View egoísta

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View egoísta

Mensagem por TitaniaLilith em Ter 02 Abr 2013, 15:59

Olá pessoas! Ontem eu apareci aqui pedindo ajuda e vocês realmente ajudaram \o/ eu falei que tinha mais uma dúvida e vou contá-la agora.
Fiz meu jogo de plataforma e coloquei um cenario grande, descobri o lance da View e fiquei feliz por conseguir mostrar apenas uma parte da tela, mas surgiu um problema gigante! O meu personagem é dividido em 4 objetos: Parado_direita, Andando_direita, Parado_esquerda, Andando_esquerda, quando aperto "D" O Objeto Parado_direita muda para o Objeto Andando_direita que está "pronto" para andar enquanto seguro o "D" e muda de volta para o Parado_direita quando não aperto nada, parece idiota mas tem muito haver com minha dúvida. Para andar para a esquerda é o mesmo, mas com a letra "A".
Bem, eu uso 4 objetos no player, mas o View do GM só segue 1 personagem! Poderia seguir mais, mas é chato e egoísta u_u
Ae, se eu coloco o View para seguir o Andando_direita, dá certo, a fase anda para frente com ele, mas se eu preciso voltar a fase não volta! nervoso

Tem algum tipo de código para eu colocar no Step do andando_esquerda para que a tela volte com ele? Preciso de ajuda

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Re: View egoísta

Mensagem por Brother27 em Ter 02 Abr 2013, 16:04

Você pode fazer o seguinte: criar um objeto separado (vou chamar de obj_segue) que a cada step executa o comando:

if instance_exists(andando_direita)
{
x=andando_direita.x
y=andando_direita.y
}

else if (repete o comando aqui, com os outros objetos e sucessivamente)

E colocar a view pra seguir o obj_segue
Entendeu?

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Re: View egoísta

Mensagem por Isaque Onix em Ter 02 Abr 2013, 16:06

cria um (object) parent para seu player e marca nas outras partes onde ta escrito parent esse (object) e na view, ao invés de vc marcar uma das partes do player, marque o (object) que você criou

ou colocar no step do seus player assim:
view_xview[0]=x+view_wview[0]/2
view_yview[0]=y+view_hview[0]/2

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Re: View egoísta

Mensagem por The Wizard em Ter 02 Abr 2013, 16:10

Isso não é um modo correto de programar o seu personagem, te trará muitos problemas, experimente usar somente um objeto e no step deles colocar ações simples de um jogo de plataforma 2D.

Muitas pessoas aqui te ajudaram mas parece que o que você cometeu um grande erro.

Parece que ainda não sabe muita coisa, esse link aqui vai te ajudar bastante, proucure saber mais sobe plataforma, pois isso é um erro causado por falta de conhecimento, até mais TitaniaLilith =)

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Re: View egoísta

Mensagem por TitaniaLilith em Ter 02 Abr 2013, 16:11

Eu já fiz isso, mas acaba dando errado pois meu personagem pula e às vezes fica "preso" na parede (tipo quando esqueço de pular ou o pulo saí errado), se eu coloco o Obj sem colisão ele passa reto da parede e a tela vai e o personagem fica, se eu coloco colisão, o meu personagem pula o bloco mas o Obj pode ficar preso e meu personagem ir e a tela ficar --'

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Re: View egoísta

Mensagem por The Wizard em Ter 02 Abr 2013, 16:17

Tutoriais de como não travar na parede é o que não falta aqui, mas se não estiver com vontade de fazer isso que falei experimente usar um objeto chamado câmera e tente fazer ele seguir o personagem atual, ou use parents, até =)

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Re: View egoísta

Mensagem por TitaniaLilith em Ter 02 Abr 2013, 16:23

The Wizard,
Usei o Parent e o código que você me passou e consegui fazer o que eu queria, eu tentei seguir tutoriais para o travamento na parede ou para mudar apenas a sprite do personagem, mas, por algum motivo, não davam certo, desisti e arrumei meu próprio jeito de fazer as coisas. Meu personagem não trava na parede, eu pulo no lugar errado as vezes e tenho que pular de novo mas não há o problema para travar, logo vou disponibilizar aqui a Engine do tipo que usei nesse jogo, não é complicada, e fica até mais bonito! Agradeço realmente sua ajuda, me foi muito útil.
Happy

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Re: View egoísta

Mensagem por Isaque Onix em Ter 02 Abr 2013, 16:31

intão tá né... esperando pra ver sua engine ou jogo Smile

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Re: View egoísta

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