GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[GM:S] Importar modelos .OBJ?

+2
peixoto
gabrielsch
6 participantes

Ir para baixo

[GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty [GM:S] Importar modelos .OBJ?

Mensagem por gabrielsch Sex 15 Fev 2013, 09:43

Faz algum tempo que o Game Maker Studio foi lançado e até agora não vi nenhuma maneira de importar um modelo 3D com a extensão .obj. O motivo pelo qual eu preciso importar esse tipo de modelo é que ele é facil de se encontrar em sites de modelos 3D gratuitos e a maioria dos modeladores aceitam esse tipo de extensão.

Há alguns scripts que eram usados nas versões anteriores do Game Maker e que não utilizam DLLs, esses conseguem importar os modelos em um jogo feito no GM:S mas as texturas ficam erradas, é como se não tivesse feito um UV Map nelas. Gostaria de saber se alguém conhece algum jeito de carregar esse tipo de modelo (por script ou por dll mesmo), nem que seja de forma um pouco lenta.

OBS: Tentei usar uma DLL que se não me engano foi feita pelo Jiraya mas ela não funcionou nas outras versões, já nas antigas elas é rápida e importa as texturas corretamente.
OBS²: Todos os modelos em que testei estavam com o UV Map correto.

Flw! sorrindo2
gabrielsch
gabrielsch

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios : [GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty Re: [GM:S] Importar modelos .OBJ?

Mensagem por peixoto Sex 15 Fev 2013, 11:15

Cara se houver como fazer isso só com uma extensão(e até agora não vi nenhuma para fazer tal coisa também).

OBS: Tentei usar uma DLL que se não me engano foi feita pelo Jiraya mas ela não funcionou nas outras versões, já nas antigas elas é rápida e importa as texturas corretamente.

Evite usar Dlls.Elas podem funcionar em um sistema, mas se você for exportar para mais um(por exemplo:Windows e android) ela pode não funcionar, e dar problemas no jogo.

Como o GMS ainda está engatinhando, por enquanto é melhor usar só extensões, ok? afro
peixoto
peixoto

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 911
Prêmios : [GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty Re: [GM:S] Importar modelos .OBJ?

Mensagem por gabrielsch Sex 15 Fev 2013, 11:21

No meu caso vou exportar apenas para Windows, só quero utilizar o 3D no Game Maker: Studio porque é muito mais rapido que as outras versões, não quero ter que voltar para o GM 8 e enfrentar dificuldades com o desempenho.
gabrielsch
gabrielsch

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios : [GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty Re: [GM:S] Importar modelos .OBJ?

Mensagem por peixoto Sex 15 Fev 2013, 11:52

Bem acho que o melhor é esperar lançarem alguma Dll que ajude a importar os modelos .obj, ou pedir ao jiraya que atualize a dll Razz
peixoto
peixoto

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 911
Prêmios : [GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty Re: [GM:S] Importar modelos .OBJ?

Mensagem por Super Maker Sex 15 Fev 2013, 12:20

Você já tentou usar o incluided files?
Super Maker
Super Maker

Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios : [GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty Re: [GM:S] Importar modelos .OBJ?

Mensagem por Rodrigo Santiago Sex 15 Fev 2013, 12:28

Gente e muito facil ler .obj!!!
A formatacao e basica, o problema com uv e pq o obj e em grupos e nao so uma textura, as uvs deveriam ficar somente na sua textura, mas como so exist uma elas erram.
Eu criei um programa que transforma varias em uma so! Vai no meu tutorial em Perguntas e respostas(errei o topico)k mas o problema e que a versao do meu programa que upei so le txt(que e quase obj) mas e so converter com o milkshape.
(obs o prog ta na apostila medium)
Rodrigo Santiago
Rodrigo Santiago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios : [GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty Re: [GM:S] Importar modelos .OBJ?

Mensagem por gabrielsch Sex 15 Fev 2013, 15:40

#Peixoto

É quem sabe o Jiraya possa dar uma ajuda...

#Super Maker

Os arquivos .obj estão nos Included Files assim como qualquer DLL que eu tentei utilizar, as texturas estão em background/sprites e eu apenas as defino como textura em uma variável.

#Rodrigo Santiago

Na realidade eu pretendo usar modelos com apenas uma textura, até onde sei só achei uma engine que conseguia importar múltiplas texturas usando o arquivo .mtl do modelo, mas era muito extenso e tinha alguns bug ao carregar alguns com muitos polígonos.

Flw! sorrindo2
gabrielsch
gabrielsch

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios : [GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty Re: [GM:S] Importar modelos .OBJ?

Mensagem por Jiraya Sex 15 Fev 2013, 16:55

vc pode converter o modelo .obj para .d3d nativo do game maker, assim carregara muito mais rapido...

Posso tentar fazer uma extensão compativel com todas plataformas, mas só no final de
semana...
Jiraya
Jiraya

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 20/03/2010
Reputação : 108
Número de Mensagens : 1134
Prêmios : [GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://www.facebook.com/seito.washiro.7

Ir para o topo Ir para baixo

[GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty Re: [GM:S] Importar modelos .OBJ?

Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 15 Fev 2013, 18:14

Eu uso um programa chamado "Model creator for game maker" tipo eu importo para ele um modelo no formato obj. (eu conserto a textura nele mesmo) e depois exporto no formato" gmmod " ,para ler esse formato no gm é o mesmo sistema do" D3D ".
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty Re: [GM:S] Importar modelos .OBJ?

Mensagem por gabrielsch Sex 15 Fev 2013, 19:03

#JoaoVanBlizzard

Sim, eu tenho ele aqui e acabei de arrumar a textura de um barril para meu jogo e logo depois exportei como .gmmod, coloquei no jogo e funcionou perfeitamente!

#Jiraya

Sim, eu já tinha feito isso mas o problema é que vou comprar um pacote com mais de 100 modelos low-poly e eles vem em .obj com uma textura para cada modelo. Eu poderia muito bem pegar esses 100 modelos e ir arrumando o UV Map deles se necessário e exportar para .gmmod mas isso ia demorar bastante por isso pedi alguma forma de importa-los no Game Maker. Agradeço muito se fizer essa extensão, além de me ajudar nesse problema vai ajudar muitas outras que estão com o mesmo problema.

Flw! sorrindo2
gabrielsch
gabrielsch

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios : [GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty Re: [GM:S] Importar modelos .OBJ?

Mensagem por Jiraya Sáb 16 Fev 2013, 14:27


Código:

//LoadWaveFront(filename)
var a=argument0,b=ds_list_create(),c,d=ds_list_create(),e=ds_list_create(),f=ds_list_create(),g=ds_list_create(),h=ds_list_create(),i=ds_list_create(),j=ds_list_create(),k=ds_list_create(),l,m,n,o,p,q,r,s,t,u,v,w,A,B,C,D,E,F,G,H,I,J,K,L;
ds_list_add(b,0)ds_list_add(d,0)ds_list_add(e,0)ds_list_add(f,0)ds_list_add(g,0)ds_list_add(h,0)ds_list_add(i,0)ds_list_add(j,0)ds_list_clear(k)l=file_text_open_read(a)for(L=0;file_text_eof(l)==false;L++){m=file_text_read_string(l)m=string_replace_all(m,"  "," ")if(string_char_at(m,1)=="v" && string_char_at(m,2)==" "){
m=string_delete(m,1,string_pos(" ",m))n=real(string_copy(m,1,string_pos(" ",m)))m=string_delete(m,1,string_pos(" ",m))o=real(string_copy(m,1,string_pos(" ",m)))m=string_delete(m,1,string_pos(" ",m))p=real(string_copy(m,1,string_length(m)))ds_list_add(b,n)ds_list_add(d,o)ds_list_add(e,p)}
if(string_char_at(m,1)=="v" && string_char_at(m,2)=="n"){m=string_delete(m,1,string_pos(" ",m))q=real(string_copy(m,1,string_pos(" ",m)))m=string_delete(m,1,string_pos(" ",m))r=real(string_copy(m,1,string_pos(" ",m)))m=string_delete(m,1,string_pos(" ",m))s=real(string_copy(m,1,string_length(m)))ds_list_add(f,q)ds_list_add(g,r)ds_list_add(h,s)}
if(string_char_at(m,1)=="v" && string_char_at(m,2)=="t"){m=string_delete(m,1,string_pos(" ",m))t=real(string_copy(m,1,string_pos(" ",m)))m=string_delete(m,1,string_pos(" ",m))u=real(string_copy(m,1,string_length(m)))ds_list_add(i,t)ds_list_add(j,u)}
if(string_char_at(m,1)=="f" && string_char_at(m,2)==" "){m=string_replace_all(m,"  "," ")m=string_delete(m,1,string_pos(" ",m))if(string_char_at(m,string_length(m))==" ")m=string_copy(m,0,string_length(m)-1)v=string_count(" ",m)w=1;A[0]=0;
for(H=0;H<v;H+=1){f=string_copy(m,1,string_pos(" ",m))m=string_delete(m,1,string_pos(" ",m))A[w]=f;w++}
f=string_copy(m,1,string_length(m))A[w]=f;if(w==3){K=A[2];J=A[3];I=A[1];ds_list_add(k,K)ds_list_add(k,J)ds_list_add(k,I)}else{K=A[2];J=A[3];I=A[1];ds_list_add(k,K)ds_list_add(k,J)ds_list_add(k,I)
for(t=0;t<w-3;t+=1){K=A[4+t];J=A[1];I=A[3+t];ds_list_add(k,K)ds_list_add(k,J)ds_list_add(k,I)}}}file_text_readln(l)}file_text_close(l)
B=d3d_model_create()C=0;d3d_model_primitive_begin(B,pr_trianglelist)for(H=0;H<ds_list_size(k)H++){F=ds_list_find_value(k,H)if(string_count("/",F)==0){G=F;D=-1;E=-1}
if(string_count("/",F)==1){G=string_copy(F,1,string_pos("/",F)-1)F=string_delete(F,1,string_pos("/",F))D=string_copy(F,1,string_length(F))E=-1}
if(string_count("/",F)==2 && string_count("//",F)==0){G=string_copy(F,1,string_pos("/",F)-1)F=string_delete(F,1,string_pos("/",F))D=string_copy(F,1,string_pos("/",F)-1)F=string_delete(F,1,string_pos("/",F))E=string_copy(F,1,string_length(F))}
if(string_count("/",F)==2 && string_count("//",F)==1){F=string_replace(F,"//","/")G=string_copy(F,1,string_pos("/",F)-1)F=string_delete(F,1,string_pos("/",F))D=-1;E=string_copy(F,1,string_length(F))}
n=ds_list_find_value(b,floor(real(G)))o=ds_list_find_value(d,floor(real(G)))p=ds_list_find_value(e,floor(real(G)))
if(floor(real(E))!=-1 && ds_list_size(f)>=1){q=b*ds_list_find_value(f,floor(real(E)))r=b*ds_list_find_value(g,floor(real(E)))s=b*ds_list_find_value(h,floor(real(E)))}else{q=0;r=0;s=0;}
if(floor(real(D))!=-1 && ds_list_size(i)>=1){t=ds_list_find_value(i,floor(real(D)))u=ds_list_find_value(j,floor(real(D)))}else{t=0;u=0;}
d3d_model_vertex_normal_texture(B,n,o,p,q,r,s,t,u)C+=1;if(C==999){C=0;d3d_model_primitive_end(B)d3d_model_primitive_begin(B,pr_trianglelist)}}d3d_model_primitive_end(B)
ds_list_destroy(d)ds_list_destroy(e)ds_list_destroy(f)ds_list_destroy(g)ds_list_destroy(h)ds_list_destroy(i)ds_list_destroy(j)ds_list_destroy(k)
return B;
LoadWaveFront:
Use isso como um quebra galho...

o código foi otimizado por mim para executar mais rápido...


Última edição por Jiraya em Sáb 16 Fev 2013, 14:37, editado 2 vez(es)
Jiraya
Jiraya

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 20/03/2010
Reputação : 108
Número de Mensagens : 1134
Prêmios : [GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://www.facebook.com/seito.washiro.7

Ir para o topo Ir para baixo

[GM:S] Importar modelos .OBJ? Empty Re: [GM:S] Importar modelos .OBJ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos