Massive multiplayer online - parte 1

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100% Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por Pit Bull em Dom 24 Mar 2013, 18:15

Massive multiplayer online
parte 1


Nível: iniciante.
Descrição:Este tutorial irá abortar todos os conceitos sobre MMO, desde mensagens simultâneas, banco de dados até o projeto final: jogo MMORPG.
Nesta primeira parte, vou mostrar em teoria, como funciona varias conexões com o servidor.
Todos os comandos da 39dll estão neste LINK.
Mensagens simultâneas

Como na imagem acima, o servidor é parecido com os clientes, mas apenas ele gerencia os dados do jogo, que vão desde mensagens de chat até posição do jogador no mundo, diferente de multiplayer, o MMO se baseia em milhares de jogadores se enfrentando entre si, mandando e recebendo mensagens de um mesmo servidor(computador).

Como funciona um servidor MMO

Para que o servidor possa enviar e receber informações de cada jogador, ele precisa criar uma lista com a identificação de cada jogador e tudo que ele pode fazer no jogo.
Vamos usar neste tutorial a lista mais simples que se pode ter em um jogo MMO.
Cada jogador terá uma identificação unica e um nome.
Código:
//exemplo de 3 jogadores
jogador[1,1]=1  //identificação do jogador 1
jogador[1,2]="a"//nome do jogador 1

jogador[2,1]=2 
jogador[2,2]="b"

jogador[3,1]=3 
jogador[3,2]="c"
No exemplo acima, serão aceitos apenas 3 jogadores, e com eles, apenas seu nome e armazenado no servidor.
Quando um servidor recebe uma mensagem de um cliente pedindo conexão, ele irá verificar se há vagas disponíveis e então adiciona o jogador em sua lista.

Como na imagem acima, a identificação do jogador[2] na lista e 0(zero), pois não há ninguém ocupando aquela vaga.
Não precisamos nos preocupar em qual identificação dar ao jogador quando ele se conecta, a 39dll irá retornar o numero toda vez que alguém se conectar.
Quando não houver mais vagas, o servidor simplesmente deixará de responder todas as mensagens enviadas pelos jogadores fora da lista, e é por esse motivo que o servidor deve guardar todas as identificações dos jogadores, para que ele saiba quem está jogando e assim responder as solicitações.
Toda vez que o servidor precisar enviar uma mensagem a algum jogador conectado, ele simplesmente verifica na lista o jogador e pega a identificação dele para saber onde deve ser mandado a mensagem.

Modelo de mensagem
Toda mensagem deve conter a identificação dela, o conteúdo e o destinatário(quem irá recebe-la)
Código:
//mensagem simples, enviando o numero 1 para o destinatario 3
writebyte(1)//identificação da mensagem
writeshort(1)//conteudo da mensagem
sendmessage(3)//destinatario
Usamos a identificação da mensagem para saber qual é o assunto que terá dentro dela, para que quando chegue ao destinatário, este saiba o que fazer com o conteúdo dela.
Apenas o servidor sabe qual e a identificação de todos os jogadores e cada jogador sabe apenas a identificação do servidor, assim podemos concentrar todas as informações em apenas 1 lugar(servidor) e com isso organizar melhor o jogo.

E aqui termina a primeira parte do tutorial sobre MMO, espero que você tenha gostado e se possível de um feedback sobre o que você achou da primeira parte.

No próximo tutorial vou ensinar como fazer tudo isso em códigos, usando um exemplo bem conhecido: o chat.

PARTE 2

Obrigado por ler.
- Bull,Pit


Última edição por Pit Bull em Dom 24 Mar 2013, 22:21, editado 2 vez(es)

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100% Re: Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por !!Game Play!! em Dom 24 Mar 2013, 18:22

TOOOOP *-----* quando sai part II ?

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Mensagem por Pit Bull em Dom 24 Mar 2013, 18:25

Como estou animado com a ideia, acho que hoje mesmo Smile

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Mensagem por !!Game Play!! em Dom 24 Mar 2013, 18:29

esperando ansiosamente aqui y)

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100% Re: Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por Crovux em Dom 24 Mar 2013, 19:36

legal... eu vo esperar as partes mais avançadas... fico meio perdido na movimentação dos players e criação deles nas rooms...
Mas voltando a este topico... está muito bom...

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100% Re: Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por machosupremo em Seg 25 Mar 2013, 17:23

Hey Pit, cara gostei, vc é muito caprichoso hehe =]

achei otimo a abordagem dos conceitos.

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Mensagem por ruben.23 em Qua 03 Jul 2013, 16:03

parabens! ficou muito bem esplicado.

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Mensagem por xShadoowgun em Qui 04 Jul 2013, 18:40

Da pra fazer com Game Maker studio ou o lite?

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Mensagem por Convidado em Qua 07 Ago 2013, 13:13

Olha, adorei seu tutorial. Mesmo achando ele meio pequeno e tals... Você bem que poderia ter usado PC's mais convincentes não?? KKKK, mas falando serio, seu tutorial foi ótimo. Claro, mesmo sendo só para explicar ficou muito bom...

Continue assim, até...

VLW!!flw 

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100% Re: Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por Pit Bull em Qua 07 Ago 2013, 15:59

ruben.23 escreveu:parabens! ficou muito bem esplicado.
Obrigado, deu muito trabalho.
xShadoowgun escreveu:Da pra fazer com Game Maker studio ou o lite?
Como ele usa dll, só na versão pro do 8.0/8.1 ou studio.
Nicolas - Washkeri escreveu:
Olha, adorei seu tutorial. Mesmo achando ele meio pequeno e tals... Você bem que poderia ter usado PC's mais convincentes não?? KKKK, mas falando serio, seu tutorial foi ótimo. Claro, mesmo sendo só para explicar ficou muito bom...

Continue assim, até...

VLW!!
Como assim pequeno? O.o
Obrigado amigo.

Pit Bull

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100% Re: Massive multiplayer online - parte 1

Mensagem por Convidado em Qua 07 Ago 2013, 19:56

Pit Bull escreveu:
Como assim pequeno? O.o
Obrigado amigo.

KKKK. Olha :cyclops:explicarei o que eu disse:

Nicolas - Washkeri escreveu:
Mesmo achando ele meio pequeno e tals...

Achei o seu tuto pequeno em comparação a outros que vejo por ai.

Nicolas - Washkeri escreveu:
Você bem que poderia ter usado PC's mais convincentes não?? KKKK, mas falando serio, seu tutorial foi ótimo.

Nisso, me referi ao desenhos de pc's que tu fizesse, affraid, e também, estou te elogiando(se tu num percebeu tu é burrinho eim? Brinks... Para ter escrito um tópico decente assim).

cheers Bem, mais uma vez, "ÓTIMO TUTORIAL QUE VOCÊ FEZ", e um boa noite, ou boa tarde, talvez até, bom dia!

Sem querer ser muito chamativo...

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