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Aula 02 GML - If e Else

em Seg 25 Mar 2013, 21:17
Aula 02 GML - If e Else
IF

If ele checa o que esta entre {}, se você traduzir IF vai dar SE e exatamente isso o que ele faz.

Aqui esta o code dele:
Código:

if variavel = 0
{
//Ação aqui
}
Aqui um exemplo de vida:
Código:

if vida = 0
{
instance_destroy()
}

Vou explicar:
Código:

se a variável vida for 0
objeto vai destruir
é isso que o if faz, ele checa a variável.

Bom agora mostrarei com um exemplo com o Mario(Joguei Muito no ni tendo e por isso tarei usando ele com ex)

Bom vamos la o Mario tem duas variáveis muito conhecidas a VIDA e MOEDAS, no jogo quando se consegue 100 MOEDAS você ganha uma vida, e é isso que estarei fazendo com vocês aqui.

Crie um objeto e no CREATE dele coloque:
Código:

vida=5//Cria variável vida e faz o valor dela ser 5
moedas=0//Cria variável moedas e faz o valor dela ser 0

Agora no STEP coloque:
Código:

if keyboard_check_pressed(vk_up)//Se a tecla up for pressionada
{
moedas+=1//Acrescenta + 1 na variável talvez próximo tuto seja sobre os sinais + - / * XD.
}

if moedas >=100//Se a variável moedas for maior que 100
{
vida+=1//Vida + 1
moedas=0//Moedas volta a ser 0
}
Agora no DRAW:
Código:

draw_text(0,0,moedas)//Desenha variável moedas no x=0 e y=0
draw_text(0,10,vida)//Desenha variável vida no x=0 e y=10

Coloque o objeto na sala e teste o jogo, bom é isso ai agora vamos para o Else XD.

Else


Else significa Senão em inglês, lembrando que ela tem que ser usada junto com o IF

Code do Else:
Código:

if variavel=0//Se
{
Ação
}
else //Senão
{
//Ação
}

Aqui um exemplo:
Código:

if mouse_check_button(mb_left)//Se a o botão do mouse esquerdo for pressionado
{
cheat=true//Variável cheat passa a ser true
nojogo = false//Variável nojogo passa a ser false
}
else//senão
{
nojogo = true//Variável nojogo passa a ser true
cheat=false//Variável cheat passa a ser false
}

Agora tarei fazendo uma engine aqui em 5 minutinhos rapidamente rápido e postando aqui pra vocês ;)

Baixe a engine aqui.

Bom galera é isso ver se escrever o code, não fica copiando não por que você não aprende copiando e estuda, Valeu Pessoal Até.


Última edição por willcraft2 em Dom 26 Maio 2013, 21:49, editado 1 vez(es)
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Re: Aula 02 GML - If e Else

em Sex 12 Abr 2013, 09:54
Muito bom muito foda, parabens eu aprendi, da proxima vez tenta fazer ela dentro de uma engine pra ir pegando as manha
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Re: Aula 02 GML - If e Else

em Dom 26 Maio 2013, 21:47
Lucas Liquid escreveu:Muito bom muito foda, parabens eu aprendi, da proxima vez tenta fazer ela dentro de uma engine pra ir pegando as manha

Que bom te ajudado, obrigado LOL. ok vou fazer uma engine. posto hoje (talvez).

EDIT: O cara revi o tópico todo e tem uma engina que já fiz, ta no fim do tópico.
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Re: Aula 02 GML - If e Else

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