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SPC Game Music - (SNES music format)

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Mensagem por GameMakerTutoriais Ter 19 Fev 2013, 17:02

São mais 1280 OST's (Original SoundTrack) de vários jogos de Snes, como segue na lista abaixo. Ainda faltam alguns poucos, porém não podem ficar de fora, como o Top Gear (o primeiro) e o Blackthorne. Vou providenciar e atualizar o tópico (mas estou testando uns programas pra manipular esse formato).

Depois de baixar o arquivo, você vai precisar de um player que suporte o formato SPC. Esse é um formato de música que é nativo do Super Nintendo e as músicas foram extraídas diretamente da ROM. Por isso o formato é muito pequeno (o mesmo tamanho de um MIDI) e o som é fiel, exatamente igual.

Todas as OST's estão compactadas no formato 7z (do programa 7zip, também extraível pelo Winrar). Mas a extensão está propositalmente como ZIP, portanto, se você não conseguir extraí-lo como ZIP, renomeie-o com a extensão "7z" (só três jogos estão em RAR).

A ideia é praticamente a mesma do BridgeM1, o player que toca sons das ROMs do Mame (link na minha assinatura).

Os melhores players são Foobar2000 (ou foobar2k), o Winamp e o excelente RockBox. Quanto ao Foobar2000 e o RockBox, basta baixar qualquer um dos dois e usar. Eles não precisam de nenhuma instalação adicional, pois já suportam vários formatos de jogos por padrão. Quanto ao Winamp você precisará de um plugin especial, que está disponível [através deste link]

O RockBox é um ótimo player e é uma inciativa open source que vem ganhando muita força ao longo dos anos. Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, é uma promessa que está sendo cumprida. É um dos melhores players da atualidade (promete ser o melhor) e o que suporta a maior gama de formatos, sem contar que também é o player que já foi portado para o maior número de plataformas e aparelhos.

Se você gosta de ouvir músicas no celular, PDA, SmartPhone ou qualquer outro handheld, pesquise pelo RockBox, vale a pena! (www.rockbox.org)


Como baixar os arquivos?

Cada jogo possui um número correspondente e você deve usar esse número para obter o link. Pegue o número do jogo e acrescente ao final do link abaixo:

Código:
http://the640kbworld.webng.com/SNESSPC/

Por exemplo, se você quer o jogo Super Metroid, o número dele é 1054, então, você deve acrescentar esse número e não se esquecer da extensão ".zip":

Código:
http://the640kbworld.webng.com/SNESSPC/1054.zip

A lista vai ser atualizada frequentemente, na media em que a gente for encontrando faltas. Segue abaixo.



Existem outras boas ferramentas pra poder manipular esse formato, mas ainda não encontrei uma dll pra poder usá-lo em programas. Há muito material com código fonte aberto, principalmente pra Linux, mas é complicado demais porque isso é emulação do hardware do SNES, então, nem compensa tentar.

Mas estou testando várias e vou criar um pacote com todas as mais interessantes pra postar aí, também.
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Mensagem por moisesBR Ter 19 Fev 2013, 19:04

Só por curiosidade.... póde me falar que soft usou para extrair?


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Mensagem por GameMakerTutoriais Ter 19 Fev 2013, 19:25


Se for em relação ao arquivo, o Winrar extrai. Só que a extensão original é "7z", embora todos estejam como "zip". Tente renomear pra extensão "7z" e se não funcionar, renomeie com a extensão "rar".

Se for em relação à música, tem três formas. Mas quem as extraiu não fui eu. Os créditos estão mantidos nos arquivos zip e nas tags delas mesmas.

1 - A primeira é usar um editor hexa e recortar o pedaço da rom onde a música está gravada, mas é mais complicado porque é preciso saber a posição e tamanho desse pedaço, o que varia de jogo pra jogo.

2 - A segunda é salvar um savestate (zstate, extensão *.zst) pelo Zsnes e usar três ferramentas criadas pelo ZKnight (autor do Zsnes). Não lembro o nome de todas de cabeça, mas uma é usada pra tocar a música que foi cacheada no savestate, outra é para extrair esse pedaço cacheado e transformar em SPC e outra é para ajustar a posição onde a música começa e termina.

3 - Usar um emulador com dumper, tipo o BSnes. Esse processo eu não sei fazer, mas dá pra debugar o jogo inteiro e extrair qualquer coisa.

O problema é que as ferramentas mais fáceis de usar (o passo 2) são pra MS-DOS, então tem que ser feito em um emulador tipo o DosBox. Tem outras ferramentas pra Linux e plugins tipo o "sexyspc" que é um plugin do XMMS e o Audacious que é um player bonzão também.

Algumas outras do Linux eu não consegui mexer ainda.
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