Movimento da Nave

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Movimento da Nave

Mensagem por vitalpaulo em Sab 02 Mar 2013, 11:37

Olá, bom dia so iniciante no assunto la vai minha duvida

eu tenho uma soucer de jogo de nave, e no jogo a nave se movimenta normal mais ela nao muda de acordo com o angulo, ou seja se eu coloca a nave para andar para cima ela vai fica com a mesma imagem de ela andando para a direita e para a equerda e queria muda isso para deixa a nave se movimenta igual a nave das foto e do jogo abaixo:
http://www.darkorbit.com.pt/








aqui esta o link da soucer do jogo de nave caso voces queiram ver:
http://content.wuala.com/contents/dankl96/Dark_Orbit_Remix/Dark_Orbit_Remix%28Source%29.zip?dl=1

e aqui esta o link do jogo com as movimentação que eu quero, mais ele ja esta compilado ai nao da para eu pega o codigo da movimentação
http://adf.ly/JYBf9

espero que entenda o que eu estou querendo, vlw ae quem ajuda abraços

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Re: Movimento da Nave

Mensagem por GameMakerTutoriais em Dom 03 Mar 2013, 10:56


Tenta isso no evento step e vê se funciona.

Código:
image_index := image_angle div (359/sprite_get_number(sprite_index));

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Re: Movimento da Nave

Mensagem por vitalpaulo em Dom 03 Mar 2013, 18:29

ainda não conseguir

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Re: Movimento da Nave

Mensagem por MegaPizza em Dom 03 Mar 2013, 20:47

Se voce quiser fazer a nave apontar para a direçao do mouse:
Código:

image_angle = point_direction(mouse_x,mouse_y)
Se quiser que for para a direçao que as teclas estao apontando, nao sei.

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Re: Movimento da Nave

Mensagem por GameMakerTutoriais em Ter 05 Mar 2013, 00:32


Amigo, me desculpe, eu confundi image_angle com direction. O correto ali é direction. 'image_angle' é usada pra alterar o ângulo do desenho, mas como seu sprite tem uma imagem pra cada direção, não faz sentido usá-la.

Código:
/*
Define a direção, fazendo com que ele aponte para o mouse:
*/
direction = point_direction(x, y, mouse_x, mouse_y);


/*
Define o desenho que deve usar de acordo com a direção :
*/

image_index = direction div (360/sprite_get_number(sprite_index));

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Re: Movimento da Nave

Mensagem por vitalpaulo em Ter 05 Mar 2013, 23:40

olá, ai no caso vai fica como abaixo?

Código:
/*
Define a direção, fazendo com que ele aponte para o mouse:
*/
direction = point_direction(x, y, mouse_x, mouse_y);


/*
Define o desenho que deve usar de acordo com a direção :
*/

image_index = direction div (360/image 9(sprite_index));
image_index = direction div (180/image 8(sprite_index));
?
ou não precisa fazer isso?

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Re: Movimento da Nave

Mensagem por GameMakerTutoriais em Qua 06 Mar 2013, 02:36


hum, não... É só você colocar no objeto da nave aquele mesmo sprite da última imagem que você postou lá em cima (parece que ele tem 28 direções). Depois, no evento step do objeto da nave, você poria esse código que eu postei.

Essa parte do código aqui serve apenas para definir uma direção qualquer para a nave, só pra podermos ver se as imagens estão condizentes com a direção. Ela vai fazer com que a nave fique sempre virada para o mouse:

Spoiler:
Estranho... Se esse download é o source do jogo, já deveria haver um código que fizesse o controle da direção... Vou trocar "direction" por uma variável qualquer:

Código:
nave_dir = point_direction(x, y, mouse_x, mouse_y);

Essa outra parte do código aqui em baixo vai fazer com que a troca de imagens seja baseada na direção que foi obtida por esse código aí de cima:

Código:
image_index = nave_dir div (360/sprite_get_number(sprite_index));

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Re: Movimento da Nave

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