GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

+20
DS Santos
Gonçalves
Misa
Meta Ridley
Henrique_GJ
SIGILOSO
TRFN
Livsk
Rodrigo Santiago
Kabeção
Jiraya
peixoto
JoaoVanBlizzard
DNilo
cascavelo
Adilson Thiago Vieira
theguitarmester
migueltopsp
PedroX
GameMakerTutoriais
24 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por SIGILOSO Sáb 16 Mar 2013, 20:12

Já vi jogos maravilhosos feitos no RPG Maker. Neste, eu já fiz um jogo completo do Sonic, plataformas, com HUDs funcionais e sistema de rings. Isso no 2003, sem scripts. E olha que o RPG Maker é uma gaiola em termos de liberdade ao criador.
Spelunky. O jogo foi feito originalmente no GM e hoje tem versões pra Xbox e té rendendo uma grana phudida pro desenvolvedor.

O Game Maker é uma ferramenta para jogos 2D, como muitos já disseram. Se você parar pra pensar, tudo, TUDO, não só programas, como na sua vida, tem pontos bons e ruins. Você deve extrair tudo o que puder daquilo que for bom, e o que for ruim, contorne. Tenho um amigo show de bola, mas ele fala errado, vou procurar outro tão legal quanto e que fale certo.

Talvez o exemplo não tenha sido tão bom, mas enquanto você focar em tudo o que há de errado e negar que existem pontos bons, não chegarão a lugar nenhum. Por que não passam a estudar todas as ferramentas que possuem ao seu alcance? E perceberem que existem diferenças? Não se prender ao Game Maker, no caso. Se ele é ruim em algum ponto que realmente prejudique seu projeto, procure outra ferramenta. Se o Game Maker não vai fazer do seu projeto melhor do mundo, mas é o suficiente para se tornar um belo projeto, use-o e saiba burlar as dificuldades.

Até o momento o Game Maker tem sido suficiente para mim. Quando quiser me aprofundar em 3D, em breve, irei passar a estudar Unity. Mas sempre que for trabalhar com 2D, a boa e velha engrenagem verde estará sempre no meu desktop.
afro


Última edição por SIGILOSO em Sáb 16 Mar 2013, 20:19, editado 1 vez(es)
SIGILOSO
SIGILOSO

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 4 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por peixoto Sáb 16 Mar 2013, 20:14

TRFN escreveu:
Meus argumentos foram para o Borderline.Quer que faça alguns para você?
Afinal os argumentos são direcionados as funcionalidades da ferramenta ou aos usuários ? Seus argumentos são referentes a engine ou a algum membro ? Sua intenção é subverter o foco pretendido direcionando um argumento para cada qual ? Explique-se.

Argumentos sobre a ferramenta para um usuário.
Não foi uma ofensa/ameaça essa minha frase(Não sei por que, imagino que sempre achem isso '-'(sei que sou sério as vezes, mas quando falo sério não falo ofensivamente(até por que não é correto ofender)(ao menos não tento)).

Ok mestre peixoto...
I am your master! Zangado (zoa Razz )

Eu entendi seu comentário, mas achei que não havia compreendido o meu.Então apenas defendi minhas palavras e expliquei um pouco melhor minha opnião.
peixoto
peixoto

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 911
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Rodrigo Santiago Sáb 16 Mar 2013, 20:24

Gente, facilidade é inversamente proporcional a velocidade, (na criação de programas), programando em gml resulta num jogo mais 'lento' ou mais consumidor de cpu e memoria, olha só:

gml -mais facil do mundo
java -dificil
c++ -Muito dificil (tente fazer 3d)
assembly- EXTREMAMENTE dificil - tente fazer um 'hellow word'
fisico- IMPOSSIVEL -

O que acontece é que os programas vão ter que converter tudo pra assembly(+-) e como um programa é que ta criando outo , ele não cria com o desempenho máximo, somente a mente humana é capaz de fazer ao máximo.


Game maker não é limitado, limitado é quando você não pode fazer MUITAS COISA, no gm você não pode fazer POUCAS COISAS, mais é pra isso que serve dll.
Rodrigo Santiago
Rodrigo Santiago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por GameMakerTutoriais Sáb 16 Mar 2013, 20:28


Vou pedir pra algum modera trancar o tópico antes que alguém me dê um tiro na rua.

Eu acho que não preciso dizer mais nada. Tem alguém aí que é o exemplo perfeito do típico usuário que adora falar mal do Game Maker. Acho que ele não fez o Crysis porque a Yoyo não corrige bugs há um ano e ficou faltando uma extensão. Se fosse Java ele teria feito.

Novamente eu reforço: antes de meter o pau no Game Maker, faça algo relevante, se não...

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Bugocr10
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por TRFN Sáb 16 Mar 2013, 20:28

Não foi uma ofensa/ameaça essa minha frase(Não sei por que, imagino que sempre achem isso '-'(sei que sou sério as vezes, mas quando falo sério não falo ofensivamente(até por que não é correto ofender)(ao menos não tento)).
O que ostentou minha indagação não foi o fato deu ver um tom de "ameaça" em você... Mas sim a forma que você escreveu, embasado em um espirito de suposta inferioridade vista por você no outro.

Eu entendi seu comentário, mas achei que não havia compreendido o meu.Então apenas defendi minhas palavras e expliquei um pouco melhor minha opnião.
Entretanto teve uma argumentação sua que não é coerente :
sendo Blender nem tem linguagem de programação sequer
Já que disse anteriormente:
O blender desenvolve jogos sim, utilizando o Phyton. E com isso é uma engine também para criar jogos, mas que não tem motor de desenvolvimento interno, mas sim terceirizado em outra arquitetura de linguagem.

gml -mais facil do mundo
java -dificil
c++ -Muito dificil (tente fazer 3d)
assembly- EXTREMAMENTE dificil - tente fazer um 'hellow word'
fisico- IMPOSSIVEL -
A lógica é a mesma e a escolha da ferramenta é de cada qual. Assembly não é impossível, só é uma estrutura de baixo nível.

O Game Maker é uma ferramenta para jogos 2D, como muitos já disseram. Se você parar pra pensar, tudo, TUDO, não só programas, como na sua vida, tem pontos bons e ruins. Você deve extrair tudo o que puder daquilo que for bom, e o que for ruim, contorne. Tenho um amigo show de bola, mas ele fala errado, vou procurar outro tão legal quanto e que fale certo.

Concordo plenamente.

Eu acho que não preciso dizer mais nada. Tem alguém aí que é o exemplo perfeito do típico usuário que adora falar mal do Game Maker. Acho que ele não fez o Crysis porque a Yoyo não corrige bugs há um ano e ficou faltando uma extensão. Se fosse Java ele teria feito.
Quem muito reclama da ferramenta e diz que ela o limita é porque arruma desculpa por não ter "bala na agulha" para fazer algo realmente bom. Como eu disse :
Acredito que o erro está em reclamar da ferramenta, quando devemos ver o quanto somos capazes. O que faz um bom jogo não é a ferramenta, e sim quem a usa.
TRFN
TRFN

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C + C
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros


https://site13.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por peixoto Sáb 16 Mar 2013, 20:32

Pelo pouco que sei , são dois programas separados feito pela mesma equipe.Um é modelador, o outro serve para criar jogos.Então imaginei que ele estive-se falando do modelador visto que é mais famoso..


PS:Não tatrei ele como inferior em nenhum momento '-'
peixoto
peixoto

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 911
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por TRFN Sáb 16 Mar 2013, 20:37

Pelo pouco que sei , são dois programas separados feito pela mesma equipe.Um é modelador, o outro serve para criar jogos.Então imaginei que ele estive-se falando do modelador visto que é mais famoso..


PS:Não tatrei ele como inferior em nenhum momento '-'
Não são dois programas, já que a integração do Phyton não é um programa, e sim uma biblioteca embutida no blender. Não disse me referindo ao modelador, mas sim a sua afirmação quanto ao blender sobre ele não ser uma engine, já que ele é sim uma engine, porém com uma sistemática de compilação terceirizada de jogos. No blender podemos fazer jogos sim. Não existe 2 programas, já que o blender na verdade é um projeto open-source feito a muito tempo que se iniciou como um editor de videos e efeitos (assim como o game maker começou). O blender trabalha como o GIMP, podendo ser possível sempre adicionar novas funções a ele. E desta mesma forma, o Phyton foi integrado a ele.

Wikipedia sobre blender :
Blender, também conhecido como blender3d, é um programa de computador de código aberto,[3] desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine embasado no Phyton.[4] Está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL) / GNU General Public License (GPL).[2] O Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.[5]
TRFN
TRFN

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C + C
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros


https://site13.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por GameMakerTutoriais Sáb 16 Mar 2013, 21:55


Discussão aqui, discussão acolá... Mas o ponto visceral da questão ainda ficou suspenso no tópico:

Borderline escreveu:Para você maldizer o Game Maker e afirmar que o GML é uma linguagem limitada, então você se sentiu limitado com ela. Onde está o seu projeto feito num motor profissional (que foi o único que atendeu suas exigências) cujo trabalho tão poderia ter sido feito no Game Maker?

Então, acho que lavar a boca com sabão antes de falar do Game Maker é uma ótima ideia. Se não fosse por ele, é provável que esse pessoal que tanto o critica dificilmente teria feito um jogo.
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Henrique_GJ Sáb 16 Mar 2013, 22:16

eu depois que comecei a usar unity percebi que o game maker não é tão bom quanto pensava. não por não dar muito suporte a 3d, mas pela forma de editar e talz.. deixa eu explicar melhor

no unity (assim como outras engines) vc ve o mapa / fase / room / como quizer, e vai editando ali tudo, enquanto no gm é separado, você cria a instancias e depois repete ela na room

daí de duas uma:

ou você repete varias vezes algumas coisas, tornando as fases menos atraentes...

ou você tem um trabalho do caramba pra fazer uma fase com mais 'variaçoes'

por isso eu acho que o game maker é um EXCELENTE programa para INICIAR no mundo da criaçao de games e talz, porque você ja sai com capacidade de pegar qualquer programa rapidinho, mas vc é meio limitado, a nao ser que fique repitindo um trabalho repetitivo (ava) varias vezes


alem disso, o game maker e mais lento que outros programas, ao fazer um game comum isso nao altera nada, mas no caso de um game online isso gera algumas limitaçoes, como por exemplo a questao do client e do server - nao da pra fazer uma executavel pra exercer a funçao de server para muitas pessoas, no maximo uma partida fica bom .-.

sem falar que se precisar fazer muitos objetos fica pesado demais, e eu nao vi ate hoje script de importar objetos 3d que nao demorasse demais para carregar no jogo .-.

o game maker é bom sim, mas nao pra ficar nele pro resto da vida, é pra iniciar ali e partir em busca de algo miór
Henrique_GJ
Henrique_GJ

Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1344
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Java
  • C ou C++


http://sitedosjogos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por peixoto Sáb 16 Mar 2013, 22:37

Henrique_GJ escreveu:eu depois que comecei a usar unity percebi que o game maker não é tão bom quanto pensava. não por não dar muito suporte a 3d, mas pela forma de editar e talz.. deixa eu explicar melhor

no unity (assim como outras engines) vc ve o mapa / fase / room / como quizer, e vai editando ali tudo, enquanto no gm é separado, você cria a instancias e depois repete ela na room

daí de duas uma:

ou você repete varias vezes algumas coisas, tornando as fases menos atraentes...

ou você tem um trabalho do caramba pra fazer uma fase com mais 'variaçoes'

por isso eu acho que o game maker é um EXCELENTE programa para INICIAR no mundo da criaçao de games e talz, porque você ja sai com capacidade de pegar qualquer programa rapidinho, mas vc é meio limitado, a nao ser que fique repitindo um trabalho repetitivo (ava) varias vezes


alem disso, o game maker e mais lento que outros programas, ao fazer um game comum isso nao altera nada, mas no caso de um game online isso gera algumas limitaçoes, como por exemplo a questao do client e do server - nao da pra fazer uma executavel pra exercer a funçao de server para muitas pessoas, no maximo uma partida fica bom .-.

sem falar que se precisar fazer muitos objetos fica pesado demais, e eu nao vi ate hoje script de importar objetos 3d que nao demorasse demais para carregar no jogo .-.

o game maker é bom sim, mas nao pra ficar nele pro resto da vida, é pra iniciar ali e partir em busca de algo miór

Uma lenda retorna para a GMBR... Feliz

Nem li totalmente seu comentário, mas concordo plenamente com ele.
o Game Maker é realmente uma ótima ferramenta, mas para o começo.Quando o usuário está apenas ganhando noções de como programar.
Depois disso, realmente percebe-se as limitações dele, e a grande facilidade que é utilizar outras engines para fazer os jogos.
peixoto
peixoto

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 911
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Meta Ridley Dom 17 Mar 2013, 00:38

Finalmente eu li todos os comentário(correndo mas li).

Quando eu li o tópico inicial eu achei que era pra fazer algo como dizer o que o Game Maker poderia ter e que ainda não tem.

Acho que fui só eu mesmo porque a coisa começou a ficar meio tensa alí e aqui. Mas quer saber? É melhor assim mesmo porque a vida não teria muita graça sem tensões e conflitos... maaas que bom que ninguém está morto.

Engraçado que eu já ia dizer que achava interessante o programa ter um editor de áudio, pelo menos um compositor MIDI, e uma melhoria nos recursos em 3D.

Não ia dizer que o programa é ruim. Iria dizer que o programa pode ser melhorado cada vez mais.

Ah, quanto ao Blender que foi comentado. Cara o Blender é um programa que tem todo o direito de se chamar de possuidor-de-recursos-profissionais. Só que é o seguinte, a parte de desenvolvimentos de jogos não tem muitos recursos mesmo. Acho que todo mundo que usa o Blender e já mexeu com qualquer engine de criação de jogos percebe isso. Tal como o Game Maker se concentra no 2D o Blender infelizmente ainda se concentra apenas na criação de elementos gráficos. Ou então felizmente mesmo porque agora ele é possuidor-de-recursos-profissionais. Então, basicamente eu pensava em algo como: Eu crio no Blender e passo pra Ogre e lá eu faço o jogo. Mas enfim.
Meta Ridley
Meta Ridley

Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Número de Mensagens : 171
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Misa Dom 17 Mar 2013, 01:05

O game maker não é tão ruim, nem tão limitado, ele só precisa de melhorar em certas coisas, já pro lado do 3D ele tem que evoluir bastante mesmo para chegar em um bom nivel, seria até bom se em algum dia a yoyo lançasse um game maker em uma versão especial para desenvolver jogos 3D. Já no preço eles poderiam diminuir, seria mais justo, e quanto a comparar o Unity3D com o game maker já é meio que exagero, o unity é muito poderoso !
Misa
Misa

Data de inscrição : 06/09/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 153
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Gonçalves Dom 17 Mar 2013, 02:58

Eu adoro o Game Maker. Tentei usar o Unity mas acabei desanimando porquê achei que fosse encontrar uma comunidade brasileira do mesmo porte que essa.

Os caras dizem que o GM não tem capacidade pra isso, pra aquilo, etc, etc., mas veja o caso do jogo Crimelife 3: É um jogo 3D, relativamente grande, que roda perfeitamente sem lag no meu pc, que é fraquíssimo comparado aos atuais. O Game Maker suporta aquilo, como não iria suportar seus "projetinhos"? Vocês que criticam tanto essa limitação, já chegaram a fazer algo maior/parecido com esse jogo? Não! É isso que o Border quer dizer e eu penso exatamente o mesmo.

Há algum tempo atrás tentei criar um jogo TDS, com FPS 60, À medida que ia adicionando coisas novas, o jogo ia ficando mais pesado, óbvio, até chegar ao ponto que ficava 50-55 fps. Desanimei total do GM, fiquei um bom tempo sem mexer, até descobrir que o culpado era eu. Eu apaguei o jogo de raiva e poderia ter contornado a situação com simples métodos que hoje não deixo de usar (como principalmente a redução para 30 fps visto que não há necessidade alguma de usar uma atualização de frames suave num joguinho que nem mesmo tinha as colisões suaves).

A maior parte do problema é culpa do próprio programador, não adianta negar. Antes mesmo de criar um jogo o cara tem de pensar numa forma de contornar eventuais lentidões que podem causar sua engine, caso contrário ele terá de cancelar o projeto e ficar falando mal da ferramenta.

Off: Normalmente aqui o pessoal adora reclamar, reivindicar, etc. Com todo respeito ao Borderline mas eu acho, na maioria das vezes, esse tipo de tópico uma tremenda inutilidade, mas pra expôr opinião, tentar se mostrar superior, todo mundo aparece (vide 3 primeiras repostas em menos de 30 minutos), enquanto os tópicos de jogos, estão lá, desertos. Esse tipo de tópico vai acrescentar algo a alguém? Provavelmente não, mas o que vai/pode fazer a diferença pra alguns está lá paradão.

Off: Como alguém pode concordar plenamente com algum contéudo se o mesmo não leu tudo? --\'

Até mais. Um abraço a todos!
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por GameMakerTutoriais Dom 17 Mar 2013, 06:46



Gonçalves escreveu:Off: Normalmente aqui o pessoal adora reclamar, reivindicar, etc. Com todo respeito ao Borderline mas eu acho, na maioria das vezes, esse tipo de tópico uma tremenda inutilidade, mas pra expôr opinião, tentar se mostrar superior, todo mundo aparece (vide 3 primeiras repostas em menos de 30 minutos), enquanto os tópicos de jogos, estão lá, desertos. Esse tipo de tópico vai acrescentar algo a alguém? Provavelmente não, mas o que vai/pode fazer a diferença pra alguns está lá paradão.

Cara, respeito a sua opinião. O tópico tomou uma direção que poderia ter sido evitada, mas já que eu não evitei e estamos aqui, eu vou quebrar o pau mesmo assim hahahaha

Vejo alguns aí criticando vários aspectos do Game Maker com tanta convicção, se achando profissionais, sem nunca terem feito alguma coisa naquilo que criticam ou sequer tentado explorar. Eu sou usuário de Game Maker e vou contestar a crítica deles e de qualquer outro que quiser entrar no tópico aí. Haduuuuken!!!! E a lei número 1 do manual iniciante sobre tretas infames entre egos fervorosos, diz que:

1.0.0 - Para criticar algo ou alguém, esteja preparado com argumentos sólidos, ou o pipoco vai ser bruto!

Mas como eu falei, tem alguém aí que é o resumo exato (nos 100%) do “programador de Game Maker aspirante a CryEngine” e de todo o perfil de "crítico do Game Maker" que eu comentei nos meus posts. Criticar é fácil, mas se não fosse pelo Game Maker, muitos desses aí talvez sequer pensassem em criar um jogo na vida.

A maioria das opiniões deles sobre os aspectos ruins do Game Maker são as mesmíssimas picuinhas ditas pelo pessoal da GMC. Eles estão repetindo o que o pessoal lá diz, porque até agora eu não vi o que eles estão fazendo em outros motores, já que o Game Maker é "tão ruim em X aspecto".

E, pra geral, continua o temeroso “X da questão”, heim! Essa perguntinha está causando coceira no profissionalismo dos developers! hahahahahaha

Borderline escreveu:Para você maldizer o Game Maker e afirmar que o GML é uma linguagem limitada, então você se sentiu limitado com ela. Onde está o seu projeto feito num motor profissional (que foi o único que atendeu suas exigências) cujo trabalho não poderia ter sido feito no Game Maker?

E volto a dizer que...

Borderline escreveu:Fodões do Blender, do C++, do Unity: parem de falar mal do Game Maker, porque vocês vão acabar ouvindo o que não querem.

Primeiro, adquiram experiência e conhecimento, porque a linguagem que vocês enaltecem é irrelevante. Façam alguma coisa realmente bem feita nos motores que defendem, e que justifique dizer que “o Game Maker é ruim por isso, isso e assado, pois eu fiz no Unity isso, isso e isso, coisa que no Game Maker não é possível fazer.” Aí sim, talvez você vá ter o que falar.

Porque agora, quanto mais você critica essa super ferramenta que é o Game Maker, que facilita tanto pra nós mesmos, você está mostrando a sua total e completa incompetência, não a do programa.
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por SIGILOSO Dom 17 Mar 2013, 09:17

Dá pra ver até que o pessoal fica p*to de verdade quando falam mal do Game Maker. Todos os pontos bons e ruins já foram levantados e dúvidas esclarecidas. Agora o que sobrou mesmo foi indignação mesmo.
O que vai mudar se alguém não gosta do programa? É um programa!
Já cansei de ouvir gente me esculachando por eu usar o GM, e nem por isso parei de usar. Não vou ficar invocado, com sentimento de injustiça ou algo parecido. Até os programas citados aqui recebem o mesmo tipo de preconceito, então galera, vamos nos acalmar, não tem motivo pra tanto alvoroço.
afro
SIGILOSO
SIGILOSO

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 4 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por GameMakerTutoriais Dom 17 Mar 2013, 09:46


SIGILOSO escreveu:Dá pra ver até que o pessoal fica p*to de verdade quando falam mal do Game Maker. Todos os pontos bons e ruins já foram levantados e dúvidas esclarecidas. Agora o que sobrou mesmo foi indignação mesmo.
O que vai mudar se alguém não gosta do programa? É um programa!
Já cansei de ouvir gente me esculachando por eu usar o GM, e nem por isso parei de usar. Não vou ficar invocado, com sentimento de injustiça ou algo parecido. Até os programas citados aqui recebem o mesmo tipo de preconceito, então galera, vamos nos acalmar, não tem motivo pra tanto alvoroço.
afro


Borderline escreveu:Uma coisa é o cara dizer que não gosta do Game Maker. Outra bem diferente é dizer que ele é ruim. Eu não gosto de C++. Não gosto de Java, não gosto de PHP, não gosto de Javascript. O parco, irrisório, pouco, irrelevante conhecimento que eu tenho de cada uma é porque de forma ou outra acabei me esbarrando com elas e sem vontade. Eu não diria que alguma delas é ruim porque:

1) Eu não tenho conhecimento aprofundado o suficiente em cada uma pra fazer uma comparação minuciosa, e sei que não vou ter. A única coisa que meu conhecimento permitiria separar uma da outra é em relação ao sistema sob o qual eu iria desenvolver. Por que eu diria que uma é ruim sabendo que uma pessoa mais experiente que eu poderia contestar minha ofensa à ferramenta de trabalho dele?

2) Eu nunca fiz algo exclusivo em alguma delas pra dizer que não pudesse ter sido feito em outra, consequência da primeira observação.

Hipoteticamente falando... Eu acho que, se um cara programa em Pascal profissionalmente, trabalha com isso há vários anos e defende a linguagem, quem são esses carinha zé ruela aí que nunca fizeram nada relevante em Pascal pra criticar a ferramenta de um profissional?

Eu gosto de GML. Se alguém diz que não gosta de GML, o que eu tenho a ver com isso? Nada! Mas se diz que GML é ruim e "X" é melhor, eu perguntei o porquê de "X" ser melhor pra tentar entender o motivo, mas até agora, nenhum developer fodão conseguiu explicar com a seguinte fundamentação:

Se o "X" é melhor que o GML nisso, nisso e nisso, onde está o nisso, nisso, nisso que você programou em "X" que não poderia ter sido feito no GML? Ou seja, o motivo pelo qual o cara diz que o GML é ruim, e "X" é excelente. Aqui não, jacaré! hahahaha

Então, falar mal do Game Maker "de repente" não ficou tão fácil mais... hahahahaha
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por DS Santos Dom 17 Mar 2013, 15:28

O fato é que hoje mesmo trabalhando comercialmente com Java, não teria feito metade do já fiz com as antigas versões do GM...

Espero que o GMS se torne popular no mercado mobile para talvez algum dia fazer um trabalho comercial com ele.
DS Santos
DS Santos

Data de inscrição : 19/05/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 98
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por GameMakerTutoriais Seg 18 Mar 2013, 08:34


Ainda não apareceu uma crítica concreta ao Game Maker. Como usuário de Game Maker, eu gostaria de saber um ponto negativo nele que somente outro motor tenha conseguido suprir sua necessidade. Mas o principal é que também gostaria de ver esse JOGO feito nesse outro motor e que não poderia ter sido feito no Game Maker, devido a "tal limitação", motivo pra dizer que o Game Maker é ruim.

*Obs.: metodologia de trabalho não é desculpa. Quero ver um jogo.

Porque até agora, dessa forma, ninguém conseguiu apontar um único defeito.

________________________________________________


Aí, moçada, queria fazer uma homenagem aí aos desenvolvedores hahahaha Vou expor um pequeno mostruário de frases inspiradoras para que nós mesmos, usuários de Game Maker, possamos seguir o bom exemplo.

Esse é o exemplo perfeito dos críticos do Game Maker atualmente. Estão emergindo dos mais desconhecidos clãs de ninjas de escolas Naruto. Não esbarre com eles em suas pesquisas por Java!!

- Hall Of Fame -

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Lammer13

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Lammer11

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Lammer10

Spoiler:
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por saim Seg 18 Mar 2013, 11:09

Acho que o tópico está meio fora de lugar. Eu explico.

Basicamente, o argumento usado pra defender o game maker é que ninguém que o critica já fez algo em outra ferramenta, que não pudesse ser feito no GM.
Acontece que esse aqui é um fórum, principalmente de aprendizado. Os tais fodões que poderiam apresentar os tais exemplos não estão aqui.
Suponho que existam limites para o game maker e que eles não sejam apenas a minha imaginação (e minha capacidade, e meu conhecimento, e minha perseverança em terminar um projeto). Eu não conheço esses limites, porque eu sou muito mais limitado que eles. Mas estou convicto de que existam. Os que CONHECEM esses limites e podem citá-los, certamente não estão aqui.

"Mas o tópico é direcionado praqueles que CRITICAM o game maker, sem ter capacidade pra isso, não pra quem tem capacidade e não critica!"

Entendo. Às vezes é irritante ver algo a que nos cativamos ser criticado por pessoas que não têm conhecimento suficiente pra julgar. É como entrar numa exposição de quadros abstratos. Se você entende do assunto, sabe interpretar, pode achar maravilhosa a habilidade do artista em dispor na tela um sentimento muito profundo usando apenas tons de uma única cor, ou simplesmente apreciar a serenidade que ele dispôs as formas geométricas quase definidas. E ouvir um caminhoneiro sujo arrotar que o moleque dele consegue fazer melhor pode doer nos ouvidos.

É, pensando bem, você pode desafiar o caminhoneiro (ou o moleque dele) a fazer melhor. Particularmente, eu prefiro ignorar o comentário e, se ele continuar falando muito, a ponto de me atrapalhar a apreciar as telas, sugerir que ele visite a exposição ao lado.

Se isso não funcionar, aí não tem jeito, o lance realmente é desafiá-lo a superar o artista. É nesse ponto em que estamos?

Se alguém não entendeu a analogia: as obras de arte são os programas e o caminhoneiro é a moçada que critica sem conseguir fazer melhor. (aos que entenderam, me desculpem por explicar o óbvio)

Quanto às críticas, acho as do Henrique GJ construtivas. Não cheguei a ver essa vantagem no breve tempo em que testei o Unity3D, mas a facilidade de se usar o programa deve ser levada em conta, sim (aliás, é a maior vantagem do game maker). Se, por exemplo, fosse imposível importar imagens pro game maker e o editor de imagens só aceitasse entrada pixel-a-pixel, eu desistiria do programa - e, consequentemente, de fazer jogos.
Claro que isso não quer dizer que eu concorde que o editor de fases do GM seja de manejo complicado. Inclusive, acho que o GMS deu uma melhorada no que já estava bom. E eu ainda tenho umas gambiarras que facilitam a edição e visualização de fases. Acho que é tudo questão de planejamento.
Mas se o Unity3D tem um editor de fases mais fácil de usar que o do game maker, então nesse aspecto ele é melhor que o GM.

--> o que não faz do GM um programa ruim, apenas superado nesse aspecto.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Mr.Rafael Seg 18 Mar 2013, 11:10

Borderline escreveu:
Ainda não apareceu uma crítica concreta ao Game Maker. Como usuário de Game Maker, eu gostaria de saber um ponto negativo nele que somente outro motor tenha conseguido suprir sua necessidade. Mas o principal é que também gostaria de ver esse JOGO feito nesse outro motor e que não poderia ter sido feito no Game Maker, devido a "tal limitação", motivo pra dizer que o Game Maker é ruim.

*Obs.: metodologia de trabalho não é desculpa. Quero ver um jogo.

Porque até agora, dessa forma, ninguém conseguiu apontar um único defeito.
Ah, como eu adoro discussões...

1: Pelo que vi, o GMS pode fazer jogos em browser. No entanto, não se ganha credibilidade nenhuma e coisas mais complexas ficam presas indefinitivamente. (programador de VB vs programador de C++: não importa o quanto o programa de VB seja bom, ninguém vai aceitar, porque o tema de "arrastar botãozinho" é tão acessível que é possível que uma criança de 4 anos conseguisse fazer o mesmo programa que você)
2: Salva tudo em um executável único. Enquanto por um lado isso parece agradável, por outro o seu programa fica preso, pesado e ainda por cima é interpretado. (não ligo para o GMS, uso o 8 e acho que esse recurso de compilar deveria existir em forma de plugin para todas as versões. E antes que venha falar de dlls, além de não garantir 100% que o jogo rode com ela, é um mero tapa-buracos)
3: Você fica atrelado a apenas o que o programa lhe oferece, fazendo com que você tenha que dar muitas voltas ou socorrer a plugins apenas para uma mecânica diferente. (isso me resultou em um sistema de inventário pesadíssimo e um sistema de auto-save que parece uma gambiarra).

Infelizmente, ainda não possuo nenhum jogo feito em outra linguagem para mostrar a você. No entanto, digo logo que meu sonho como desenvolvedor é sair de vez do GM. Eu gosto muito da plataforma, aprendi o básico de programação com ela e tudo mais! No entanto, é preciso entender que, assim como a comparação do VB vs C++, o GM não tem credibilidade nenhuma. Quero sair porque sonho em criar meus jogos por conta própria, dependendo no máximo de engines paralelas (do tipo: nada que seja "sem nenhum conhecimento de programação" ou que use Drag n' Drop). E antes que volte a perguntar por que ainda estou no fórum, é porque gosto sim do GM, mas não quero ficar preso nele para sempre.

Quem faz um jogo em C#/XNA/C++/Flash não teria nenhum problema em usar o Game Maker, enquanto o contrário seria muito difícil.

Quanto às "limitações":

- Odyssey é melhor que um PS3! Gráficos? Dane-se, é só colocar uma folha de plástico na TV e problema resolvido! Faz qualquer coisa!
- TV preto-e-branco é infinitamente melhor que uma LCD! Cores? Para que? Não exibe a imagem do mesmo jeito? Então pronto, faz qualquer coisa!
- Meu 486 é melhor que essas porcarias atuais! Hardware? Dane-se, é só fazer meia-dúzia de overclocks, reprogramar um Windows 7 por inteiro para ele rodar, construir minha própria Virtual Machine para rodar Minecraft... pronto! Roda qualquer coisa!

Gambiarras, meu amigo. Gambiarras... não é questão do que é possível em uma que não em outra, e sim o trabalho exercido para fazer funcionar nessa ou naquela. "Ah, mas no GM você só tem que arrastar, o trabalho exercido é menor e então ele é o REI!" Alto lá, também tem a "engrenagem" do produto final. Enquanto em uma linguagem real você pode ter trabalho para montar as peças mas sabe exatamente onde encaixam, no Game Maker você é forçado a trabalhar apenas com as peças oferecidas e no fim você sequer sabe como conseguiu ler um pendrive numa entrada VGA.

Não, eu não odeio o Game Maker. Acho uma ótima experiência de aprendizado, aliás, muito do que eu tento fazer hoje em outras linguagens foi feito nele primeiro, mas sempre para ver a execução da idéia e não para tentar uma carreira. Acho que o GM deve ser visto como um primeiro estágio, que você fica até aprender e depois deve tentar desgrudar dele o máximo possível (não passar a odiá-lo da noite para o dia, mas para ser independente). anjo

o/
Mr.Rafael
Mr.Rafael

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios : Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pra quem adora meter o pau no Game Maker... - Página 3 Empty Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos