[Guia] GameMaker:Studio Settings para Windows 7

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Guia] GameMaker:Studio Settings para Windows 7

Mensagem por Thopson1m em Qua 13 Mar 2013, 13:09

Olá galera, segue aqui a tradução que fiz dessa página: http://wiki.yoyogames.com/index.php/GameMaker:Studio_Settings_for_Windows
Espero que curtam e se muito útil para quem não entende inglês! Happy
Irei traduzir outras páginas de setagem do Game Maker Studio conforme meu tempo livre permitir.

No Global Game Settings do GameMaker:Studio, você pode achar as diferentes opções de setar relacionadas com como seu jogo irá ser quando você criar o executável para a plataforma desejada. Aqui nós iremos olhar na Aba Windows, que está dividido em 3 sub-partes para facilitar o uso.

Aba Geral



É aqui que você colocará a informação necessária para o Windows mostrar quando o seu jogo tiver sido instalado e estiver rodando. Essa informação na seção da Informação da Versão, e tem que ser preenchida completamente.

As 2 outras seções desta aba estão relacionadas com a maneira como seu jogo é mostrado quando iniciado, com a marca d'água sendo o gráfico que será mostrado enquanto seu jogo está carregando, e as Opções de controle se você o cursor do Windows padrão ou não e o ícone (no formato .ico padrão) que seu jogo irá mostrar.

Aba Gráficos



As opções de gráficos são as que você deve configurar para determinar como seu jogo irá usar a placa gráfica do computador com Windows desejado. As opções a seguir estão inclusas para você modificar:

-Começar em Modo Tela Cheia: Se marcada, o jogo irá começar automaticamente em Modo Tela Cheia.
-Interpolar Cor entre Pixels: Ativa a interpolação, que basicamente 'amacia' os pixels. Para gráficos pixelados translúcidos, isso tem que ser desativado, mas se você tem ótimas misturas alpha e gráficos de beirada amaciados é melhor ativar essa opção.
-Forçar Processo de Verticização de Software: Isso forçará o GameMaker:Studio usar todo potencial gráfico da CPU e somente é recomendado se há problemas de compatibilidade com computadores antigos.
-Usar sincronização para evitar 'Rasgões': Isso ativará ou não o v-sync. Atente ao detalhe de que se você tem uma Room com velocidade de 120 e o jogador tem um monitor cuja velocidade de renderização em tempo real é de 60, ativando essa opção fará com que a velocidade do jogo irá se adequar à velocidade do monitor do jogador, que nesse caso é 60.
-Permitir ao Jogador Redimensionar a Tela do Jogo: Marcando essa opção permite que o jogador redimensione a tela do jogo conforme queira.
-Escalar: Aqui você pode escolher para manter o aspect ratio (então uma tela de 4:3 irá ser reduzida em uma de 16:9) ou para escalar completamente ( irá espichar a imagem para preencher a Tela Cheia).

Finalmente, tem a opção de setar o tamanho da Textura da Página. O padrão (e o mais compatível) de tamanho é 2048x2048, mas você pode escolher qualquer tamanho entre 256x256 ao 8192x8192! Também tem o botão Preview que irá gerar páginas de textura para essa plataforma e irá abrir uma janela que permitirá você ver como ficará tudo. Isso pode ser muito útil se você deseja ver como as páginas de textura são estruturadas e prevenir que as páginas de textura fiquem mais largas (ou mais finas) que o necessário.

NOTA: Fique atento ao detalhe de quanto maior o tamanho da sua página de textura, menos compatível seu jogo será nos mais diversos computadores.

Aba Instalador



Jogos de Windows podem ser criados com um instalador (mas ainda podem ser gerados somente os executáveis *.exe) e aqui você pode definir quais aspectos técnicos e gráficos o GameMaker:Studio irá usar quando estiver criando o seu jogo. Primeiramente, temos a opção gráfica que define como o instalador irá ser:

Terminado: A imagem que irá aparecer quando o jogo estiver na tela de terminado do instalador. Tem que estar no formato *.bmp e medir 164x314 pixels.
Cabeçalho: A imagem que aparecerá quando o instalador estiver rodando. Tem que estar no formato *.bmp e medir 150x57 pixels.
Você também pode apontar para especificar a Licensa de Uso (um exemplo já é fornecido com o GamMaker:Studio) e um Script Customizado de Instalação NSI (mais detalhes aqui) que você talvez queira customizar à sua maneira.

Thopson1m

Número de Mensagens : 624
Idade : 26
Data de inscrição : 21/05/2011
Reputação : 16
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://gnbr.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Guia] GameMaker:Studio Settings para Windows 7

Mensagem por The Wizard em Qua 13 Mar 2013, 20:40

Obrigado Waldir, consegui brevemente o Game Maker Studio, e isso foi de grande ajuda, espero que ajude vários aqui também, gostei muito do tutorial, muito bem feito, só que achei que falou muito pouco, escolheu um assunto muito pequeno para o tutorial, mas do mesmo jeito está muito bom, é isso, até =)

The Wizard

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1129
Idade : 18
Data de inscrição : 24/03/2010
Notas recebidas : B
Reputação : 17
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1

http://awesomewizards.deviantart.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Guia] GameMaker:Studio Settings para Windows 7

Mensagem por Thopson1m em Qua 13 Mar 2013, 21:25

Beleza, valeu, amigo! Happy
A questão é que eu traduzi a página do link que menciono logo no começo desse post, mas, acredite, setar tudo é bem tranquilo de se fazer.
Quaisquer mais outras dúvidas, vá e responda em: https://www.facebook.com/groups/174929612632631/304925999632991/?ref=notif¬if_t=group_comment

Thopson1m

Número de Mensagens : 624
Idade : 26
Data de inscrição : 21/05/2011
Reputação : 16
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://gnbr.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Guia] GameMaker:Studio Settings para Windows 7

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 15:41


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum