Tutorial Mira com Zoom

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Tutorial Mira com Zoom

Mensagem por Frozen em Ter 19 Fev 2013, 14:42



Sprites.
Spoiler:

Bom temos que ter 3 sprites para conseguir este efeito.
A primeira seria a mira em si, a "scope".
A segunda seria uma aleatória, depois de ler tudo isso vai fazer sentido.
A terceira tem que ser uma que seja basicamente "gigante" pois ela que será a mira do jogo em si.Ela tem que ser bem maior que a sua room,ter um fundo preto e ter a primeira sprite no centro dela, e sim isso faz sentido pois ela tem que ser gigante para o centro da mira ficar em todas as posições da room sem que o fundo deixe o background aparecer.

Nota: Na terceira sprite a colisão terá que ser editada para só existir no ponto central da mira.
Objetos.
Spoiler:

Vou começar a explicar pelo objeto da mira.Sim há outro objeto para fazer essa tecnica poder ser usada na versão free do game maker, na versão PRO seria bem mais fácil de fazer pelos recursos mais avançados.(Não me lembro exatamente a variável que é usada mas enquanto eu fazia a pesquisa para fazer este tutorial do video eu vi várias vezes os tutoriais citando a mesma, que somente pode ser usada na versão PRO).

Objeto da Mira

No evento create

->Set variable zoom to 0


Step

->Execute a piece of code :
Código:

x = mouse_x
y = mouse_y


Mouse Wheel Up:

-> If view_wview is larger than **
---Start of a block---
Set variable view_wview to -10
Set variable view_hview to -10
---End of a block---
Else
Exit this event


Mouse Wheel Down:

->If view_wview is smaller than ***
---Start of a block---
Set variable view_wview to 10
Set variable view_hview to 10
---End of a block---
Else
Exit this event

Nota: O ** indica o numero que tem que ser menor que o width da sua room, mas tem que ser testado antes de ser aplicado num resultado final , pois é possivel que fique meio destorcido o zoom (maior em altura do que em largura, causando um efeito oval).
O *** indica o numero que representa a width da sua room.
Os eventos de Set variable, tem que ser todos como relative.

Objeto de colisão.

Bom agora vou mostrar os eventos do objeto que tem de ser posto em volta de sua room, por exemplo vamos fazer uma "barreira usando esse objeto.Assim o meio da mira não ira sair da tela do jogo e a tela continuara preta ao fundo.

Collision Event with Objeto Mira.
-> Set horizontal speed to 0
Set vertical speed to 0
Só lembrando que em todas as room's onde esse sistema for usado as view tem OBRIGATORIAMENTE de estar ativadas


Última edição por Frozen em Qua 20 Fev 2013, 13:02, editado 2 vez(es) (Razão : Aplicar as dicas de formatação de texto)

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Re: Tutorial Mira com Zoom

Mensagem por moisesBR em Ter 19 Fev 2013, 18:54

Recrameition: Cara se o tuto independente de que foi vc q fez ou não, poderia faze-lo em forma de texto aqui no forum! Tenhpo certeza que será mais apreciado!
Caso tenhas problemas com formatação e etc pode me avisar que dou uma força apesar de eu não ser "o cara"... Posso ajudar.

Motivo:
Muitos de nós aqui temos problemas em ver videos da web por causa de net péssima! É um suplício! Mal conseguimos fazer downloads!
por favor tenha essa consideração.

Isto realmente me interessa



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Re: Tutorial Mira com Zoom

Mensagem por Frozen em Ter 19 Fev 2013, 20:17

Ok, mesmo se eu não conseguir fazer algo descente por escrito na descrição de todos os videos do meu canal tem um link de download da engine. No caso desse aqui está no link : http://migre.me/c4VMe e agora vou editar o primeiro post pra fazer o tutorial por escrito.

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Re: Tutorial Mira com Zoom

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Ter 19 Fev 2013, 21:15

Olha,eu até gostei da explicação do tutorial em video sim,fica mais dinamico para aprender,mas defendo a opinião do moisesBR tambem,é bom deixar um tutorial explicativo em texto no topico para que usuarios menos favorecidos de net possam tirar algum proveito de seu tutorial,mas curti a explicaçao em video seria uma otima ideia para ensinar engines mais complexas do game maker como as areas 3d e surfaces e blends que são coisas mais dificeis de aprender a usar de forma dinamica,valeu pelo video explicativo,gostei Smile

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Re: Tutorial Mira com Zoom

Mensagem por moisesBR em Ter 19 Fev 2013, 23:55

Seu tutorial está bom, ainda não pude testa-lo, mas creio que está funcional assim que puder testo. Baixarei a engine kkkkk.
E se me permitir, ao fim dos testes pretendo coloca-lo no banco de engines! E é claro, seu nome estará bem visível(creditos).
Bem, seu tuto só precisa de uns ajustezinhos simples de formatação!

Exemplo simples de como pode ficar melhor:
Spoiler:
Explicação:
Um negrito para diferenciar um marcador para separar do texto normal.
Para organizar os espaços entre code e texto normal, deve retirar os espaços e parágrafos, pois o próprio BBcode faz isso quando se trata de quote ou codes.
Outros abaixo:

Atenção:
ao usar tag de code, spoiler, quote e outros, se quiser que o code ou outro esteja na linha seguinte, praticamente colado no texto acima ou abaixo, então não dê enter!
Exemplos:
Código:
texto1[code]codes[/code]texto2[code]codes[/code]
ou:
texto3[code]codes[/code]
texto4[code]codes[/code]

Veja em uso:
texto1
Código:
codes
texto2
Código:
codes
ou:
texto3
Código:
codes
texto4
Código:
codes
Codes:
Código:
/*Exemplo de como foi feito este parágrafo incluindo esta caixa de code:
[b]Codes[/b][code]textos ou codes[/code]

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Re: Tutorial Mira com Zoom

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