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tempo (urgente plax)

em Sex 17 Abr 2009, 20:56
eu quero fazer uma fase bonus de creditos,dai eu quero por só 20 segundos nela
tipow,começa quando termina o tempo passa para proxima fase,plx urgente
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Re: tempo (urgente plax)

em Sex 17 Abr 2009, 21:05
vai no create de um dos objetos da fase bonus:

Código:
alarm[0]=300// esse 300 vc modifica até ficar igualado à 20 segundos

depois no alarm0 vc coloca:

Código:
room_goto_next()


FLWS!
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Re: tempo (urgente plax)

em Sex 17 Abr 2009, 21:36
Alex FC escreveu:vai no create de um dos objetos da fase bonus:

Código:
alarm[0]=300// esse 300 vc modifica até ficar igualado à 20 segundos

depois no alarm0 vc coloca:

Código:
room_goto_next()


FLWS!

vlw =D isso que eu tava precisando
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Re: tempo (urgente plax)

em Sex 17 Abr 2009, 21:37
espera quer que o tempo aparesa escrito?
se quiser ta ia o código:

cria um objeto chamado tempo
ai add o evento create e no lado direito tem o botão que é um papel so que sem a seta verde puxe ele para a barra de açoes e coloque esse código:
Código:

dinheiro = 100
c_vermelho = c_red
c_azul = c_blue
c_preto = c_black
c_azulmarinho = c_aqua
c_cinza2 = c_dkgray
c_rosa = c_fuchsia
c_cinza = c_gray
c_verde = c_green
c_marron = c_maroon
c_laranja = c_orange
c_cinza3 = c_ltgray
c_verdeclaro = c_lime
c_olivia = c_olive
c_purpura = c_purple
c_branco = c_white
c_amarelo = c_yellow
pronto agora ainda no create add no main 2 aquele relógio que fica la em cima e puxa ele para a barra de açoes tambem e em number of steps escreva 20
agora add o evento alarm 0
e nele add aquela ação de papel de novo e escreva:
Código:
tempo -= 1
agora ainda no alarm 0 addcione aquele rélogio de novo e escreva as mesmas coisas que o relogio do event create.
isso agora add o evento draw e de novo coloque o papelzinho e escreva:
Código:
draw_text(64,64,'Dinheiro: ' + string(tempo));
draw_set_color[/color][/size][size=9](c_+ cor que você quer em portugues exemplo:c_azul ou c_vermelho mais você pode colocar qualquer outra cor claro )
prontinho
OBS: não se escquesa e mudar no texto do draw o que você tem que mudar.


Última edição por makgamer em Sex 17 Abr 2009, 22:17, editado 5 vez(es)
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Re: tempo (urgente plax)

em Sex 17 Abr 2009, 21:39
makgamer escreveu:espera quer que o tempo aparesa escrito?
ia ficar melhor Razz
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Re: tempo (urgente plax)

em Sex 17 Abr 2009, 22:15
cometi um erro fatal mais ja editei o que tinha falado agora é so copiar Very Happy
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Re: tempo (urgente plax)

em Sex 17 Abr 2009, 22:17
pra q criar todas akelas vars? o meu, primeiro q nao precisa, e se precisase, use constantes!
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Re: tempo (urgente plax)

em Sex 17 Abr 2009, 22:40
olha o erro diz: Fatal Error in action number 1
o alarm event for alarm 0
for object tempo:

Compilation Error in code action
Error in code at line 1:
tempo -=1
at position 7:Variable name expected
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Re: tempo (urgente plax)

em Sex 17 Abr 2009, 22:51
vc nao tem a var tempo
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Re: tempo (urgente plax)

em Sab 18 Abr 2009, 10:06
eu usei as variaveis pra traduzi pra ele pra ficar melhor
é mais fasilo escrever c_vermelho do que c_red por exemplo

a e ta ai uma engine de tempo cores naum traduzidas:
www.haine.com.br/thiago/Engine4.gmk
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Re: tempo (urgente plax)

em Sab 18 Abr 2009, 10:33
Por isso que não dou códigos prontos para quem não sabe GML. Tipo, era meio óbvio que o problema ali era que ele não tinha criado a variável. Iniciante só copia os códigos. Perguntem para eles o que é uma variável e como criá-la e veja se respondem.

Dica: quando foi iniciante, passe só a teoria. Nunca dê o código pronto, pois eles irão dar Ctrl + V e não irão aprender. E digo isso por experiência própria.
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Re: tempo (urgente plax)

em Sab 18 Abr 2009, 12:16
é, CPinhero tem razao, eu só passo a teoria tambem, else os caras sempre copiam e fazem ,
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Re: tempo (urgente plax)

em Sab 18 Abr 2009, 13:13
Parece que os novatos estão dando trabalho pra vcs hein! O ruin de passar só a teoria é que alguns novatos não vão entender, e vão continuar perguntando: "como assim, naum intendi".

Mas concordo que muitos copiam os códigos e colam, sem ao menos entender como aquele código funciona!

Discordo quando falam: "faltam tutoriais no forum". Eu acho que tem muitos tutoriais bons aki! O problema é que ninguem qué le aqueles tutoriais enormes(sendo que eles são os melhores).

Acho que o problema esta na leitura! Muita gente nem tenta fazer sozinho ou ler alguma coisa e vai logo perguntado, mas tambem tem gente que tem dificuldades de interpretação e não conseguem entender sem uma boa explicação!

É isso!

FLWS!
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Re: tempo (urgente plax)

em Sab 18 Abr 2009, 13:22
Parece que os novatos estão dando trabalho pra vcs hein! O ruin de passar só a teoria é que alguns novatos não vão entender, e vão continuar perguntando: "como assim, naum intendi".

Isso contece porque os novatos querem dar um passo maior do que a perna. Querem fazer um jogo espetacular sem ter conhecimento.

Ah, mas o meu é um jogo simples de plataforma!
Acreditem: dá um trabalho do cão fazer um jogo de plataforma completo, sem bugs e de qualidade. Até mesmo em séries como Mario, em que existem vários Power Ups para serem programados.

Mas ninguém me explica nada!
Possiblidades:
1º: o pessoal te explica, mas você é mais um iniciante que quer dá um passo maior que a perna. Logo, não entende os códigos de GML.
2º: a pessoa não explicou bem. Nunca ví isso por aqui, todos explicam direitinho.
3º: ninguém te explicou porque já existe uma dúvida semelhante ou tutorial para isso.


São esses os problemas. Se vocês colaborarem, nós colaboraremos, novatos.
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Re: tempo (urgente plax)

em Sab 18 Abr 2009, 13:28
Porfavor evitem discuçoes =/
Esse topico nao tem nada a ver com isso.

Pode acontecer de o cara nao saber ingles e nao intendeu o erro. No começo ele pode nao tar intendendo, vao com mais calma =)

Flw
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Re: tempo (urgente plax)

em Sab 18 Abr 2009, 13:48
Voltando ao tópico, se vc quer entender tudo q ta ai faça de uma forma mais simples primeiro:

Crie a variavel tempo( em um objeto invisivel e que não pode ser destruido):

Código:
tempo = 20

va no step:
Código:

tempo +=-0.01 // deixei bem igualado à vinte segundos

if tempo <= 0{room_goto_next()}

no draw:

Código:
draw_text(x,y,"tempo:"+string(tempo))// não esqueça de colocar as coordenadas x e y
Caso vc for usar o tempo em mais de um objeto troque tempo por global.tempo

Pronto!

FLWS!
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