Potencia do gm em jogos que ocupam muita memoria

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Resolvido Potencia do gm em jogos que ocupam muita memoria

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Seg 11 Mar 2013, 21:43

A minha duvida vai mais a quem conhece bem o game maker.
Planejo um jogo que gastara uma memoria intensa,tipo Age of Empires(onde da para ter 200 de população,e ate 8 jogadores,alem de um cenario enorme OO),e queria saber,se eu tivesse uma boa logica e tecnica,alem de usar bastante tiles para evitar o ocupamento desnecessario de memoria,seria possivel criar um jogo tipo Age of Empires 2,onde mesmo sendo como disse acima,quase nao trava.
Seria possivel,ou o jogo ficaria travando pelo fato do game maker nao ser muito bom em algums pontos?
Desde ja agradeço!


Última edição por Adilson Thiago Vieira em Ter 12 Mar 2013, 00:07, editado 1 vez(es)

Adilson Thiago Vieira

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Resolvido Re: Potencia do gm em jogos que ocupam muita memoria

Mensagem por Isaque Onix em Seg 11 Mar 2013, 23:44

vc ta fazendo com arquivos externos??
esse é o melhor jeito que eu conheço prar economizar memoria pelo GM

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Resolvido Re: Potencia do gm em jogos que ocupam muita memoria

Mensagem por Jiraya em Seg 11 Mar 2013, 23:58

Olha não existe um jeito de tornar o jogo menos lento.

se você quer que ele use menos memoria, de alguma forma vai acabar usando mais processo.

se quer que usa mais processo, vai acabar usando mais memoria,

é um jogo de cintura.


ja o game maker studio agora tem capacidade para jogos grandes e até nivel profissional.

graças a um novo sistema chamado "asset compiler caching"

parece que todos os recursos ficam armazenados no cache e pronto para executar, ou seja você executaria um jogo de 80 megas em poucos segundos, que no game maker 8, levaria minutos ou até horas para preparar o executável.

e também o gms tem um gerenciamento de memoria interno
por exemplo o draw_texture_flush
que pelo que parece limpa a memoria usada pelas sprites/backgrounds usados como textura.

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Resolvido Re: Potencia do gm em jogos que ocupam muita memoria

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Ter 12 Mar 2013, 00:07

Valeu aos dois!
Eu tinha ouvido outra pessoa falar sobre o GMS ser melhor desses lados...
Logo logo mudarei para ele.
O topico foi resolvido,vou ver se uso mais arquivos externos no meu projeto.
Mais uma vez obrigado aos dois! =D

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Resolvido Re: Potencia do gm em jogos que ocupam muita memoria

Mensagem por Isaque Onix em Ter 12 Mar 2013, 00:28

por nada, precisando...

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Resolvido Re: Potencia do gm em jogos que ocupam muita memoria

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sex 15 Mar 2013, 10:39


Seria possivel,ou o jogo ficaria travando pelo fato do game maker nao ser muito bom em algums pontos?

Eu não vejo ponto negativo no GM8, nem no GM6 ou até no GM4. Age Of Empires é bem mais antigo e aposto que os recursos sob o qual foi criado, na época, eram bem mais precários que o GM e hoje em dia taxariam até como obsoletos.

Eu acho que o que manda muito é você planejar o seu jogo antes de passar pra programação, e quando falo 'planejar', não é em relação ao jogo (level design, gameplay, etc), mas que tipos de recursos você vai usar, como e quando vai ou deve usar. Não só recursos, mas a forma como você programa determinadas coisas, também.

E aí que entra sua experiência e o principal, que é a sua perseverança em buscar aprimorar o que já sabe e procurar ajuda quando não souber algo. Eu ainda não vi um jogo que usa todo o potencial do GM, e sim, na minha opinião ele é capaz de fazer um Age Of Empires 2 ou Warcraft numa boa.

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Resolvido Re: Potencia do gm em jogos que ocupam muita memoria

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Dom 17 Mar 2013, 17:34

Eu não vejo ponto negativo no GM8, nem no GM6 ou até no GM4. Age Of Empires é bem mais antigo e aposto que os recursos sob o qual foi criado, na época, eram bem mais precários que o GM e hoje em dia taxariam até como obsoletos.

Eu acho que o que manda muito é você planejar o seu jogo antes de passar pra programação, e quando falo 'planejar', não é em relação ao jogo (level design, gameplay, etc), mas que tipos de recursos você vai usar, como e quando vai ou deve usar. Não só recursos, mas a forma como você programa determinadas coisas, também.

E aí que entra sua experiência e o principal, que é a sua perseverança em buscar aprimorar o que já sabe e procurar ajuda quando não souber algo. Eu ainda não vi um jogo que usa todo o potencial do GM, e sim, na minha opinião ele é capaz de fazer um Age Of Empires 2 ou Warcraft numa boa.
opa,nao vi que tinha novas mensagems no meu post...
sim,concordo com vc...vou planejar bem,e evitar ao maximo o uso desnecessario,e a repetiçao desnecessaria dos codigos...
Pretendo começar o jogo logo que terminar oque estou desenvolvendo por agora!
Minha duvida era mais se e mesmo possivel criar um jogo tipo age of empires,sem travamentos...
Obrigado mais uma vez a todos!Esclareceram minha duvida! =)

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Resolvido Re: Potencia do gm em jogos que ocupam muita memoria

Mensagem por Rodrigo Santiago em Dom 17 Mar 2013, 20:27

Lembre-se das dlls, memory clener é minha prefeida, no final das contas, parece que o gms apenas adicionou as dll que conhecemos, e aprimorou algumas coisas...sabe...eu queria tamto um GameMaker 9.0... se do 7 para o 8 foi a grande diferença de gif pra png, mudando completamente a dinâmica gráfica, imagine o 9... lendo jornal por isso que ainda não comprei o gms.

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Resolvido Re: Potencia do gm em jogos que ocupam muita memoria

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Dom 17 Mar 2013, 21:57

Lembre-se das dlls, memory clener é minha prefeida, no final das contas, parece que o gms apenas adicionou as dll que conhecemos, e aprimorou algumas coisas...
legal,vou ver se pesquiso por ela!
sabe...eu queria tamto um GameMaker 9.0... se do 7 para o 8 foi a grande diferença de gif pra png, mudando completamente a dinâmica gráfica, imagine o 9... por isso que ainda não comprei o gms.
pois éh *-*
mas eu tenho poucas esperenças de que isso ocorra... =(

Adilson Thiago Vieira

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