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Outra Duvida sobre 3D.

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Outra Duvida sobre 3D. Empty Outra Duvida sobre 3D.

Mensagem por iFaé Seg 18 Fev 2013, 19:33

Como são usados os
Código:
 x1,y1,z1,x2,y2,z2
no 3D?
Tipo:

Código:
d3d_draw_floor(x1,y1,z1,x2,y2,z2,texid,hrepeat,vrepeat)
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Mensagem por gabrielsch Seg 18 Fev 2013, 19:46

Muito simples. No caso desse comando para desenhar um chão são necessários 3 argumentos para informar as posições X, Y e Z iniciais que ele vai ser desenhado, os outros 3 argumentos vão ser as posições X, Y e Z finais que o chão vai ser desenhado.

Exemplo:
Código:
d3d_draw_floor(32,32,0,64,64,0,tex,1,1)
No exemplo acima é desenhado um chão nas coordenadas iniciais 32, 32, 0 até as coordenadas 64, 64, 0.

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Mensagem por iFaé Seg 18 Fev 2013, 19:50

O q eu quero saber é pra q cada um serve tipo, sei la: x1, altura, y1 largura.
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Mensagem por Rodrigo Santiago Seg 18 Fev 2013, 21:43

Finge que vc esta olhando de cima, na visao mesmo da room.
x e o x
y e o y
z e a altura, se voce almentar de uma das duas coordenadas vai esticalo como uma casa virar predio.
Um plano cartesiano normal e feito por x,y mas z e aquela que voce nao pode ver mudar, apenas observa que as coisas ficam maiores. Porem se voce olhar de lado tipo, suponhamos que vc esta na frente de um bloco(para mudar a sua visao de cima para frente, imagine que olhando a room com sprites do topo de um predio voce pudesse decer para a porta) o z seria a altura.

E meio dificil de explicar com letras, vou ver se bolo uma imagem ou animacao.
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Mensagem por Adilson Thiago Vieira Ter 19 Fev 2013, 03:14

olha,x1 é a posiçao primeira do objeto nas cordenadas x do objeto
x2 e a cordenada x 2 do objeto
assim vale para o y e para o z,entao se vc fizer o seguinte
Código:

d3d_draw_floor(100,100,0,200,200,10,text,1,1)
ele desenhara um quadrado de tamanho x de 100 e tamanho y de 100,e com atura de 10

mas vc me pergunta: porque 100? vc nao ponhou 200 para ser o x2?
sim,ponhei,mas x2 é a posiçao 2 do desenho do objeto,e nao esta relativa ao x1!
agora no z2 esta certo,marca 10 de altura e realmente é 10....Mas porque?
Porque a posiçao que ele começa a desenhar é a z=0 e a segunda posiçao é z 10,assim ele fica com esse tamanho

ou seja x1 e x2 é a posiçao do inicio e fim do objeto...mas isso vale para y e z tambem
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Mensagem por iFaé Qua 20 Fev 2013, 14:58

Então x1,y1,z1 são coordenadas , localização.
E x2,y2,z2, são as dimensões da figura?
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Mensagem por theguitarmester Qua 20 Fev 2013, 15:07

você tem experiência com o 2D? faça o seguinte:
crie um novo projeto, crie um objeto e jogue isso no draw:
Código:
if !variable_local_exists('a'){a=10 b=10}

if keyboard_check(vk_right) a+=1
if keyboard_check(vk_left) a-=1
if keyboard_check(vk_up) b+=1
if keyboard_check(vk_down) b-=1


draw_rectangle(x,y,x+a,y+b,0)
adiciona uma room e coloque o objeto nela.
agora aperte as SETAS para mudar o tamanho do objeto, perceba que o a, é a posição x2, e o b, é o y2, com eles, muda o tamanho da objeto, logo, x2 y2 (e z2) são os tamanhos do objeto.
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Mensagem por iFaé Qua 20 Fev 2013, 15:14

Foi oq eu disse, X2,Y2,Z2 tamanho e X1,Y1,Z1 para localização (ou coordenadas)!
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Mensagem por gabrielsch Qua 20 Fev 2013, 17:09

iFaé escreveu:Foi oq eu disse, X2,Y2,Z2 tamanho e X1,Y1,Z1 para localização (ou coordenadas)!

Não, não é tamanho e sim coordenada final, desse jeito:

Outra Duvida sobre 3D. BzMI7bj

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Mensagem por iFaé Qua 20 Fev 2013, 17:45

Vlw, mto obrigado, esclareceu minhas duvidas mto obg!

Pode trancar o topico!
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