Pedido de engines: desfoque e clareamento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pedido de engines: desfoque e clareamento

Mensagem por saim em Ter 19 Fev 2013, 10:49

Estou começando um jogo que terá algumas cenas de sonho. Então eu gostaria de alguns efeitos especiais nessas cenas.

Primeira parte:

Sendo bem pé-no-chão, eu jamais conseguirei colocar animações nessas cenas. Então eu gostaria que as imagens fizessem o seguinte:

- o foco oscilasse e a liuminação variasse.

O foco é o seguinte: a imagem perde e ganha foco em função de uma variável, que varia suavemente entre um valor de "foco total" e um valor de "foco mínimo".
A iluminação seria como se a imagem fosse uma transparência sobre uma lâmpada mal energizada, que varie como o foco varia: suavemente entre um valor "iluminação máxima" e "iluminação mínima".
Nos dois casos, eu gostaria que a oscilação fosse como uma senóide irregular. Não quero que os valores de "iluminação" e "foco" estejam relacionados.

Segunda parte:

Na última cena, quero que a imagem fique totalmente branca, mas aos poucos. Como se uma luz invadisse a cena do centro e soprasse as partes escuras pra fora, como areia. O foco, nesse caso, deve ser totalmente perdido, até virar um borrão branco.

falhei em:

Nem tentei a variação, ainda. Travei no desfoque.

(A) Resize blur
Tentei refazer uma engine que tinha visto na GMC, a algum tempo atrás, que basicamente coloca a imagem numas surfaces, encolhendo e alongando a imagem. Fiz isso encolhendo primeiro e esticando depois, o resultado é um pixelamento da imagem. Se eu alongar primeiro e encolher depois, o resultado é a imagem original. Eis o draw_event que encolhe primeiro:

Código:
surface_set_target(blur);
draw_sprite(sprite_index, 0, 0, 0);
surface_reset_target();

if (varia > 0){ // 'varia' é uma senoidal
   surface_set_target(base1); //na surface pequena
   draw_sprite_ext(sprite_index, 0, 0, 0, 1 / fator, 1 / fator, 0, $ffffff, 1); // desenha a sprite, encolhida