GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Massive multiplayer online - parte 1

+2
!!Game Play!!
Pit Bull
6 participantes

Ir para baixo

Massive multiplayer online - parte 1 Empty Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por Pit Bull Dom 24 Mar 2013, 18:15

Massive multiplayer online
parte 1


Nível: iniciante.
Descrição:Este tutorial irá abortar todos os conceitos sobre MMO, desde mensagens simultâneas, banco de dados até o projeto final: jogo MMORPG.
Nesta primeira parte, vou mostrar em teoria, como funciona varias conexões com o servidor.
Todos os comandos da 39dll estão neste LINK.
Mensagens simultâneas
Massive multiplayer online - parte 1 Computador_desenho

Como na imagem acima, o servidor é parecido com os clientes, mas apenas ele gerencia os dados do jogo, que vão desde mensagens de chat até posição do jogador no mundo, diferente de multiplayer, o MMO se baseia em milhares de jogadores se enfrentando entre si, mandando e recebendo mensagens de um mesmo servidor(computador).

Como funciona um servidor MMO

Para que o servidor possa enviar e receber informações de cada jogador, ele precisa criar uma lista com a identificação de cada jogador e tudo que ele pode fazer no jogo.
Vamos usar neste tutorial a lista mais simples que se pode ter em um jogo MMO.
Cada jogador terá uma identificação unica e um nome.
Código:
//exemplo de 3 jogadores
jogador[1,1]=1  //identificação do jogador 1
jogador[1,2]="a"//nome do jogador 1

jogador[2,1]=2 
jogador[2,2]="b"

jogador[3,1]=3 
jogador[3,2]="c"
No exemplo acima, serão aceitos apenas 3 jogadores, e com eles, apenas seu nome e armazenado no servidor.
Quando um servidor recebe uma mensagem de um cliente pedindo conexão, ele irá verificar se há vagas disponíveis e então adiciona o jogador em sua lista.
Massive multiplayer online - parte 1 Adicionando%20jogador
Como na imagem acima, a identificação do jogador[2] na lista e 0(zero), pois não há ninguém ocupando aquela vaga.
Não precisamos nos preocupar em qual identificação dar ao jogador quando ele se conecta, a 39dll irá retornar o numero toda vez que alguém se conectar.
Quando não houver mais vagas, o servidor simplesmente deixará de responder todas as mensagens enviadas pelos jogadores fora da lista, e é por esse motivo que o servidor deve guardar todas as identificações dos jogadores, para que ele saiba quem está jogando e assim responder as solicitações.
Toda vez que o servidor precisar enviar uma mensagem a algum jogador conectado, ele simplesmente verifica na lista o jogador e pega a identificação dele para saber onde deve ser mandado a mensagem.

Modelo de mensagem
Toda mensagem deve conter a identificação dela, o conteúdo e o destinatário(quem irá recebe-la)
Código:
//mensagem simples, enviando o numero 1 para o destinatario 3
writebyte(1)//identificação da mensagem
writeshort(1)//conteudo da mensagem
sendmessage(3)//destinatario
Usamos a identificação da mensagem para saber qual é o assunto que terá dentro dela, para que quando chegue ao destinatário, este saiba o que fazer com o conteúdo dela.
Apenas o servidor sabe qual e a identificação de todos os jogadores e cada jogador sabe apenas a identificação do servidor, assim podemos concentrar todas as informações em apenas 1 lugar(servidor) e com isso organizar melhor o jogo.

E aqui termina a primeira parte do tutorial sobre MMO, espero que você tenha gostado e se possível de um feedback sobre o que você achou da primeira parte.

No próximo tutorial vou ensinar como fazer tudo isso em códigos, usando um exemplo bem conhecido: o chat.

PARTE 2

Obrigado por ler.
- Bull,Pit


Última edição por Pit Bull em Dom 24 Mar 2013, 22:21, editado 2 vez(es)
Pit Bull
Pit Bull

Data de inscrição : 31/08/2010
Reputação : 16
Número de Mensagens : 646
Prêmios : Massive multiplayer online - parte 1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • C#
  • Outros


https://discord.gg/ZPM2d6q

Ir para o topo Ir para baixo

Massive multiplayer online - parte 1 Empty Re: Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por !!Game Play!! Dom 24 Mar 2013, 18:22

TOOOOP *-----* quando sai part II ?
!!Game Play!!
!!Game Play!!

Data de inscrição : 24/12/2011
Reputação : 4
Número de Mensagens : 159
Prêmios : Massive multiplayer online - parte 1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.blackcubestudio.tkk/

Ir para o topo Ir para baixo

Massive multiplayer online - parte 1 Empty Re: Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por Pit Bull Dom 24 Mar 2013, 18:25

Como estou animado com a ideia, acho que hoje mesmo Smile
Pit Bull
Pit Bull

Data de inscrição : 31/08/2010
Reputação : 16
Número de Mensagens : 646
Prêmios : Massive multiplayer online - parte 1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • C#
  • Outros


https://discord.gg/ZPM2d6q

Ir para o topo Ir para baixo

Massive multiplayer online - parte 1 Empty Re: Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por !!Game Play!! Dom 24 Mar 2013, 18:29

esperando ansiosamente aqui y)
!!Game Play!!
!!Game Play!!

Data de inscrição : 24/12/2011
Reputação : 4
Número de Mensagens : 159
Prêmios : Massive multiplayer online - parte 1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.blackcubestudio.tkk/

Ir para o topo Ir para baixo

Massive multiplayer online - parte 1 Empty Re: Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por Crovux Dom 24 Mar 2013, 19:36

legal... eu vo esperar as partes mais avançadas... fico meio perdido na movimentação dos players e criação deles nas rooms...
Mas voltando a este topico... está muito bom...
Crovux
Crovux

Data de inscrição : 07/01/2012
Reputação : 6
Número de Mensagens : 169
Prêmios : Massive multiplayer online - parte 1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Massive multiplayer online - parte 1 Empty Re: Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por machosupremo Seg 25 Mar 2013, 17:23

Hey Pit, cara gostei, vc é muito caprichoso hehe =]

achei otimo a abordagem dos conceitos.
machosupremo
machosupremo

Data de inscrição : 10/10/2012
Reputação : 2
Número de Mensagens : 99
Prêmios : Massive multiplayer online - parte 1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.dinoup.com

Ir para o topo Ir para baixo

Massive multiplayer online - parte 1 Empty Re: Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por ruben.23 Qua 03 Jul 2013, 16:03

parabens! ficou muito bem esplicado.
ruben.23
ruben.23

Data de inscrição : 29/05/2013
Reputação : 10
Número de Mensagens : 212
Prêmios : Massive multiplayer online - parte 1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Massive multiplayer online - parte 1 Empty Re: Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por xShadoowgun Qui 04 Jul 2013, 18:40

Da pra fazer com Game Maker studio ou o lite?
xShadoowgun
xShadoowgun

Data de inscrição : 09/05/2013
Reputação : 10
Número de Mensagens : 13
Prêmios : Massive multiplayer online - parte 1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://www.youtube.com/xShadoowgun

Ir para o topo Ir para baixo

Massive multiplayer online - parte 1 Empty Re: Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por Convidado Qua 07 Ago 2013, 13:13

Olha, adorei seu tutorial. Mesmo achando ele meio pequeno e tals... Você bem que poderia ter usado PC's mais convincentes não?? KKKK, mas falando serio, seu tutorial foi ótimo. Claro, mesmo sendo só para explicar ficou muito bom...

Continue assim, até...

VLW!!flw 
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Massive multiplayer online - parte 1 Empty Re: Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por Pit Bull Qua 07 Ago 2013, 15:59

ruben.23 escreveu:parabens! ficou muito bem esplicado.
Obrigado, deu muito trabalho.
xShadoowgun escreveu:Da pra fazer com Game Maker studio ou o lite?
Como ele usa dll, só na versão pro do 8.0/8.1 ou studio.
Nicolas - Washkeri escreveu:
Olha, adorei seu tutorial. Mesmo achando ele meio pequeno e tals... Você bem que poderia ter usado PC's mais convincentes não?? KKKK, mas falando serio, seu tutorial foi ótimo. Claro, mesmo sendo só para explicar ficou muito bom...

Continue assim, até...

VLW!!
Como assim pequeno? O.o
Obrigado amigo.
Pit Bull
Pit Bull

Data de inscrição : 31/08/2010
Reputação : 16
Número de Mensagens : 646
Prêmios : Massive multiplayer online - parte 1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • C#
  • Outros


https://discord.gg/ZPM2d6q

Ir para o topo Ir para baixo

Massive multiplayer online - parte 1 Empty Re: Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por Convidado Qua 07 Ago 2013, 19:56

Pit Bull escreveu:
Como assim pequeno? O.o
Obrigado amigo.

KKKK. Olha :cyclops:explicarei o que eu disse:

Nicolas - Washkeri escreveu:
Mesmo achando ele meio pequeno e tals...

Achei o seu tuto pequeno em comparação a outros que vejo por ai.

Nicolas - Washkeri escreveu:
Você bem que poderia ter usado PC's mais convincentes não?? KKKK, mas falando serio, seu tutorial foi ótimo.

Nisso, me referi ao desenhos de pc's que tu fizesse, affraid, e também, estou te elogiando(se tu num percebeu tu é burrinho eim? Brinks... Para ter escrito um tópico decente assim).

cheers Bem, mais uma vez, "ÓTIMO TUTORIAL QUE VOCÊ FEZ", e um boa noite, ou boa tarde, talvez até, bom dia!

Sem querer ser muito chamativo...
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Massive multiplayer online - parte 1 Empty Re: Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos