As Aventuras de Stanley Jones

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Nota B As Aventuras de Stanley Jones

Mensagem por Dr.XGB em Ter 05 Mar 2013, 10:46


Apresento a vocês meu jogo participante do Concurso Apenas 3 Teclas.
Não acreditei que ia conseguir produzir um jogo em 5 dias, principalmente porque tive alguns obstáculos durante a semana que me impediu de continuar, que foi a falta de luz (2 vezes e no mesmo horário ¬¬). A ideia deste jogo era apenas para o concurso, tanto que a história está bem curtinha. Ainda não tenho certeza se darei continuidade a este projeto, ao menos que me surja uma ideia ou uma sugestão.
Quem sabe, mais pra frente, eu coloque o projeto adiante e, assim então, teríamos um jogo mais extenso com outras novidades...


Nome: As Aventuras de Stanley Jones
Plataforma: Game Maker 8.0 Pro
Gênero: Plataforma/Aventura

Descrição:

Você agora estará ajudando um jovem explorador chamado Stanley Jones. Ele ouviu falar que havia uma caverna onde se encontravam algumas jóias muito preciosas. Interessado nas jóias com o objetivo de ficar rico, Stanley procura essa caverna, tendo que atravessar um deserto para chegar lá.
Dentro da caverna, ele acaba tendo que enfrentar um de seu maiores obstáculos, que é o seu medo por cobras. Então ele questiona consigo mesmo se vale a pena pegar as jóias, sabendo que lá dentro tem muitas cobras ou se ele vai embora consumido pelo seu próprio medo. Isso só depende da sua ajuda fazer com que Stanley Jones supere seu medo de cobras.

Controles:

Básico:
A - Esquerda*
D - Direita
W - Pular/Nadar/Confirmar (Menu)*

Comandos:
A,A ou D,D - Correr*
A+D - Mantenha pressionado por meio segundo e o jogo será pausado*

Itens/Power up:

Double Jump:
Ao pegar este item, você terá o direito de pular duas vezes. Com ele, você pode pegar objetos ou pular em um local onde você não alcança com um salto normal, mesmo correndo. Para realizar o salto duplo, pressione W* novamente quando ele estiver no alto. Quando o tempo do efeito expirar, ele não consegue mais saltar duas vezes.
Strength up:
Permite que você possa pisar em seus inimigos quando esitver no ar. Como Stanley é muito medroso (inculsive com cobras), ele não consegue matá-las pulando normalmente em suas cabeças. Com a ajuda deste powerup, você consegue matar as cobras. Pressione W* quando ele estiver no alto para que o faça cair com toda força sobre o inimigo. Ao aterrisar, aperte W* novamente e verá que Stanley também pode pular mais alto. Quando o tempo de efeito expirar, ele não consegue mais matar inimigos.
Immortality:
Este item te deixará invencível. Não possui um comando para realizá-lo, apenas encoste no seu inimigo para derrotá-lo; você também não será atingido por flechas e não vai morrer quando cair em um espinho. Você só morrerá quando cair em um buraco mesmo. Quando o tempo de efeito expirar, Stanley torna-se vulnerável novamente.
Speed Up:
Deixa Stanley mais rápido. Nesta versão, este item só está disponível nas fases de Top View (que geralmente vêm antes do mestre); em fases deste tipo, Stanley não ficará mais rápido como seria na plataforma (caso o jogo ganhe uma versão extensa), ele dará mais um passo à frente para longe da tela.
Life Up:
Ganhará uma vida extra ao pegá-la.
Health:
Pegue este item para recuperar sua barra de energia, caso seja atingido por algum inimigo.
Gems:
Estão por toda parte. Só que estes diamantes não são tão preciosos quanto às jóias que Stanley procura. Pegue 100 delas e ganhe uma vida extra.

Screenshots:
Clique aqui para ver as imagens do jogo:












Downloads:
Versão 1.0.0
Versão 1.0.1

* Atualização da versão 1.0.1 (mudança dos botões S e Q para A e W, respectivamente)


Última edição por Dr.XGB em Ter 12 Mar 2013, 13:18, editado 3 vez(es) (Razão : Alteração dos botões do jogo)

Dr.XGB

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 54
Idade : 25
Data de inscrição : 22/02/2013
Notas recebidas : B
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Nota B Re: As Aventuras de Stanley Jones

Mensagem por DNilo em Ter 05 Mar 2013, 11:38

Joguei um pouco e gostei muito =)

Achei o game divertido e interativo
Gostei do sistema de itens, não me dei bem como "jogador" kkk
mais o projeto esta de parabéns


DNilo

Número de Mensagens : 108
Idade : 26
Data de inscrição : 22/02/2013
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.gamindie.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Nota B Re: As Aventuras de Stanley Jones

Mensagem por Marcellomine em Ter 05 Mar 2013, 11:46

Bem legal o seu jogo! Espero que goste do meu também!

Parabéns!!

Marcellomine

Número de Mensagens : 134
Idade : 19
Data de inscrição : 22/01/2013
Reputação : 11
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Nota B Re: As Aventuras de Stanley Jones

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Qua 06 Mar 2013, 23:55

Hum...o cara não gosta de cobras,bom normal né? se picado por cobras não é nada legal mesmo,heheehhe,com tudo falando sobre seu jogo,pelos problemas que vc citou durante o procedimento do game até que o jogo está bem feitinho,lógico que você facilitou o procedimento de criação usando sprites ja prontas,e pode se preoculpar de corpo e alma com a parte da programação,mas ta valendo,o jogo esta desafiador,tem varias partes que o jogador se bate pra passar gostei da ideia da plataforma que muda a direçao enquanto pula,noto que seu forte é a parte de enredo e programação então não tenho muito a sugerir até pq esse é o primeiro trabalho seu que eu joguei ,lógico que futuramente queria ver games com sprites suas ,quanto a vc aprofundar-se nesse jogo,fica a seu criterio,eu sugeria vc criar uma sequencia desse jogo usando graficos seus,refazer esse jogo alterando o grafico creio eu que nao seria uma boa ideia,mas curti seu jogo,futuramente quero ver outros jogos seus,falou.

JoaoVanBlizzard

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1925
Idade : 38
Data de inscrição : 04/03/2012
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Nota B Re: As Aventuras de Stanley Jones

Mensagem por RafaelCazarotto em Qui 07 Mar 2013, 20:11

meu fico muito legal o jogo, eu tinha esquecido de comentar kkkkkk, mas eu achei meio incomodo mover pelo S e D e pular no Q seria melhor se fosse A e D e pular do W ficaria mais comodo, mas no mais ta bem legal, muito bem programado parabens e boa sorte no concurso

RafaelCazarotto

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 564
Idade : 19
Data de inscrição : 15/03/2012
Notas recebidas : D-D-D-C-C-B
Reputação : 13
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Nota B Re: As Aventuras de Stanley Jones

Mensagem por Dr.XGB em Sex 08 Mar 2013, 04:39

Pessoal, muito obrigado pelos comentários! Very Happy

JoaoVanBlizzard escreveu:(...)até que o jogo está bem feitinho,lógico que você facilitou o procedimento de criação usando sprites ja prontas,e pode se preoculpar de corpo e alma com a parte da programação,mas ta valendo(...)
Realmente, tive esse intuito de aproveitar alguns sprites para ter mais tempo de fazer a parte da programação. Como o regulamento do concurso permitia o uso de sprites de terceiros, usei isso como uma estratégia para administrar o meu tempo. Então eu acabei misturando os gráficos, sobrando tempo para eu programar o jogo com mais calma.

JoaoVanBlizzard escreveu:(...)lógico que futuramente queria ver games com sprites suas ,quanto a vc aprofundar-se nesse jogo,fica a seu criterio,eu sugeria vc criar uma sequencia desse jogo usando graficos seus,refazer esse jogo alterando o grafico creio eu que nao seria uma boa ideia.
Embora gráficos não seja o meu ponto forte, eu tento desenhar todos. Foi no concurso mesmo que eu tive que importar alguns gráficos; sendo que os powerups, a plataforma, o ovo da cobra e o Stanley em Top View foram os que eu desenhei.
Em caso de um projeto mais trabalhoso e duradouro eu tento desenhar tudo. Mesmo não sendo o meu forte, eu sempre tive uma filosofia em que você deve se desenvolver alguma habilidade através de seus pontos fracos; portanto eu procuro enriquecer tentando desenhar Happy


RafaelCazarotto escreveu:(...)eu achei meio incomodo mover pelo S e D e pular no Q seria melhor se fosse A e D e pular do W ficaria mais comodo(...)
A idéia inicial era para utilizar as setas para o jogo todo, porém eu percebi que isso comprometeu a jogabilidade; então eu usei A,D e W mas continuou faltando um controle total (não sei se é porque as teclas do meu notebook sejam um pouco pequenas).
No final de tudo, achei S,D e Q mais confortável às vezes porque eu sou canhoto, não sei... porque eu consegui um espaço entre as teclas onde minhas mãos e meus dedos não se estrapolem durante o jogo.
Geralmente eu gosto de colocar no menu de opções para poder configurar os botões de acordo com a preferência do jogador. Só que como no concurso eu tinha que imaginar em um controle que tenha 3 botões e nada mais, não pude fazê-lo porque o controle desse jogo não tem mais nenhum outro botão (ok, eu sei que você entendeu xD).

Dr.XGB

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 54
Idade : 25
Data de inscrição : 22/02/2013
Notas recebidas : B
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Nota B Re: As Aventuras de Stanley Jones

Mensagem por Darko Dante em Ter 12 Mar 2013, 12:57

Elogios: Jogo Bem legal, Gráfico normal e a ideia dos itens com tempo ficou maneira.
Críticas: Cara o que não mim agradou foi os botões para jogar. Tipo acredito que no mínimo 50% de jogadores de computador utilizam as teclas para movimentar o personagem " A, S , D ,W e Backspace", como o concurso limita até 3 teclas vc poderia usar " A, D e Backspace"
Sugestões:

Darko Dante

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/02/2013
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Nota B Re: As Aventuras de Stanley Jones

Mensagem por Dr.XGB em Ter 12 Mar 2013, 13:22

Versão 1.0.1 disponível!
Link da nova versão disponível no início do tópico.

Atualização:

  • Correção das teclas do jogo. Quando antes os botões eram S,D e Q; agora tornaram-se A,D e W.


Agradeço a colaboração de vocês pelas críticas, sugestões e pelos elogios.
Quaisquer outras ideias serão bem-vindas! Smile

Dr.XGB

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 54
Idade : 25
Data de inscrição : 22/02/2013
Notas recebidas : B
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Nota B Re: As Aventuras de Stanley Jones

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 20 Abr 2013, 10:52


Avaliação oficial do Jogo


Por: João Van Blizzard



Gráfico:
Os gráficos apesar de não serem originais(deve-se a pressa de ser feito para o concurso CL cujo qual
teve um prazo curtíssimo) ficaram bem elaborado, o autor teve bom gosto na escolha do material para
montar a cena, na minha opinião isso conta muito numa produção de games quando não se sabe ou não tem
tempo para desenvolver sprites, "quem não caça com cão caça com gato" , todavia o autor diz ter
adicionado algumas coisas propias tipo a top view do personagem,mas não foi muito explorado a fundo o
trabalho manual,poderia ter pelo menos ter alterado alguma coisa no personagem tipo a cor da roupa e tal
para dar uma pequena diferenciada,os efeitos de neblina no menu principal ficaram bacanas, Nota: faltou
os créditos indicando o que pertece a você e o que foi ripado de terceiros já que não trabalhou tolamente
com arquivos originais.

Sons:
O som foi bem escolhido tanto nos saltos, power-up e morte , a musica de fundo também ficou adequada aos
ambientes do jogo.


controles:
eu achei meio incomodo os controles, ficaram flexíveis demais para saltar, principalmente na
fase em top view , qualquer descontrole já levava a morte, não achei que esse jogo foi feito para ter
apenas três botões, o autor depois do concurso poderia ter adicionado mais botões, tipo para abrir o menu
por exemplo, o fato do botão de salto estar muito perto dos botões de mover me dificultava em fases que
eu precisava correr e dar salto duplo, mas com o tempo me acostumei um pouco com isso.



Programação:
percebi dois bugs no jogo, um era na fase do top view que quando o personagem caia nas beiradas das
pedras ele morria sem nem ter caído ainda, acredito que seja o ajuste da mascara,já que o jogo estava em
vista de cima e consequentemente um eixo z teve que ser adicionado, o que é difícil fazer funcionar
corretamente em certos jogos, mas fora isso o resto funcionou perfeitamente ao meu ver.

o segundo bug é no chefão que os ovos que batem no personagem e surgem cobras deixam elas trancadas na
parede as vezes, isso é um bug difícil de se prever, mas ele acontece por não haver uma especificação que
quando bater na parede as cobras surgirem uns passos a frente do ovo ou então a mascara do ovo está muito
fechada e ele encosta demais contra a parede. mas eu percebi esse bug apenas uma vez, nota-se coisas
assim até em alguns games comerciais também.

as colisões do personagem estão boas e os menus e os textos funcionam de maneira correta , o autor
demonstrou muito capricho nessa parte, o game ficou com uma interface bem profissional ao meu ver,quando
o personagem morre o intervalo de Sleep antes dele cair da tela ficou meio longo, esse intervalo dava para deixar
mais curto (sou meio exigente né?) o autor não habilitou o ícone de correr para ser usado na fase da top
view, que acabou deixando claramente que o jogo ficou por ser terminado ainda por parte do autor.



Game play:
Gostei da história, simples e fácil de entender, uma proposta cômica meia básica, mas ajudou a me prender
ainda mais ao jogo, o jogo logo de cara começa difícil, o que pode não agradar muito aquelas pessoas que
não são muito hardcore, porem para mim me divertiu bastante, o jogo tem poucas vidas e não tem save
points mas o jogo não é muito longo também,o que é estranho porque na HUD existia divisão de fases e
sub-fases(o icone " 1-1",voltaríamos a justificar o CL outra vez.), ao publico que curte esse tipo de
jogo não terá muito problema em jogá-lo, mas terá que ter uma rápida paciência para pegar o jeito com
alguns comandos logo no inicio do game.



Conclusão:
Nota-se claramente que trata-se de um jogo bem feito e mostra que o autor é muito
talentoso,quero ver muitos jogos feitos pelo mesmo ainda, contudo esse jogo ficou devendo coisas que o
propio autor se auto admite não ter habilitado, parecia que ele queria criar um jogo mais longo e mudou
de idéia no final, encerrando o game, porem vários problemas que eram para ser arrumados ficaram, o
jogo me divertiu bastante e é um ótimo passatempo se tivesse uma vida mais longa,mas teria sido melhor se
ele tivesse deixado o jogo nos projetos em desenvolvimento sendo que o jogo não está totalmente como o
autor queria,mas ainda assim deixarei minha nota no momento .


Nota B:


Sugestões:
-Faça mais fases, mesmo que quem já jogou e viu o final do jogo pode-se adicionar um algo mais no final
para fazer o jogador jogar outra vez e tentar terminar o jogo.

-Habilite o icone de correr, ou use-o em outras fases também.

-As primeira fases poderiam começar mais fáceis para atrair jogadores menos hardicore logo de cara,
depois disso o jogo pode perseguir mais difíceis. Um lance é que muitos jogadores pegam um jogo e se for difícil demais no inicio eles tem a tendência de só jogar um pouco e largar por não está vendo progresso ou interesse, no seu caso você mesmo criando um jogo difícil para alguns jogadores, ele é bastante atrativo, o que emotiva os jogadores a reprisá-lo varias vezes para tentar terminar o jogo.

- coloque botões individuais para abrir as opções, sendo que o CL já passou não há por que se prender a
tais limitação

- Coloque uma tela de créditos já que tem coisas que não foram feitas por você.


- tente corrigir os bugs citados.


-Como eu disse antes, gostaria de no futuro ver outros jogos de sua autoria,seria legal se você pudesse achar um spriter que cuidasse da parte gráfica de seus jogos. Você tem jeito para contar uma historia e organizar uma cena de um jogo, o que deixa seus jogos muito agradáveis de se jogar.


Última edição por JoaoVanBlizzard em Sab 20 Abr 2013, 13:55, editado 1 vez(es)

JoaoVanBlizzard

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1925
Idade : 38
Data de inscrição : 04/03/2012
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Nota B Re: As Aventuras de Stanley Jones

Mensagem por Cabuloso em Sab 20 Abr 2013, 11:05

O jogo ficou bem divertido, mas eu nem consegui passar daquela que tem que dá um salto duplo kkkk, mais o jogo e as músicas ficaram perfeitos Very Happy

Cabuloso

Número de Mensagens : 13
Data de inscrição : 28/02/2013
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Nota B Re: As Aventuras de Stanley Jones

Mensagem por manoliver em Sab 20 Abr 2013, 12:36

nooosa que maneiro espero um dia conseguir faser um game assim!

manoliver

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 01/04/2013
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Nota B Re: As Aventuras de Stanley Jones

Mensagem por rickelme.dias em Sab 20 Abr 2013, 12:58

muito bom!!

rickelme.dias

Número de Mensagens : 230
Idade : 16
Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Nota B Re: As Aventuras de Stanley Jones

Mensagem por Dr.XGB em Sab 20 Abr 2013, 12:59

@JoaoVanBlizzard
Muito Obrigado pela sua avaliação. Foi uma nota bem justa, é de grande satisfação ter meu jogo avaliado, isso mostra o quanto meus esforços valeram a pena em ter participado do concurso e, consequentemente, por ter feito este jogo no qual a ideia surgiu do nada. Recebi o convite em participar do CL e não sabia que tipo de jogo faria com apenas 3 teclas. Foi assim então que o jogo surgiu, importei os gráficos pois não tenho muita habilidade nessa área e, para uma semana, não seria tempo suficiente para desenhar tudo.
Como eu estou desenvolvendo outro projeto, acabou que nem mexi mais neste depois, mas eu vou seguir as suas sugestões assim que possível. Só terei problema quanto aos créditos pois eu desconheço os autores dos recursos usados no jogo pois eu os encontrei em um pacote que possuo no computador há muito tempo. A solução para isso seria, em breve, trocar os gráficos.

No mais eu gostei dos pontos que você levantou e, principalmente, de bugs que não aconteceram comigo como o caso da cobra surgir presa na parede. Muito bem notado!
Gostei muito da avaliação e por ter deixado boas ideias para que possa melhorar e corrigir o jogo com mais calma. Happy

Dr.XGB

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 54
Idade : 25
Data de inscrição : 22/02/2013
Notas recebidas : B
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Nota B Re: As Aventuras de Stanley Jones

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 20 Abr 2013, 15:17

Disponha, fico feliz em saber que consegui passar idéias que poderão ajuda-lo a concluir seu projeto, eu sempre fui do tipo que penso que ser avaliador não é apenas sair botando defeito no trabalho alheio, mas sim ajuda-los a corrigir pequenos detalhes que possam no futuro , transformar games em projetos que possa até ser comercializado se for o caso.

Eu jogo games a quase 30 anos e já vi muitos jogos com os mais diversos tipos de idéias, grande partes deles procuram usar bem a idéia que se propõe, então para mim fica facil percepitar esses pontos em um game, por exemplo: quando eu jogo um jogo que vou avaliar eu jogo ele como qualquer outro game, sem pensar que estou avaliando, a medida em que vou achando os problemas e qualidades aponto eles e vejo o grau de desempenho por parte do autor. quando um jogo não sai muito bom eu não fico fazendo criticas destrutivas, procuro ver algo que chamou a atenção no jogo e insentivo os autores a investir em cima disso.


Só terei problema quanto aos créditos pois eu desconheço os autores dos recursos usados no jogo pois eu os encontrei em um pacote que possuo no computador há muito tempo. A solução para isso seria, em breve, trocar os gráficos.
Quando não se sabe o nome dos autores basta dizer que pegou no Google (já que a galera geralmente usa ele para baixar seus respectivos materiais para o jogo )

Mesmo você dizendo que não é muito bom em trabalhar em certas areas da criação de games (como o grafico por exemplo) , você usa muito bem o que você sabe usar, tenho certeza que logo em seguida ainda veremos jogos seus no Hall of fame, tudo depende do seu empenho, desejo sucesso a você ok.

JoaoVanBlizzard

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1925
Idade : 38
Data de inscrição : 04/03/2012
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Nota B Re: As Aventuras de Stanley Jones

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:45


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum