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Ajuda:itens salvos na transição de Room

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Ajuda:itens salvos na transição de Room Empty Ajuda:itens salvos na transição de Room

Mensagem por arthur.emori Qua 13 Fev 2013, 22:29

Estou criando um jogo que tem um tipo de Warp Room do Crash,e em cada fase tem itens escondidos para conseguir um zeramento secreto no jogo,o problema é que se eu coletar o item e sair da fase o jogo não conta que ele foi pego,como eu faço pra que quando você mude de tela ele grave que o item foi pego?


Última edição por arthur.emori em Qui 14 Fev 2013, 23:04, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : solução do problema)
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Mensagem por vini_gd Qui 14 Fev 2013, 00:12

Use variaveis globais.
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Mensagem por Machow8 Qui 14 Fev 2013, 00:40

Você poderia colocar o contador desses items como variável global. :]
Mas como poderia fazer isso, certo? Very Happy
Uma maneira seria se, por exemplo, se esse contador se chamasse secretos, seria assim:
Código:
global.secretos = 0
Aí como é variável global o jogo grava ela ATÉ o jogo terminar.
Até!
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Mensagem por arthur.emori Qui 14 Fev 2013, 10:03

valeu gente!eu nem sabia que existiam variáveis globais!
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Mensagem por Machow8 Qui 14 Fev 2013, 10:33

Só lembre-se que você NÃO deve usar variáveis globais no Evento Create dos objetos, pois lá eles são somente variáveis dos respectivos objetos. Use variáveis globais no Evento Step, pois elas somente agem de forma adequada nesse evento! ;]
Até!
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Mensagem por RafaelCazarotto Qui 14 Fev 2013, 13:17

Mas ele tera que de declarar essa variavel, vc pode criar um objeto com a varivel global. e deixa persistent assim ele nao zera em cada faze Very Happy
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Mensagem por Machow8 Qui 14 Fev 2013, 13:33

Ele declara no Evento Create, mas não como variável global, mas sim no Evento Step que ele declara como variável global. ;]
Até!
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Mensagem por saim Qui 14 Fev 2013, 15:42

Thopson1m escreveu:Ele declara no Evento Create, mas não como variável global, mas sim no Evento Step que ele declara como variável global. ;]
Até!
???
Como assim?
Você pode declarar e usar variáveis globais em qualquer evento. Create, step, colisão, destroy, qualquer um.
Acho que você pensou uma coisa e escreveu outra, Thopson1m.

O que eu recomendo é declarar essas globais logo no começo do jogo. Aí não tem risco delas serem consideradas locais, depois.
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Mensagem por Machow8 Qui 14 Fev 2013, 17:32

O que eu quero dizer, saim, é que eu fiz isso que você falou agora, mas dava muito erro no GMS, então, só declarava as variáveis como globais no Step, ao invés de ser no Create. Sacou? :]
Acredito que isse problema não ocorra no GM 8.0.
Até!
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Mensagem por vini_gd Qui 14 Fev 2013, 17:46

Melhor colocar no Evento GameSar então.

E não se pode declarar variáveis (ex: var global.item) no Evento Step
(Isso ferraria sua memória RAM pois criaria centenas de variaveis)

Quando usamos

global.item+=1;

Estamos guardando informação na variável.
(Sabendo-se que o GMaker cria variáveis por atribuição, sem necessidade de declara-las)

E não há risco de uma variável global ser considerada local.

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Mensagem por arthur.emori Qui 14 Fev 2013, 23:02

eu coloquei no Game Start e deu certo,mas como faço pra que uma vez coletado o item não volte?
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Mensagem por RafaelCazarotto Sex 15 Fev 2013, 12:59

Como assim o item nao volte? Tipo destruir o objeto ou limitar para pegar uma vez e nao pega mais pra fazer isso eh so limitar tipo
If global.item<1
{
Global.item+=1
}
Assim ele limita soh para um item, tem um sistema mais avancado eu posso ate te fazer uma engine que esse sistema permite criar um limite na verdade eh soh por ao inves de 1 por uma variavel tipo global.limite=10 assimele limita para ate 10 itens Very Happy
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Mensagem por arthur.emori Sáb 16 Fev 2013, 19:10

o que eu quero é que quando vc coletar o item ele suma de vez,mesmo que vc volte na fase ele não estará mais lá
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