001 - Interface do GM

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

001 - Interface do GM

Mensagem por rickelme.dias em Qua 27 Fev 2013, 22:28

Eae pessoal belezinha?Hoje neste meu primeiro tutorial eu vim mostra os botões e algumas funções(interface).

Bom caso o seu Mode Advance esteja desativado,ative-o(não mudara nada apenas terá mais funções e criações rápidas)



Bom já ativado vamos aprender os botões agora.


Spoiler:
1 – Criar um novo arquivo.
2 – Abre um arquivo em gmk
3 – Salva um arquivo em gmk, gmk é a extensão que o game maker salva seus editáveis, salvar em gmk, é salvar todo o jogo não pronto, depois de aberto pode ser editado, ou seja, ele vai salvar todo o motor que faz o jogo rodar, esse tipo de arquivo é chamado de “engine”.
4 – Cria um executável do jogo, isso faz compilar seu jogo para exe, assim, passando de gmk (modo editável) para exe (modo de execução)
5 – Publicar seu jogo na YoYo Games, com esse botão, você vai entrar com seu navegador padrão no site da empresa, vai redirecionar para um cadastro e depois você pode publicar seu jogo, assim fazendo o mesmo muito mais populoso e jogado.
6 – Executar seu jogo, eu acho que nós vamos usar muito essa função para testar nosso jogo, ele executa seu jogo, dando um exemplo de como seria seu executável.
7 – Executar jogo em modo de depuração, isso faz com que você ao mesmo tempo de executar, veja suas informações.
8 – Criar sprite, eu vou explicar o que são sprites mais na frente
9 – Cria um som
10 – Cria um plano de fundo ou background
11 – Cria um caminho ou path
12 – Cria um script
13 – Cria uma font ou fonte
14 – Cria uma Time Line ou Linha do Tempo
15 – Cria um objeto
16 – Cria uma room ou casa
17 – Checar e editar as informações feitas por você do seu jogo, isso serve como um tipo de arquivo de ajuda, quando o jogador aperta F1, vai aparecer o que você escreveu.
18 – Checar as configurações globais, como por exemplo, se poderá apertar “esc” para sair, qual a imagem que aparecerá quando o jogo estiver carregando, e muitas outras opções
19 – Pacotes de extensões, isso adiciona, remove ou vê as informações das extensões
20 – Mostrar o help do game maker, esse arquivo de ajuda é muito útil para se entender as funções e como usa-lás, porém está em inglês e é um pouco complexo.
Oque são cada função rápida?
Spoiler:

Sprites
As sprites são imagens de pequenos ou grandes portes, que você usa para preencher um objeto, por exemplo, você esta fazendo um jogo de carro, você vai fazer o objeto e colocar funções, eventos e outros, no caso, você não pode abrir as imagens do carro direto no objeto, você terá que criar a sprite (a imagem) do carro, e depois usar no objeto, que no caso é o carro. Como você vai usar muitas e muitas sprites diferentes, você precisa de uma extensão de arquivo que lhe dê qualidade e pouco uso de memória, o mais aconselhável é o PNG.

Sons:
Como você já deve ter imaginado, são todos os sons que seu jogo irá emitir, como o Game Maker trabalha com arquivos internos, você terá que importar, isso é uma desvantagem por que deixa seu jogo um pouco mais pesado. Existem vários tipos de sons, por exemplo, os sons de fundo, os sons normais, os sons 3D, etc. Os sons também podem deixar seu jogo muito pesado, isso porque um arquivo de som é bem pesado, por isso, eu aconselho salvar seus arquivos em MID, que tem qualidade e ocupa pouca memória.

Backgrounds:
Os backgrounds (ou fundo) é uma imagem que você usará no fundo, ou seja, por trás de todas as sprites e objetos, você pode usar um background com uma imagem de um céu, se por acaso seu jogo se passar em tipo de plataforma, a câmera totalmente de lado, em um ângulo de 180°. Cuidado, pois o uso excessivo de backgrounds pode deixar seu jogo totalmente pesado, por isso, uma das melhores extensões é a PNG.

Paths:
Os paths são um tipo de caminho que você cria e com uma função, faz um objeto andar por ele até o fim e começar de novo ou parar. Fica a seu critério.

Scripts:
Os scripts são códigos que usam GML para programação, assim interrompendo o uso de funções pré-programadas, que veremos mais tarde, e ainda da mais liberdade ao programador.

Fonts:
É usada para criar uma fonte personalizada, a fonte padrão do Game Maker é o Arial, essas fontes trocam, aumentam, ou deixa como negrito e itálico.

Time Lines:
São linhas do tempo, aonde você determina uma ação para cada tempo determinado, os tempos funcionam em steps, de acordo com a velocidade da room, por exemplo, se a velocidade da room for 30 (padrão), 30 é igual a 1 segundo, no caso das Time Lines, se determinarmos para ele executar uma ação no step 90, é para executar a ação depois de 3 segundos.

Objetos:
Os objetos serão aonde vai acontecer tudo, por exemplo, se você criar uma fonte, você terá que usar um objeto e dizer que aquela fonte será usada no texto que o objeto vai executar, eles usam um sistema de eventos, os eventos são um tipo de categoria aonde, primeiro você vai setar o evento desejado e depois você vai por a função dentro do evento, por exemplos, se você coloca no create, ele vai executar a função que você colocou toda a vez que criar a instancia. veja agora a lista de eventos e como elas reagem quando criadas:

Esses acima são os botões,irei mostrar mais 1 coisa que esqueci de dizer acima.



1 = data base, 2 = área de trabalho, 3 = funções e criações rápidas.

1º Data Base.
Aqui ficará todos os seus recursos internos, tipo sons, scripts, objetos e etc. é aonde você mais trabalhará, pois daqui será controlado tudo.
2º área de trabalho.
Todas as janelas, editores de texto, objetos, sprites, e adereços aparecerão aqui, ou seja, aonde você irá trabalhar.
3º funções e criações rápidas.
Foram citadas acima(1,2,3...)

File:
Spoiler:
New – Abre um novo arquivo
Open – Abre uma janela de diálogo, aonde você escolhe qual gmk quer abrir
Recent Files – Carrega opção para abrir os arquivos recentemente fechados.
Save – Salva as alterações no arquivo já existente
Save As – Salva um novo arquivo, cujo nome você diz na caixa que aparecerá
Create Execultable – Compila seu jogo de gmk, para exe (modo de execução)
Publish Your Game – Publique seu jogo no site oficial do Game Maker (YoYo Games)
Import Resourses – Importar recursos, faz o trabalho de importar os arquivos .gmres
Export Resouses – Ele exporta os recursos escolhidos, como: objetos, scripts, sons, etc., para o arquivo .gmres, que pode ser carregado com a opção acima, é muito bom para equipes.
Advanced Mode – Modo Avançado, isso faz com que expanda seu GM (Game Maker) por favor, marquem essa caixa, assim você terá mais recursos e funções disponíveis.
Preferences – Preferências, configure algumas preferências do GM, por exemplo, a cor dos scripts, entre outros.
Exit – Sair do Game Maker

Bom é isso pessoal,se quiserem a continuação é só comentar ai vou dar continuidade!so não sei se vai dar ainda hoje
lendo jornal Estudem muito matemática e inglês,vamos usa-los muito!

Lista dos meus tutoriais

rickelme.dias

Número de Mensagens : 230
Idade : 16
Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum