[Pensamento]Projetistas de Jogos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Pensamento]Projetistas de Jogos

Mensagem por Meta Ridley em Sex 08 Mar 2013, 05:52

Projetistas de Jogos – Faça seu game aqui!


Esses dias eu estava navegando na internet e comecei a encontrar um monte de projetos de jogos abandonados por aí. Sendo que muitos deles eram bem interessantes. Ao mesmo tempo eu estava lendo sobre o mercado de games e tal. A nova geração de games. E acabei lendo sobre o mercado brasileiro de jogos, impostos, traduções, dublagem, cursos, empresas, incentivo do governo, carência de profissionais, procura por profissionais. E essas coisas todas se cruzaram na minha cabeça.

Então eu fiquei refletindo sobre o assunto e cheguei à conclusão de que talvez pudesse haver um local na internet dedicado a ajudar de forma mais prática na criação de jogos brasileiros e a conclusão desses projetos iniciados. Sobretudo os promissores!

Bem seria um lugar para reunir pessoas que quisessem e pudessem desenvolver jogos. Um local para produções sérias de jogos! Com ou Sem fins lucrativos. Não seria um lugar para se frequentar para estudos ou aprendizagem. Seria um local de trabalho! Trabalho em equipe!

Você não usaria um Nick, usaria o seu nome completo. Deveria pôr formas de entrar em contato para facilitar que arranjasse trabalho e emprego (trabalho com pagamento). Deveria deixar claro suas especialidades ou habilidades. Incluindo diplomas, cursos, referências e indicações, caso fosse possível. Talvez até incluindo avaliações com níveis e premiações (com facilidades na atualização dos dados) para facilitar que fosse encontrado e separado alguém com muita capacidade em algo de alguém que apenas poderia ‘fazer aquilo’(que muitas vezes, já basta). Assim poderia haver projetos mais profissionais e outros mais amadores; Mas todos seriam concluídos! Eu por exemplo sei um pouco de modelagem em 3D por usar o Blender já algum tempo, mas tem aqueles que já são realmente profissionais. Incluindo aqueles que já trabalharam em grandes empresas, ou já trabalham profissionalmente algum tempo, ou dão aulas, enfim. Haveria uma tentativa de evitar uma linguagem mais coloquial, uso de gírias e emotions. E teria locais privados e com uso de criptografia para torna algumas reuniões privadas; isso se outros meios não fossem usados, como o MSN/Skype, por exemplo.

Quanto à formação de equipes. Haveria um grupo de regras a serem seguidas para evitar que o projeto afundasse. Desde regras de relações entre os membros, passando por organizações de datas e horários até chegar na simples presença nas reuniões; salvo faltas justificadas. Caso os membros da equipe não agissem de acordo com as regras poderiam inclusive ser punidos.

Se você não tivesse como ajudar num projeto de forma mais prática como: programando, desenhando, compondo, modelando, texturisando, ajeitando materiais e iluminando, animando, dublando, atuando, escrevendo o enredo, administrando as finanças, fazendo e planejando o marketing, financiando, dirigindo, produzindo, etc, etc, etc; então você poderia tentar por algumas ideias ou projetos no local para serem avaliados. Se algum grupo de pessoas se interessasse ele poderia ser produzido e você ficaria como o idealizador do jogo.

Bem não sei bem o que seria. Um site, um fórum, uma comunidade... enfim.
Este local ficaria fortemente ligado a outros fóruns, sites e comunidades. Com isso o lugar contaria com grupos de pessoas vindas de fóruns como o Game Maker Brasil e ao mesmo tempo com grupos de pessoas de fóruns de desenhistas, artistas 3D, animadores, músicos, programadores, roteiristas, etc. Como o Blender Brasil, ou o CentroRPG Maker, por exemplo. Na verdade a comunidade seria um dos tipos de Tópico para postar atualizações em todos os locais com mais facilidade de visualização. Até porque nesses locais nós temos a capacidade de aprender e evoluir. Do zero ao profissional! Alem disso, o site iria manter uma relação junto ao Twitter, Linkedin, Facebook e sites do tipo. Poderia tentar conseguir um apoio aqui e ali com o tempo. E ganhar cada vez mais plataformas de divulgação para os jogos brasileiros que fossem muito alem da internet, chegando a televisão, rádio, rua e tudo mais.

Sabe, é engraçado que olhando para o Japão, o maior produtor e consumidor de jogos no mundo, eu percebo uma diferença clara e específica em relação ao Brasil. Ele é um país muito pequeno geograficamente. Eu sei, eu sei, você pensou em outra coisa. Mas é que eu fico pensando no desperdício que é um desenhista ou compositor de qualidade ficar perdido numa cidade escondida no Brasil porque não pode ir para um centro como São Paulo. Que aliás já tem gente demais! Quando começar a haver engarrafamento de pessoas que eu quero ver o negócio ser resolvido! Quer dizer, tem que haver uma expansão do centro de mercado e trabalho muito alem de lá; mas isso é política. Mas enfim, a conclusão é de que com a internet essas distâncias poderiam ser amenizadas.

Gostaria de ouvir opiniões sobre isso.

E se você achou interessante. Divulgue! Reposte isto em outros lugares!

Thiago Cavalcante Carvalho, ou Meta Ridley no site Game Maker Brasil e em outros.

Meta Ridley

Número de Mensagens : 171
Idade : 25
Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Pensamento]Projetistas de Jogos

Mensagem por Rodrigo Santiago em Sex 08 Mar 2013, 06:54

Eu topo, como aqui e a gmbr, poderia pedir pros admin abrirem uma area pra isso, depois nos resolvemos la mesmo sobre os assuntos q vc falou.

Rodrigo Santiago

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1281
Idade : 20
Data de inscrição : 28/07/2012
Notas recebidas : C + C + B
Reputação : 73
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 3
   : 1
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Pensamento]Projetistas de Jogos

Mensagem por DNilo em Sex 08 Mar 2013, 09:29

Muito bom o post e concordo com você sobre ter uma área ou lugar especifico para isso, sei que alem de trabalhoso o fator confiança online também vai pesar muito mais se começar de var dando um passo de cada vez poderia ser um "projeto grande" de estrutura inimaginável, mais o fato CONFIANÇA é oque mais vai pesar e sem duvida é oque pode estragar tudo.

mais na minha humilde opinião. deveria começar um projeto desse como um seleto grupo de pessoas para começar a desenvolver e publicar alguns jogos de qualidade (mesmo que seja free ou não) em locais como lojas de apps online, a greemlight da steam entre outros. mais começar a ver o trabalho em si sendo realmente visualizado. sei que muitos aqui conclui jogos alguns com ate Alta qualidade, mais esse jogos alem de mais estrutura precisa de mais exposição fora de quatro paredes !

Portanto é preciso saber como começar por onde começar e com quem começar !
Para que mais uma "ideia" não fique abandonada !

DNilo

Número de Mensagens : 108
Idade : 26
Data de inscrição : 22/02/2013
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.gamindie.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Pensamento]Projetistas de Jogos

Mensagem por Meta Ridley em Sab 09 Mar 2013, 14:16

Pois é gente concordo, e obrigado pelos comentários.

Sabe isso que eu escrevi acabou envolvendo muita coisa. Desde um desabafo, passando pela preocupação com o futuro da profissão, alem dos games no país e tudo mais. E as vezes eu acabo vendo a necessidade de fazer algo pra ajudar a resolver a situação ao invés de ficar só esperando surgir algo. E então surgem uma avalanche de ideias e soluções como esta deste post, mas por eu não falar com mais ninguém a ideia morre em mim mesmo. Nestes últimos tempos eu venho tentando quebrar esta barreira e geralmente comento algo com alguém. Mas não dá pra falar sobre o futuro dos games brasileiros com qualquer um que você encontra num elevador. E no fim a internet acaba ajudando nisso.

E é Por isso que eu penso que o próximo passo é reunir mais gente mesmo. E é por isso que eu pedi para quem puder ir espalhando o post pra ver se mais gente se interessa.
Estou ansioso com mais comentários e aliás eles ajudam para que o assunto não morra.

Acho que vou postar lá no Blender Brasil e ver a reação deles.

http://www.blender.com.br/forum/geral/assuntos-diversos/pensamento-projetistas-de-jogos#126798

Postei. Olha, como poder ser visto lá no fórum, eles estão me pedindo exemplos de pessoas de outros fóruns que precisam de alguém com uma habilidade do fórum deles. Ou seja, 3D. É mais ou menos isto.

Então eu estou fazendo uma pesquisa para encontrar estes exemplos.

Por favor, se você se lembra de algum caso de alguém ter precisado de um artista em 3D para algo como modelar ou animar post aqui o link para eu postar lá no fórum do Blender Brasil. Vai ser de muita ajuda.

Meta Ridley

Número de Mensagens : 171
Idade : 25
Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Pensamento]Projetistas de Jogos

Mensagem por RenanKlehm em Sab 09 Mar 2013, 21:58

Bem galera, eu vim do fórum que o Meta Ridley falou, sou artista 3D a 3 anos, segue o link de um trabalho recente meu



Estou me dispondo a ajudar quem precisar, porem, como podem ver na assinatura da foto, eu faço parte de uma network, então não tenho muito tempo livre, pra quem quiser saber mais sobre 3D, visite http://www.youtube.com/user/eliteblender

RenanKlehm

Número de Mensagens : 59
Idade : 19
Data de inscrição : 02/01/2012
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Pensamento]Projetistas de Jogos

Mensagem por Meta Ridley em Sex 06 Set 2013, 21:36

Viu? Já está começando a dar algum resutado. Ele é do site Blender Brasil. Eu postei este tópico lá no fórum.

É isso aí. Aos poucos podem ir surgindo roteiristas, animadores, músicos e até investidores.

Mas preciso de ajudar pra continuar divulgando a ideias.


Edit:

O projeto não foi abandonado(Estou num péssimo momento). Aqui, por enquanto eu criei uma página no Facebook que pode ser usada para o projeto.
Mas ainda preciso de gente para coisas como: Administração; Moderação; Colaboração; Tradução; Avaliação, etc...
A página não tem foto ainda. Não sei o que eu boto, ou se crio algo ou se a cada mês, quinzena ou semana a capa mude para um jogo que acabou de ser produzido e foi considerado o melhor por votação, avaliação, etc

https://www.facebook.com/projetistasdejogos?skip_nax_wizard=true

Meta Ridley

Número de Mensagens : 171
Idade : 25
Data de inscrição : 09/12/2010
Reputação : 7
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Pensamento]Projetistas de Jogos

Mensagem por PedroX em Sex 06 Set 2013, 22:45

A ideia é muito boa. O problema é que para a levar ao pé da letra, precisamos de investimentos e de muitos colaboradores. Tem que ter bastante gente interessada no assunto. Mesmo que a ideia seja meio surreal, podemos tentar fazer algo a respeito.

Para iniciar o projeto, precisamos de programadores PHP, designers gráficos, investimentos (doações) para pagar a hospedagem. Além disso, precisamos da cooperação de outros portais em permitir a integração.

De início, o melhor a fazer é procurar interessados e suas competências.

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Pensamento]Projetistas de Jogos

Mensagem por Davichococat em Sab 07 Set 2013, 04:20

Tópico:
Eu sei exatamente o que você está sugerindo. Um site com uma ideia parecida com a do Careers 2.0, da Stack Overflow, só que brasileiro.
http://careers.stackoverflow.com/

Basicamente é um site estruturado quase como um fórum, para empregadores e pessoas atrás de emprego, onde postam ofertas de emprego bem detalhadas e os que procuram emprego postam um tipo de tópico, que seria melhor descrevido como um "currículo".

A grande diferença é que foca sempre em empregos, você está indo mais para o lado de projetos/ideias, seja a equipe remunerada ou não. E o site é pra programação em geral e desenvolvimento para web, voltada ao design de jogos ou não. Eu não sou contra isso. Achei adequado.

Eu totalmente apoio a sua ideia, não sei se daria muito certo para os que estão atrás de um emprego sério, já que essa comunidade não seria tão grande pra este tipo de usuário, mas com certeza seria ótimo para os projetos menos sérios e mais "indie".
PedroX:
Não acho que seja problema achar colaboradores, se não conseguirmos aqui no fórum, o que não seria muito difícil, com certeza poderíamos compartilhar o projeto com outras comunidades de desenvolvimento, programação e afins.

Já não tenho tanta certeza assim quanto à parte financeira... Só tentando mesmo para ver. Com interesse no projeto, certamente algum dinheiro vai vir dos que gostaram da ideia.

Em geral, eu sugiro que o fórum concretize o projeto e "vamos ver no que vai dar". Eu estou bem otimista quanto a isso.

Davichococat

Número de Mensagens : 182
Data de inscrição : 29/12/2011
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.google.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Pensamento]Projetistas de Jogos

Mensagem por Anderson3d em Sab 07 Set 2013, 09:17

Não sei se essa ideia iria pra frente. Acho que, para fazer um jogo de verdade de qualidade hoje é preciso se fazer uma faculdade de jogos, coisa séria. Na faculdade surgem aqueles com afinidades para 3d, outros para 2d, outros para som e outros para roteiro. A faculdade é o lugar ideal dos contatos. Não sei se um site ou forum conseguiria reunir pessoas que não se conhecem para encabeçarem projetos que duram em média dois anos. Pensem nisso, se querem viver de jogos devem seguir a risca um projeto educacional primeiro, querer achar experts na net em foruns é meio utópico.

Anderson3d

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1479
Idade : 33
Data de inscrição : 15/02/2009
Notas recebidas : A - A
Reputação : 9
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

http://www.indiegamebr.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Pensamento]Projetistas de Jogos

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 17:39


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum