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como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
+2
Rodrigo Santiago
theguitarmester
6 participantes
Página 1 de 1
como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
olá, gostaria de saber se existe como fazer este efeito em um jogo 2D:
(a parte rotacionando da engranagem)
queria aplicar para fazer sprites de parede de lado,(não quero fazer o sprite já de lado), tentei(e acredito que seja por aí) usando o draw_vertex_texture, poré, não obtive sucesso.
queria fazer algo que ficasse igual em um jogo 3D, você olhando para um bloco de lado, e ficará de lado, se olhar reto, ele estará reto...
(igual o cenário aqui)
se conseguirem fazer um código para girar igual a 1°imagem eu agradeço, do resto eu arrumo para aplicar na engine.
(a parte rotacionando da engranagem)
queria aplicar para fazer sprites de parede de lado,(não quero fazer o sprite já de lado), tentei(e acredito que seja por aí) usando o draw_vertex_texture, poré, não obtive sucesso.
queria fazer algo que ficasse igual em um jogo 3D, você olhando para um bloco de lado, e ficará de lado, se olhar reto, ele estará reto...
(igual o cenário aqui)
se conseguirem fazer um código para girar igual a 1°imagem eu agradeço, do resto eu arrumo para aplicar na engine.
Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
Você ja tentou usar leng dir nos pontos?
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
como assim, poderia me dar um exemplo?
algo assim: draw_vertex_texture(X-128+lengthdir_x(angulo,sc),..
sc é a escala relacionada a distância.
algo assim: draw_vertex_texture(X-128+lengthdir_x(angulo,sc),..
sc é a escala relacionada a distância.
Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
the, tá na cara que essa animação(engrenagem) foi criada em um programa 3d!
já a do dom eu não sei... to curioso.
já a do dom eu não sei... to curioso.
Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
Não.(Até pq eu não sei como vc está fazendo)
Olha:
Você vai se deparar com o pior erro possível, o que realmente da uma dificuldade pra fazer isso no gameMaker.
Mesmo você tendo definido depth para os objetos que vão desenhar na frente ou atras, quando o triangulo rodar os triangulos que estão atras vão aparecer na frente em determinados angulos, a não ser que você 'recrie'a função de d3d, usando algumas propriedades da câmera como a rotação em z.
Olha:
Você vai se deparar com o pior erro possível, o que realmente da uma dificuldade pra fazer isso no gameMaker.
Mesmo você tendo definido depth para os objetos que vão desenhar na frente ou atras, quando o triangulo rodar os triangulos que estão atras vão aparecer na frente em determinados angulos, a não ser que você 'recrie'a função de d3d, usando algumas propriedades da câmera como a rotação em z.
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Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
ixi,isso é muito complicado,seu eu soubesse mexer com draw vertex texture eu poderia ajudar...
eu posso ate ter uma solução para que a parede parecesse 3d(axo q é isso q vc procura) mas o problema seria rotaciona-la....
se eu conseguir alguma coisa eu falo com vc!
eu posso ate ter uma solução para que a parede parecesse 3d(axo q é isso q vc procura) mas o problema seria rotaciona-la....
se eu conseguir alguma coisa eu falo com vc!
Adilson Thiago Vieira- Games Ranking :
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Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
Algo assim?
Mas não entendi, por que você quer fazer as coisas assim?
O cenário vai ter profundidade ou algo tipo mesmo sendo 2D?
- Código:
ang = (ang+5) mod 360;
image_xscale = sin(degtorad(ang));
Mas não entendi, por que você quer fazer as coisas assim?
O cenário vai ter profundidade ou algo tipo mesmo sendo 2D?
Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
Rodrigo Santiago, é... tava percebendo que ia deparar com esse erro, mas não vou deixar a engine tão complexa a ponto de ser igual a d3d, mas vou fazê-la de um modo que possa criar outras engines como de TopGear, que é em 2D, diferente de MarioKart.
Adilson Thiago Vieira, vi que você conseguiu fazer o que estava tentanto, porém seu método foi meio falso, como assim falso??? porque diz que é um falso 3D, mas está usando funções 3D, o d3d_draw_block.
Kabeção, isso mesmo! essa é uma das partes que eu preciso, e você conseguiu fazer com um código bem pequeno!
mas ainda falta coisas, vou aplicar este seu code Kabeção, se você quizer saber mais sobre o projeto é só Contatar por MP(ou aqui mesmo).
Adilson Thiago Vieira, vi que você conseguiu fazer o que estava tentanto, porém seu método foi meio falso, como assim falso??? porque diz que é um falso 3D, mas está usando funções 3D, o d3d_draw_block.
Kabeção, isso mesmo! essa é uma das partes que eu preciso, e você conseguiu fazer com um código bem pequeno!
sim, vai ter, olhe aqui como estava a Engine(imagem):
O cenário vai ter profundidade ou algo assim?
- Spoiler:
mas ainda falta coisas, vou aplicar este seu code Kabeção, se você quizer saber mais sobre o projeto é só Contatar por MP(ou aqui mesmo).
Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
Hum, então é tipo um Mode-7?
Um mode-7 daria pra se fazer sem o uso do d3d mas pela sua imagem, por causa das paredes (no mode-7 so o chao é distorcido) seria bem mais fácil usar o modo 3d.
Pelo que vi você esta simulando o 3d, por isso seria mais fácil usa-lo de uma vez...
Um mode-7 daria pra se fazer sem o uso do d3d mas pela sua imagem, por causa das paredes (no mode-7 so o chao é distorcido) seria bem mais fácil usar o modo 3d.
Pelo que vi você esta simulando o 3d, por isso seria mais fácil usa-lo de uma vez...
Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
me fale como é esse mode-7, pode servir para algo...
sei que dá para fazer isto sem usar o 3D. enquanto inventava esta engine, baixei outra para ver como era, só que o sistema deles é quyase impossível de compreender! e a room é toda desenhada por codes.
sei que dá para fazer isto sem usar o 3D. enquanto inventava esta engine, baixei outra para ver como era, só que o sistema deles é quyase impossível de compreender! e a room é toda desenhada por codes.
Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
Então, você mesmo citou o TopGear.
O TopGear e F-Zero do SNES são uns dos maiores exemplos de mode-7 que existem!
É basicamente aquilo, o jogo é 2D mas a pista é distorcida para parecer 3D.
Qual o link dessa engine que você viu?
O TopGear e F-Zero do SNES são uns dos maiores exemplos de mode-7 que existem!
É basicamente aquilo, o jogo é 2D mas a pista é distorcida para parecer 3D.
Qual o link dessa engine que você viu?
Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
tem idéia de como se faz o efeito do TopGear?
essa engine: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=473875
achei bem complicada ela, além de ser lenta.
essa engine: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=473875
achei bem complicada ela, além de ser lenta.
Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
Era esta engine que eu estava te falando hehehe, estava olhando ela e achei bem simples, apenas 1 objetos 3 scripts e o mais legal funciona e nao usa funcoes 3D, acho que vale a pena dar uma estudada nela.
Flws!
Flws!
Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=446025
Só o fato de adicionar o z para profundidade vai exigir muito calculo com vetores.
Depois que você entende a base daquilo você percebe que as contas são extensas mas a logica é simples.
É basicamente normalizar vetores e calcular pontos a partir das normais.
Normalizar é transformar vetores em uma escala.
Por exemplo eu tenho uma sprite de largura 64.
0 a 64 -> normalizo para 0 a 1.
Então se eu quero a metade disso eu calculo a normal*valor.
Então 0.5 do tamanho é 32 (que é como o image_x/yscale funciona).
Mas é exatamente daquele jeito que você faz isso se não quiser usar o modo 3d.achei bem complicada
Só o fato de adicionar o z para profundidade vai exigir muito calculo com vetores.
Depois que você entende a base daquilo você percebe que as contas são extensas mas a logica é simples.
É basicamente normalizar vetores e calcular pontos a partir das normais.
Normalizar é transformar vetores em uma escala.
Por exemplo eu tenho uma sprite de largura 64.
0 a 64 -> normalizo para 0 a 1.
Então se eu quero a metade disso eu calculo a normal*valor.
Então 0.5 do tamanho é 32 (que é como o image_x/yscale funciona).
Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
vou estudar essa engine, parece ser bem o que quero, tentarei fazer com ela algo mais simples.
Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
Por curiosidade, como que você calculou as posições para chegar nesse resultado da sua screenshot sem usar o algoritmo completo de ray-casting?
Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
ele é um sistema simples até, mas que tem uma falha que eu tava tentando compensar.
só que o problema foi a inclinação e redimensionação da parede.
só que o problema foi a inclinação e redimensionação da parede.
Re: como fazer em falso 3D(ou 2D) textura girar
Olha se vc quer fazer um jogo semi 3d, use d3d. Porque nao? Nao e necessario criar modelos, no caso daquela imagem que vc mostrou, voce poderia criar um igualzinho usando biboards e d3d.
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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