velocidade vertical voltar a zero e a gravidade virar 0. PS: Se notar algo estranho nessa parte, faça a direção da gravidade ser 270 (para baixo).

Lembre-se de deixar sua parede sólida. Assim, os outros objetos nunca a atravessarão com velocidades verticais ou horizontais.

Parte 2! Com mais 2 mandamentos.

5 - Pararás ao deparar-se com a parede.
Se você não quiser que a bola continue quando está de frente com a parede (caso ela andar 2 pixels a mais, entraria na parede), deve fazê-la andar apenas se houver espaço.
Coloque um Check Empty no começo do evento <Right> (coloque x 2 relativo) e do <Left> (x -2 relativo), colocando o restante entre blocos. Usamos o mesmo bloco do chão para as paredes (lembre-se de adicioná-las).

Os ícones em azul são "testes" e apenas se eles resultarem em verdade que as ações entre blocos a seguir acontecerão.

6 - Só pularás se realmente estiver no chão.
Do último tutorial, você pode pular mesmo quando estiver no ar. Isso não é agradável na maior parte dos casos. Na verdade, só deverá pular se houver chão logo embaixo.
Aplique um teste Check Empty, assinalar NOT, e colocar y 1 relativo antes das ações de pulo (as ações devem estar entre blocos, também).

NOT significar testar pelo oposto. O teste Check empty vê se o lugar está livre, então um NOT vê se está ocupado.

Caso vocês queriam saber de mais alguma função específica, por favor, peçam neste tópico, e tentarei atualizar o tutorial de acordo.


Última edição por KinKing em Sex 03 Ago 2012, 12:22, editado 5 vez(es)
KinKing
KinKing

Data de inscrição : 29/05/2008
Reputação : 16
Número de Mensagens : 422
Prêmios : Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://felipejoys.webnode.com

Ir para o topo Ir para baixo

Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma Empty Re: Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma

Mensagem por TheLek Sex 13 Jun 2008, 19:50

cara eu tentei fase um jogo seguindo esse tutorial so pra ver e olha noq deu http://www.4shared.com/file/51245084/ff4f3e4d/gmk.html?dirPwdVerified=5e389b0b

nao sei como fiz isso O.O mas parece um efeito legal pra dragon ball Very Happy
TheLek
TheLek

Data de inscrição : 11/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 16
Prêmios : Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma Empty Re: Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma

Mensagem por KinKing Seg 16 Jun 2008, 13:59

Havia uma omissão de instrução, que foi corrigida. Era a falta de dizer que era pra usar o Jump to Position na hora de mover.

Acabo de adicionar mais 2 mandamentos ao tutorial, acho que os básicos estão todos cobertos aqui no tópico. No caso de dúvidas, é só perguntar, e também aceito pedidos, conforme dito no tutorial.

Lembrem-se de postar o erro de vocês/lê-lo e tentar consertá-lo... Sejam sempre muito específicos. Valeu!
KinKing
KinKing

Data de inscrição : 29/05/2008
Reputação : 16
Número de Mensagens : 422
Prêmios : Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://felipejoys.webnode.com

Ir para o topo Ir para baixo

Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma Empty Re: Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma

Mensagem por GuiRPG Ter 01 Jul 2008, 00:33

gostei do tutorial!
GuiRPG
GuiRPG

Data de inscrição : 29/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 13
Prêmios : Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rpgmakertotal.ipbfree.com

Ir para o topo Ir para baixo

Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma Empty Re: Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma

Mensagem por ArMario Dom 24 Ago 2008, 20:54

Eu sei que é tarde de mais pra responder mas... me ajudou muito!
ArMario
ArMario

Data de inscrição : 24/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios : Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma Empty Re: Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma

Mensagem por Player Z Seg 13 Abr 2009, 15:47

Legal... mas, quando a bola tem tem de saltar pra algum lado, ela precisa primeiro saltar e depois selecionar a direção...Tem como fazer a bola saltar já com a direção selecionada?
avatar
Player Z

Data de inscrição : 11/04/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 86
Prêmios : Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma Empty Re: Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma

Mensagem por KinKing Ter 14 Abr 2009, 00:58

Player Z escreveu:Legal... mas, quando a bola tem tem de saltar pra algum lado, ela precisa primeiro saltar e depois selecionar a direção...Tem como fazer a bola saltar já com a direção selecionada?

Eu entendi, depois de muito testar, o problema: No passo 4, você não pode deixar a direção da gravidade como 0. Tem que deixar também como 270.
KinKing
KinKing

Data de inscrição : 29/05/2008
Reputação : 16
Número de Mensagens : 422
Prêmios : Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://felipejoys.webnode.com

Ir para o topo Ir para baixo

Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma Empty Re: Conceitos básicos de lógica e jogos de plataforma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos