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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Controle Virtual
5 participantes
Página 1 de 1
Controle Virtual
Olá AMigos.
O problema que eu tenho é interessante.
Eu fiz um controle virtual, onde podemos clicar para a direita, esquerda e tal, e outro botão no lado direito para fazer o personagem pular.
Acontece que ao testar no android ou no tablet, percebi um problema curioso.
Ao clicar na direita o persoangem caminha, mas ao apertar o botão, simultaneamente com o botao da direita, ao invés do personagem pular para o lado, ele pula para cima, sem pular para o lado, ou seja, o clique reconhece um por vez, e preciso que ele reconheça simultaneamente, como posso arrumar isso?
Talvez seja o mesmo problema que eu tive com aquele joystick virtual que tem engine, mas era um problema com um tiro.
Existe alguma função que faz também o touch screen fora o mouse left?
O problema que eu tenho é interessante.
Eu fiz um controle virtual, onde podemos clicar para a direita, esquerda e tal, e outro botão no lado direito para fazer o personagem pular.
Acontece que ao testar no android ou no tablet, percebi um problema curioso.
Ao clicar na direita o persoangem caminha, mas ao apertar o botão, simultaneamente com o botao da direita, ao invés do personagem pular para o lado, ele pula para cima, sem pular para o lado, ou seja, o clique reconhece um por vez, e preciso que ele reconheça simultaneamente, como posso arrumar isso?
Talvez seja o mesmo problema que eu tive com aquele joystick virtual que tem engine, mas era um problema com um tiro.
Existe alguma função que faz também o touch screen fora o mouse left?
Re: Controle Virtual
Desconheço do funcionamento do GM em plataformas móveis, mas acredito que esse problema possa ser facilmente contornado (ou não).
Bom, pensei na seguinte forma:
Ao invés de tentar fazer reconhecer os dois toques, criar uma "novo botão", responsavel por pular E mover-se para a direita/esquerda ao mesmo tempo.
Imagine no seu teclado que, alem das setas horizontais e verticais, exista mais duas setas ao lado do vk_up (duas setas na diagonal, apontando para cima). Esse seria o botão "pular_e_andar".
Outra possibilidade: Ao pular, o personagem continua a se mover na direção em que ele estava. Porém isso pode estragar um pouco a jogabilidade.
Bom, pensei na seguinte forma:
Ao invés de tentar fazer reconhecer os dois toques, criar uma "novo botão", responsavel por pular E mover-se para a direita/esquerda ao mesmo tempo.
Imagine no seu teclado que, alem das setas horizontais e verticais, exista mais duas setas ao lado do vk_up (duas setas na diagonal, apontando para cima). Esse seria o botão "pular_e_andar".
Outra possibilidade: Ao pular, o personagem continua a se mover na direção em que ele estava. Porém isso pode estragar um pouco a jogabilidade.
Re: Controle Virtual
Entendo oque aconteceu e eu já deveria ter arrumado isso pra você amigo. Me desculpa!
Vamos resolver agora...
Cria variáveis pra cada botão do tipo inteiro. Exemplo: bt_direita = 0; bt_esquerda = 0;.
Todas devem ser criadas e estar no evento step do obj_zumbi.
Usando essas variáveis como referência você pode criar algumas condições especiais pra movimentos que requer uma ajudinha a mais. Como no caso de pular pra frente.
Então ficaria mais ou menos assim...
No botão de pular:
Faz esse teste! Creio que isso deva resolver.
Vamos resolver agora...
Cria variáveis pra cada botão do tipo inteiro. Exemplo: bt_direita = 0; bt_esquerda = 0;.
Todas devem ser criadas e estar no evento step do obj_zumbi.
Usando essas variáveis como referência você pode criar algumas condições especiais pra movimentos que requer uma ajudinha a mais. Como no caso de pular pra frente.
Então ficaria mais ou menos assim...
No botão de pular:
- Código:
with(obj_zumbi){
bt_cima = 1;
vspeed = -12;
if (bt_direita = 1) {
hspeed = 6;
} else if (bt_esquerda = 1) {
hspeed = -6;
}
}
- Código:
with(obj_zumbi){
bt_direita = 1
hspeed = 6;
}
- Código:
with(obj_zumbi){
bt_esquerda = 1
hspeed = -6;
}
Faz esse teste! Creio que isso deva resolver.
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Re: Controle Virtual
No android , mas precisamente com um emulador chamado GSNES reparei que ele só aceitava o pressionamento de um botão por vez. Talvez , o touch compreenda apenas um toque em determinado lugar por vez também.
Re: Controle Virtual
Existem funções específicas para multitouch. Eu ainda não me preocupei em decorar quais são elas, mas é algo como "Yoyo_mouse[índice]". Aí, no índice, você verifica qual toque está sendo usado. No manual tem um exemplo de aplicação.
Desculpe por não resolver o problema, mas é que eu estou sem o manual aqui. Dê uma pesquisada lá por "multitouch" ou "touchscreen", você deve encontrar essas funções.
Desculpe por não resolver o problema, mas é que eu estou sem o manual aqui. Dê uma pesquisada lá por "multitouch" ou "touchscreen", você deve encontrar essas funções.
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