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Duvida sobre plataforma de chão!!

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Mensagem por Vampire Dom 08 Mar 2009, 11:15

Seguinte, no meu jogo eu uso como chão um quadrado comum que a cada vez que o personagem está em cima desse quadrado (colisão) executa o comando VSPEED=0, uso gravidade 1 portanto quando o personagem vai andando e sai dessa plataforma chão ele cai normalmente.
isso sempre funcionou muito bem para todos meus jogos. Porém em um novo jogo que estou fazendo, me deparei com um problema...

esse jogo tem escadas, vc sobe normalmente as escadas e chega a até o chão superior, tudo perfeito, o problema é que quando estou em baixo desse chão superior e dou um pulo a cabeça do player gruda no chão, justamente por causa do VSPEED=0.

o jogo já está bem avançado e pra mim trocar todo o sistema que foi baseado no chão ter um vspeed=0 seria quase q refazer tudo.

a minha pergunta é tem como eu fazer um chão que quando eu estiver em baixo ele não cause nenhum efeito e o player possa passar por ele sem parar e quando estiver em cima o vspeed=0 faça efeito impossiblitando que ele caia???

já tentei colocar isso na colisão do bloco do chão:

if player.y < y { vspeed=0}

ou seja, se o Y do jogador for inferior ao Y do bloco dai ele executa a ação de não deixar ele ir para baixo, e se ele estiver em baixo do bloco que faria com que o Y do player fosse maior que o do bloco não faria efeito, mas não estou conseguindo nada com esse comando ele continua gerando a colisão e freando o player.

alguém teria alguma sujestão pra mim de como fazer esse bloco fazer efeito de colisão apenas quando o player estiver por cima??
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Mensagem por Wallacy Sebastian Dom 08 Mar 2009, 11:24

coloca isso na colisao com o objeto

Código:
move_contact_solid(direction,10)
vspeed = 0
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Mensagem por Gusba Dom 08 Mar 2009, 11:26

nao intendi um coisa? pq o bloco tem vspeed = 0 e nao o player oO
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Mensagem por Vampire Dom 08 Mar 2009, 17:59

Wallacy, tentei fazer como vc sugeriu mas não funcionou.


Gusba, na verdade o VSPEED-0 está na player no objeto COLISÃO COM O BLOCO, resumindo ele tá no player sim.
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Mensagem por Gusba Dom 08 Mar 2009, 20:45

coloca isso no bloco com a colisao com o player:

if (y < player.y) {
with(player) {
vspeed = 0;
}
}
else {
with(player) {
vspeed = 0;
move_contact_solid(direction,10);
}
}

Obs.: tire qualquer outra colisao de player com bloco em qualquer obj
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Mensagem por Vampire Seg 09 Mar 2009, 16:48

tentei assim e não funcionou também, ele continua grudando no teto quando pulo por baixo do bloco
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Mensagem por Gusba Seg 09 Mar 2009, 17:26

cara, isso ta estranho, revisa bem se os codes nao estao entrando em conflito, e da uma ajustada no offset das sprites
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Mensagem por Vampire Seg 09 Mar 2009, 21:55

poisé, pela lógica deveria funcionar, mas dentro do código da colisão só tem um VSPEED=0 pra ele não continuar caindo por causa da gravidade não tem outro código que possa estar entrando em conflito, inclusive tudo funciona certinho, pulo, movimento e tal. o meu problema é justamente que o VSPEED=0 ta funcionando tanto eu batendo no bloco por cima quanto por baixo, até ai tudo bem é a função dele mesmo fazer isso, mas o que estou precisando é que ele não detecte a colisão por baixo, pra quando eu der um pulo ele não fique parado no teto...
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Mensagem por handeter Ter 10 Mar 2009, 16:51

Aproveitando o topico

EU tambem estou com o msm problema 😢

E eu estava testando esses codes mas acontece q ta dando isso

ERROR in
action number 3
of Collision Event with object obj_block
for object raposao:

Error in code at line 1:
if spr_jumpright.y < y { vspeed=0}

at position 18: Unknown variable y

o q eu tenho q fazer?
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Mensagem por Gusba Ter 10 Mar 2009, 17:27

cara, se ta loco? ta checando o y de uma sprite oO?
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Mensagem por Anderson3d Ter 10 Mar 2009, 17:28

cara tenta algo assim na colisão:

Código:
if not vspeed < 0 {vspeed = 0} //se o player não estiver subindo ele para.

ou tenta algo como:

Código:

if not sprite_index = spr_player_subindo {vspeed = 0} //ele não gruda se o sprite for o do player pulando.

ou seja, tenta linkar o vspeed = 0 ou a velocidade atual dele ou ao sprite que estiver ocorrendo, no seu caso o do player subindo.

minha saida sempre é algo asism... Happy
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Mensagem por Vampire Ter 10 Mar 2009, 18:30

também não rolou com o NOT VSPEED, e também não com o sprite_index.... to ferrado ehhehehe...
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Mensagem por handeter Qua 11 Mar 2009, 11:58

Que vacilo, chequei o y de um sprite lol!

Mas msm depois tentei todos esses codigos e ainda n deu certo Mad

Ai eu tentei criar outro objeto so para ser o obj_teto e para ser objetos em q meu personagem podia bater.

E resolveu meu problema, no teto eu coloco o obj_teto e no chao eu coloco o obj_chao Very Happy

Vampire eu n sei se pra vc isso poderia dar certo, mas tenta ai Cool
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Mensagem por Anderson3d Qua 11 Mar 2009, 16:20

handeter, na prática tem que dar certo cara, se não der é erro de algum código ou outra coisa. Very Happy
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Mensagem por Vampire Qui 12 Mar 2009, 08:40

Handeter, pra mim infelizmente não vai dar certo, prq eu preciso de um objeto que seja o CHÃO porém se o player pular por baixo desse objeto ele tem q passar por cima do objeto e quando cair parar em cima do mesmo, resumindo ele tem que fazer algum tipo de efeito no player apenas quando o player estiver por cima, quando estiver por baixo ele tem que ficar nulo como se fosse apenas um cenário.

Uma vez vi uma engine em alguma lugar ensinando como fazer uma bloco que não tem efeito por baixo mas faz efeito de chão quanto vc está em cima, era uma engine de Mario se não me engano pois no jogo Super mario existe esse tipo de bloco que estou precisando. Infelizmente quando fui baixar o exemplo o link não funcionava e nunca mais vi nada do mesmo tipo pra baixar.
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Mensagem por Hitsugaya26 Qui 12 Mar 2009, 08:59

kra ja tentou usar a parede como teto tp eu uso na minha parede hspeed e vspeed 0 e no teto tb e corre td certo tenta fazer isso
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Mensagem por handeter Qui 12 Mar 2009, 12:37

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Mensagem por Anderson3d Qui 12 Mar 2009, 14:41

Vampire dá uma olhada nesse topico meu, o cpinheiro desenrolou isso que vc quer...

https://gmbr.forumeiros.com/perguntas-respostas-f8/existe-funcao-hide-object-esconder-objeto-t2266-15.htm

comigo funcionou, eu so nao estava entendendo o que vc estava querendo fazer...
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Mensagem por Vampire Qui 12 Mar 2009, 18:59

piosé gente, dei uma olhada em todos esses exemplos que vcs me passaram e é exatamente isso ai que estou precisando, porém nenhum deles funcionou.

a plataforma até funciona da maneira que eu preciso, sem colisão por baixo, porém o personagem não anda mais em cima delas, fica travado e as vezes sem mais nem menos cai atravessando o chao.

to pedindo arrego já!!,, o pior é que o jogo tá bem avançado já!
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Mensagem por Player Z Sáb 11 Abr 2009, 17:55

Faça assim, coloque solid no bloco solido, então vá no player e veja na colisão com o player. Note que vc não precisa de codigo algum. Coloque Vertical Speed na aba move e coloque 0. Depois
vc bota pra verificar o objeto (no caso o bloco solido) e marque relative.

Faço em todos os meus jogos, dá certinho! Very Happy study
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