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[Resolvido]Desempenho no Evento DRAW

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Mensagem por DanMK Qui 05 Set 2013, 11:48

Olá pessoal, eu estou criando um jogo com meu irmão Furious God e estamos tendo uns problemas com o desempenho do jogo. Se eu deixo o jogo muito tempo aberto, o PC começa a ficar lento e esquentar. Acho que isso se deve ao alto nível de verificações para desenho por segundo. Eu uso o seguinte código para desenhar uma grade de elementos de acordo com uma matriz:

Código:

//Desenha o sprite de acordo com a cor randômica

distancia = 32;

for(i=0;i<global.quant_linha;i+=1){
    for(j=0;j<global.quant_coluna;j+=1){
        switch(global.cor[i,j]){
            case 1: draw_sprite(spr_elemento_folha, 0, x + (distancia * j), y + (distancia * i)); break;
              
            case 2: draw_sprite(spr_elemento_agua, 0, x + (distancia * j), y + (distancia * i)); break;
            
            case 3: draw_sprite(spr_elemento_sol, 0, x + (distancia * j), y + (distancia * i)); break;
            
            case 4: draw_sprite(spr_elemento_terra, 0, x + (distancia * j), y + (distancia * i)); break;
        }
    }
}
O problema é que em cada frame, ou seja, 30 vezes por segundo, o jogo redesenha 77 elementos dessa grade, algo realmente desnecessário e que deve estar causando essa lentidão. A minha pergunta é: existe algum jeito de renderizar uma vez isso daí, transformar em uma imagem e desenhar UMA vez só e ficar esperando por uma atualização para re-renderizar e deixar tudo mais leve? Não quero um jogo em 2D e tão simples que mesmo assim trave meu PC xD

Me desculpem se eu não tiver explicado muito bem. Valeu.
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Mensagem por PedroX Qui 05 Set 2013, 12:14

Faz assim:

Coloque esse código num bloco de códigos, separado dos outros é melhor, no Create:
Código:
superficie = surface_create(600, 600);
surface_set_target(superficie);

todo o seu código de desenho

surface_reset_target();
Em que (600, 600) representam o comprimento e largura da superfície.

Isso vai desenhar numa superfície. Depois é só usar no Draw:

Código:
draw_surface(superficie, x, y);
Em que (x, y) pode ser (0, 0) ou outro valor apropriado.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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[Resolvido]Desempenho no Evento DRAW Empty Re: [Resolvido]Desempenho no Evento DRAW

Mensagem por DanMK Qui 05 Set 2013, 20:43

PedroX, muito obrigado, era exatamente isso que eu estava procurando. Eu desconhecia esse método de superfícies. Consegui fazer o que eu queria, valeu mesmo =) pode fechar.

Tópico resolvido. CRP-Max.
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