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[DUV] Som 3D
4 participantes
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[DUV] Som 3D
Iae galera, beleza?
Bom, eu estou com uma dúvida sobre sons, que é tipo assim...
Eu estou criando um jogo de tiro em plataforma, e quando o playar atira, como qualquer outro jogo de tiro, a bala não para até colidir com algo, e no meu jogo, quando a bala colide com a parede, ela reproduz um som tipo da parede quebrado, a questão é que, não inporta o quão longe a parede está, se o player atirar, e a bala colidir com a parede à muito lonje do player, o som reproduz como se a bala tivesse batido perto dele... Acho que vocês não entenderam né? Tipo, eu queria que quanto mais longe a bala tiver do player, quando colidir numa parede por exemplo à direita, o som deveria tocar bem baixinho só no falante direito, entenderam?
Então, é possível fazer isso? Espero que vocês tenham me entendido...
Agradeço desde já!
Bom, eu estou com uma dúvida sobre sons, que é tipo assim...
Eu estou criando um jogo de tiro em plataforma, e quando o playar atira, como qualquer outro jogo de tiro, a bala não para até colidir com algo, e no meu jogo, quando a bala colide com a parede, ela reproduz um som tipo da parede quebrado, a questão é que, não inporta o quão longe a parede está, se o player atirar, e a bala colidir com a parede à muito lonje do player, o som reproduz como se a bala tivesse batido perto dele... Acho que vocês não entenderam né? Tipo, eu queria que quanto mais longe a bala tiver do player, quando colidir numa parede por exemplo à direita, o som deveria tocar bem baixinho só no falante direito, entenderam?
Então, é possível fazer isso? Espero que vocês tenham me entendido...
Agradeço desde já!
Kieryce- Data de inscrição : 12/02/2013
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Re: [DUV] Som 3D
Sim , usando 3d sound.
Voce define uma posicao para o son, lembrando que vc ouviria como se vc estivesse em 0,0,0 e o som fosse reproduzido no lugar que vc colocou.
existem funcoes para especificar quanto o son diminue, qial a distancia maxima tudo com sound_3d(ja do gm)
Voce define uma posicao para o son, lembrando que vc ouviria como se vc estivesse em 0,0,0 e o som fosse reproduzido no lugar que vc colocou.
existem funcoes para especificar quanto o son diminue, qial a distancia maxima tudo com sound_3d(ja do gm)
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: [DUV] Som 3D
Rodrigo Santiago escreveu:Sim , usando 3d sound.
Voce define uma posicao para o son, lembrando que vc ouviria como se vc estivesse em 0,0,0 e o som fosse reproduzido no lugar que vc colocou.
existem funcoes para especificar quanto o son diminue, qial a distancia maxima tudo com sound_3d(ja do gm)
Ah, eu vi aqui tem 4 funções desse sound_3d...
Mas, como eu uso-os?
Kieryce- Data de inscrição : 12/02/2013
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Re: [DUV] Som 3D
sound_3d_set_sound_position(snd,x,y,z): Determina uma posição para o som ser executado, mas lembre-se este som irá ser executado como se você estivesse na posição 0,0,0 .
sound_3d_set_sound_velocity(snd,x,y,z):Determina à posição x,y,z de um som para calcular efeitos de Doppler,o som fica mais grave ou mais agudo se estiver longe ou perto desta posição, esta função não muda a posição x,y,z do som! Use a função anterior.
sound_3d_set_sound_distance(snd,mindist,maxdist):Determina qual a distância mínima, ou seja, a distancia que o som é ouvido com volume máximo , e a distancia máxima, onde depois dela não é mais possível ouvir o som. O som varia gradativamente entre a distância mínima e máxima. Os valores padrões são 1(min) e 1.000.000.000(max).
sound_3d_set_sound_cone(snd,x,y,z,anglein,angleout,voloutside):Determina que o som indicado se dissipa em forma de cone. Use x,y,z como ponto de direção, o cone vai de x,y,z do som para o x,y,z desta função. anglein é o ângulo mínimo, em que o som não pode mais aumentar e angleout , o ângulo em que depois dele não se ouve mais o som. Voloutside é a subtração que se faz no som para que ele fique cada vez mais baixo de anglein para angleout.
sound_3d_set_sound_velocity(snd,x,y,z):Determina à posição x,y,z de um som para calcular efeitos de Doppler,o som fica mais grave ou mais agudo se estiver longe ou perto desta posição, esta função não muda a posição x,y,z do som! Use a função anterior.
sound_3d_set_sound_distance(snd,mindist,maxdist):Determina qual a distância mínima, ou seja, a distancia que o som é ouvido com volume máximo , e a distancia máxima, onde depois dela não é mais possível ouvir o som. O som varia gradativamente entre a distância mínima e máxima. Os valores padrões são 1(min) e 1.000.000.000(max).
sound_3d_set_sound_cone(snd,x,y,z,anglein,angleout,voloutside):Determina que o som indicado se dissipa em forma de cone. Use x,y,z como ponto de direção, o cone vai de x,y,z do som para o x,y,z desta função. anglein é o ângulo mínimo, em que o som não pode mais aumentar e angleout , o ângulo em que depois dele não se ouve mais o som. Voloutside é a subtração que se faz no som para que ele fique cada vez mais baixo de anglein para angleout.
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Re: [DUV] Som 3D
Valeu Rodrigo!!! Era exatamente oque eu precisava!
Eu até criei um script para facilitar o uso:
Eu até criei um script para facilitar o uso:
- Código:
//som3d(som,lugarx,lugary,mindistancia,maxdistancia)
sound_play(argument0);
sound_3d_set_sound_position(argument0,argument1,argument2, 0);
sound_3d_set_sound_distance(argument0,argument3,argument4);
sound_3d_set_sound_velocity(argument0,argument1,argument2,0)
Kieryce- Data de inscrição : 12/02/2013
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Re: [DUV] Som 3D
muito legal a solucao, mas fora esse jeito tem algum outro geito de simudar distancia de fonte de som e tudo mais?? ou nao?
Re: [DUV] Som 3D
Uma engine bem velha feita por mim pode ser a solução pro teu problema:
[Engine] Som com distância
Flw!
[Engine] Som com distância
Flw!
gabrielsch- Games Ranking :
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