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[Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade

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[Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Ter 26 Mar 2013, 17:20

É o seguinte,minha pergunta eu receio ser bem complicada,e a quem me ajudar ficarei muito agradecido!

Preste atenção!
O objeto inimigo tenque jogar um objeto bomba,que tem a fricção de 0.1.
Ele tenque jogar a bomba em uma velocidade que,de acordo com a fricção e a distancia,pára exatamente no jogador.

Agradeço desde ja!


Última edição por Adilson Thiago Vieira em Ter 26 Mar 2013, 23:49, editado 1 vez(es)
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade

Mensagem por theguitarmester em Ter 26 Mar 2013, 17:31

é só você calcular, precisará dessas variaveis funções:
Lógicamente a fricção.
velocidade do lançamento padrão.
distância entre bomba - personagem,
você consegue esse valor usando essa função point_direction(EX:com a bomba: point_direction(x,y,personagem.x,personagem.y))

distancia/velocidade*fricção

e vá ajustando o valor assim:
velocidade(distancia/velocidade*fricção)/1.2


acho que é isso, mas como não testei(e fiz de cabeça), o code(e a lógica, porque eu já pensei nisso, mas nunca coloquei em prática) pode estar errado.
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Ter 26 Mar 2013, 17:45

Nao da...A velocidade que faz parar exatamente no jogador so ha uma!
Ele teria que descobrir exatamente apenas usando o valor da distancia e da fricção!
Realmente o problema é muito complicado!
seria algo como
0.1*distance_to_point(jogador.x,jogador.y)
Ele descobriria quanto de velocidade iria precisar para nao ser impedido pelo 0.1 da fricção!
Nao funciona porque na verdade esse valor nao é o valor exato de vezes que ele tera que enfrentar a fricção....
Nao sei explicar ao certo...

Mas obrigado por tentar ajudar Theguitarmester! =D
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade

Mensagem por theguitarmester em Ter 26 Mar 2013, 17:57

Não é complicado, é só questão de matemática.

irei fazer uns calculos e testes e logo volto com o resultado.
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade

Mensagem por RafaelCazarotto em Ter 26 Mar 2013, 18:04

na pratica não é tãooo dificil, ok é dificil, mas oq complica mesmo é o friction, pq ele vai diminuindo a velocidade gradativamente, oq daria para fazer é uma variavel para identificar a velocidade exe
velocidade=point_direction(x,y,personagem.x,personagem.y)-friction
ou vc poderia fazer com que ele tivesse duas variaveis uma para o x e uma para o y para a cordenada do personagem, exe
yv=point_direction(x,y,x,personagem.y)
xv=point_direction(x,y,personagem.y,y)
ae no step vc pode por algo para o y se adaptar com o yv, tipo o y aumentar ou diminuir com o valor do friction para se adequar ao yv,faz a mesma coisa com o x,
acho que fui meio confuso kkkkk
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Ter 26 Mar 2013, 18:18


Não é complicado, é só questão de matemática.

irei fazer uns calculos e testes e logo volto com o resultado..
Ficarei realmente muito agradecido se puder me ajudar,que eu realmente me cansei de torrar minha cabeça por essa solução ksksksk

na pratica não é tãooo dificil, ok é dificil, mas oq complica mesmo é o friction, pq ele vai diminuindo a velocidade gradativamente, oq daria para fazer é uma variavel para identificar a velocidade exe
velocidade=point_direction(x,y,personagem.x,personagem.y)-friction
ou vc poderia fazer com que ele tivesse duas variaveis uma para o x e uma para o y para a cordenada do personagem, exe
yv=point_direction(x,y,x,personagem.y)
xv=point_direction(x,y,personagem.y,y)
ae no step vc pode por algo para o y se adaptar com o yv, tipo o y aumentar ou diminuir com o valor do friction para se adequar ao yv,faz a mesma coisa com o x,
acho que fui meio confuso kkkkk
Noa consegui entender ao certo...Porque point direction?
Ou voce quiz dizer point distance?
Nao consegui intender ao certo sua teoria...Mas obrigado por tentar ajudar,se puder explicar melhor ficarei agradecido Rafael =D
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade

Mensagem por theguitarmester em Ter 26 Mar 2013, 18:43

Bom, realmente é mais complicado do que eu pensava! mas terei tempo nesse feriado para pensar em como resolver, isso será uma de minhas metas!


Tentei: Velocidade=(Distância*Friction)/4 e outros, mas nenhum funcionou corretaente em todos casos.
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Ter 26 Mar 2013, 19:00



Bom, realmente é mais complicado do que eu pensava! mas terei tempo nesse feriado para pensar em como resolver, isso será uma de minhas metas!


Tentei: Velocidade=(Distância*Friction)/4 e outros, mas nenhum funcionou corretaente em todos casos..
Eu tambem pensei que era facil de inicio...Mas realmente,precisa ter muita logica ou ser muito bom em matematica!

Se alguem aqui conseguir uma solução,eu realmente vou ficar sem palavras! '-'
XD
Mais uma vez queria lhe agradecer Theguitarmester por estar a quere me ajudar =]
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade

Mensagem por RafaelCazarotto em Ter 26 Mar 2013, 19:24

Desculpe pela minha confusao kkkkkk mas a minha logica foi o seguinte
Vc pega a posiçao do plater no create da bomba, e cria uma variavel para o y e pro x , ae no step faz com que o x e y fiquem iguais a zero a variavel y e x que foi declarada no inicio, eh mais ou menos isso Smile se sobrar tempo hoje eu posso bolar algo mas acho que vo tentar amanha ;)
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Ter 26 Mar 2013, 19:48

Desculpe pela minha confusao kkkkkk mas a minha logica foi o seguinte
Vc pega a posiçao do plater no create da bomba, e cria uma variavel para o y e pro x , ae no step faz com que o x e y fiquem iguais a zero a variavel y e x que foi declarada no inicio, eh mais ou menos isso se sobrar tempo hoje eu posso bolar algo mas acho que vo tentar amanha ;)
Desculpa,ainda não consegui entender ao certo...Mas parece que sua teoria nao vai identificar a velocidade com base na friction e distancia não eh?

Obrigado por tentar me ajudar tambem!
Sinto que minha dor de cabeça ja esta acabando com a ajuda de vocês XD
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade

Mensagem por RafaelCazarotto em Ter 26 Mar 2013, 20:00

Pode usar o friction ou nao porem com friction fica mais dificil mas mais real e agradavel, vou tentar explicar melhor kkkkkkk eh pq to no cel ae nao tenho nem como por imagens como exemplo Sad mas pense assim
Vc ta parado e olha o brigadeiro a uma tanta distancia, vc analisa a distancia com os olhos e denomina tipo 15 x e 6 y de distancia de vc, entao no step vc checa se seu x eh igual a o x do brigadeiro se nao for igual analiza se eh maior se for maior vc diminui um valor e se for menor vc aumenta um valor, assim vc vai tipo calcular a localizaçao do brigadeiro. Kkkkk ateh que fico legalzinho o exemplo, e foi muito bom fazer esse exemplo pq esclareceu muito pra mim tbm kkkkk se vc nao intendeu eu bolo outro exemplo ;)
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade

Mensagem por Gonçalves em Ter 26 Mar 2013, 20:47

Tente isso (Create):

Código:
// Define a deaceleração
friction = 0.2

// Define a direção
direction = point_direction(x,y,500,400)

// Define a velocidade de acordo com a deaceleração e distância pro objetivo (Raiz quadrada da deaceleração*2*distancia - pura física :P)
speed = sqrt(2*friction*point_distance(x,y,500,400))

Basta fazer as edições necessárias.
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Ter 26 Mar 2013, 22:52

Nussa,valeu Gonçalves =0
Tenho que aprender a usar raiz quadrada XD
Realmente,funcionou perfeitamente! =]

Muito obrigado a todos por me ajudarem,a do Rafael eu acho que eu tava começando a entender,mas parece que eu ja tinha tentado isso :[
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade

Mensagem por theguitarmester em Ter 26 Mar 2013, 23:11

Salve Gonçalves!
tinha pensado fazer usando expoente(que é junto a raiz), mas não cheguei a aplicar, até porque nunca precisei aplicar isso.

Vou guardar esse coe na engine que estava fazemdo para testes, quem quizer, ta aqui:
http://dl.dropbox.com/u/94055748/lan%C3%A7ar%20e%20parar%20no%20mesmo%20de%20diferentes%20lugares.gmk
Créditos a Gonçalves por code de medição de velocidade.
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade

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