camera shaking/ visual lag

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camera shaking/ visual lag

Mensagem por fernandolacerda em Seg 01 Abr 2013, 07:40

bom, eh uma pergunta estranha, eu nem sei se isso eh um bug do game maker.

tentei reinstalar o mesmo e o problema continua.

a quetao eha seguinte, tenho 2 jogos completos que usam Hspeed. ( velocidades contantantes)

o primeiro o jogador se meche com uma velocidade constante pra frente

o segundo jogo o jogador fica parado com objetos passando por ele com uma velocidade constante negativa.

e fui perceber que os objetos tremiam de tempos em tempos, como se fosse um lag de video ou algo assim.

entao pensei que era problema de codigo.

fiz um projeto bem simples que possuia 1 room, e 1 objeto com varias instancias colocadas manualmente no room editor.

e o unico codigo que usei foi no create event.

hspeed = -6

(para os objetos andarem na tela)


e percebi que o problema persistia. fiquei chocado.

o que estou fazendo de errado?

como posso usar velocidades constantes sem ficar tremendo os objetos?

o fps nao baixa nenhuma hora. o problema nao eh com memoria ram pesada do jogo. =/

fernandolacerda

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Re: camera shaking/ visual lag

Mensagem por saim em Seg 01 Abr 2013, 09:02

Estranho, sem dúvida.
Mas fiquei com a impressão que faltou alguma informação nessa sua explicação. Porque colocar só os objetos na room com esse creation code, vai fazer com que todos os objetos desapareçam da tela em pouco tempo. Não imediatamente, mas em menos de um minuto. E você disse que eles tremem "de tempos em tempos", o que dá a impressão de que eles permanecem na tela, por algum motivo - talvez seja alguma configuração da view. E uma configuração de view que não leve em conta alguns fatores pode causar a impressão que os objetos estão tremendo, quando na verdade é a view que está.

Ainda pode ser algum problema com solids e colisões, mas se todas as instâncias estão se movendo na mesma direção e velocidade, acho pouco provável.

Em último caso, pode ser algum problema do seu equipamento. Pouquíssimo provável, mas pode ser. Aí, vou te sugerir postar o segundo projeto, o simplezão, pra gente poder VER o problema.

Ah, e por favor, cite a versão do GM que você está usando.

saim

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Re: camera shaking/ visual lag

Mensagem por fernandolacerda em Seg 01 Abr 2013, 10:01

muito obrigado pela resposta.

a versao do game maker eh:

game maker studio 1.1.872

e eu ja testei em outras maquinas e o problema persiste.

bom, nao achei opcao de enviar o projeto pelo forum.

mas o codigo eh bem simples como disse antes. e o fato deu saber que esta tremendo eh que eu reinicio o game maker varias vezes e coloco este objeto fora da room, pra ele passar por ela.

nao estou usando views nem nada de especial.

o projeto simplezao eh um novo projeto, com 1 objeto 1 sprite e 1 room. e pelo room editor coloquei coloquei os objetos.

estou impressionado por que parece muito uma falha do game maker. e parece que ninguem nunca teve este problema


jah tentei room speed no 30 e 60, mesmo problema, porem no room speed 60 eles tremem menos, e o lag visual parece que eh mais intenso.

as intancias nao passam de 20. e o debug mode o fps esta bem alto. bem plausivel.

quanto mais rapido o hspeed mais ele treme.


estou pensando que eh a versao do studio, pois num eh possivel que uma engine dessa num consiga fazer uma coisa tao simples dessa sem causar lags visuais.


se por gentileza voce ou alguem puder fazer o teste e se funcionar, me passar o projeto simples. eu testo no meu pc e nos outros que tenho acesso e vejo o resultado.



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Re: camera shaking/ visual lag

Mensagem por Mentos e Coca-cola em Seg 01 Abr 2013, 10:36

bom, eu posso estar errado, mas não sei se vc escreveu certo ou não, mas a
Código:
hspeed = -6
não seria
Código:
hspeed -= 6

se não for, espero que consiga arrumar seu game maker ae

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Re: camera shaking/ visual lag

Mensagem por Kabeção em Seg 01 Abr 2013, 12:39

Isso não faz muito sentido porque uso a mesma versão é esse problema não acontece.
Vá em File -> Export Project e envie o arquivo gmz pra gente.
Aproveite e envie também um executável para ter certeza que o problema acontece com todos.

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Re: camera shaking/ visual lag

Mensagem por saim em Seg 01 Abr 2013, 13:34

@Mentos e Coca-cola: o código é colocado no create, então tanto faz (já que a variável "hspeed" é default, definida como "0").

@fernandolacerda: Cara... estou pasmo. Estou longe do meu computador agora, então não posso testar, mas isso não faz o menor sentido.
Você não colocou nenhum objeto sobrepondo o outro não, colocou? Mesmo achando que essa não é a causa, eu gostaria de tirar isso da cabeça. Objetos com a variável "solid" definida como "true" têm uma engine própria de colisão que eu nunca consegui digerir (e, portanto, sempre marco como "false").

Ah, ainda tem a engine de física do GMStudio. Nunca li a respeito do funcionamento dela, então ainda não posso excluir a possibilidade dela estar influenciando nos seus objetos.

Pra eliminar a possibilidade de ser alguma engine built-in que está funcionando diferente do esperado, faça o seguinte:

- Mantenha a room como está, com os objetos no lugar deles.
- Elimine a sprite dos objetos. Isso vai eliminar a possibilidade de colisões.
- Coloque algo no draw event. Algo pra mostra a posição do objeto. Algo como "draw_circle(x, y, 5, 0);".
- Teste.
- Se o problema persistir, troque o create por "velHorizontal = -6;" colocando, no step, "x -= velHorizontal;".

Se depois disso tudo o problema ainda existir, aí não resta dúvida de que é um bug - ou do programa ou do(s) hardware(s).

Ah, pra upar o arquivo, grave ele num .zip, coloque num site de compartilhamento (dropbox, 4shared, megaupload, você escolhe) e mande o link. Provavelmente vão te pedir pra fazer um cadastro.

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Re: camera shaking/ visual lag

Mensagem por gabrielsch em Seg 01 Abr 2013, 14:21

Posso estar muito enganado quanto ao problema mais pode ser problema com o VSync, já tentou habilitar essa opção no seu jogo?

Flw! sorrindo2

___________


Acesse: http://foxen.com.br/



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Re: camera shaking/ visual lag

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Seg 01 Abr 2013, 17:43

LOL!
Fernando,se você não possui nenhuma conta em sites para upar o arquivo,lhe recomendo o dropbox
https://www.dropbox.com/home
Salva o seu projeto,e passe para a gente poder ver melhor oque se passa!
Igual disseram,é melhor tambem postar um arquivo executavel,porque dai independente de game maker vai dar para ver o erro!

Flws!

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Re: camera shaking/ visual lag

Mensagem por fernandolacerda em Seg 01 Abr 2013, 18:29

pessoal. muito obrigado pela ajuda.

tentei tudo que foi falado por voces, e o problema ainda persistiu.

fiz uma versao executavel e gmz e coloquei dentro de um .rar neste link

https://www.dropbox.com/s/1azl57ldvaazfif/example.gmx.rar

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Re: camera shaking/ visual lag

Mensagem por NPH em Seg 01 Abr 2013, 22:26

Pode ser a taxa de atualização de seu monitor que não bate com o jogo ou o seu monitor está apresentando problemas, ou é sua placa de vídeo que está começando a ter probemas!
Mas é só com seu jogo, ou em todos os que você tem e que por acaso usam uma velocidade muito grande que acabam dando uma impressão que estão parados?
seu monitor é de LCD? Se sim é ele que causa essa impressão, pois em meu jogo, o Black Tank (minha assinatura), quando ocorrem trovões e/ou algum objeto se move rápido demais, o monitor (LCD principalmente) acaba que se dessincronizando com o jogo, dando a impressão que o objeto não se move ou que fica tremendo na tela.
Bom, em último caso, faça o seguinte (só para testar!):
Crie um objeto qualquer e coloque isso no create:
Código:
hspeed=10;
agora coloque ele em uma room, e nas configurações da room coloque em speed o valor 10 e observe.
Se for isso que está ocorrendo, é a velocidade que está consideravelmente alta.

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Re: camera shaking/ visual lag

Mensagem por Kabeção em Seg 01 Abr 2013, 23:31

Para forçar a sincronização vá em Global Game Settings -> Windows -> Graphics -> Use synchronization to avoid tearing.
O próprio noma da opção já diz tudo. Smile

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Re: camera shaking/ visual lag

Mensagem por saim em Ter 02 Abr 2013, 06:32

Parece ser um lag da máquina mesmo, causado por um grande número de instâncias. Eu acrescentei no step: "if x<0 {instance_destroy(); }" e o lag diminuiu muito. Tipo, aconteceu um pequeno pico no começo da execução e depois, nunca mais.

Não sei porque o GMS não acusou queda no fps. Provavelmente eram picos que sumiam antes mesmo do fps ser atualizado.

Você pode mudar o código pra eliminar as instâncias, levando em conta o tamanho da sprite (do jeito que eu fiz, as instâncias somem diante dos olhos do jogador, o que não é legal). Existe um evento "other - outside room" que é feito pra esse tipo de coisa.

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Re: camera shaking/ visual lag

Mensagem por cascavelo em Ter 02 Abr 2013, 09:21

Siga a dica do Kabeção pra resolver o problema.
Jogos que tenham muita ação só vão funcionar perfeitamente com esta opção ativada.

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Re: camera shaking/ visual lag

Mensagem por diegoLuiz em Ter 02 Abr 2013, 13:10

Também tenho este problema as vezes, mas o salto de posição é inevitavel, quando vc escreve x += 8, vc esta mudando o objeto de posição, quanto maior o intervalo mais fica evidente o efeito de salto.

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Re: camera shaking/ visual lag

Mensagem por NPH em Ter 02 Abr 2013, 19:51

foi o que eu "complicadamente" quis dizer lá em cima! Quando colocamos um valor muito alto em por exemplo x, como 8, 10, 15 fica bem visível que o objeto "pula" de tal lugar para outro! então esqueça aquele monte de "babozeira" que eu digitei lá em cima!
O DiegoLuiz tem razão nessa parte!

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Re: camera shaking/ visual lag

Mensagem por fernandolacerda em Sab 06 Abr 2013, 02:41

muito obrigado pelas ajuda pessoal.

acho que era problema da maquina mesmo.

eu jah estava usando o sync to avoid tearing, apesar de ajudar muito o problema persistia.


bom. valeus mesmo.

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Re: camera shaking/ visual lag

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