O q cada integrante de um grupo tem q Fazer?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O q cada integrante de um grupo tem q Fazer?

Mensagem por Barreto em Qua 20 Fev 2013, 13:59

O Programador:
O Designer:
O Sonoplasta:
O Spriter:

E só estou me lembrando destes agr Happy
Se souber de mais, me fale!

Barreto

Número de Mensagens : 5
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: O q cada integrante de um grupo tem q Fazer?

Mensagem por theguitarmester em Qua 20 Fev 2013, 14:10

vou considerar um decada em cada função:
O Programador:
Programar, isto é, criar o jogo em si, ele irá criar todo o sistema do jogo, criará os movimentos dos personagens, inimigos, e tudos mais, fará os menus, etc...tudo.

O Designer:
se o programador criará todo o sistema, e como irá passa na tela ao jogador, o Designer/spriter irá 'desenhar' aquilo que passa na tela, com as coodernadas da programaçao, será passado o que terá de ser desenhado, e o autor provavelmente não usará o mesmo programa do programador para manipular, ele irá usar programas de gráficos.

O Sonoplasta:
o que são jogos sem sons? sons ajudam muito o jogador entrar no clima, e são responsáveis por uma grande parte da diverção, o sonoplasta, tratará dessa área.

Lembrando que esse texto é o que acho.

theguitarmester

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 1908
Notas recebidas : B
Reputação : 80
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Prêmios
   : 2
   : 1

http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Mensagem por Barreto em Qua 20 Fev 2013, 14:14

Mt boa msm sua resposta! Vlw cara!

Barreto

Número de Mensagens : 5
Reputação : 0

Mensagem por saim em Qua 20 Fev 2013, 14:53

Eu vejo de uma forma diferente...
O Designer não é "desenhista", ele é o projetista. É ele que determina... tudo! Qual o estilo do jogo, como será a engine, que gráficos serão usados, como serão os sons. O resto da equipe executa o que o designer define. Seria o manda-chuva.
Então, quando o cara fala que é game designer, ele não precisa saber desenhar, nem programar, nem nada. Mas é bom que saiba fazer de tudo.

O programador é o cara que vai juntar todos os recursos que o resto da equipe elaborou e transformar num jogo. Vai programar.

O spriter vai fazer as sprites. Backgrounds, e foregrounds não são sprites.

O desenhista vai fazer os desenhos. Aí pode ser qualquer desenho: backgrounds, foregrounds, sprites, tiles, HUDs, tudo. Então, se você tem um desenhista, tem um spriter.

O diretor de arte vai definir os detalhes que o desenhista deve usar pra se orientar. Paleta de cores, iluminação, ângulos, velocidade de animação, etc. Detalhes.

O sonoplasta define e produz os efeitos sonoros.

O músico define e produz as músicas.

O beta tester procura por problemas no jogo. Passa o jogo pela peneira. Não são apenas bugs, mas detalhes imprevistos que possam atrapalhar a jogabilidade, como uma manha pra matar um boss, por exemplo.

Claro que muitas funções normalmente são exercidas pela mesma pessoa. Então diretor de arte, desenhista (e, claro, spriter) são uma pessoa só. Músico e sonoplasta, também.
Na verdade, o normal é o designer ser todo mundo!

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Prêmios
   : 0
   : 3

Mensagem por theguitarmester em Qua 20 Fev 2013, 14:59

o que você falou Saim, está certo, eu voltei a minha explicação a equipes pequenas, 4pessoas +ou-.

Mas, "Designer" quer dizer desenhista, entaõ ele é o desenhista, mas não basicamente de desenhos, como você disse, pode ser do jogo, ele 'molda' o jogo, dita que rumo o jogo irá levar, mas o Designer tambem é aquele que faz os gráficos(acredito eu).

theguitarmester

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 1908
Notas recebidas : B
Reputação : 80
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Prêmios

http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Mensagem por saim em Qua 20 Fev 2013, 15:54

Só se você considerar que ele exerce várias funções.
Sério, a gente tem essa tendência a traduzir "design" como "desenho", mas embora esteja relacionado, não é uma tradução correta.

É meio complicado tentar explicar porque não é a mesma coisa, porque em muitas profissões o designer TEM que desenhar. Design de móveis. Design industrial. Design de ambientes. Mas são desenhos usados pra tornar física uma idéia que está na cabeça dele e permitir que outras pessoas executem aquilo.
O game designer também pode fazer uns rabiscos pra passar pro papel o que ele está pensando, mas não precisa. E, o ponto em questão aqui, ele não precisa ser o cara que vai desenhar os gráficos do jogo.

Basicamente, o game designer é quem tem e desenvolve a idéia. Então se você diz "vou fazer um jogo de plataforma com essa e aquela característica, desse e daquele jeito, aí se o jogador PÁ, o jogo PUM, o inimigo PLÉIM e tals", pronto, você é o game designer.
Aí você pega e - sem nunca pôr a mão na massa - sai escolhendo fulano pra programação, porque ele é bom com plataformas e vai gostar do desafio, beltrano pra desenhar, porque ele tem um estilo muito bom pra encaixar nessa idéia - e sabe usar vetores, esse jogo fica bom com vetores - e cicrano pra ambientação sonora/musical porque apesar dele ser meia-boca, ele é o único que topa, ainda assim você é o game designer - e agora é também diretor!

O Hideo Kojima é um game designer (o único que eu sei o nome - é o cara que fez metal gear solid). Na tela de apresentação, ele aparece como diretor. Provavelmente ele trabalhou em todas as áreas da produção.

saim

Prêmios

Mensagem por PedroX em Qua 20 Fev 2013, 16:31

Já está tudo explicado.

Traduções para 'designer' relacionadas a jogos:

planejador
desenhista - ou draftsman (esboçador)

As outras traduções são sempre no sentido de criar/fazer/planejar algo.

Para desenhista, acho melhor usar 'game artist', 'spriter' ou até mesmo 'designer' (sem 'game').

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por saim em Qua 20 Fev 2013, 16:59

PedroX escreveu:Para desenhista, acho melhor usar 'game artist', 'spriter' ou até mesmo 'designer' (sem 'game').
Mas é justamente essa a confusão. Designer não é desenhista, assim como desenhista não é designer.
Se o sujeito é uma fera no lápis, mas sem nenhuma criatividade (por exemplo, só sabe reproduzir imagens que ele já viu, mas faz isso com primor), ele não é designer, é desenhista.
Mas se ele só sabe rascunhar uns esboços da fase, pra mostrar onde colocar as armadilhas, pensando em qual raciocínio o jogador vai executar pra terminar o jogo, aí ele não é desenhista, é designer.

Colocar o "game" antes (ou "de jogos" depois) só mostra que tipo de designer ele é, ou seja o que ele faz. Se você trocar por "industrial", "mechanical" ou "product", vai perceber isso.

saim

Prêmios

Mensagem por Rodrigo Santiago em Qua 20 Fev 2013, 17:23

(eu acho essa discusao meio...futil...)Tanto faz...design vai ajudar nos graficos direta ou indiretamente.

------
existe tambem muitas outras funcoes que alguem pode ter na criacao do jogo.
Agente publicitario-divulga o jogo, o maximo possivel, seja na internet, em lancheiras, bolsas, camisas e tudo mais.
Gerenciador de recursos- ajuda o programador da organizacao dos recursos, como sprites, sons, enrredos,(isso nao existe muito no GM)
Roteirista-determina o enrredo do jogo, para ser bem divertido e sem contradicoes,.
O saim falou que muitas vezess uma so pessoa e mais de um, claro que para progetos no GM isso e comum, mas jogos em escala maior sao o contrario, existem varios de todos os tipos, ate mesmo roteiristas.

Rodrigo Santiago

Número de Mensagens : 1281
Notas recebidas : C + C + B
Reputação : 73
Prêmios

Mensagem por PedroX em Qua 20 Fev 2013, 17:28

Colocar o "game" antes (ou "de jogos" depois) só mostra que tipo de designer ele é, ou seja o que ele faz. Se você trocar por "industrial", "mechanical" ou "product", vai perceber isso.
Sim. Mas tirando o "game" a impressão de que ele faz o jogo de modo geral diminui. Mesmo assim, não é legal usar "designer" para desenhista. É mais pra projetista.

Até mais!

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por L0l-King em Qua 20 Fev 2013, 19:47

O nome do (acho que o único que tem no Brasil)curso que gera "projetistas" de jogos é Game Desginer, onde está seu Deus agora?

L0l-King

Número de Mensagens : 148
Reputação : 1
Prêmios

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:07

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: