Uso do Draw Event

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Uso do Draw Event

Mensagem por NPH em Qua 20 Mar 2013, 17:30

Olá pessoal do fórum! cheers
Venho aqui postar mais uma de minhas dúvidas e essa é sobre o draw em meu jogo.
Como vocês já devem ter visto em meu jogo (Black Tank) tudo o que está nas imagens e no jogo usa o Draw.
Para que o jogo não fique rodando a 5 FPS (muito lento demais Sleep ), eu usei as funções:
Código:

instance_activate_all();
instance_deactivate_region(view_xview,view_yview,view_wview,view_hview,false,true);
[...] só que algumas instâncias não podem ser desativadas rabbit , como no seguinte código:
Código:

//estes sao prioridade
instance_activate_object(obj_settings);
instance_activate_object(obj_display_settings);
instance_activate_object(obj_balao_fala);
instance_activate_object(obj_createflakes);
//estes nem tanto
instance_activate_object(obj_tnk_bullet);instance_activate_object(obj_particles);
instance_activate_object(obj_tnk_bullet02);instance_activate_object(obj_tnk_pisblt);
instance_activate_object(obj_explosion);instance_activate_object(obj_tank_ai1);
instance_activate_object(obj_tank_ai2);instance_activate_object(obj_tank_ai3);
instance_activate_object(obj_snowflake);instance_activate_object(obj_mine);
Voltando ao assunto, TUDO em meu jogo utiliza funções do Draw, como o obj_tank_pl1(tanque do jogador):
Código:

draw_sprite_ext(sprite_index,0,x,y+zground,1,1,direction,-1,1);
draw_sprite_ext(sprite_index,1,x,(y-2)+z,1,1,direction,-1,1);
draw_sprite_ext(sprite_index,1,x,(y-4)+z,1,1,direction,-1,1);
draw_sprite_ext(sprite_index,1,x,(y-6)+z,1,1,direction,-1,1);
draw_sprite_ext(sprite_index,1,x,(y-8)+z,1,1,direction,-1,1);
draw_sprite_ext(sprite_index,1,x,(y-10)+z,1,1,direction,-1,1);
draw_sprite_ext(sprite_index,1,x,(y-12)+z,1,1,direction,-1,1);
draw_sprite_ext(sprite_index,2,x,(y-14)+z,1,1,rot_can1,-1,1);
draw_sprite_ext(sprite_index,2,x,(y-16)+z,1,1,rot_can1,-1,1);
draw_sprite_ext(sprite_index,2,x,(y-18)+z,1,1,rot_can1,-1,1);
draw_sprite_ext(sprite_index,3,x,(y-20)+z,1,1,rot_can1,-1,1);
draw_sprite_ext(sprite_index,3,x,(y-22)+z,1,1,rot_can1,-1,1);
Se eu desativo algumas instâncias, como as paredes, pedras (obstáculos em geral sorrindo2 ) ocorrem bugs como algum inimigo ficar preso dentro de uma parede, mas se eu deixar tudo ativado, o jogo roda a uns 5 FPS e fica impossível de jogar.
Então fica a dúvida: Se eu desativar o draw ao invés de desativar as instâncias fora da tela, irá ajudar a melhorar o desempenho do meu jogo ou existe outro método mais eficiente??
Obrigado pela paciência de quem leu a minha dúvida tonto
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Re: Uso do Draw Event

Mensagem por luiz_eldorado em Qua 20 Mar 2013, 18:30

Acho que você deve desativar numa distância maior.
Talvez funcione, tente colocar mais meia view, assim:
Código:
instance_deactivate_region(view_xview-(view_wview/2),view_yview-(view_hview/2),view_wview*2,view_hview*2,false,true);

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Re: Uso do Draw Event

Mensagem por NPH em Qua 20 Mar 2013, 19:25

luiz_eldorado escreveu:Acho que você deve desativar numa distância maior.
Talvez funcione, tente colocar mais meia view, assim:
Código:
instance_deactivate_region(view_xview-(view_wview/2),view_yview-(view_hview/2),view_wview*2,view_hview*2,false,true);
Não posso fazer isso, pois ocorre o mesmo bug de os inimigos ficarm presos.
Obrigado pela ajuda, mas o bug continua a ocorrer e agora o jogo fica um pouco mais lento pois fica meia view maior, assim ficando com mais instâncias ativas.
O meu problema é com o draw.

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Re: Uso do Draw Event

Mensagem por PedroX em Qua 20 Mar 2013, 19:48

Faça com que todas as instâncias fora da tela fiquem com a variável visible igual a 0 (false).

Código:
with(all)
{
visible=1;
if (x<view_xview)
if (y<view_yview)
if (x>view_xview+view_wview)
if (y>view_yview+view_hview)
visible=false;
}

Ou em uma linha:
Código:
with(all)visible=(x>view_xview)&&(y>view_yview)&&(x<view_xview+view_wview)&&(y<view_yview+view_hview);

E remova o código que você mostrou. O resultado é que o Draw do objeto não será executado.

Ah, a boa notícia é que as colisões vão funcionar normalmente.

Até mais!


Última edição por PedroX em Qui 21 Mar 2013, 00:09, editado 1 vez(es)

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Re: Uso do Draw Event

Mensagem por NPH em Qua 20 Mar 2013, 20:01

Valew, vou testar imediatamente!
Dou um [EDIT] assim que eu testar.
Obrigado!
[EDIT]
aaaaaaaaaaaaaaaaaa affraid
Funcionou perfeitamente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! affraid
Muitíssimo obrigado pela dica de desativar o visible!!!!!!!!!!!! affraid
PHProductions®


Última edição por PHProductions em Qua 20 Mar 2013, 20:30, editado 1 vez(es) (Razão : agradecer quem me ajudou!)

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Re: Uso do Draw Event

Mensagem por PedroX em Qua 20 Mar 2013, 23:47

Fico feliz de saber que funcionou. Em quantos está o FPS? Eu nem lembrava muito bem dessa 'técnica', mas ainda estava na memória. Smile

Até mais!

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Re: Uso do Draw Event

Mensagem por Thyago em Qua 20 Mar 2013, 23:54

.Lembrando que o
Código:
visible=false
desativa totalmente o draw,então evite por códigos lá use apenas para desenhar,mesmo.

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Re: Uso do Draw Event

Mensagem por NPH em Qui 21 Mar 2013, 00:13

PedroX escreveu:Fico feliz de saber que funcionou. Em quantos está o FPS? Eu nem lembrava muito bem dessa 'técnica', mas ainda estava na memória. Smile

Até mais!
Agora o jogo roda com o FPS no máximo (digamos que o máximo é de 30 FPS) como deveria e sem bugs toscos!.
Valeu!
@Thyago:
O meu jogo é completamente criado usando funções do DRAW, como draw_sprite_ext, daí o problema, é que todas as instâncias utilizam o draw e cada instância tem 25 linhas de código em média, agora imagine 625 instâncias apenas em uma room:
625*25=15625 linhas no Draw sendo executados ao mesmo tempo a cada frame, dando um total de 468750 linhas por segundo.
Espero que tenha entendido e que não me tenha levado a mal...

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Re: Uso do Draw Event

Mensagem por Thyago em Qui 21 Mar 2013, 00:16

????...
.Porque levar a mal???
.Eu só disse para não por códigos,alem dos de desenhar...só isso
cheers

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Re: Uso do Draw Event

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