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inimigos atirando e tela de chefe
4 participantes
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inimigos atirando e tela de chefe
estou tentando fazer um jogo de plataforma e to quebrando a cabeça com duas coisas:
1ª - como fazer para os inimigos andarem (path) e atirarem, tipo a cada 1 segundo?
2ª - como fazere pra quando o personagem chegar ate uma area do cenario, a tela travar e "so mostrar" (alem do cenario) o chefe e o personagem?
se puderem me ajudar agradeço, e se ja tiver algum outro topico com essas respostas agradeço se puderem me mandar o/os links
obs: eu uso o game maker studio
1ª - como fazer para os inimigos andarem (path) e atirarem, tipo a cada 1 segundo?
2ª - como fazere pra quando o personagem chegar ate uma area do cenario, a tela travar e "so mostrar" (alem do cenario) o chefe e o personagem?
se puderem me ajudar agradeço, e se ja tiver algum outro topico com essas respostas agradeço se puderem me mandar o/os links
obs: eu uso o game maker studio
v4nd3r- Data de inscrição : 06/11/2012
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Re: inimigos atirando e tela de chefe
Vai com calma!
Faça uma coisa de cada vez. No fórum tem 500 tópicos sobre esses assuntos.
Um exemplo é este tópico sobre uma engine de tiro
Faça uma coisa de cada vez. No fórum tem 500 tópicos sobre esses assuntos.
Um exemplo é este tópico sobre uma engine de tiro
destroierdds- Data de inscrição : 25/06/2011
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Re: inimigos atirando e tela de chefe
Sabe que nunca pensei nisso? O que eu faria é:v4nd3r escreveu:2ª - como fazere pra quando o personagem chegar ate uma area do cenario, a tela travar e "so mostrar" (alem do cenario) o chefe e o personagem?
- colocar um objeto pra controlar a view e um objeto pra travar a view. O que trava a view pode ser o próprio boss.
- SE o objeto que trava a view estiver dentro da view, aí a view se trava (uma variável pode dar cabo disso, no objeto que controla a view - SE (travado){view_xview[0]=posiçãoDeTravaX; view_yview[0]=posiçãoDeTravaX;}else{view_normal();}).
saim- Games Ranking :
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Re: inimigos atirando e tela de chefe
eu fiz isso no BomberMario, a tela trava na luta contra o Mario.
isso é para não sair da visão:
usei o padrão de seguir o objeto do GM.
e daí, no objeto que fazia a vicão não ser seguida pelo Jogador, eu coloquei:
simples, teste aí, e veja como funciona.
isso é para não sair da visão:
- Código:
if x<view_xview+8 x=view_xview+8
if x>view_xview+792 x=view_xview+792
usei o padrão de seguir o objeto do GM.
e daí, no objeto que fazia a vicão não ser seguida pelo Jogador, eu coloquei:
- Código:
view_object=-1
simples, teste aí, e veja como funciona.
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