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Top down, plataforma ou ambos?
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Top Down-Plataforma
em Seg 18 Fev 2013, 22:19
Olá pessoal, eu estava pensando a respeito de um jogo muito bacana que me veio à mente que misture top down e plataforma.. Serio algo no estilo super paper mario, mas ao invés de 2D e 3D, seria top down e plataforma..
O jogo teria um estilo meio RPG com uma história relativamente complexa e diversos itens
No entanto não sei se uma combinação desses dois gêneros de jogos ficaria bacana, então gostaria de uma opinião de vocês: Eu faço o jogo top down, plataforma ou ambos?
Respondam a enquete aê e se possível comentem o que pensam, e se acham que daria certo..
Mais para frente (essa semana) estarei postando o projeto na parte de formação de equipes, pois precisarei de ajuda nesse game, se puderem dar uma olhada (:
Obrigado desde já
O jogo teria um estilo meio RPG com uma história relativamente complexa e diversos itens
No entanto não sei se uma combinação desses dois gêneros de jogos ficaria bacana, então gostaria de uma opinião de vocês: Eu faço o jogo top down, plataforma ou ambos?
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Re: Top Down-Plataforma
em Seg 18 Fev 2013, 22:27
Cara, dependendo da jogabilidade, graficos e enredo voce pode ate usar ambos e fica legal, como Contra lll, que eu considero um dos melhores jogos antigos. Acho q só deu certo nesse jogos por conta da jogabilidade fácil, mas mas se for por optar por um escolho Plataforma.
Flw cara, boa sorte no projeto =D
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Re: Top Down-Plataforma
em Seg 18 Fev 2013, 22:30
Como um jogo é de plataforma e de top-down ao mesmo tempo?
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Re: Top Down-Plataforma
em Seg 18 Fev 2013, 22:32
Não, em uma fase é top down e em outra plataforma:
Top Down

Plataforma

Não me espressei corretamente =P, flw
Top Down

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Não me espressei corretamente =P, flw
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Re: Top Down-Plataforma
em Seg 18 Fev 2013, 23:00
Acho meio desnecessário modificar o gameplay que o player está se adaptando do nada.
Eu odiava esse segunda fase do Contra III, assim como meu pai que jogava comigo naquela época(eu era o piá mais feliz do mundo e nem sabia :/). Claro que precisa inovar, inimigos novos, fases com dificuldades novas e por aí vai, tudo menos alterar o gameplay.
Eu odiava esse segunda fase do Contra III, assim como meu pai que jogava comigo naquela época(eu era o piá mais feliz do mundo e nem sabia :/). Claro que precisa inovar, inimigos novos, fases com dificuldades novas e por aí vai, tudo menos alterar o gameplay.
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Re: Top Down-Plataforma
em Ter 19 Fev 2013, 06:19
Entendi.. Acaba ficando meio complicado, né?
Porque.. Na verdade, o que eu tinha pensado era em colocar uma tecla que realizaria a troca.. Mais como em super paper mario mesmo.. Que, na minha opinião deu até bem certo
A "mudança" no gameplay seria exatamente pra que o player pudesse resolver alguns puzzles que não desse pra resolver nesse ponte de vista, entendeu?
De qualquer forma, se possível, gostaria que mais pessoas votassem
E talvez eu acabe optando pelo top down mesmo, porque acho meio complicado fazer um jogo de RPG, no estilo meio Zelda (Action RPG) só com plataforma.. As opções de itens, ataques, e animações/movimentação ficam um pouco limitadas (No meu ponto de vista)
Ao mesmo tempo, se alguém souber de um jogo do gênero no fórum que tenha ficado muito bom e pudesse me mostrar, agradeceria
Porque.. Na verdade, o que eu tinha pensado era em colocar uma tecla que realizaria a troca.. Mais como em super paper mario mesmo.. Que, na minha opinião deu até bem certo

A "mudança" no gameplay seria exatamente pra que o player pudesse resolver alguns puzzles que não desse pra resolver nesse ponte de vista, entendeu?
De qualquer forma, se possível, gostaria que mais pessoas votassem
E talvez eu acabe optando pelo top down mesmo, porque acho meio complicado fazer um jogo de RPG, no estilo meio Zelda (Action RPG) só com plataforma.. As opções de itens, ataques, e animações/movimentação ficam um pouco limitadas (No meu ponto de vista)
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Re: Top Down-Plataforma
em Ter 19 Fev 2013, 08:09
Eu acho legal inovar. Mesclar top-down com plataforma, como o exemplo que foi dado, é bem possível. Só que são dois jogos pelo preço de um, o trabalho vai ser bem maior. O único problema do excesso de conteúdo é o trabalho que dá.
Agora, se for pro jogador poder alterar A QUALQUER MINUTO, o jogo tem que ser muito bem pensado. Porque qualquer área difícil de alcançar em plataforma fica ridícula de fácil em top-down, então você precisa pensar muito bem num motivo pra ele não usar o top-down o tempo todo (portas que se fecham automaticamente, inimigos que atacam com muito maior facilidade, sei lá).
Entre os dois gêneros, eu não tenho preferência. Já joguei jogos muito bons em ambos pontos de vista. O mais popular é plataforma.
Agora, se for pro jogador poder alterar A QUALQUER MINUTO, o jogo tem que ser muito bem pensado. Porque qualquer área difícil de alcançar em plataforma fica ridícula de fácil em top-down, então você precisa pensar muito bem num motivo pra ele não usar o top-down o tempo todo (portas que se fecham automaticamente, inimigos que atacam com muito maior facilidade, sei lá).
Entre os dois gêneros, eu não tenho preferência. Já joguei jogos muito bons em ambos pontos de vista. O mais popular é plataforma.
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Re: Top Down-Plataforma
em Ter 19 Fev 2013, 09:51
Na minha opinião o melhor seria dar ao utilizador a possibilidade de escolher.
Definir uma tecla e ao carregar a camera mudava da posição top para side ou se fosse side mudava para top.
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Re: Top Down-Plataforma
em Ter 19 Fev 2013, 12:39
A opinião do maniche não faz o menor sentido .-.
Como um jogo Side-Scroller consegue virar Top-Down?
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Re: Top Down-Plataforma
em Ter 19 Fev 2013, 13:10
eu pensei numa situação dessa, tem como juntar top view com plataforma sim
jogos tipo tartaruga ninjas, double dragon e etc
O segredo aí ao meu ver, é ter dois objetos para ser o player!
um é o próprio player e o outro é a sua sombra o gamer estará controlando a sombra em topview para se movimentar e o player em plataforma para fazer os pulos! e os objetos definidos como plataformas terão uma especie de mascara de colisão onde para acessa-la o jogador tem que pressionar o pulo ou movimentar para sua borda para descer ou cair.
De outro modo, só 3D mesmo, mas...
"O impossível é apenas a falta de fé"
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O segredo aí ao meu ver, é ter dois objetos para ser o player!
um é o próprio player e o outro é a sua sombra o gamer estará controlando a sombra em topview para se movimentar e o player em plataforma para fazer os pulos! e os objetos definidos como plataformas terão uma especie de mascara de colisão onde para acessa-la o jogador tem que pressionar o pulo ou movimentar para sua borda para descer ou cair.
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Re: Top Down-Plataforma
em Ter 19 Fev 2013, 13:24
Blz, um sistema que finja a altura das plataformas, agora me diz:
Porque diabos colocar 2 jeitos de fazer bolo?
Por que não seguir a receita tradicional, mas fazer com algum incremento?
Porque diabos colocar 2 jeitos de fazer bolo?
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Re: Top Down-Plataforma
em Ter 19 Fev 2013, 13:29
esse jogos em que em uma fase é top view outro é plataforma, cada modo é objetos diferentes, acho bem legal o jeito em que o CONTRA funciona, gostava de jogar o de SEGA.
o jeito mais fácil é fazer com objetos diferentes, mas tambem pode fazer de um jeito que possibilite a mudança de camera, mas, se você não tem muita experiência, só terá dor de cabeça com isso.
o jeito mais fácil é fazer com objetos diferentes, mas tambem pode fazer de um jeito que possibilite a mudança de camera, mas, se você não tem muita experiência, só terá dor de cabeça com isso.
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Re: Top Down-Plataforma
em Ter 19 Fev 2013, 14:37
Bem, se está falando do meu post, é assim que eu penso, pois não vi outro modo até o momento, mas se alguem tiver outra ideia, que fale to curioso!2 jeitos de fazer bolo?
Não sei como funciona.receita tradicional
Além do mais, esse foi o único modo que consegui pensar no momento para juntar plataforma+top! Se bem que suspeito ser mesmo assim...
caso contrário teria que ser cada room só com plataforma ou só top.
tenho interesse particular nisso, mas não me atrevi ainda.
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Re: Top Down-Plataforma
em Ter 19 Fev 2013, 14:47
alguem mais tem interesse nisso?tenho interesse particular nisso, mas não me atrevi ainda.
se tiverem, vou ver se posso fazer uma engine simples misturando os 2(nunca fiz, mas acho que sei como faz), ele deve ser parecido com o sistema 3D, aquilo que você vê, não é aquilo que passa realmente na room, ou é, porque se for pensar, no fundo de todos code, sprites, objetos.. tudo que se passa, são apenas n°, mas que para nós, é mostrado com imagens, então, é só usar esse princípio.
vou ver se faço uma engine simples.
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Re: Top Down-Plataforma
em Ter 19 Fev 2013, 16:05
O que eu entendi do método do moisesBR, principalmente por causa dos exemplos, é a definição de um jogo isométrico, não uma mescla de top-down com side-view (que não é a mesma coisa que um side-scroller - que, por sua vez, pode muito bem ser também em top-down).
Não, o que estou entendendo da idéia é realmente intercalar os modos de jogo - hora é de um jeito, hora é de outro. Mais que isso: diferente do contra, o jogador é quem escolhe quando será de cada jeito, a qualquer momento.
Normalmente jogos com essa característica (1) têm um "quê" de puzzle muito interessante, o que justifica todo o trabalho de misturar as receitas de bolo. Mas os exemplos que eu conheço são feitos com um level design primoroso. É aquilo que eu falei: se não tomar cuidado, um modo de jogo passa a ser muito vantajoso com relação ao outro.
Aí, perde-se todo o trabalho que foi feito na engine, possibilitando usar os dois modos, porque o jogador só vai usar um deles. O outro modo vira peso morto.
(1) Desambiguação: Quando eu digo "essa característica", quero dizer dois modos de jogo selecionáveis pelo jogador, não necessariamente top-down e plataforma. O twilight princess (que estou jogando) é um exemplo. Você pode ser humano ou lobo. Ambos com vantagens e desvantagens e é importante alternar entre os dois modos de jogo pra chegar ao final.
Outro exemplo são os jogos do ben 10, onde você pode escolher qual alienígena usar pra cada situação, com poderes diferentes, controles diferentes - mas nesse caso, acho que o level design deixa a desejar.
Não, o que estou entendendo da idéia é realmente intercalar os modos de jogo - hora é de um jeito, hora é de outro. Mais que isso: diferente do contra, o jogador é quem escolhe quando será de cada jeito, a qualquer momento.
Normalmente jogos com essa característica (1) têm um "quê" de puzzle muito interessante, o que justifica todo o trabalho de misturar as receitas de bolo. Mas os exemplos que eu conheço são feitos com um level design primoroso. É aquilo que eu falei: se não tomar cuidado, um modo de jogo passa a ser muito vantajoso com relação ao outro.
Aí, perde-se todo o trabalho que foi feito na engine, possibilitando usar os dois modos, porque o jogador só vai usar um deles. O outro modo vira peso morto.
(1) Desambiguação: Quando eu digo "essa característica", quero dizer dois modos de jogo selecionáveis pelo jogador, não necessariamente top-down e plataforma. O twilight princess (que estou jogando) é um exemplo. Você pode ser humano ou lobo. Ambos com vantagens e desvantagens e é importante alternar entre os dois modos de jogo pra chegar ao final.
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Re: Top Down-Plataforma
em Ter 19 Fev 2013, 19:24
@L0l-King escreveu:A opinião do maniche não faz o menor sentido .-.
Como um jogo Side-Scroller consegue virar Top-Down?
Claro que faz ?
Nunca programaste 3D?
Basta alterar a camera...
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Re: Top Down-Plataforma
em Ter 19 Fev 2013, 19:56
Estou fazendo uma engine que é topview e plataforma ao mesmo tempo, é só mudar a camera.
mas se quizer uma igual o contra, em uma fase topview, em outra de plataformma, dá uma olhada na GMK desse jogo meu, no principal, é topview, no minigame, é plataforma: http://gmbr.forumeiros.com/t22146-engine-gmk-senhor-da-cidade-jogo-de-cidade-e-armas-carros
mas se quizer uma igual o contra, em uma fase topview, em outra de plataformma, dá uma olhada na GMK desse jogo meu, no principal, é topview, no minigame, é plataforma: http://gmbr.forumeiros.com/t22146-engine-gmk-senhor-da-cidade-jogo-de-cidade-e-armas-carros
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Re: Top Down-Plataforma
em Ter 19 Fev 2013, 20:03
Estamos falando de Game Maker, se for pra fazer em 3D é desperdício.
E tenho dito, não me venha com nenhum argumento porque se você fizer no braço o uso da OpenGL você consegue um resultado melhor.
Acho que basta criar um gameplay cativante, nao precisa ficar criando frescura a mais que o player nao de bola.
E tenho dito, não me venha com nenhum argumento porque se você fizer no braço o uso da OpenGL você consegue um resultado melhor.
Acho que basta criar um gameplay cativante, nao precisa ficar criando frescura a mais que o player nao de bola.
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Re: Top Down-Plataforma
em Ter 19 Fev 2013, 20:25
Um dos jogos mais loucos que eu já vi desse mesmo gênero que você quer é o Machine Hunter da finada Eurocom. Ele é muito antigo, lá por meados do Windows 98, mas é um jogaço! A câmera é no estilo topdown, porém, da mesma forma que aquela fase da ponte do Contra 3, você pode jogar com a câmera normal (acompanhando o char) ou simulando a rotação de view.
O cenário é repleto de plataformas em planos diferentes, rampas, escadas, switches, portais, labirintos e tudo mais. Bem complexo, mesmo! Você controla um humano, mas vai pegando powerups com roupas de vários robôs diferentes (bem ao estilo Metal Warriors), cada máquina com uma habilidade e vai usando isso pra ir passando os cenários.
Apesar de ser antigo ainda tinha multiplayer. Pena que não fez muito sucesso, mas mesmo assim o jogo teve uma versão bem fraca pro PS1. Dê uma olhada no gameplay dele no tube que talvez isso possa te trazer algumas ideias.
E dá pra fazer isso perfeitamente no GM sem usar o 3D. O mecanismo do jogo é uma coisa que tem que ser programada totalmente à parte e isenta de qualquer relação com a comunicação visual. O jogo é uma coisa, o que é passado pro jogador (seja através de elementos gráficos ou sonoros) é outra totalmente diferente. Você pode simular numa boa quantos tipos de "views" quiser com base num único mecanismo de jogo.
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Re: Top Down-Plataforma
em Qua 20 Fev 2013, 06:30
Aê, galera, muito obrigado pelas respostas!
No começo eu fiquei um pouco desanimado quanto a ideia de misturar os dois gameplays, mas agora estou mais empolgado
Vou postar na seção de formação de equipes um tópico para que eu possa recrutar algumas pessoas para me ajudar (O projeto que tenho em mente é um pouco complexo pra uma pessoa só, haha) e daí irei discutir com elas mesmo pra tomar a decisão final, ainda assim, muito obrigado, vocês me incentivaram muito

No começo eu fiquei um pouco desanimado quanto a ideia de misturar os dois gameplays, mas agora estou mais empolgado
Vou postar na seção de formação de equipes um tópico para que eu possa recrutar algumas pessoas para me ajudar (O projeto que tenho em mente é um pouco complexo pra uma pessoa só, haha) e daí irei discutir com elas mesmo pra tomar a decisão final, ainda assim, muito obrigado, vocês me incentivaram muito

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