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Mensagem por bimorx Qua 06 Mar 2013, 17:41

Galera outra vez preciso da ajuda de vcs, n consegui de forma alguma isso ¬¬
bem, meu projeto é estilo Terraria, e certamente terei mundos enormes, talvez maiores q 2000x2000, mas LAGA DE MAIS, eu ja tentei desativar instancias q não estão na VIEW, melhorou MUITO POUCO, continua muito travado o game, injogavel :/ - e tambem esse esquema de desativar quem não ta na view ta bugando os inimigos, pois os blocos em baixo deles são desativados e, antes dos inimigos serem desativados, eles sofrem 1ms de gravidade e consequentemente entram pra dentro da terra e ficam presos, e quanto mais eu saio e entro pra area onde eles estão mais afundam O.o

Alguém sabe alguma forma de armazenar um mundo ENORME sem perda de fps e, se possivel, sem bugar minha I.A =(

desde já, grato! VLWWW GMBR!
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Mensagem por Mário Valney Qua 06 Mar 2013, 17:59

Acredito que LAGA seja "DAR LEG"... né?

Poderia postar o jogo numa versão DEMO para podermos dar uma olhada?
Nunca tive problemas, nem ouvi falar de algo semelhante (pesquisei aqui no Google e não achei nada).
A maior room que já fiz tinha 12375 x 768.
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Mensagem por RafaelCazarotto Qua 06 Mar 2013, 18:52

pra mim nao deu problema, o cornelio tem as room 1000x16000 e não da leg no meu pc, talvez possa ser as views,ou o numero de instancias ativadas ao mesmo tempo
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Mensagem por bimorx Qui 07 Mar 2013, 01:19

Bom, deixa eu explicar: haverá uma tela de loading enquanto a room é gerada, mas deixei sem ela pra vcs verem oq acontece na criação dela.
Comandos:
A e D = Anda
Spaço = Pula
Scroll Up ou Down = muda da espada pra marreta de pedra
Shift + Scroll up ou Down = muda o material usado para colocar no mundo, pois é estilo minecraft/terraria, então terá possbilidade de construir e destruir o mundo, para destruir basta clickar em algum local, se estiver proximo ao player será destruido, e tbm só constroi perto do player, isso ainda vou regular pois o limite ta muiiiito proximo do player, isso irei ampliar. Bem essa demo fiz mesmo só pra vcs verem oq ta acontecendo na criação da room, e o "LAG" q fica durante o jogo, demora um pouco sim a gerar, depois o jogo começa normalmente.

ai vai o link:


http://www.4shared.com/file/BJvRziyt/projeto_ainda_sem_nome_v03.html?
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Mensagem por Mário Valney Qui 07 Mar 2013, 01:27

(Olha... uma dica: coloca cores pre-definidas...
O pessoal não terá paciência para escolher na base do RGB.. rsrsrs)


Cara... verdade... Aqui legou e foi a primeira vez que eu vi algo do tipo...
Mas me diga: cada bloquinho pequeno é um OBJ?
Deve ser por isso... tem quantos objetos aí? 2.000? rs

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Mensagem por Dr.XGB Qui 07 Mar 2013, 05:02

Então, eu também acredito que seja o fato da room se encontrar com uma saturação de objetos. Se for realmente isso, desenhe as fases com tilesets ao invés de objetos.
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Mensagem por bimorx Qui 07 Mar 2013, 10:34

(Olha... uma dica: coloca cores pre-definidas...
O pessoal não terá paciência para escolher na base do RGB.. rsrsrs)

Sim eu sei disso, porém há sim uma cor pré definida, na criação de personagens colocarei um menu "EDITAR CORES" ou algo do tipo, caso a pessoa queira, ela poderá alterar cores e tbm colocarei cabelo para customização, mas se a pessoa não tiver paciência dará um PLAY e começará o jogo imediatamente.

Então, eu também acredito que seja o fato da room se encontrar com uma saturação de objetos. Se for realmente isso, desenhe as fases com tilesets ao invés de objetos.

Olha, a room é gerada aleatoriamente, e eu preciso q esses blocos tenham "vida", pois há uma serie de codigos neles, como: quebrar e gerar item para o player, pegar luz do sol mais clara ou escura ou sem luz, gerar ou não arvores e monstros, ter ou não grama na superficie, etc.

alguém tem alguma solução??? VLW!
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Mensagem por Mário Valney Qui 07 Mar 2013, 13:03

A única ajuda que posso dar é indicar esse tópico:
https://gmbr.forumeiros.com/t25957-tutorial-otimizando-seus-jogos-de-game-maker

Realmente nunca tinha visto um problema desses...
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Mensagem por cascavelo Qui 07 Mar 2013, 13:51

Amigo, baixei aqui e isto aí é erro de programação mesmo, tem alguma função no seu jogo gerando um loop muito longo. Alguma função "for" por exemplo.
Dá uma geral no seu código de geração de terrenos, tem alguma função aí se repetindo mais do que deveria.
Se você não achar o problema, vai ter que passar seu código pra alguém mais experiente lhe ajudar.


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Mensagem por bimorx Qui 07 Mar 2013, 13:54

o gerador eu acho q não é, sim eu usei 3 FOR's, no meu obj gerador, mas assim q terminam os fors ele se destroi então não tem como ele ta interagindo mais. uma coisa q notei, se eu limpar o step dos blocos de terra e pedra, aumenta bastante o fps, mas não posso fazer isso :/ (obs: step ou draw)
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Mensagem por theguitarmester Qui 07 Mar 2013, 13:59

Vou ver o que posso fazer.

a testar a Engine....


________________________editado

Opa! pense que era a engine!

PassE a engine, talves eu consiga resolvê-lo.
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Mensagem por bimorx Qui 07 Mar 2013, 23:19

A engine base q to usando é essa aqui:

http://www.4shared.com/file/j9-11VMk/engine_gerador_de_blocos.html?

no jogo apenas mudei os graficos e, quando a room ta muito grande, coloquei num objeto controlador o seguinte:

Código:
    instance_activate_all();
    instance_deactivate_region(view_xview[0],view_yview[0],view_wview[0],view_hview[0]+128,false,true);
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Mensagem por L0l-King Sex 08 Mar 2013, 12:43

Não seria o contrário?
Desativar todas e ativar somente o que está dentro da view?
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Mensagem por bimorx Sex 08 Mar 2013, 16:32

seria como trocar 6 por meia duzia, ja tentei =(
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Mensagem por RafaelCazarotto Sex 08 Mar 2013, 17:30

no jogo apenas mudei os graficos e, quando a room ta muito grande, coloquei num objeto controlador o seguinte:

CÓDIGO:
instance_activate_all();
instance_deactivate_region(view_xview[0],view_yview[0],view_wview[0],view_hview[0]+128,false,true);
cara acho que ta ao contrario mesmo, tipo olha a logica disso, ele desativa a regiao de dentro da view, e ativa todas, o certo seria tipo colocar o instance_active_region assim ele ativaria uma certa regiao e nao toda a room, e almenta os valores do desative, tipo +64 -64 algo assim, xD


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Mensagem por bimorx Sáb 09 Mar 2013, 00:27

olha eu já tentei inverter isso, mas da no mesmo =(

e não desativa quem ta na room, desativa quem ta FORA da room, depois da quarta virgula vem o FALSE, ele é do INSIDE nesse comando, ou seja, oq NÃO estiver dentro será desativado
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Mensagem por L0l-King Sáb 09 Mar 2013, 01:04

bimorx escreveu:A engine base q to usando é essa aqui:

http://www.4shared.com/file/j9-11VMk/engine_gerador_de_blocos.html?

no jogo apenas mudei os graficos e, quando a room ta muito grande, coloquei num objeto controlador o seguinte:

Código:
    instance_activate_all();
    instance_deactivate_region(view_xview[0],view_yview[0],view_wview[0],view_hview[0]+128,false,true);

instance_activate_all();

É disso que estamos falando, você está ativando todos e ativando dnv no region.
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Mensagem por bimorx Sáb 09 Mar 2013, 17:57

bem, mais uma vez eu tentei desativar_all(notme) e ativar só oq ta dentro da room, tive o mesmo resultado, nada mudou.

eu andei pesquisando um pouco na internet, e vi muitos exemplos de minecrafts feitos no gm, e os autores usam Grid, Surface e Array, pois eles dizem mesmo que rodar muitas instancias de uma vez tornaria o jogo lento =(

alguem tem alguma ideia de grid? surfaces acho q entendeo um pouco... array nunca vi =(
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Mensagem por L0l-King Sáb 09 Mar 2013, 18:31

Grid é nada mais que uma array bidimensional que só carrega informação booleana.

[0][1][1][0]
[1][1][1][1]
[1][1][1][1]
[1][1][1][0]

Esse é um exemplo de Array bidimensional, ou uma Grid.
Olhando assim parece uma tabela de Excel, e não deixa de ser. O que acontece é que pra cada célula ela representa na vida real(ou no teu jogo) uma colisão retangular de por exemplo 32x32 ou 16x16.
No teu caso você poder outros números pra identificar o que tem ali, como 0 é nada, 1 é grama, 2 é água e por aí vai.

Acredito que isso resolve o seu problema, porque aí você teria uma imagem bem grande que aí dependeria da capacidade do computador e apenas uma instância controlando toda a colisão com o mapa.
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Mensagem por willcraft2 Sáb 09 Mar 2013, 19:02

Toma esse tópico aqui:
https://gmbr.forumeiros.com/t25957-tutorial-otimizando-seus-jogos-de-game-maker

E GENTE NÃO FALA LEG, LEG É PERNA EM INGLÊS, FALEM LAG COM A
TODO MUNDO FALA LEG N SEI PQ. :/
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