Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
Problema com IA de nave :S
4 participantes
Página 1 de 1
Problema com IA de nave :S
entao gente, eu to com esse bug ta me encomodando muito, estou usando esse script na IA da minha nave inimiga:
mas a nave atira em todos os inimigos e o angulo dela fica pra um só deles, eu gostaria que ela escolhesse quem atacar, e atirasse só na direção dele, mas revezase, mas nao consigo fazer, alguem saberia me dizer ? Obrigado :S
- Código:
if instance_exists(obj_marcos)
{
if (point_distance(x,y,obj_marcos.x,obj_marcos.y)<1000)
{
if(choose (1,2,3,4,5,6) == 1)
{
image_angle=point_direction(x,y,obj_marcos.x,obj_marcos.y)
instance_create(x,y,obj_tirodobob)
}
}
}
if instance_exists(obj_tikal)
{
if (point_distance(x,y,obj_tikal.x,obj_tikal.y)<1000)
{
if(choose (1,2,3,4,5,6) == 1)
{
image_angle=point_direction(x,y,obj_tikal.x,obj_tikal.y)
instance_create(x,y,obj_tirodobob)
}
}
}
if instance_exists(obj_nick)
{
if (point_distance(x,y,obj_nick.x,obj_nick.y)<1000)
{
if(choose (1,2,3,4,5,6) == 1)
{
image_angle=point_direction(x,y,obj_nick.x,obj_nick.y)
instance_create(x,y,obj_tirodobob)
}
}
}
if instance_exists(obj_nave)
{
if (point_distance(x,y,obj_nave.x,obj_nave.y)<1000)
{
if(choose (1,2,3,4,5,6) == 1)
{
image_angle=point_direction(x,y,obj_nave.x,obj_nave.y)
instance_create(x,y,obj_tirodobob)
}
}
}
if instance_exists(obj_jennifer)
{
if (point_distance(x,y,obj_jennifer.x,obj_jennifer.y)<1000)
{
if(choose (1,2,3,4,5,6) == 1)
{
image_angle=point_direction(x,y,obj_jennifer.x,obj_jennifer.y)
instance_create(x,y,obj_tirodobob)
}
}
}
if instance_exists(obj_luck)
{
if (point_distance(x,y,obj_luck.x,obj_luck.y)<1000)
{
if(choose (1,2,3,4,5,6) == 1)
{
image_angle=point_direction(x,y,obj_luck.x,obj_luck.y)
instance_create(x,y,obj_tirodobob)
}
}
}
else
{
image_angle=direction
sprite_index=spr_navemercvoando;
image_index-=2;
image_speed=0.25;
if irandom(20)=1{
switch irandom(8)
{
case 0:speed=-0.1
case 1:motion_set(0,4);break
case 2:motion_set(45,4);break
case 3:motion_set(90,4);break
case 4:motion_set(135,4);break
case 5:motion_set(180,4);break
case 6:motion_set(225,4);break
case 7:motion_set(270,4);break
case 8:motion_set(315,4);break
}}
}
mas a nave atira em todos os inimigos e o angulo dela fica pra um só deles, eu gostaria que ela escolhesse quem atacar, e atirasse só na direção dele, mas revezase, mas nao consigo fazer, alguem saberia me dizer ? Obrigado :S
Re: Problema com IA de nave :S
Seu código roda a cada step, o que já permite atirar em uns 30 inimigos por segundo. Mais que isso, não tem nenhum "else". Isso permite que, após um "if" ter retornado "true" (o tiro foi criado), o próximo "if" também retorne "true", criando vários tiros no mesmo step.
E eu não sei se podem existir muitas instâncias dos objetos que ela ataca, mas o código vai sempre pegar a instância com maior (ou menor, eu nunca lembro) id.
Pra ela escolher um inimigo e ficar na cola, você tem que restringir as opções. Crie uma variável pra definir se ela já escolheu alguém e crie seu código em função dessa variável. "SE jáEscolheu {vaiPraCima()} SENÃO {procuraAlguém()}".
E eu não sei se podem existir muitas instâncias dos objetos que ela ataca, mas o código vai sempre pegar a instância com maior (ou menor, eu nunca lembro) id.
Pra ela escolher um inimigo e ficar na cola, você tem que restringir as opções. Crie uma variável pra definir se ela já escolheu alguém e crie seu código em função dessa variável. "SE jáEscolheu {vaiPraCima()} SENÃO {procuraAlguém()}".
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Problema com IA de nave :S
o que o Saim falou está certo, ele atirará sem parar.
nesse code você checa se a instância existe, se ela existir, irá atraz dela, que é a 1° a ser criada.
você usa sempre o nome do OBJ para seguir, e, o endereço que fica, é da 1° instância criada(como disse),e que ainda está 'viva', colocarei um code para seguir a mais próxima até matar, e, após matar, trocar para outra.
no CREATE declare marcos como -1 (marcos=-1) e tambem o ntiro (ntiro=0);
STEP:
esse code vai resolver os problemas dos tiros e o tiro irá na direção em que aponta, você irá seguir o mais próximo até ele morrer(e, se nesse tempo ele encontrar outro mais próximo, irá continuar seguindo o mesmo(caso queira, pode se retirar isto)).
é a 1° criada, que é a menor.pegar a instância com maior (ou menor, eu nunca lembro) id.
nesse code você checa se a instância existe, se ela existir, irá atraz dela, que é a 1° a ser criada.
você usa sempre o nome do OBJ para seguir, e, o endereço que fica, é da 1° instância criada(como disse),e que ainda está 'viva', colocarei um code para seguir a mais próxima até matar, e, após matar, trocar para outra.
no CREATE declare marcos como -1 (marcos=-1) e tambem o ntiro (ntiro=0);
STEP:
- Código:
if ntiro!0 {if ntiro>0 ntiro-=1 if ntiro<0 ntiro=0} //para recarregar
if instance_exists(obj_marcos) and if instance_exists(marcos)
{marcos=instance_nearest(x,y,obj_marcos) //pegar o obj_marcos mais próximo a ele
}
if instance_exists(marcos)
{
if (point_distance(x,y,obj_marcos.x,obj_marcos.y)<1000)
{
if irandom(6) == 1 //troquei por que não havia motivo para usar o choose (o irandom retorna um N°real, e o random real e [i]quebrados[/i])
{
image_angle=point_direction(x,y,marcos.x,marcos.y)
if ntiro=0 {t=instance_create(x,y,obj_tirodobob) ntiro=20
with t {motion_set(other.image_angle, 10;)}}
}
}
}
esse code vai resolver os problemas dos tiros e o tiro irá na direção em que aponta, você irá seguir o mais próximo até ele morrer(e, se nesse tempo ele encontrar outro mais próximo, irá continuar seguindo o mesmo(caso queira, pode se retirar isto)).
Re: Problema com IA de nave :S
nao deu certo u.u ele apareceu um erro na primeira linha, entao eu removi ela pq a arma não sera recarregavel, então aareceu um erro na segunda, fiz umas coisas no code que não apareceu mais nenhum erro:
só que ele faz nada além da mesma coisa que ele fazia antes u.u o que poderia ser??
- Código:
if instance_exists(obj_marcos) and instance_exists(marcos)
{marcos=instance_nearest(x,y,obj_marcos) //pegar o obj_marcos mais próximo a ele
}
if instance_exists(marcos)
{
if (point_distance(x,y,obj_marcos.x,obj_marcos.y)<1000)
{
if irandom(6) == 1 //troquei por que não havia motivo para usar o choose (o irandom retorna um N°real, e o random real e [i]quebrados[/i])
{
image_angle=point_direction(x,y,marcos.x,marcos.y)
{t=instance_create(x,y,obj_tirodobob)
with t {motion_set(other.image_angle, 10)}};
}
}
}
só que ele faz nada além da mesma coisa que ele fazia antes u.u o que poderia ser??
Re: Problema com IA de nave :S
a meu, tinha muita coisa para você adaptar, o eito mais fácil é você me passar a Engine.
Re: Problema com IA de nave :S
Eu faria assim:
- Nave seleciona um inimigo para atirar;
- Enquanto energia do inimigo selecionado for maior que zero atire nele;
destroierdds- Data de inscrição : 25/06/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 32
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|