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inimigos atirando e tela de chefe

em Dom 17 Fev 2013, 09:43
estou tentando fazer um jogo de plataforma e to quebrando a cabeça com duas coisas:
1ª - como fazer para os inimigos andarem (path) e atirarem, tipo a cada 1 segundo?
2ª - como fazere pra quando o personagem chegar ate uma area do cenario, a tela travar e "so mostrar" (alem do cenario) o chefe e o personagem?
se puderem me ajudar agradeço, e se ja tiver algum outro topico com essas respostas agradeço se puderem me mandar o/os links Laughing
obs: eu uso o game maker studio
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Re: inimigos atirando e tela de chefe

em Sex 22 Fev 2013, 10:45
Vai com calma!
Faça uma coisa de cada vez. No fórum tem 500 tópicos sobre esses assuntos.

Um exemplo é este tópico sobre uma engine de tiro
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Re: inimigos atirando e tela de chefe

em Sex 22 Fev 2013, 13:08
@v4nd3r escreveu:2ª - como fazere pra quando o personagem chegar ate uma area do cenario, a tela travar e "so mostrar" (alem do cenario) o chefe e o personagem?
Sabe que nunca pensei nisso? O que eu faria é:
- colocar um objeto pra controlar a view e um objeto pra travar a view. O que trava a view pode ser o próprio boss.
- SE o objeto que trava a view estiver dentro da view, aí a view se trava (uma variável pode dar cabo disso, no objeto que controla a view - SE (travado){view_xview[0]=posiçãoDeTravaX; view_yview[0]=posiçãoDeTravaX;}else{view_normal();}).
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Re: inimigos atirando e tela de chefe

em Sex 22 Fev 2013, 13:14
eu fiz isso no BomberMario, a tela trava na luta contra o Mario.

isso é para não sair da visão:
Código:
if x<view_xview+8 x=view_xview+8
if x>view_xview+792 x=view_xview+792

usei o padrão de seguir o objeto do GM.

e daí, no objeto que fazia a vicão não ser seguida pelo Jogador, eu coloquei:
Código:
view_object=-1

simples, teste aí, e veja como funciona.
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