GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

5 participantes

Ir para baixo

Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

Mensagem por arthur.emori Sáb 23 Mar 2013, 11:02

eu queria criar um inimigo que perseguisse o jogador,mas que se o jogador o despistar ele voltasse para onde estava,mas sem se teleportar,que ele andasse para onde estava antes de te perseguir,como eu faço para que ele te persiga e depois retorne?
arthur.emori
arthur.emori

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 13/02/2013
Reputação : 1
Número de Mensagens : 46
Prêmios : Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty Re: Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

Mensagem por theokof98 Sáb 23 Mar 2013, 16:08

Faz assim:

no obj do inimigo:

Create:
Código:
//Define as coordenadas iniciais do inimigo
x = x_inicial
y = y_inicial

Step:
Código:
if distance_to_object (nome do herói) > 230 //Se o inimigo estiver muito distante do herói
{
direction=point_direction(x,y,x_inicial,y_inicial)
}
else //Caso contrario (ou seja, ele esteja perto do herói)
{
direction=point_direction(x,y,nome do herói.x,nome do herói.y)
}

não testei, mais acho q da certo
theokof98
theokof98

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D,B,C,B
Data de inscrição : 18/12/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 308
Prêmios : Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty Re: Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

Mensagem por arthur.emori Sáb 23 Mar 2013, 17:08

muito obrigado!mas agora só mais uma pergunta:como faço para delimitar até onde ele te persegue?para que ele não fique na sua cola até o fim da fase?
arthur.emori
arthur.emori

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 13/02/2013
Reputação : 1
Número de Mensagens : 46
Prêmios : Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty Re: Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

Mensagem por theokof98 Sáb 23 Mar 2013, 18:58

é só altera o numero 230
quanto menor, mais rápido ele parara de perseguir o herói de acordo com a distancia do mesmo.
e quanto maior, o inverso.

theokof98
theokof98

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D,B,C,B
Data de inscrição : 18/12/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 308
Prêmios : Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty Re: Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

Mensagem por arthur.emori Sáb 23 Mar 2013, 19:14

eu quis dizer para ele para sozinho em um certo ponto,ex:tem um penhasco a frente,o herói pula,e ele,ao invés de cair ou pular junto ele volta para trás e deixa o herói para lá
arthur.emori
arthur.emori

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 13/02/2013
Reputação : 1
Número de Mensagens : 46
Prêmios : Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty Re: Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

Mensagem por Meta Ridley Sáb 23 Mar 2013, 21:11



Imagino que você possa tentar fazer por essa lógica:

É como o Habitat de um animal e é uma das maneiras mais usadas nos games para resolver este problema. Uma área envolta do ponto inicial do inimigo que, se invadida, faz com que o inimigo reaja atacando-o.
Meta Ridley
Meta Ridley

Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Número de Mensagens : 171
Prêmios : Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty Re: Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

Mensagem por theokof98 Sáb 23 Mar 2013, 21:20

kra eu entendi sua duvida só que fica um pouco difícil de explica sem saber como está seu projeto.
com base no código acima tenta criar um que diz o seguinte:

se o inimigo se aproximar o penhasco ele volta para a posição inicial.
theokof98
theokof98

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D,B,C,B
Data de inscrição : 18/12/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 308
Prêmios : Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty Re: Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

Mensagem por arthur.emori Sáb 23 Mar 2013, 21:33

meu projeto é de plataforma simples,está bem no comecinho,os controles estão prontos,o esquema é o mesmo de um jogo chamado Bonanza Bros,em que você tem que pegar os itens da fase para poder acaba-la,fases e etcs eu sei,o problema mesmo está sendo fazer AI para os inimigos
arthur.emori
arthur.emori

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 13/02/2013
Reputação : 1
Número de Mensagens : 46
Prêmios : Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty Re: Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

Mensagem por Meta Ridley Dom 24 Mar 2013, 00:01

Eu testei este código e deu certo, só ficou difício de postar. Evil or Very Mad

Usando este comando -> collision_circle(x1,xy,radius,obj,prec,notme)
Este comando -> move_towards_point(x,y,sp)
E este collision_point(x,y,obj,prec,notme)

Código:
origem_em_x = //valor numérico que define o centro do habitat do inimigo em x
origem_em_y = //valor numérico que define o centro do habitat do inimigo em y
tamanho_do_habitat = //valor nemérico que define o tamanho do habitat do inimigo a partir de seu centro
player = player_obj //ponha aqui o nome que você deu ao objeto do jogador/player
inimigo = inimigo_obj //ponha aqui o nome que você deu ao objeto do inimigo
velocidade_do_ataque =4 //valor numérico que indica a velocidade/urgência com que o inimigo se move ao atacar o jogador
velocidade_do_retorno =2 //valor numérico que indica a velocidade/urgência do retorno do inimigo a centro de seu habitat
haja_normalmente = speed=0 //ponha aqui o que o inimigo faria normalmente como ficar parado ou andar de um lado para o outro


//se o jogador entrar no habitat do inimigo o inimigo ataca o jogador a tal velocidade/urgência senão o inimigo retorna ao centro de seu habitat//

if collision_circle(origem_em_x,origem_em_y,tamanho_do_habitat,player,0,0){move_towards_point(player.x,player.y,velocidade_do_ataque)}else move_towards_point(origem_em_x,origem_em_y,velocidade_do_retorno)



Agora olha que interessante. Usando o mesmo comando dá para fazer o inimigo ficar dentro de seu habitat evitando sair dele



if not collision_circle(origem_em_x,origem_em_y,tamanho_do_habitat,inimigo,0,0)
//Se o inimigo perceber que não está dentro de seu habitat(pois o objeto dele não está mais colidindo com o centro do habitat dentro da distância que fora definida)
{move_towards_point(origem_em_x,origem_em_y,velocidade_do_retorno)}


//se o inimigo estiver no centro de seu habitat novamente e alem disso o player/jogador não estiver invadindo o seu habitat haja normalmente. Para ficar parado é só por speed=0(velocidade=0)

if collision_point(origem_em_x,origem_em_y,inimigo,0,0) and not collision_circle(origem_em_x,origem_em_y,tamanho_do_habitat,player,0,0){haja_normalmente}
Meta Ridley
Meta Ridley

Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Número de Mensagens : 171
Prêmios : Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty Re: Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

Mensagem por arthur.emori Qua 27 Mar 2013, 21:44

eu testei,mas não funcionou,e ele ficou flutuando
arthur.emori
arthur.emori

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 13/02/2013
Reputação : 1
Número de Mensagens : 46
Prêmios : Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty Re: Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

Mensagem por Thyago Qua 27 Mar 2013, 21:52

.Cara eu fiz um exemplo para você ver,os códigos estão comentados

https://www.dropbox.com/s/n8g681xwxuzsl4i/visao_inimigo_2%20%282%29.gmk
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty Re: Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

Mensagem por Isaque Onix Qua 27 Mar 2013, 21:59

dá uma olhada no meu tutorial acho que pode te ajudar
https://gmbr.forumeiros.com/t26132-tutorial-basico-criando-um-jogo-rpg#194753
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty Re: Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

Mensagem por Meta Ridley Qui 28 Mar 2013, 22:21

eu testei,mas não funcionou,e ele ficou flutuando


Descupa eu fiz um código meio Top Down mesmo. Eu esqueci que o seu jogo é de Plataforma.


Neste caso, toda vez que o inimigo for se movimentar para atacar ou retornar ao seu habitat troque origem_em_y e player.y por apenas y. Se quiser diminua o valor do habitat e outros valores.

Para o inimigo não ficar tremendo ponha speed=0 dentro de um código.


Mas dê uma lida no código para que você veja os motivos de cada ação.
Meta Ridley
Meta Ridley

Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Número de Mensagens : 171
Prêmios : Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty Re: Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

Mensagem por arthur.emori Seg 01 Abr 2013, 17:43

bem gente obrigado pra quem ajudou!mas acho que vou só colocar pra ele teleportar mesmo,quem sabe daqui algum tempo eu não aprendo?
arthur.emori
arthur.emori

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 13/02/2013
Reputação : 1
Número de Mensagens : 46
Prêmios : Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty Re: Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

Mensagem por Isaque Onix Seg 01 Abr 2013, 18:04

Código:

if(distance_to_object(seu_player)<100){
if(seu_player.x<x){
if(place_free(x-32,y+32)){xx=xstart}else
if(place_free(x-1,y)){xx=seu_player.x}
}else
if(seu_player.x>x){
if(place_free(x+32,y+32)){xx=xstart}else
if(place_free(x+1,y)){xx=seu_player.x}
}}else{xx=xstart}
if(distance_to_point(xx,y)>5){
if(xx<x){x-=5}else
if(xx>x){x+=5}}

coloca no step do enemy, defina as variaveis
Código:
xx=x yy=y
no create event, mude seu_player para o nome do objeto player e teste.

Ps: não sei porque, mais está aparecendo um '< br >' entre os codigos, "sei que isso é relativo ao html", mais apague-os para que o codigo funcione bem
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda!inimigo perseguindo e voltando Empty Re: Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos