GM Inspector - Editar códigos em tempo de execução

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GM Inspector - Editar códigos em tempo de execução

Mensagem por PedroX em Sab 23 Fev 2013, 01:38

GM Inspector

GM8

Criei essa ferramente hoje pensando em facilitar a vida dos programadores. Ao invés de ficar fechando e rodando novamente o jogo, o programador pode apenas digitar (ou copiar e colar) códigos diretamente nos eventos do objeto (em tempo de execução).

É bem fácil usar a ferramenta. Fiz de tudo para usar poucos recursos (com exceção dos scripts que são da textbox). Tudo o que você precisa fazer é importar os resources ao seu projeto. Depois é só adicionar o objeto na room desejada. Aponte o mouse sobre uma instância e aperte F6. Digite (ou cole) o código. Clique em Save e escolha o evento. Pronto, todas as instâncias serão recriadas e o jogo será reiniciado, para que você possa ver em tempo real o funcionamento dos eventos como Create, Game Start e Room Start.

Andamento: O projeto ainda não está concluido. Seguem os planos:

- Ajustar e disponibilizar mais eventos (até o momento apenas alguns funcionam).
- Com o GMK-Splitter, criar um novo GMK, com as edições feitas, para que você não precise colocar os códigos no seu GMK novamente.
- Consertar quaisquer erros encontrados.

Créditos:
PedroX por criar todo o projeto.
petersvp por criar a DLL de caixa de texto.
http://gmc.yoyogames.com/?showtopic=186734

Tags para pesquisa interna: Inspector, Editar, códigos, tempo, execução.



Última edição por PedroX em Sab 12 Out 2013, 23:26, editado 1 vez(es)

PedroX

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Re: GM Inspector - Editar códigos em tempo de execução

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 23 Fev 2013, 01:57

Que legal,gostei da sua engine,é logico que da para aperfeiçoar ele ,mas com o tempo poderia ser muito util para os jogos em 3d que usam arquivos externos que as vezes demoram muito para carregar,facilitaria bastante a vida fazendo o procedimento em tempo real ,uma boa ideia essa sua, pedrox Happy

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Re: GM Inspector - Editar códigos em tempo de execução

Mensagem por PedroX em Sab 23 Fev 2013, 11:30

Que legal,gostei da sua engine,é logico que da para aperfeiçoar ele ,mas com o tempo poderia ser muito util para os jogos em 3d que usam arquivos externos que as vezes demoram muito para carregar,facilitaria bastante a vida fazendo o procedimento em tempo real ,uma boa ideia essa sua, pedrox
Que bom que gostou. Cool
Alguma ideia para aperfeiçoar?

Para o 3d, não penso em fazer coisas específicas. Mas talvez seja útil para isso.

Encontrou algum bug? Conseguiu usar corretamente?

Até mais!

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Re: GM Inspector - Editar códigos em tempo de execução

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 23 Fev 2013, 18:14

Eu gostei sim to usando legal,o unico porem fica que onde você coloca o icone "SAVE" ele não aparece no display (um lugar que eu coloquei e ficou bem foi na borda esquerda(onde começa a room) uma sugestão seria colocar esse botão a ser chamado em uma tecla do teclado ao inves de coloca-lo para adicionar na room para ele não atrapalhar outros objetos na room,mas isso varia de usuario a usuario,pra mim ficou legal porque quando eu customiso do meu jeito,de repente eu mesmo improvisa um metodo para funcionar em jogos 3d aqui em casa,tem um erro no save quando você aperta ele quando você está na room(mesmo ele invisivel) nessa ocasião o melhor era desativa-lo na room e ativa-lo no metodo de edição e vice versa.
uma sugestão seria ter um sistema para salvar os codigos em txt. para que o usuario depois possa usa-lo manualmente no projeto ok .por enquanto é isso se tiver mais coisas a serem arrumada ou sugeridas eu aviso ok Happy

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Re: GM Inspector - Editar códigos em tempo de execução

Mensagem por PedroX em Dom 24 Fev 2013, 18:07

uma sugestão seria colocar esse botão a ser chamado em uma tecla do teclado ao inves de coloca-lo para adicionar na room para ele não atrapalhar outros objetos na room
Uma opção é deixar Visible desmarcado e ao apertar F6, tornar visible.

uma sugestão seria ter um sistema para salvar os codigos em txt
Na verdade penso em montar um novo GMK com os códigos já prontos. Mas para isso, precisaria de editar XML, o que é um saco chato. Por enquanto penso em colocar para copiar para o clipboard (para caso a pessoa esqueça de copiar e para facilitar também).

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Re: GM Inspector - Editar códigos em tempo de execução

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