Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

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Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sex 15 Mar 2013, 15:16


Exponham os pontos negativos do Game Maker, por favor. Vamos debater aqui o porquê de você usar tal argumento pra dizer que o Game Maker é ruim. Antes fosse o motivo da portabilidade, com o GMS não é mais.

Por que os espertalhões, developers lendários, diriam que o Unity ou até o Blender é melhor? Sim, eu sei das especificações deles. Mas já fizeram um jogaço no Blender que não poderia ser feito no GM? O único motor de jogos que atende à sua pretensão divina de criar o maior game da história é o Unity, o fodão dos fodões?

Já fizeram um pVt@ título no Unity, cuja vossa inalcançável experiência como programador omite meros mortais, como nós, usuários de Game Maker, não produzirem algo sequer parecido ou tão bom quanto o que você faz?

Por que tanta gente mete o pau no Game Maker, dizendo que ele não faz isso, não faz aquilo e etc? Pode parecer falta de educação, mas aquilo que você “não consegue” fazer nem sempre é por culpa do motor e isso não pode virar motivo pra difamar o programa.

Então, acho que antes de meter o pau no Game Maker, você deveria olhar pro próprio nariz e ver o quanto está sendo egocêntrico em se achar fodão a ponto de enaltecer outra linguagem que aprendeu há duas semanas em contrapartida ao que o Game Maker tem de bom pra oferecer e que você ainda nem explorou.

Talvez o que vá te atender seja somente uma Unreal Engine ou CryEngine, porque você é bom demais pra usar o Game Maker.

Valeu aê.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por PedroX em Sex 15 Mar 2013, 15:27

O único ponto negativo para mim é o preço.

A maioria das críticas são infundadas. Por exemplo, muitos falam da velocidade. Nas próximas versões do GMS (talvez já tenha atualmente) vão usar uma nova técnica que permite compilar o jogo, deixando ele muito mais rápido. Mesmo agora, o GMS já é rápido e com uso apropriado pode melhorar mais ainda.

Até mais!

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por migueltopsp em Sex 15 Mar 2013, 16:31

Concordo plenamente, o gms, tem sempre de converter todos os ficheiros para as diferentes plataformas, mas voçês não acham que o game maker studio , compila em pouco tempo mesmo convertendo, se voçes usarem outro programa como o unity, ele demoraria muito mais tempo do que o game maker ,portanto acho que a sua velocidade não deve se referida.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por theguitarmester em Sex 15 Mar 2013, 16:44

O GameMaker 8(para jogos 2D), ele é quase perfeito, ele te oferece um grande controle sobre o jogo e acessórios que você pode usar no windows, pode até alterar o Registro(regedit), mas os pontos negativos(que estava pensando), e o não tornam perfeito para criar novos recursos por ele são, não se pode criar Sons nele, ele é meio lento quando muito objetos estão(mas isso é contornavel), e não se pode mudar o Id das intâncias(e das outras ids tambem).

No Studio o problema com a velocidade e mudar ID foram resolvidas(parece), mas você não tem controle sobre o jogo, não há funções como variavel_local_set, windows..., execute_string. mas talves no futuro eles recoloquem, e então, o GM seria perfeito!

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Sex 15 Mar 2013, 17:43



O único ponto negativo para mim é o preço.

A maioria das críticas são infundadas. Por exemplo, muitos falam da velocidade. Nas próximas versões do GMS (talvez já tenha atualmente) vão usar uma nova técnica que permite compilar o jogo, deixando ele muito mais rápido. Mesmo agora, o GMS já é rápido e com uso apropriado pode melhorar mais ainda.

Até mais!.
ksksksk concordo!!
o game maker é muito caro paraoque nos oferece
-quase nao tem função em 3d
-os objetos no game maker ocupam muita memoria
-falta algumas funçoes importantes,como fisica
-algums bugs,igual no caso da troca de parent,e erros que aparecem "nada a ver"

ele é bem facil mexer,acredite,aprendi muta coisa no gm sozinho,sem ajuda de net nem de ninguem q o conhecesse
gosto muito do game maker por esse motivo,alem de outros...
por isso nao pretendo troca-lo tao ja,e nunca o chamei de ruim nem de lixo,so acho q ele poderia ser melhor!
Mas gosto muito do game maker,e logo comprarei um Studio \o/

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por theguitarmester em Sex 15 Mar 2013, 17:51

-quase nao tem função em 3d
Porque ele é um programa para jogos 2D, entenda isso.

-falta algumas funçoes importantes,como fisica
no GMS tem, é uma vantagem dele(se pode usar no 8, com dlls).

-algums bugs,igual no caso da troca de parent,e erros que aparecem "nada a ver"
Quais???? o.O

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por cascavelo em Sex 15 Mar 2013, 18:13

O motivo:
Nós fazemos jogos muito ruins, comparados com os jogos feitos por profissionais.
Se o GM tem má fama, a culpa é nossa porque nunca conseguimos emplacar um sucesso.
O dia que algum usuário de GM conseguir fazer algo realmente extraordinário, o GM vai se tornar a melhor ferramenta pra desenvolver jogos 2d.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Sex 15 Mar 2013, 18:15


Porque ele é um programa para jogos 2D, entenda isso
simsim,eu entendo,mas acho que eles deveriam ter trabalhado um pouco mais!

no GMS tem, é uma vantagem dele(se pode usar no 8, com dlls).
agora o game maker,que é voltado para jogos 2d,e pelo seu preço,ja nao ter isso no gm8,ai é foda!
no minimo deveria ter isso,pois alem dele ser caro e nao ter quase nada em funçoes 3d,ainda ta faltando funções 2d!

Quais???? o.O
Se vc usar o codigo:
Código:

instance_deactivate(self)
peto=instance_nearest(x,y,objeto)
instance_activate(self)
x=peto.x
da um erro aonde nao existe!
tipo ele diz que uma var que ja foi definida,nao foi definida,entre varias outras abobrinhas!
mas nao é sempre que isso ocorre,axo eu!

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por DNilo em Sex 15 Mar 2013, 18:17

Não vejo como comparar um engine da outra o_O

Unity3D como o próprio nome diz tudo, é uma engine focada no 3D e digamos que para trabalhar com 2D nela é preciso de algumas "gambiarras" ou então você faz oque muitos dizem "2D/e Meio" utilizando elementos 3D mais alterando a câmera, mais isso não vem ao caso. E já o GM como foi dito acima é uma engine de jogos 2D, então não vejo como comparar !

E quanto a pessoas "metendo o pau" no GM, isso vai acontecer sempre, não so com GM como com qualquer programa ou mesmo Game.

Exemplo: FIFA ou PES ? ANDROID OU IOS ? WIN ou LINUX ? (WIN o/)
E assim vai eternamente sera assim !

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por theguitarmester em Sex 15 Mar 2013, 18:25

agora o game maker,que é voltado para jogos 2d,e pelo seu preço,ja nao ter isso no gm8,ai é foda!
no minimo deveria ter isso,pois alem dele ser caro e nao ter quase nada em funçoes 3d,ainda ta faltando funções 2d!
o 8 não é muito caro, o 8 é 25dollars, comparado com o Studio, é uma mixaria.
não entendi muito bem o que quiz dizer.

da um erro aonde nao existe!
tipo ele diz que uma var que ja foi definida,nao foi definida,entre varias outras abobrinhas!
mas nao é sempre que isso ocorre,axo eu!
testei adaptando e não deu erro(não existe a função instance_deactivate mas acredito que estava a falar dela(as 2), então coloquei o instance_deactivate_object) e não deu erro.

e porque você iria quer se auto desativar e se reativar, sendo que já está desativado, acho que ele não iria se ativar, por já estar desativado(não testei).



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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Sex 15 Mar 2013, 18:31

tente usar o codigo se referir a ele mesmo!
tipo, o instance nearest vc faz ele procurar o mesmo "ele",e coloque na room ums dois desse objeto,se ainda nao der erro,tente usar o code no creat.

alguem poderia querer usar esse codigo para fazer o objeto pegar o segundo objeto mais proximo com o mesmo nome dele,porque se ele pegar o primeiro mais proximo,sera ele mesmo!

flws,se vc nao ver o erro ainda é porque só eu sou azarado com o game maker mesmo kkkkkkkkkk


o 8 não é muito caro, o 8 é 25dollars, comparado com o Studio, é uma mixaria.
não entendi muito bem o que quiz dizer.
eu quiz dizer,que alem do game maker ser caro,e nao ter nada quase de funçoes 3d,ainda tem funçoes 2d imcompleto,como a fisica!


Última edição por Adilson Thiago Vieira em Sex 15 Mar 2013, 18:34, editado 2 vez(es)

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sex 15 Mar 2013, 18:31

Olha,eu já tentei usar varias ferramentas de criação de jogos(tanto 3d como 2d),mas nenhuma me agradou tanto como o Game maker me agrada,pode até não ser a melhor ferramenta do mundo para profissionais de auto nivel,mas é uma excelente ferramenta para quem está começando a criar game ,ou até mesmo para aqueles que gostam de criar jogos 2d,pois como todos sabem ,existem muitos jogos 2d criados com o game maker que possuem uma qualidade bem profissional ao meu ver,para mim a unica coisa que faltava na versão 8 era um sistema de dimensionar objetos em tempo real na room ( o gms já tem) e o gm poderia ter um editor de imagens melhor ( com um sistema de camadas,tipo o photoshop ou flash para o usuario trabalhar melhor em partes como desmembrar personagens para anima-los mais facilmente),já que em muitas ocasioes usar recursos externos as vezes prejudicam os desenhos 2d(ja passei muito por isso no passado Sad ) ,mas fora isso ai eu acho o gm muito bom,é uma ferramenta que da ao usuario o dominio mais independente possivel,ja que o usuario muitas vezes precisa criar um jogo do zero por q o gm não vem com nada visivelmente pronto,diferente de outras ferramentas q muitas vezes te da script prontos mas complexos de costumisar para quem nao tem dominio de programaçao,ok

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por peixoto em Sex 15 Mar 2013, 20:37

Game Maker 8 e anteriores:
O preço, e a lentidão.

Game Maker Studio:
Preço(principalmente), Bugs, necessidade de usar SDK's externas para publicar em algumas plataformas,etc

GM:Html 5
Completamente Inutil. Visto que existe o Tululoo, que é exatamente igual e Gratis.


Mas, escrevo isso sem querer desmerecer as Versões do Game Maker.
Apesar de ele ter esses problemas(alemdomais nada é perfeito), todas as versões dele são ótimas ferramentas para produção de jogos.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sab 16 Mar 2013, 00:27



Ok..

“Velocidade”

Alguém aí conhece uma linguagem interpretada tão rápida quanto uma compilada? Eu nunca vi e sei que nem vou ver. Se conhecesse, seria um ótimo sustentáculo pra falar mal do Game Maker. Mas, se não... ??? Qual é o seu jogo? Que tipo de jogo é, que o Game Maker não tem velocidade suficiente pra rodá-lo?

Um pré-histórico 486 com Windows 95 rodava jogos lindos, feitos com muito menos recursos que o que você tem na mão hoje, o Game Maker. Seu computador atual com processador de 8 núcleos fazendo um trabalho de 50 (ou mais, sei lá) pc’s 486 não é capaz de rodar seu jogo? Quanto de velocidade você precisa pra rodar sua obra-prima aí? Tem algo errado, mas acho que não é com o Game Maker não...

Já fiz algumas coisas no GM que ficaram lentas, mas foi por total incompetência, falta de planejamento ou inexperiência minha. Ou também porque eu queria tentar “me virar” sem usar outro recurso. Mas isso não é motivo pra dizer que o Game Maker seja ruim e incapaz de rodar um jogo bem produzido.


“Ele é caro”

Preço não tem nada a ver com funcionalidade. Estou falando de motivos pra dizer que ele é ruim. E mesmo assim acho o contrário. Eu acho um preço irrisório pelo que ele proporciona. Se hoje em dia você faz isso:

Código:
add_meu_buneco_sprite(quadrado_com_olhos);

Em algumas outras linguagens você tem que mexer até com driver de vídeo, alocar memória pra uma imagem, conhecer o formato e até que você finalmente consiga entender o procedimento, você já está cansado. Antigamente era muito pior, porque sem essa informação toda que tem na internet hoje, quando você conseguia botar uma imagem no vídeo e fazer ela se movimentar, você ficava feliz.

Pois é, o Game Maker é ruim pra caramba, mesmo...


“Consome memória”

Você sabe quanto de memória seu jogo necessita pra rodar? Você não sabe e nem precisa saber, porque o Game Maker faz tudo pra você. Ele gerencia tudo de forma que você só se preocupe com a programação. Se fosse num PC antigo onde a memória RAM ainda contava nos 16 MB pro Windows e pros jogos, eu daria crédito. O Game Maker 6, que é uma versão ótima, pede simplesmente um DirectX 8, resolução de 800x600 e 16 MB de vídeo pro runner e 64 pro editor. Os PCs hoje em dia não são suficientes?

Ele te dá toda a liberdade pra gerenciar seus sprites e sons, carregando e descarregando da memória com uma linha de código. Aí eu pergunto: o que faz o Game Maker tão ruim em consumir memória?



“Exige isso, aquilo e mais outra coisa”

Se hoje você tem o trabalho de usar um SDK prontinho pra exportar noutra plataforma, fico imaginando sua animação em tentar fazer um jogo quanto tivesse que se virar sozinho... Talvez você jamais tivesse feito um jogo sem o Game Maker.



"Não vejo como comparar um engine da outra"

Mas vejo gente comparando o tempo todo e falando mal do Game Maker. Os caras que fazem blocos com olhos no GM talvez precisem do Blender ou do Unity pra fazer o bloco com olhos em 3D.


___________________________________________


Se disserem aí, ou acharem que estou sendo arrogante ao levantar essas questões, vou complementar sua opinião: estou k-gando pra isso. Acho muito mais arrogância um cara falar mal do Game Maker sem nunca tê-lo explorado ou feito algo relevante nele.

E não acho que seria desculpa dizer que não tenha feito algo, usando os "supostos defeitos" dele como pretexto de subterfúgio e sustentáculo dessa opinião totalmente pretensiosa, porque quem fala mal do Game Maker quer mesmo é aparecer e pagar de foda.

Pra quem é bom demais e adora falar mal do GM, vou falar pra você. Tem muita gente aqui no fórum que usa o Game Maker há tempos, gosta, vê nele uma excelente ferramenta e já programava em outras linguagens quando sua mãe ainda limpava seu nariz.

Eu mesmo vejo uns manezões barbados, caras que nunca fizeram nada no GM, queimando o filme dele. É a mesmíssima estirpe de “programador” que adora falar que “C++ é melhor que Pascal”, por exemplo. E tá cheio de gente assim. Os caras são “programadores C”, deuses da ciência e informática!!! Espero que o C++ ajude a programar um bloco com olhos bem rápido.


@cascavello

Entendi seu ponto de vista. Concordo contigo.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Jiraya em Sab 16 Mar 2013, 00:53

tem um ponto que eu não diria que é ruim, mas que poderia ser melhorado, é o fato da linguagem ser interpretada...
isso torna a execução alguns milisegundos mais lento que uma compilada.
de fato, se o gm compila-se o jogo sem necessitar do runner, bom ele custaria tão caro quanto CryEngine/GameBryo que são MUITO mas MUITO mais superior que Unity.

pois entender a estrutura dos PE(Portable Executable) é só para Doutorados em Ciência da computação.


não há funções como variavel_local_set, windows..., execute_string. mas talvez no futuro eles recoloquem, e então, o GM seria perfeito!
essas funções se tornaram obsoletas pelo fato de não serem compatíveis com outras plataformas...

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sab 16 Mar 2013, 08:31


Não vou generalizar, mas o problema do Game Maker é um só: o usuário dele. Esse povo reclama demais, mete o dedo pra falar mal sem ter conhecimento técnico de nada e se acha muito bom programador pra ficar usando uma ferramenta “simplória como ele”.

Se antigamente você nem caixa de som tinha, era obrigado a mandar freqüência de nota no speaker pra fazer ‘um som’ e moderar isso no andamento do jogo pra parecer uma música, hoje em dia esse pessoal reclama porque o GM não tem um criador de sons embutido. Se em outras linguagens você tem até que ver se a placa de som tá disponível, os caras com o Game Maker na mão reclamam que ele é ruim porque usa recurso multimidia do Windows.

E olha a quantidade de ferramentas úteis, de graça, feita por gente que luta todo dia pelo Open Source e fazendo frente aos programas pagos do mercado por pura e simples boa vontade e amor ao que faz.

Tem muita gente boa que usa o Game Maker e leva a sério. No fórum dá pra ver uns assim, que usam, exploram e mesmo depois de tanto tempo usando ainda conseguem ver potencial nele. Mas é a esmagadora minoria.

Fodões do Blender, do C++, do Unity: parem de falar mal do Game Maker, porque vocês vão acabar ouvindo o que não querem. Adquiram experiência em programação (porque a linguagem é irrelevante), adquiram conhecimento técnico, façam alguma coisa realmente impressionante e que justifique dizer que “o Game Maker é ruim por isso, isso e assado” a aí sim você talvez vá ter moral pra criticá-lo. Porque agora, quanto mais você critica essa super ferramenta, você está mostrando a sua incompetência, não a do programa.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Kabeção em Sab 16 Mar 2013, 08:37

Adilson Thiago Vieira escreveu:Se vc usar o codigo:
Código:

instance_deactivate(self)
peto=instance_nearest(x,y,objeto)
instance_activate(self)
x=peto.x
da um erro aonde nao existe!
tipo ele diz que uma var que ja foi definida,nao foi definida,entre varias outras abobrinhas!
mas nao é sempre que isso ocorre,axo eu!
Isso não é um bug, é um erro de lógica.
Essa variável não vai ser criada dentro da instância porque ela nem sequer esta ativada quando a definiu.

não há funções como variavel_local_set, windows..., execute_string. mas talvez no futuro eles recoloquem, e então, o GM seria perfeito!
Funções window_ funcionam normalmente e as outras nunca serão repostas porque não a vantagem em usa-las em troca de perder todo o resto que seria possível nem elas.

O motivo:
Nós fazemos jogos muito ruins, comparados com os jogos feitos por profissionais.
Se o GM tem má fama, a culpa é nossa porque nunca conseguimos emplacar um sucesso.
O dia que algum usuário de GM conseguir fazer algo realmente extraordinário, o GM vai se tornar a melhor ferramenta pra desenvolver jogos 2d.
Eu vejo muitos jogos feitos no GM em diversos listas de Top Indie Games e isso desde de muitos anos atrás que foi o que me fez a começar usa-lo.
Já naquela época se via coisas extraordinários e freewares feitos com GameMaker e outros como Multimedia Fusion, Contruct e isso em versões bem antigas.
Esses motores voltado para indie tem essa grande popularidade hoje em dia por causa desse histórico.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por peixoto em Sab 16 Mar 2013, 14:05

Spoiler:
Borderline escreveu:

Ok..

“Velocidade”

Alguém aí conhece uma linguagem interpretada tão rápida quanto uma compilada? Eu nunca vi e sei que nem vou ver. Se conhecesse, seria um ótimo sustentáculo pra falar mal do Game Maker. Mas, se não... ??? Qual é o seu jogo? Que tipo de jogo é, que o Game Maker não tem velocidade suficiente pra rodá-lo?

Um pré-histórico 486 com Windows 95 rodava jogos lindos, feitos com muito menos recursos que o que você tem na mão hoje, o Game Maker. Seu computador atual com processador de 8 núcleos fazendo um trabalho de 50 (ou mais, sei lá) pc’s 486 não é capaz de rodar seu jogo? Quanto de velocidade você precisa pra rodar sua obra-prima aí? Tem algo errado, mas acho que não é com o Game Maker não...

Já fiz algumas coisas no GM que ficaram lentas, mas foi por total incompetência, falta de planejamento ou inexperiência minha. Ou também porque eu queria tentar “me virar” sem usar outro recurso. Mas isso não é motivo pra dizer que o Game Maker seja ruim e incapaz de rodar um jogo bem produzido.


“Ele é caro”

Preço não tem nada a ver com funcionalidade. Estou falando de motivos pra dizer que ele é ruim. E mesmo assim acho o contrário. Eu acho um preço irrisório pelo que ele proporciona. Se hoje em dia você faz isso:

Código:
add_meu_buneco_sprite(quadrado_com_olhos);

Em algumas outras linguagens você tem que mexer até com driver de vídeo, alocar memória pra uma imagem, conhecer o formato e até que você finalmente consiga entender o procedimento, você já está cansado. Antigamente era muito pior, porque sem essa informação toda que tem na internet hoje, quando você conseguia botar uma imagem no vídeo e fazer ela se movimentar, você ficava feliz.

Pois é, o Game Maker é ruim pra caramba, mesmo...


“Consome memória”

Você sabe quanto de memória seu jogo necessita pra rodar? Você não sabe e nem precisa saber, porque o Game Maker faz tudo pra você. Ele gerencia tudo de forma que você só se preocupe com a programação. Se fosse num PC antigo onde a memória RAM ainda contava nos 16 MB pro Windows e pros jogos, eu daria crédito. O Game Maker 6, que é uma versão ótima, pede simplesmente um DirectX 8, resolução de 800x600 e 16 MB de vídeo pro runner e 64 pro editor. Os PCs hoje em dia não são suficientes?

Ele te dá toda a liberdade pra gerenciar seus sprites e sons, carregando e descarregando da memória com uma linha de código. Aí eu pergunto: o que faz o Game Maker tão ruim em consumir memória?



“Exige isso, aquilo e mais outra coisa”

Se hoje você tem o trabalho de usar um SDK prontinho pra exportar noutra plataforma, fico imaginando sua animação em tentar fazer um jogo quanto tivesse que se virar sozinho... Talvez você jamais tivesse feito um jogo sem o Game Maker.



"Não vejo como comparar um engine da outra"

Mas vejo gente comparando o tempo todo e falando mal do Game Maker. Os caras que fazem blocos com olhos no GM talvez precisem do Blender ou do Unity pra fazer o bloco com olhos em 3D.


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Se disserem aí, ou acharem que estou sendo arrogante ao levantar essas questões, vou complementar sua opinião: estou k-gando pra isso. Acho muito mais arrogância um cara falar mal do Game Maker sem nunca tê-lo explorado ou feito algo relevante nele.

E não acho que seria desculpa dizer que não tenha feito algo, usando os "supostos defeitos" dele como pretexto de subterfúgio e sustentáculo dessa opinião totalmente pretensiosa, porque quem fala mal do Game Maker quer mesmo é aparecer e pagar de foda.

Pra quem é bom demais e adora falar mal do GM, vou falar pra você. Tem muita gente aqui no fórum que usa o Game Maker há tempos, gosta, vê nele uma excelente ferramenta e já programava em outras linguagens quando sua mãe ainda limpava seu nariz.

Eu mesmo vejo uns manezões barbados, caras que nunca fizeram nada no GM, queimando o filme dele. É a mesmíssima estirpe de “programador” que adora falar que “C++ é melhor que Pascal”, por exemplo. E tá cheio de gente assim. Os caras são “programadores C”, deuses da ciência e informática!!! Espero que o C++ ajude a programar um bloco com olhos bem rápido.


@cascavello

Entendi seu ponto de vista. Concordo contigo.

Ja que você contra-argumentou minhas palavras vou re-dizelas com alguns novos argumentos.

O Game Maker(até a versão 8.1 que é apenas para PC) consegue fazer os jogos ficarem mais lentos que se fossem compilados em Java por exemplo(o que ja é um bom motivo para não estudar GML e sim java.Pois alem do fator velocidade, tem o fator preço e ainda compatibilidade).

A versão Studio melhorou um pouco essa questão da velocidade, mas para você conseguir exportar(para os sistemas que ele suporta), você precisa de uma SDK para cada sistema mobile, precisa adaptar os códigos e ainda ter bastante dinheiro pois não é qualquer um que está disposto a pagar mais de 1000R$ para um Software recem criado e que nem chega perto de ser o melhor do mercado(visto que a parte 3D dele continua mal trabalhada, igual ao GM 8, e ainda há aquele problema com as DLL's(que funcionam em alguns sistemas, mas nunca em todos)).
E alem disso, há a questão dos milhares de Bugs que o Software apresenta e que a YoYoGames vive tendo que se desculpar e lançar atualizações quase diariamente para corrigir.

A versão HTML 5 é realmente completamente inutil(sinceramente não compreendo o por que ainda deixam ela e a versão de Windows(Game Maker 8 ) para download(ainda por cima PAGO), visto que o GMS faz tudo que ambas fazem e ainda melhor), pois como eu disse há concorrentes iguais, tão velozes quanto, e Gratuitos.

E por fim, Digo que o Game Maker nunca foi uma ferramenta com credibilidade no mercado hoje em dia, visto que sua linguagem é limitada, suas versões ou lentas ou bugadas/caras e ainda com concorrentes que estão a anos luz a frente.


peixoto

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por PedroX em Sab 16 Mar 2013, 14:19

Acho que a YoYoGames poderia disponibilizar o GM:8.1 gratuitamente ou por um preço baixo (5 a 10 dólares). Caso contrário, só vai estimular o uso de cracks e semelhantes. O GMS tem seu lugar. Não seria substituido pelo GM:8.1 se este fosse grátis.

Não tem muito do que reclamar do Game Maker. É uma ferramenta muito fácil e permite prototipar qualquer coisa rapidamente. Conheço pessoas que criam robôs e usam o GM para fazer testes rápidos e gostam dele.

Até mais!

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sab 16 Mar 2013, 14:45


O Game Maker(até a versão 8.1 que é apenas para PC) consegue fazer os jogos ficarem mais lentos que se fossem compilados em Java por exemplo(o que ja é um bom motivo para não estudar GML e sim java.Pois alem do fator velocidade, tem o fator preço e ainda compatibilidade).

Ok... Cadê o seu jogo em Java? Você tá falando coisa que eu já sei há tempos. Eu quero ver é O SEU jogo feito em Java que não poderia ter sido feito no Game Maker. Vamos ser práticos: se é um bom motivo pra não estudar GML e sim, Java, acredito que você tenha estudado Java.

Aí sim seria um ótimo motivo pra dizer: “Java é melhor que o Game Maker pra mim, porque eu fiz um jogo assim, assim e assim, e não o que eu fiz não poderia ter sido feito no Game Maker."

pois não é qualquer um que está disposto a pagar mais de 1000R$ para um Software recem criado e que nem chega perto de ser o melhor do mercado(visto que a parte 3D dele continua mal trabalhada, igual ao GM 8

Cadê o seu projeto 3D que não pôde ter sido feito no Game Maker porque ele não te deu recursos suficientes? Em que motor você teve que fazer esse projeto porque o Game Maker não atendeu suas necessidades, pois a "parte 3D dele é mal trabalhada demais"? Eu gostaria de dar uma olhada nele.

E alem disso, há a questão dos milhares de Bugs que o Software apresenta e que a YoYoGames vive tendo que se desculpar e lançar atualizações quase diariamente para corrigir.

Bom... Então ela lança atualizações pra corrigir. Tem alguém trabalhando nisso agora pra poder corrigir. Isso é um problema ou solução?

E por fim, Digo que o Game Maker nunca foi uma ferramenta com credibilidade no mercado hoje em dia, visto que sua linguagem é limitada, suas versões ou lentas ou bugadas/caras e ainda com concorrentes que estão a anos luz a frente.

Eu gostaria de ver um jogo seu, feito numa linguagem ou motor que você defende, que não tenha sido o Game Maker.

Pra dizer que gml é uma linguagem limitada, isso quer dizer que você se sentiu ilimitado com ela. Vamos ver se o seu grande trabalho, feito num motor profissional (que foi o único que atendeu suas exigências) não poderia ter sido feito no Game Maker.

Gostaria que você postasse ele aí, claro, se quiser.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Sab 16 Mar 2013, 15:36

Isso não é um bug, é um erro de lógica.
Essa variável não vai ser criada dentro da instância porque ela nem sequer esta ativada quando a definiu.
Entao achamos um ponto ruim no game maker!
Por vezes nao sabe aonde esta o erro,e fica nos dando informação falsa de erro!
Alem de estar obvio o erro,o game maker nao consegue achar ¬¬

Mais uma vez digo que o game maker é exelente!!
Mas se for ver seu preço,suas funcionalidades,suas limitaçoes e falta de recurso...Ainda precisa melhorar!

Borderline como vc pode me provar que o game maker é melhor que o unity,ou qualquer outro criador de jogos?
Vc nao pode nao é?
Nem eu posso afirmar que outro programa é melhor que outro!
Entao nao ha muito oque discutir aki!

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sab 16 Mar 2013, 18:02



Borderline como vc pode me provar que o game maker é melhor que o unity,ou qualquer outro criador de jogos?
Vc nao pode nao é?

Amigão, lê o título do tópico. É bem o contrário disso que você falou.

Alguém aqui no fórum, usuário de Game Maker usou outro motor e agora fala mal do Game Maker? Ou alguém simplesmente fala mal dele? Pois é o porquê que eu queria saber.

Até agora neguinho aí falou, falou, falou e não falou nada.

Uma coisa é você dizer que não gosta do Game Maker. Outra bem diferente é dizer que ele é ruim. Eu não gosto de C++. Não gosto de Java, não gosto de PHP, não gosto de Javascript. O parco, irrisório, pouco, irrelevante conhecimento que eu tenho de cada uma é porque de forma ou outra acabei me esbarrando com elas e sem vontade. Eu não diria que alguma delas é ruim porque:

1) Eu não tenho conhecimento aprofundado o suficiente em cada uma pra fazer uma comparação minuciosa, e sei que não vou ter. A única coisa que meu conhecimento permitiria separar uma da outra é em relação ao sistema sob o qual eu iria desenvolver. Por que eu diria que uma é ruim sabendo que uma pessoa mais experiente que eu poderia contestar minha ofensa à ferramenta de trabalho dele?

2) Eu nunca fiz algo exclusivo em alguma delas pra dizer que não pudesse ter sido feito em outra, consequência da primeira observação.

Hipoteticamente falando... Eu acho que, se um cara programa em Pascal profissionalmente, trabalha com isso há vários anos e defende a linguagem, quem são esses carinha zé ruela aí que nunca fizeram nada relevante em Pascal pra criticar a ferramenta de um profissional?

Quem é o zé ruela que fala que o GM é lixo, lento, ruim e precário, sendo que o cara nunca fez nada de interessante no GM, nem mesmo na outra linguagem que ele diz ser melhor? Qual é a exigência desse cara que justifica usar outra linguagem e falar mal do Game Maker? Eu quero saber, sério mesmo... O que é que o cara fez que no Game Maker não dava pra fazer, daí o Game Maker passou a ser um lixo, lento e precário.

Valeu!

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por theguitarmester em Sab 16 Mar 2013, 18:51

Sobre outros programas de criação que tentei usar:
quando comecei, baixei o GameMaker e o Adventure game studio(acho que é esse), mechia nos 2, mas o Aventure, era só scripts, e só havia um jogo demonstrção em uma tela bem pequena, não parecia ser muito flexível.
fui me acostumando com o GM, já baixei um programas para criar em java(Jcreator, e Eclipse) mas me desinteressei rápido deles, por não achar chamativo, e não ver nada feiti neles.
por ultimo baixei o Unity, que demora meia hora para começar o programa, ele vem com um jogo bem legal, e tambem com outros(tambem baixei alguns), parece ser uma boa ferramenta, mas parei de mecher nele por conta de não conseguir estabelecer uma colisão(sem usar a física que já vem), usando a função que diziam que era para colidir(OnColisionEnter ou alg assim), queria reproduzir um jogo meu que a colisão é bem simples, mas por não conseguir fazer isso, e por já ter um conhecimento no GM em que o que queria fazer(não avançado) eu conseguia, acabei continuando no GM, e até agora não vi um programa para programação de jogo melhor.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por peixoto em Sab 16 Mar 2013, 19:01


Ok... Cadê o seu jogo em Java? Você tá falando coisa que eu já sei há tempos. Eu quero ver é O SEU jogo feito em Java que não poderia ter sido feito no Game Maker. Vamos ser práticos: se é um bom motivo pra não estudar GML e sim, Java, acredito que você tenha estudado Java.

Não preciso fazer um para saber que é superior.
Ja estudei um pouco de java á algum tempo.Mas também não vejo um jogo seu feito em Java neh ?





Cadê o seu projeto 3D que não pôde ter sido feito no Game Maker porque ele não te deu recursos suficientes? Em que motor você teve que fazer esse projeto porque o Game Maker não atendeu suas necessidades, pois a "parte 3D dele é mal trabalhada demais"? Eu gostaria de dar uma olhada nele.

Há muitos que tentei fazer no GM mas não consegui terminar por que precisaria de pelomenos 5 extensões e sabe-se la quantas DLLs para usar determinadas funções que o Game Maker não possue em 3D(para fazer uma MISERA MENSAGEM igual ao RPG Maker num jogo 3D que eu estava tentando fazer no Game Maker por exemplo, precisei instalar uma Extensão específica, pois o GM puro não podia fazelo)
Por isso desisti de 3D no Game Maker e decidi aprender mais sobre o Unity Engine


Bom... Então ela lança atualizações pra corrigir. Tem alguém trabalhando nisso agora pra poder corrigir. Isso é um problema ou solução?
Problema para os mais de 200 usuários que compraram e agora precisam ficar esperando a boa vontade da YoYoGames de atualizar seu software que foi lançado antes de a maior parte dos Bugs serem corrigidos.


Eu gostaria de ver um jogo seu, feito numa linguagem ou motor que você defende, que não tenha sido o Game Maker.
Pode deixar meu amigo, em breve eu pretendo montar uma equipe(não nesse fórum, mas na vida real mesmo) e programarei meu própio jogo numa Engine de verdade, que não use linguagem de interpretação limitada e lenta como o GM ou que não seja tão bugada a ponto de eu ter que esperar 1 ano até a maior parte dos bugs serem corrigidos.
Me passa seu email que quando eu publicar esse jogo eu te aviso tá?(Vou cobrar 5% a mais no preço desse jogo para você)

Pra dizer que gml é uma linguagem limitada, isso quer dizer que você se sentiu ilimitado com ela. Vamos ver se o seu grande trabalho, feito num motor profissional (que foi o único que atendeu suas exigências) não poderia ter sido feito no Game Maker.
Crysis foi feito no Game Maker?E Skyrim?Minecraft? Sequer algum mário (original) foi feito nessa engine?Me diga um jogo realmente famoso feito nela meu caro, que levarei seus argumentos irritadinhos mais a sério.

Gostaria que você postasse ele aí, claro, se quiser.
Como eu disse acima, basta esperar um dia você o verá Happy Porém agora fazendo tudo sozinho, fica complicado, não acha?

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Rodrigo Santiago em Sab 16 Mar 2013, 19:03

Fodões do Blender, do C++, do Unity:

hum.. posso ser até os três juntos (um dia ), mais NUNCA jamais reclamarei do meu querido e amado Game Maker, que é o MELHOR criador para 2d do mundo e ainda quebra o galho em 3d.

investigador será que ele pensou em mim, ao dizer Minhas três linguagens secundarias, (imagine a que é First Place : gml)

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Sab 16 Mar 2013, 19:04

bem,eu ja programo faz 4 anos com o game maker,e me senti muito limitado para criar jogos 3d no inicio,mas depois percebi que o game maker nao era tao limitado assim,quem estava limitado era minha logica...
eu tambem ja usei bastante o unity,acho ambos muito bom!
Mas tambem nao concordo com as pessoas ficarem "metendo o pau" no game maker,pois nao a justificativa para isso.
Eu nunca ofendi o gm,apenas disse que ele é limitado,e falta coisas que ja deviam ter pelo preço!¬¬
Mais TODOS os programas para criação de programas/jogos tem pontos ruims!
Nada é perfeito nesse mundo!

Traduzindo oque eu quero dizer aqui,é que nem estou criticando o topico/game maker,nem defendendo. Apenas acho que ele nao deveria ser tratado nem melhor nem pior doque qualquer outro programa,pois ninguem podera provar qual é melhor,creio eu!

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Livsk em Sab 16 Mar 2013, 19:19

Eu não ia comentar, mas na boa...

Peixoto, se o Game Maker é lixo, ruim, lento, o que você está fazendo nesse fórum? Hater? Vai pro teu fórum de unity, blender, java, fazer seus joguinhos, não sei o que você vem fazer aqui já que existem "engines tão poderosas".

O Game Maker é uma ótima engine, o problema é que o 3D não é bom, mas tem um ótimo sistema para fazer jogos 2D. Até eu que sou burro consigo fazer jogos.

Concordo com o Cascavelo.

Flw

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por peixoto em Sab 16 Mar 2013, 19:37

Livsk escreveu:
Peixoto, se o Game Maker é lixo, ruim, lento, o que você está fazendo nesse fórum? Hater? Vai pro teu fórum de unity, blender, java, fazer seus joguinhos, não sei o que você vem fazer aqui já que existem "engines tão poderosas".

Meus argumentos foram para o Borderline.Quer que faça alguns para você? Happy

Eu falei dos pontos negativos do Game Maker(que foi até dificil de achar, mas foi para sustentar meus argumentos), porém em meu primeiro comentário aqui neste tópico que você teve preguiça de ler, eu disse

Mas, escrevo isso sem querer desmerecer as Versões do Game Maker.
Apesar de ele ter esses problemas(alemdomais nada é perfeito), todas as versões dele são ótimas ferramentas para produção de jogos.

PS: Hater é o dome dado a pessoas que simplesmente chingam/ofendem outras pessoas e/ou produtos sem base em argumentos.Quem argumenta meu caro, não é hater, e você não me viu dizendo que "Game Maker é ruim por que é",viu?
E eu estou nesse fórum pois mesmo trantando só de Game Maker(como assunto principal) ele ja me ensinou sobre outras engines também e é um ótimo lugar para eu divulgar meus jogos.

PS²: Blender e java não são engines(sendo Blender nem tem linguagem de programação sequer, é apenas um MODELADOR, e java uma linguagem de programação usada em cerca de 3 bilhões de aparelhos).

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Livsk em Sab 16 Mar 2013, 19:46

peixoto escreveu:
PS: Hater é o dome dado a pessoas que simplesmente chingam/ofendem outras pessoas e/ou produtos sem base em argumentos.Quem argumenta meu caro, não é hater, e você não me viu dizendo que "Game Maker é ruim por que é",viu?
E eu estou nesse fórum pois mesmo trantando só de Game Maker(como assunto principal) ele ja me ensinou sobre outras engines também e é um ótimo lugar para eu divulgar meus jogos.

PS²: Blender e java não são engines(sendo Blender nem tem linguagem de programação sequer, é apenas um MODELADOR, e java uma linguagem de programação usada em cerca de 3 bilhões de aparelhos).

Ok mestre peixoto... É que não da para fazer jogos no blender....

Meu comentário é apenas o seguinte: Não gosta? vaza, simples. Não precisa ficar criticando a engine e ao mesmo tempo utilizando um fórum sobre ela.

Flw

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por TRFN em Sab 16 Mar 2013, 19:48

Meus argumentos foram para o Borderline.Quer que faça alguns para você?
Afinal os argumentos são direcionados as funcionalidades da ferramenta ou aos usuários ? Seus argumentos são referentes a engine ou a algum membro ? Sua intenção é subverter o foco pretendido direcionando um argumento para cada qual ? Explique-se.

Peixoto, crie jogos como você quiser, porque isso não é problema de ninguém, mas não desmereça o trabalho de ninguém, e muito menos a alguém pela ferramenta que usa.

O blender desenvolve jogos sim, utilizando o Phyton. E com isso é uma engine também para criar jogos, mas que não tem motor de desenvolvimento interno, mas sim terceirizado em outra arquitetura de linguagem.

Acredito que o erro está em reclamar da ferramenta, quando devemos ver o quanto somos capazes. O que faz um bom jogo não é a ferramenta, e sim quem a usa. Até mesmo em BATCH que é muito inferior tem como fazer jogos, por mais que seja difícil, tem como até desenvolver gráficos acessando a arquitetura do processador, segundo referencias de memória. Indo direto ao ponto, no Game Maker é possível fazer infinitas coisas, por causa do suporte a recursos externos, e não é pelo fato da velocidade de execução que vamos reclamar, porque isso já está sendo tradado como o próprio Pedro Henrique citou. Eu posso dizer com total convicção que é possível desenvolver projetos muito melhores que muitos feitos por ai, utilizando apenas o Game Maker e alguns recursos por exemplo. Ficar reclamando que a ferramenta é limitada não adianta.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por SIGILOSO em Sab 16 Mar 2013, 20:12

Já vi jogos maravilhosos feitos no RPG Maker. Neste, eu já fiz um jogo completo do Sonic, plataformas, com HUDs funcionais e sistema de rings. Isso no 2003, sem scripts. E olha que o RPG Maker é uma gaiola em termos de liberdade ao criador.
Spelunky. O jogo foi feito originalmente no GM e hoje tem versões pra Xbox e té rendendo uma grana phudida pro desenvolvedor.

O Game Maker é uma ferramenta para jogos 2D, como muitos já disseram. Se você parar pra pensar, tudo, TUDO, não só programas, como na sua vida, tem pontos bons e ruins. Você deve extrair tudo o que puder daquilo que for bom, e o que for ruim, contorne. Tenho um amigo show de bola, mas ele fala errado, vou procurar outro tão legal quanto e que fale certo.

Talvez o exemplo não tenha sido tão bom, mas enquanto você focar em tudo o que há de errado e negar que existem pontos bons, não chegarão a lugar nenhum. Por que não passam a estudar todas as ferramentas que possuem ao seu alcance? E perceberem que existem diferenças? Não se prender ao Game Maker, no caso. Se ele é ruim em algum ponto que realmente prejudique seu projeto, procure outra ferramenta. Se o Game Maker não vai fazer do seu projeto melhor do mundo, mas é o suficiente para se tornar um belo projeto, use-o e saiba burlar as dificuldades.

Até o momento o Game Maker tem sido suficiente para mim. Quando quiser me aprofundar em 3D, em breve, irei passar a estudar Unity. Mas sempre que for trabalhar com 2D, a boa e velha engrenagem verde estará sempre no meu desktop.
afro


Última edição por SIGILOSO em Sab 16 Mar 2013, 20:19, editado 1 vez(es)

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por peixoto em Sab 16 Mar 2013, 20:14

TRFN escreveu:
Meus argumentos foram para o Borderline.Quer que faça alguns para você?
Afinal os argumentos são direcionados as funcionalidades da ferramenta ou aos usuários ? Seus argumentos são referentes a engine ou a algum membro ? Sua intenção é subverter o foco pretendido direcionando um argumento para cada qual ? Explique-se.

Argumentos sobre a ferramenta para um usuário.
Não foi uma ofensa/ameaça essa minha frase(Não sei por que, imagino que sempre achem isso '-'(sei que sou sério as vezes, mas quando falo sério não falo ofensivamente(até por que não é correto ofender)(ao menos não tento)).

Ok mestre peixoto...
I am your master! Zangado (zoa Razz )

Eu entendi seu comentário, mas achei que não havia compreendido o meu.Então apenas defendi minhas palavras e expliquei um pouco melhor minha opnião.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Rodrigo Santiago em Sab 16 Mar 2013, 20:24

Gente, facilidade é inversamente proporcional a velocidade, (na criação de programas), programando em gml resulta num jogo mais 'lento' ou mais consumidor de cpu e memoria, olha só:

gml -mais facil do mundo
java -dificil
c++ -Muito dificil (tente fazer 3d)
assembly- EXTREMAMENTE dificil - tente fazer um 'hellow word'
fisico- IMPOSSIVEL -

O que acontece é que os programas vão ter que converter tudo pra assembly(+-) e como um programa é que ta criando outo , ele não cria com o desempenho máximo, somente a mente humana é capaz de fazer ao máximo.


Game maker não é limitado, limitado é quando você não pode fazer MUITAS COISA, no gm você não pode fazer POUCAS COISAS, mais é pra isso que serve dll.

Rodrigo Santiago

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sab 16 Mar 2013, 20:28


Vou pedir pra algum modera trancar o tópico antes que alguém me dê um tiro na rua.

Eu acho que não preciso dizer mais nada. Tem alguém aí que é o exemplo perfeito do típico usuário que adora falar mal do Game Maker. Acho que ele não fez o Crysis porque a Yoyo não corrige bugs há um ano e ficou faltando uma extensão. Se fosse Java ele teria feito.

Novamente eu reforço: antes de meter o pau no Game Maker, faça algo relevante, se não...



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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por TRFN em Sab 16 Mar 2013, 20:28

Não foi uma ofensa/ameaça essa minha frase(Não sei por que, imagino que sempre achem isso '-'(sei que sou sério as vezes, mas quando falo sério não falo ofensivamente(até por que não é correto ofender)(ao menos não tento)).
O que ostentou minha indagação não foi o fato deu ver um tom de "ameaça" em você... Mas sim a forma que você escreveu, embasado em um espirito de suposta inferioridade vista por você no outro.

Eu entendi seu comentário, mas achei que não havia compreendido o meu.Então apenas defendi minhas palavras e expliquei um pouco melhor minha opnião.
Entretanto teve uma argumentação sua que não é coerente :
sendo Blender nem tem linguagem de programação sequer
Já que disse anteriormente:
O blender desenvolve jogos sim, utilizando o Phyton. E com isso é uma engine também para criar jogos, mas que não tem motor de desenvolvimento interno, mas sim terceirizado em outra arquitetura de linguagem.

gml -mais facil do mundo
java -dificil
c++ -Muito dificil (tente fazer 3d)
assembly- EXTREMAMENTE dificil - tente fazer um 'hellow word'
fisico- IMPOSSIVEL -
A lógica é a mesma e a escolha da ferramenta é de cada qual. Assembly não é impossível, só é uma estrutura de baixo nível.

O Game Maker é uma ferramenta para jogos 2D, como muitos já disseram. Se você parar pra pensar, tudo, TUDO, não só programas, como na sua vida, tem pontos bons e ruins. Você deve extrair tudo o que puder daquilo que for bom, e o que for ruim, contorne. Tenho um amigo show de bola, mas ele fala errado, vou procurar outro tão legal quanto e que fale certo.

Concordo plenamente.

Eu acho que não preciso dizer mais nada. Tem alguém aí que é o exemplo perfeito do típico usuário que adora falar mal do Game Maker. Acho que ele não fez o Crysis porque a Yoyo não corrige bugs há um ano e ficou faltando uma extensão. Se fosse Java ele teria feito.
Quem muito reclama da ferramenta e diz que ela o limita é porque arruma desculpa por não ter "bala na agulha" para fazer algo realmente bom. Como eu disse :
Acredito que o erro está em reclamar da ferramenta, quando devemos ver o quanto somos capazes. O que faz um bom jogo não é a ferramenta, e sim quem a usa.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por peixoto em Sab 16 Mar 2013, 20:32

Pelo pouco que sei , são dois programas separados feito pela mesma equipe.Um é modelador, o outro serve para criar jogos.Então imaginei que ele estive-se falando do modelador visto que é mais famoso..


PS:Não tatrei ele como inferior em nenhum momento '-'

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por TRFN em Sab 16 Mar 2013, 20:37

Pelo pouco que sei , são dois programas separados feito pela mesma equipe.Um é modelador, o outro serve para criar jogos.Então imaginei que ele estive-se falando do modelador visto que é mais famoso..


PS:Não tatrei ele como inferior em nenhum momento '-'
Não são dois programas, já que a integração do Phyton não é um programa, e sim uma biblioteca embutida no blender. Não disse me referindo ao modelador, mas sim a sua afirmação quanto ao blender sobre ele não ser uma engine, já que ele é sim uma engine, porém com uma sistemática de compilação terceirizada de jogos. No blender podemos fazer jogos sim. Não existe 2 programas, já que o blender na verdade é um projeto open-source feito a muito tempo que se iniciou como um editor de videos e efeitos (assim como o game maker começou). O blender trabalha como o GIMP, podendo ser possível sempre adicionar novas funções a ele. E desta mesma forma, o Phyton foi integrado a ele.

Wikipedia sobre blender :
Blender, também conhecido como blender3d, é um programa de computador de código aberto,[3] desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine embasado no Phyton.[4] Está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL) / GNU General Public License (GPL).[2] O Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.[5]

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sab 16 Mar 2013, 21:55


Discussão aqui, discussão acolá... Mas o ponto visceral da questão ainda ficou suspenso no tópico:

Borderline escreveu:Para você maldizer o Game Maker e afirmar que o GML é uma linguagem limitada, então você se sentiu limitado com ela. Onde está o seu projeto feito num motor profissional (que foi o único que atendeu suas exigências) cujo trabalho tão poderia ter sido feito no Game Maker?

Então, acho que lavar a boca com sabão antes de falar do Game Maker é uma ótima ideia. Se não fosse por ele, é provável que esse pessoal que tanto o critica dificilmente teria feito um jogo.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Henrique_GJ em Sab 16 Mar 2013, 22:16

eu depois que comecei a usar unity percebi que o game maker não é tão bom quanto pensava. não por não dar muito suporte a 3d, mas pela forma de editar e talz.. deixa eu explicar melhor

no unity (assim como outras engines) vc ve o mapa / fase / room / como quizer, e vai editando ali tudo, enquanto no gm é separado, você cria a instancias e depois repete ela na room

daí de duas uma:

ou você repete varias vezes algumas coisas, tornando as fases menos atraentes...

ou você tem um trabalho do caramba pra fazer uma fase com mais 'variaçoes'

por isso eu acho que o game maker é um EXCELENTE programa para INICIAR no mundo da criaçao de games e talz, porque você ja sai com capacidade de pegar qualquer programa rapidinho, mas vc é meio limitado, a nao ser que fique repitindo um trabalho repetitivo (ava) varias vezes


alem disso, o game maker e mais lento que outros programas, ao fazer um game comum isso nao altera nada, mas no caso de um game online isso gera algumas limitaçoes, como por exemplo a questao do client e do server - nao da pra fazer uma executavel pra exercer a funçao de server para muitas pessoas, no maximo uma partida fica bom .-.

sem falar que se precisar fazer muitos objetos fica pesado demais, e eu nao vi ate hoje script de importar objetos 3d que nao demorasse demais para carregar no jogo .-.

o game maker é bom sim, mas nao pra ficar nele pro resto da vida, é pra iniciar ali e partir em busca de algo miór

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por peixoto em Sab 16 Mar 2013, 22:37

Henrique_GJ escreveu:eu depois que comecei a usar unity percebi que o game maker não é tão bom quanto pensava. não por não dar muito suporte a 3d, mas pela forma de editar e talz.. deixa eu explicar melhor

no unity (assim como outras engines) vc ve o mapa / fase / room / como quizer, e vai editando ali tudo, enquanto no gm é separado, você cria a instancias e depois repete ela na room

daí de duas uma:

ou você repete varias vezes algumas coisas, tornando as fases menos atraentes...

ou você tem um trabalho do caramba pra fazer uma fase com mais 'variaçoes'

por isso eu acho que o game maker é um EXCELENTE programa para INICIAR no mundo da criaçao de games e talz, porque você ja sai com capacidade de pegar qualquer programa rapidinho, mas vc é meio limitado, a nao ser que fique repitindo um trabalho repetitivo (ava) varias vezes


alem disso, o game maker e mais lento que outros programas, ao fazer um game comum isso nao altera nada, mas no caso de um game online isso gera algumas limitaçoes, como por exemplo a questao do client e do server - nao da pra fazer uma executavel pra exercer a funçao de server para muitas pessoas, no maximo uma partida fica bom .-.

sem falar que se precisar fazer muitos objetos fica pesado demais, e eu nao vi ate hoje script de importar objetos 3d que nao demorasse demais para carregar no jogo .-.

o game maker é bom sim, mas nao pra ficar nele pro resto da vida, é pra iniciar ali e partir em busca de algo miór

Uma lenda retorna para a GMBR... Feliz

Nem li totalmente seu comentário, mas concordo plenamente com ele.
o Game Maker é realmente uma ótima ferramenta, mas para o começo.Quando o usuário está apenas ganhando noções de como programar.
Depois disso, realmente percebe-se as limitações dele, e a grande facilidade que é utilizar outras engines para fazer os jogos.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Meta Ridley em Dom 17 Mar 2013, 00:38

Finalmente eu li todos os comentário(correndo mas li).

Quando eu li o tópico inicial eu achei que era pra fazer algo como dizer o que o Game Maker poderia ter e que ainda não tem.

Acho que fui só eu mesmo porque a coisa começou a ficar meio tensa alí e aqui. Mas quer saber? É melhor assim mesmo porque a vida não teria muita graça sem tensões e conflitos... maaas que bom que ninguém está morto.

Engraçado que eu já ia dizer que achava interessante o programa ter um editor de áudio, pelo menos um compositor MIDI, e uma melhoria nos recursos em 3D.

Não ia dizer que o programa é ruim. Iria dizer que o programa pode ser melhorado cada vez mais.

Ah, quanto ao Blender que foi comentado. Cara o Blender é um programa que tem todo o direito de se chamar de possuidor-de-recursos-profissionais. Só que é o seguinte, a parte de desenvolvimentos de jogos não tem muitos recursos mesmo. Acho que todo mundo que usa o Blender e já mexeu com qualquer engine de criação de jogos percebe isso. Tal como o Game Maker se concentra no 2D o Blender infelizmente ainda se concentra apenas na criação de elementos gráficos. Ou então felizmente mesmo porque agora ele é possuidor-de-recursos-profissionais. Então, basicamente eu pensava em algo como: Eu crio no Blender e passo pra Ogre e lá eu faço o jogo. Mas enfim.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Misa em Dom 17 Mar 2013, 01:05

O game maker não é tão ruim, nem tão limitado, ele só precisa de melhorar em certas coisas, já pro lado do 3D ele tem que evoluir bastante mesmo para chegar em um bom nivel, seria até bom se em algum dia a yoyo lançasse um game maker em uma versão especial para desenvolver jogos 3D. Já no preço eles poderiam diminuir, seria mais justo, e quanto a comparar o Unity3D com o game maker já é meio que exagero, o unity é muito poderoso !

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Gonçalves em Dom 17 Mar 2013, 02:58

Eu adoro o Game Maker. Tentei usar o Unity mas acabei desanimando porquê achei que fosse encontrar uma comunidade brasileira do mesmo porte que essa.

Os caras dizem que o GM não tem capacidade pra isso, pra aquilo, etc, etc., mas veja o caso do jogo Crimelife 3: É um jogo 3D, relativamente grande, que roda perfeitamente sem lag no meu pc, que é fraquíssimo comparado aos atuais. O Game Maker suporta aquilo, como não iria suportar seus "projetinhos"? Vocês que criticam tanto essa limitação, já chegaram a fazer algo maior/parecido com esse jogo? Não! É isso que o Border quer dizer e eu penso exatamente o mesmo.

Há algum tempo atrás tentei criar um jogo TDS, com FPS 60, À medida que ia adicionando coisas novas, o jogo ia ficando mais pesado, óbvio, até chegar ao ponto que ficava 50-55 fps. Desanimei total do GM, fiquei um bom tempo sem mexer, até descobrir que o culpado era eu. Eu apaguei o jogo de raiva e poderia ter contornado a situação com simples métodos que hoje não deixo de usar (como principalmente a redução para 30 fps visto que não há necessidade alguma de usar uma atualização de frames suave num joguinho que nem mesmo tinha as colisões suaves).

A maior parte do problema é culpa do próprio programador, não adianta negar. Antes mesmo de criar um jogo o cara tem de pensar numa forma de contornar eventuais lentidões que podem causar sua engine, caso contrário ele terá de cancelar o projeto e ficar falando mal da ferramenta.

Off: Normalmente aqui o pessoal adora reclamar, reivindicar, etc. Com todo respeito ao Borderline mas eu acho, na maioria das vezes, esse tipo de tópico uma tremenda inutilidade, mas pra expôr opinião, tentar se mostrar superior, todo mundo aparece (vide 3 primeiras repostas em menos de 30 minutos), enquanto os tópicos de jogos, estão lá, desertos. Esse tipo de tópico vai acrescentar algo a alguém? Provavelmente não, mas o que vai/pode fazer a diferença pra alguns está lá paradão.

Off: Como alguém pode concordar plenamente com algum contéudo se o mesmo não leu tudo? --\'

Até mais. Um abraço a todos!

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por GameMakerTutoriais em Dom 17 Mar 2013, 06:46



Gonçalves escreveu:Off: Normalmente aqui o pessoal adora reclamar, reivindicar, etc. Com todo respeito ao Borderline mas eu acho, na maioria das vezes, esse tipo de tópico uma tremenda inutilidade, mas pra expôr opinião, tentar se mostrar superior, todo mundo aparece (vide 3 primeiras repostas em menos de 30 minutos), enquanto os tópicos de jogos, estão lá, desertos. Esse tipo de tópico vai acrescentar algo a alguém? Provavelmente não, mas o que vai/pode fazer a diferença pra alguns está lá paradão.

Cara, respeito a sua opinião. O tópico tomou uma direção que poderia ter sido evitada, mas já que eu não evitei e estamos aqui, eu vou quebrar o pau mesmo assim hahahaha

Vejo alguns aí criticando vários aspectos do Game Maker com tanta convicção, se achando profissionais, sem nunca terem feito alguma coisa naquilo que criticam ou sequer tentado explorar. Eu sou usuário de Game Maker e vou contestar a crítica deles e de qualquer outro que quiser entrar no tópico aí. Haduuuuken!!!! E a lei número 1 do manual iniciante sobre tretas infames entre egos fervorosos, diz que:

1.0.0 - Para criticar algo ou alguém, esteja preparado com argumentos sólidos, ou o pipoco vai ser bruto!

Mas como eu falei, tem alguém aí que é o resumo exato (nos 100%) do “programador de Game Maker aspirante a CryEngine” e de todo o perfil de "crítico do Game Maker" que eu comentei nos meus posts. Criticar é fácil, mas se não fosse pelo Game Maker, muitos desses aí talvez sequer pensassem em criar um jogo na vida.

A maioria das opiniões deles sobre os aspectos ruins do Game Maker são as mesmíssimas picuinhas ditas pelo pessoal da GMC. Eles estão repetindo o que o pessoal lá diz, porque até agora eu não vi o que eles estão fazendo em outros motores, já que o Game Maker é "tão ruim em X aspecto".

E, pra geral, continua o temeroso “X da questão”, heim! Essa perguntinha está causando coceira no profissionalismo dos developers! hahahahahaha

Borderline escreveu:Para você maldizer o Game Maker e afirmar que o GML é uma linguagem limitada, então você se sentiu limitado com ela. Onde está o seu projeto feito num motor profissional (que foi o único que atendeu suas exigências) cujo trabalho não poderia ter sido feito no Game Maker?

E volto a dizer que...

Borderline escreveu:Fodões do Blender, do C++, do Unity: parem de falar mal do Game Maker, porque vocês vão acabar ouvindo o que não querem.

Primeiro, adquiram experiência e conhecimento, porque a linguagem que vocês enaltecem é irrelevante. Façam alguma coisa realmente bem feita nos motores que defendem, e que justifique dizer que “o Game Maker é ruim por isso, isso e assado, pois eu fiz no Unity isso, isso e isso, coisa que no Game Maker não é possível fazer.” Aí sim, talvez você vá ter o que falar.

Porque agora, quanto mais você critica essa super ferramenta que é o Game Maker, que facilita tanto pra nós mesmos, você está mostrando a sua total e completa incompetência, não a do programa.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por SIGILOSO em Dom 17 Mar 2013, 09:17

Dá pra ver até que o pessoal fica p*to de verdade quando falam mal do Game Maker. Todos os pontos bons e ruins já foram levantados e dúvidas esclarecidas. Agora o que sobrou mesmo foi indignação mesmo.
O que vai mudar se alguém não gosta do programa? É um programa!
Já cansei de ouvir gente me esculachando por eu usar o GM, e nem por isso parei de usar. Não vou ficar invocado, com sentimento de injustiça ou algo parecido. Até os programas citados aqui recebem o mesmo tipo de preconceito, então galera, vamos nos acalmar, não tem motivo pra tanto alvoroço.
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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por GameMakerTutoriais em Dom 17 Mar 2013, 09:46


SIGILOSO escreveu:Dá pra ver até que o pessoal fica p*to de verdade quando falam mal do Game Maker. Todos os pontos bons e ruins já foram levantados e dúvidas esclarecidas. Agora o que sobrou mesmo foi indignação mesmo.
O que vai mudar se alguém não gosta do programa? É um programa!
Já cansei de ouvir gente me esculachando por eu usar o GM, e nem por isso parei de usar. Não vou ficar invocado, com sentimento de injustiça ou algo parecido. Até os programas citados aqui recebem o mesmo tipo de preconceito, então galera, vamos nos acalmar, não tem motivo pra tanto alvoroço.
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Borderline escreveu:Uma coisa é o cara dizer que não gosta do Game Maker. Outra bem diferente é dizer que ele é ruim. Eu não gosto de C++. Não gosto de Java, não gosto de PHP, não gosto de Javascript. O parco, irrisório, pouco, irrelevante conhecimento que eu tenho de cada uma é porque de forma ou outra acabei me esbarrando com elas e sem vontade. Eu não diria que alguma delas é ruim porque:

1) Eu não tenho conhecimento aprofundado o suficiente em cada uma pra fazer uma comparação minuciosa, e sei que não vou ter. A única coisa que meu conhecimento permitiria separar uma da outra é em relação ao sistema sob o qual eu iria desenvolver. Por que eu diria que uma é ruim sabendo que uma pessoa mais experiente que eu poderia contestar minha ofensa à ferramenta de trabalho dele?

2) Eu nunca fiz algo exclusivo em alguma delas pra dizer que não pudesse ter sido feito em outra, consequência da primeira observação.

Hipoteticamente falando... Eu acho que, se um cara programa em Pascal profissionalmente, trabalha com isso há vários anos e defende a linguagem, quem são esses carinha zé ruela aí que nunca fizeram nada relevante em Pascal pra criticar a ferramenta de um profissional?

Eu gosto de GML. Se alguém diz que não gosta de GML, o que eu tenho a ver com isso? Nada! Mas se diz que GML é ruim e "X" é melhor, eu perguntei o porquê de "X" ser melhor pra tentar entender o motivo, mas até agora, nenhum developer fodão conseguiu explicar com a seguinte fundamentação:

Se o "X" é melhor que o GML nisso, nisso e nisso, onde está o nisso, nisso, nisso que você programou em "X" que não poderia ter sido feito no GML? Ou seja, o motivo pelo qual o cara diz que o GML é ruim, e "X" é excelente. Aqui não, jacaré! hahahaha

Então, falar mal do Game Maker "de repente" não ficou tão fácil mais... hahahahaha

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por DS Santos em Dom 17 Mar 2013, 15:28

O fato é que hoje mesmo trabalhando comercialmente com Java, não teria feito metade do já fiz com as antigas versões do GM...

Espero que o GMS se torne popular no mercado mobile para talvez algum dia fazer um trabalho comercial com ele.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por GameMakerTutoriais em Seg 18 Mar 2013, 08:34


Ainda não apareceu uma crítica concreta ao Game Maker. Como usuário de Game Maker, eu gostaria de saber um ponto negativo nele que somente outro motor tenha conseguido suprir sua necessidade. Mas o principal é que também gostaria de ver esse JOGO feito nesse outro motor e que não poderia ter sido feito no Game Maker, devido a "tal limitação", motivo pra dizer que o Game Maker é ruim.

*Obs.: metodologia de trabalho não é desculpa. Quero ver um jogo.

Porque até agora, dessa forma, ninguém conseguiu apontar um único defeito.

________________________________________________


Aí, moçada, queria fazer uma homenagem aí aos desenvolvedores hahahaha Vou expor um pequeno mostruário de frases inspiradoras para que nós mesmos, usuários de Game Maker, possamos seguir o bom exemplo.

Esse é o exemplo perfeito dos críticos do Game Maker atualmente. Estão emergindo dos mais desconhecidos clãs de ninjas de escolas Naruto. Não esbarre com eles em suas pesquisas por Java!!

- Hall Of Fame -







Spoiler:
game maker crítica criador de jogos programadores fácil programação iniciante developer bom para criar jogos como programar meu primeiro jogo profissional empresa de jogos desenvolvimento de jogos brasil comunidade tecnólogo em jogos eletrônicos com game maker gml language yoyogames o game maker é bom ou ruim tutoriais tutorial exemplos gml gmk 64digits gmscripts scripts timeline objetos instância sprite desenho recursos resources dll pular 3D os melhores jogos os melhores programadores jogos premiados concurso game maker hall da fama of fame brazil

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por saim em Seg 18 Mar 2013, 11:09

Acho que o tópico está meio fora de lugar. Eu explico.

Basicamente, o argumento usado pra defender o game maker é que ninguém que o critica já fez algo em outra ferramenta, que não pudesse ser feito no GM.
Acontece que esse aqui é um fórum, principalmente de aprendizado. Os tais fodões que poderiam apresentar os tais exemplos não estão aqui.
Suponho que existam limites para o game maker e que eles não sejam apenas a minha imaginação (e minha capacidade, e meu conhecimento, e minha perseverança em terminar um projeto). Eu não conheço esses limites, porque eu sou muito mais limitado que eles. Mas estou convicto de que existam. Os que CONHECEM esses limites e podem citá-los, certamente não estão aqui.

"Mas o tópico é direcionado praqueles que CRITICAM o game maker, sem ter capacidade pra isso, não pra quem tem capacidade e não critica!"

Entendo. Às vezes é irritante ver algo a que nos cativamos ser criticado por pessoas que não têm conhecimento suficiente pra julgar. É como entrar numa exposição de quadros abstratos. Se você entende do assunto, sabe interpretar, pode achar maravilhosa a habilidade do artista em dispor na tela um sentimento muito profundo usando apenas tons de uma única cor, ou simplesmente apreciar a serenidade que ele dispôs as formas geométricas quase definidas. E ouvir um caminhoneiro sujo arrotar que o moleque dele consegue fazer melhor pode doer nos ouvidos.

É, pensando bem, você pode desafiar o caminhoneiro (ou o moleque dele) a fazer melhor. Particularmente, eu prefiro ignorar o comentário e, se ele continuar falando muito, a ponto de me atrapalhar a apreciar as telas, sugerir que ele visite a exposição ao lado.

Se isso não funcionar, aí não tem jeito, o lance realmente é desafiá-lo a superar o artista. É nesse ponto em que estamos?

Se alguém não entendeu a analogia: as obras de arte são os programas e o caminhoneiro é a moçada que critica sem conseguir fazer melhor. (aos que entenderam, me desculpem por explicar o óbvio)

Quanto às críticas, acho as do Henrique GJ construtivas. Não cheguei a ver essa vantagem no breve tempo em que testei o Unity3D, mas a facilidade de se usar o programa deve ser levada em conta, sim (aliás, é a maior vantagem do game maker). Se, por exemplo, fosse imposível importar imagens pro game maker e o editor de imagens só aceitasse entrada pixel-a-pixel, eu desistiria do programa - e, consequentemente, de fazer jogos.
Claro que isso não quer dizer que eu concorde que o editor de fases do GM seja de manejo complicado. Inclusive, acho que o GMS deu uma melhorada no que já estava bom. E eu ainda tenho umas gambiarras que facilitam a edição e visualização de fases. Acho que é tudo questão de planejamento.
Mas se o Unity3D tem um editor de fases mais fácil de usar que o do game maker, então nesse aspecto ele é melhor que o GM.

--> o que não faz do GM um programa ruim, apenas superado nesse aspecto.

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

Mensagem por Mr.Rafael em Seg 18 Mar 2013, 11:10

Borderline escreveu:
Ainda não apareceu uma crítica concreta ao Game Maker. Como usuário de Game Maker, eu gostaria de saber um ponto negativo nele que somente outro motor tenha conseguido suprir sua necessidade. Mas o principal é que também gostaria de ver esse JOGO feito nesse outro motor e que não poderia ter sido feito no Game Maker, devido a "tal limitação", motivo pra dizer que o Game Maker é ruim.

*Obs.: metodologia de trabalho não é desculpa. Quero ver um jogo.

Porque até agora, dessa forma, ninguém conseguiu apontar um único defeito.
Ah, como eu adoro discussões...

1: Pelo que vi, o GMS pode fazer jogos em browser. No entanto, não se ganha credibilidade nenhuma e coisas mais complexas ficam presas indefinitivamente. (programador de VB vs programador de C++: não importa o quanto o programa de VB seja bom, ninguém vai aceitar, porque o tema de "arrastar botãozinho" é tão acessível que é possível que uma criança de 4 anos conseguisse fazer o mesmo programa que você)
2: Salva tudo em um executável único. Enquanto por um lado isso parece agradável, por outro o seu programa fica preso, pesado e ainda por cima é interpretado. (não ligo para o GMS, uso o 8 e acho que esse recurso de compilar deveria existir em forma de plugin para todas as versões. E antes que venha falar de dlls, além de não garantir 100% que o jogo rode com ela, é um mero tapa-buracos)
3: Você fica atrelado a apenas o que o programa lhe oferece, fazendo com que você tenha que dar muitas voltas ou socorrer a plugins apenas para uma mecânica diferente. (isso me resultou em um sistema de inventário pesadíssimo e um sistema de auto-save que parece uma gambiarra).

Infelizmente, ainda não possuo nenhum jogo feito em outra linguagem para mostrar a você. No entanto, digo logo que meu sonho como desenvolvedor é sair de vez do GM. Eu gosto muito da plataforma, aprendi o básico de programação com ela e tudo mais! No entanto, é preciso entender que, assim como a comparação do VB vs C++, o GM não tem credibilidade nenhuma. Quero sair porque sonho em criar meus jogos por conta própria, dependendo no máximo de engines paralelas (do tipo: nada que seja "sem nenhum conhecimento de programação" ou que use Drag n' Drop). E antes que volte a perguntar por que ainda estou no fórum, é porque gosto sim do GM, mas não quero ficar preso nele para sempre.

Quem faz um jogo em C#/XNA/C++/Flash não teria nenhum problema em usar o Game Maker, enquanto o contrário seria muito difícil.

Quanto às "limitações":

- Odyssey é melhor que um PS3! Gráficos? Dane-se, é só colocar uma folha de plástico na TV e problema resolvido! Faz qualquer coisa!
- TV preto-e-branco é infinitamente melhor que uma LCD! Cores? Para que? Não exibe a imagem do mesmo jeito? Então pronto, faz qualquer coisa!
- Meu 486 é melhor que essas porcarias atuais! Hardware? Dane-se, é só fazer meia-dúzia de overclocks, reprogramar um Windows 7 por inteiro para ele rodar, construir minha própria Virtual Machine para rodar Minecraft... pronto! Roda qualquer coisa!

Gambiarras, meu amigo. Gambiarras... não é questão do que é possível em uma que não em outra, e sim o trabalho exercido para fazer funcionar nessa ou naquela. "Ah, mas no GM você só tem que arrastar, o trabalho exercido é menor e então ele é o REI!" Alto lá, também tem a "engrenagem" do produto final. Enquanto em uma linguagem real você pode ter trabalho para montar as peças mas sabe exatamente onde encaixam, no Game Maker você é forçado a trabalhar apenas com as peças oferecidas e no fim você sequer sabe como conseguiu ler um pendrive numa entrada VGA.

Não, eu não odeio o Game Maker. Acho uma ótima experiência de aprendizado, aliás, muito do que eu tento fazer hoje em outras linguagens foi feito nele primeiro, mas sempre para ver a execução da idéia e não para tentar uma carreira. Acho que o GM deve ser visto como um primeiro estágio, que você fica até aprender e depois deve tentar desgrudar dele o máximo possível (não passar a odiá-lo da noite para o dia, mas para ser independente). anjo

o/

Mr.Rafael

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Re: Pra quem adora meter o pau no Game Maker...

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