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Mensagem por Mestre Sáb 02 Mar 2013, 23:08

[A] - Way Trip Logo
Programador: Evandro Gomes (eu)
Sprites, efeitos sonoros e músicas: Fabio Manna

Jogo participante da Competição Nacional de Jogos (www.conajo.com.br).

Jogo totalmente original (gráficos, programação, efeitos sonoros e música), o projeto foi desenvolvimento totalmente em 8 bits (gráficos e sons), seguimos a paleta de Atari:
[A] - Way Trip Atari2600_NTSC_palette

Mecânica do jogo:
São 50 salas (máximo) interligadas aleatoriamente, o jogador poderá encontrar a saída entre a 20ª e a 50ª, toda saída é protegida por guardiões, sendo a última, pelo guardião do tesouro.

O mundo mágico é mantido pelas gemas, sendo uma espécie de contador, 1 segundo equivale a 1 gema, tanto acabando as poções de cura ou as gemas, acaba o jogo. São 5 'andares', somando ao todo 250 salas (mínimo 100, máxima 250).

História:
Há muito tempo atrás, em uma terra distante, um velho bardo empunhava seu alarde para contar-nos uma história...
A história de um homem que não acreditava em destino, um bravo guerreiro que trilhava seu caminho em busca da verdade.
Certo dia ouviu falar sobre uma lenda, um mito de criatura fantásticas e uma masmorra tão profunda que chegava a beirar o inferno.
Nela dizia-se haver um dragão, um guardião de um tesouro sem igual, algo que nós humanos conhecemos como o sentido da vida.
Havia porém um aviso:
"Aqueles que saem em busca de tal tesouro encontram apenas aquilo que não são capazes de evitar"
Ignorando aquelas palavras, o guerreiro saiu em sua jornada para descobrir a derradeira verdade sobre sua existência e destino para, por fim, ficar em paz...

Screenshots:
[A] - Way Trip Screen1 [A] - Way Trip Screen2 [A] - Way Trip Screen3 [A] - Way Trip Screen4 [A] - Way Trip Screen5
O jogo é executado em 3X, a resolução nativa é 256x224 (por isso as screens 'pequenas').

Controles:
Setas direcionais movimentam o personagem
X - Ataca
Z - Magia
Enter, P ou Esc - Pausam o jogo
N e M - Alteram o volume do jogo

Durante a introdução, é possível avançar pressionando 'Enter' (e pular pressionando 'Esc').

[A] - Way Trip B2
http://gomferr.com.br/download/Way%20Trip.exe (10.6 MB)
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Mensagem por Misa Sáb 02 Mar 2013, 23:33

Ficou muito bom, gostei dos gráficos 8 bits, me lembrei dos jogos do NES. Este jogo parece que ficou quase um nível profissional !legal, mas esse jogo está muito parecido com legend of Zelda, mesmo assim está muito bom
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Mensagem por Mestre Sáb 02 Mar 2013, 23:45

O jogo visualmente ficou mesmo um pouco parecido com o Zelda do NES, mas a estrutura em si é bem diferente, tanto que caracterizamos o jogo como arcade e não RPG, mas é comum quem não conhece muito fazer essa confusão hehe. Agradeço bastante seu comentário! Razz

Espero que o pessoal da Conajo também goste.. ;)
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Mensagem por Jiraya Dom 03 Mar 2013, 00:12

-Way Trip

Gráficos:
Retro, bem detalhado
estilo do design do tema bem utilizado

Menu lembra muito os clássicos jogos de nintendo
Ótimo efeito de transição e no pergaminho, bem criativo

o Level Design é muito parecido com L.O.Zelda

Som:
A Musica esta em harmonia com o tema do jogo
ótimos efeitos sonoros coerentes com as ações

Jogabilidade:
Bem suave
especial bem feito, lembra um pouco Golden Axe

Diversão:
Por ser uma aventura o jogo acaba sendo divertido explorar o mapa
para conhecer os inimigos,suas IAS e poderes...

como os quartos são muitos parecidos
você acaba se perdendo num labirinto o que torna o jogo muito monotono
por não ter uma pista do objetivo

Geral:

É um ótimo jogo, uma inteligencia artificial admiravel
senti falta de balões de dialogos, na minha opnião é legal ver o personagem se expressando
se não acaba parecendo ser um "robo".
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[A] - Way Trip Empty Re: [A] - Way Trip

Mensagem por Willy Dom 03 Mar 2013, 00:37

Novidade chegando... Vamos à minha humilde opinião. Razz

Geral:
A ideia de fazer um jogo em que se chega ao final de modo aleatório foi muito interessante. Nunca vi nada do tipo, realmente, inovador. O fato de ser um jogo extenso acaba enjoando um pouco (não gosto muito deste estilo de jogo), mas é bem divertido e, graças a alguns inimigos, é bem desafiador.
Porém, o fato de não ter um "objetivo definido", acabou me fazendo cansar do jogo, parecia que eu estava lutando por nada.

Gráficos:
Para ser franco, gráficos ao estilo de 8 bits não me agradam muito, prefiro os vetoriais. Apesar disso, posso afirmar com toda certeza que todos os elementos gráficos do jogo estão muito bem trabalhados, digno de ser um jogo de sucesso na época em que Mario World era considerado HD por nós.

Sonoplastia:
Além dos gráficos, sons em 8 bits também não me agradam muito. Principalmente a música, que depois de certo tempo, passa a ser enjoativa. Os efeitos sonoros em geral não me incomodaram, mas senti falta da opção de abaixar o volume de forma separada, ou seja, o volume do BGM e dos outros sons. Recomendo que aplique essa possibilidade em versões posteriores. Entretanto, tem uma grande variedade de efeitos sonoros, o que é um ótimo fator.

Jogabilidade:
Comandos simples e fáceis de executar. Não encontrei nenhum bug.

Este jogo, sem duvida, é digno de um A e entrar para o Hall da Fama, mas, como não sou avaliador, terá que aguardar uma avaliação oficial.
Boa sorte no concurso!

Willy
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Mensagem por SIGILOSO Dom 03 Mar 2013, 00:43

Opa! Esse jogo tem um ponto fortíssimo que o torna muito, muito bom: o fator replay, isto é, o jogo pode ser jogado diversas vezes seguidas, não se tornando tão repetitivo, graças ao sistema randômico que ele gera. A aventura nunca é a mesma.
O sistema de jogo é bem inteligente. O jogador vai querer buscar sempre as chaves para encurtar o caminho, o que o leva a querer derrotar os inimigos com frequência, gerando o desafio.
Porém, acho que o jogo se torna vago em alguns detalhes, como por exemplo, a estrutura das salas. Alguns blocos no caminho ou mais peculiaridades nas salas ajudariam a aumentar o desafio. Em algumas salas pude encontrar baús de tesouro, mas poderiam aparecer com mais frequência (ou que que fiquei azarado depois), mas além disso, outros tipos de tesouro ou, por exemplo, inimigos raros. Esse tipo de eventualidade rara, difícil de acontecer, causa surpresa nos jogadores que irão querer buscar por essas surpresas. Não que torne-se um aspecto negativo no jogo, mas poderia ser algo para acrescentar. Fora os pequenos bugs que relatei lá no face.
Tirando esses detalhes, achei o jogo muito, muito bom e viciante! As sprites do game, na verdade toda a parte gráfica, foi muito bem produzida a partir das limitações que foram impostas. O resultado salta aos olhos dos mais saudosistas. A música, acho que poderia ter sido um pouco melhor trabalhada, mas é muito característica.
Acredito que tenha boas chances no concurso, e que trará bons resultados este ótimo trabalho!
afro
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Mensagem por Super Maker Dom 03 Mar 2013, 00:56

Gostei tanto que fui capaz de jogar até o fim e a essa hora da madruga.
Parabéns, ficou maravilhoso!
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[A] - Way Trip Empty Re: [A] - Way Trip

Mensagem por Mestre Seg 04 Mar 2013, 14:01

Agradeço a todos os comentários e o apoio que estou recebendo, fiquei bastante feliz com as respostas (todas elas), podem contar comigo sempre que precisarem.

Jiraya escreveu:como os quartos são muitos parecidos
você acaba se perdendo num labirinto o que torna o jogo muito monotono
por não ter uma pista do objetivo
No caso o objetivo é sempre seguir em frente, não tem como voltar na porta anterior (ela desaparece assim que o personagem entra na sala), outra coisa é o senso de emergência que o jogo proporciona (com o contador de gemas), pensei que isso fosse ficar claro para o jogador.

Sobre ficar monótono, é inevitável ter essa comparação com os títulos atuais, que possuem dezenas de elementos só no cenário, e mais não sei quantos inimigos, tornando o jogo bem mais diverso. Inclusive eu já esperava esse tipo de confusão, apreciar um jogo 8 bits já não é pra qualquer um, desenvolver então...

O jogo possui 5 "chefes", sendo 2 orcs, 2 totens e 1 dragão, também tem 3 portas, 3 chaves, 5 itens e 10 inimigos com ações diferentes.

Um ponto interessante a citar, são as inteligencias artificiais, se eu fosse comparar o tempo de programação de cada elemento, e os separasse em grandes grupos genéricos, ficaria mais ou menos assim:

[A] - Way Trip Graf_waytrip

Ou seja, 70% do tempo de desenvolvimento do projeto, foi dedicado somente para as inteligencias artificiais (somando).

Sigiloso escreveu:Porém, acho que o jogo se torna vago em alguns detalhes, como por exemplo, a estrutura das salas. Alguns blocos no caminho ou mais peculiaridades nas salas ajudariam a aumentar o desafio. Em algumas salas pude encontrar baús de tesouro, mas poderiam aparecer com mais frequência (ou que que fiquei azarado depois), mas além disso, outros tipos de tesouro ou, por exemplo, inimigos raros.
Até tinha, pilares de sustentação e buracos (armadilhas), mas acabou que descartamos por ficar muito difícil somando a inimigos atacando.

Uma coisa interessante:

Level 1 - Introdução do jogo, todos os inimigos são simples e aparecem com menos frequência, é mais fácil achar chaves e poções.

Level 2 e 3 - Normal.. não muda em nada na dificuldade de ambos, só os mestres de casa level, que realmente não tem como deixar na mesma dificuldade.

Level 4 - Difícil, o jogador se depara aqui com um modo bem difícil de jogo, a randomização é mais controlada, posicionando os Gárgulas (atiradores na parede) de modo a dificultar.

Level 5 - Mais difícil, incluindo o mestre final.

Vale ressaltar também que tem como passar todos os 5 mestres sem perder 1 vida, por meio de 'tricks' na jogabilidade. Os inimigos realmente alguns ficam complicado, ainda mais quando cercam o personagem, nesse caso tem que apelar pra magia..

Super Maker escreveu:Gostei tanto que fui capaz de jogar até o fim e a essa hora da madruga.
Parabéns, ficou maravilhoso!
Até o fim você diz até o fim do level 1? Ou o jogo inteiro, se você conseguiu terminar o jogo, cara você ganha meu respeito, ficou bem desafiador, não dá pra virar de primeira.
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Mensagem por Super Maker Seg 04 Mar 2013, 15:46

Mestre escreveu:
Parabéns, ficou maravilhoso!
Até o fim você diz até o fim do level 1? Ou o jogo inteiro, se você conseguiu terminar o jogo, cara você ganha meu respeito, ficou bem desafiador, não dá pra virar de primeira.[/quote]
Sei que cheguei no cyclop e passei a espada várias vezes no bucho dele XD, então derrepente apareceu a mensagem dizendo oque o aventureiro percebeu sobre a vida.
Achei muito bem feito o visual do pergaminho!
É esse o fim?
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Mensagem por SIGILOSO Seg 04 Mar 2013, 16:14

Na verdade essa é a tela de game over cara, heaueha
Também tive a mesma reação '-' Após o ciclope você continua pelos próximos andares da dungeon.
afro
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[A] - Way Trip Empty Re: [A] - Way Trip

Mensagem por Super Maker Ter 05 Mar 2013, 22:06

kkkkkk eu esperava por um você perdeu ou coisa do tipo.
Já fica como dica.
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[A] - Way Trip Empty Re: [A] - Way Trip

Mensagem por Kabeção Sáb 09 Mar 2013, 12:58

Logo de cara adorei o menu e a apresentação.
Estranhei o ângulo do mapa em relação as sprites.
Normalmente quando as sprites não estão em 90º e o jogo é um top-down o mapa costuma ficar em 45º.

Pra ilustrar: Hyper Princess Pitch: http://killtheboss.files.wordpress.com/2013/02/hyper-princess-pitch3.jpg
Um WIP de algum jogo: https://dl.dropbox.com/u/60691076/misc/Chss6.gif
Herogest: http://www.indievault.it/wp-content/uploads/2011/09/herogest.png

A mecânica me pareceu bem sólida assim como a dificuldade.
Quando abri uma porta prata e depois uma porta marrom na mesma sala a animação da porta prata abrindo repetiu.

Também senti falta do que o SIGILOSO comentou: surpresas.
Estou em um labirinto, as salas são rândomicas e precisa encontra chaves para abrir as portas, cenário perfeito para coisas raras e inesperadas.
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Mensagem por Mestre Sáb 09 Mar 2013, 14:53

Nunca jogou Zelda?

[A] - Way Trip 936full-the-legend-of-zelda_-a-link-to-the-past-screenshot__large

Se for ver por essa sua lógica então o Link está deitado no chão.. o.O

Edit: E essa outra então:

[A] - Way Trip Mzl.ptdfathj.480x480-75

O jogador e os inimigos estão deitados?
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Mensagem por Kabeção Sáb 09 Mar 2013, 16:09

Sim, já joguei Zelda, até demais e nunca gostei dessa diferença diferença entre cenário e objetos.
Todos os objetos e personagens vinham em um ângulo e as paredes de trás ficavam em um ângulo totalmente diferente do resto do cenário.
Não estou falando das sprites, estou falando das paredes.

Mas você sabe, é só minha opinião.
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Mensagem por SIGILOSO Sáb 09 Mar 2013, 17:12

Recebi a mesma crítica com A Longa Jornada de Herin.
[A] - Way Trip Screenshot104gm
Depois parei pra analisar e percebi que fazia sentido, então pretendo desenhar os cenários de forma diferente na próxima, deixando as paredes laterais mais estreitas e só a parte do teto a mostra na parede de baixo.
Se for relançar futuramente o Way Trap, poderia testar, só pra ver como ficaria o resultado.
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Mensagem por Mr.Rafael Sáb 09 Mar 2013, 17:18

Seu jogo é fascinante, joguei, re-joguei e ainda pretendo re-jogar para ver se consigo chegar no dragão. Very Happy

A jogabilidade do jogo é boa e simplificada, inspirada nos "dungeons" do Zelda. Cada inimigo possui uma ação diferente e as poções roxas ajudam a tornar a experiência do jogo menos frustrante. A idéia de guardar chaves também se enquadrou bem, pois faz você ter que ser sortudo e econômico (ou seja, às vezes é melhor guardar do que usar em uma tal porta).

Em qualidade gráfica, não tenho o que reclamar. A paleta do Atari e as músicas combinaram bem com o jogo. Na verdade, a música eu achei um tanto quanto repetitiva, a duração e a "variação" dela não ficou muito agradável ao meu ver. Mesmo assim, o estilo dela se adequa bem. Os cenários, como eu meio que disse acima, são baseados nos "dungeons" do Zelda. Sendo todos sempre iguais, variando somente nas posições das portas e inimigos, tudo dá a sensação de que você está dando voltas em círculo. Enquanto por um lado posso considerar muito bem isso pela proposta do jogo, por outro as telas podem cansar rapidamente. (felizmente elas mudam quando você passa de nível).

A introdução e o fim são muito bem feitas, só vi que são lentas demais e a opção de dar Skip direto não existe, você precisa passar alguns segundos com o Enter pressionado até o jogo começar. O fim me confundiu um pouco por pensar que não havia como voltar, mas isso não tira o fato de toda a história ser contada no estilo próprio do jogo.

É um dos melhores jogos que vejo por aqui. Diferente de outros, esse eu faço até questão de deixar no meu PC ao invés de deletar Very Happy
Bom trabalho com este incrível projeto, e desculpe não ter comentado antes, mas agora resolvi colocar meu ponto de vista aqui, porque vale muito a pena.

o/
Mr.Rafael
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[A] - Way Trip Empty Re: [A] - Way Trip

Mensagem por Mestre Sáb 09 Mar 2013, 22:07

@Kabeção
Mas entendi sim Kabeção, é uma visão "impossível" você quis dizer, mesmo assim é comum em muitos jogos, o intuito nesses casos é 'representar'. No caso do Way Trip, não poderíamos ter feito com a parede da forma como você citou ai, pois a porta de baixo, não ficaria visível, e ainda a parede poderia ocultar alguns itens ou inimigos.

@SIGILOSO
Não vi nada de errado com o seu jogo, porque optou por mudar?

@Mr.Rafael
Agradeço suas considerações Rafael, essa do skip foi uma falha mesmo, acabei deixando passar essa. Mas enfim, vou pegar todas essas pequenas alterações, e lanço uma versão 1.1.. ;)

Sobre o concurso no Conajo (www.conajo.com.br), o qual esse jogo foi desenvolvido para participar, acabou que não deram nenhuma satisfação, não atualizaram a index, também não fecharam as inscrições, não foi dado nenhum parecer aos participantes, eu mesmo não recebi nenhum e-mail confirmando minha participação ou qualquer informativo. Achei um desrespeito, já que o período de inscrições 'teoricamente' encerraria no dia 2 (sábado) e até agora nada.

Muito provavelmente o concurso não vai acontecer mais, talvez não tenha atingido competidores suficientes. De qualquer modo fiquei muito desgostoso com isso tudo, afinal foi um tempo investido em vão para esse concurso.
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[A] - Way Trip Empty Re: [A] - Way Trip

Mensagem por vinians Dom 10 Mar 2013, 01:15

Acabei de jogar o seu jogo e achei muito bom. Acabei morrendo 3 fases depois de matar o primeiro chefe.... Mas o jogo está realmente com um ar de 8 bits dentro do que foi proposto. Não encontrei nenhum bug, apenas pequenas travadas que dá de vez em quando mas continua normalmente. Os inimigos ficaram com uma AI bem diferenciada e algumas vezes demorei um pouco para me achar em algumas fases hehehe. Tentei pular o pergaminho pois ja tinha lido a história no tópico mais não tem como, depois descobri que "enter" rola mais rapido Smile Pretendo jogar mais uma vez e tentar ir mais longe.
Flws!
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[A] - Way Trip Empty Re: [A] - Way Trip

Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 10 Mar 2013, 11:20


Muito provavelmente o concurso não vai acontecer mais, talvez não tenha atingido competidores suficientes. De qualquer modo fiquei muito desgostoso com isso tudo, afinal foi um tempo investido em vão para esse concurso.
Em vão eu não diria,né,isso te imotivou a fazer o jogo,mas lógico que isso pode ter te roubado um tempo que vc queria investir em outros afazeres,por exemplo ,eu tambem ficaria louco da vida em gastar noites mal dormidas e finais de semana fazendo algo para um concurso e ele nao ser realizado,
falando nisso eu até cheguei a pensar em entrar no concurso com um jogo ou roteiro,mas não entrei porque não senti firmeza no concurso,estavam com uma proposta muito ambiciosa e tava muito pouco comentada e pouco atualizada,como se faltasse interesse dos propios idealizadores,não via a galera postando nada no topico deles,entao nem me pos a fazer qualquer projeto.até depois eu preferi me oucupar com o concurso que theguitarmester promoveu,ficou uma coisa bem vaga esse concurso da "conajo" ,acho que muitos usuarios nem sabiam da existencia deles,faltou mais publicidade da parte deles.

quanto ao seu jogo: ele me passou duas sensaçoes,uma foi no menu principal no pergaminho que me lembrou jogos antigos de pc tipo king quest e monkey island e no jogo em si eu ja me senti jogando um jogo de mega drive ,cheguei até o ciclope e ele me esmagou Razz ,não é meu tipo de jogo favorito eu adimito ,mas ainda assim é legal de jogar,mas o segredo é justamente esse,"despertar o interesse até pessoas que não estao abituadas a jogar um certo tipo de jogo",mas no jogo em si,pra mim está legal,ja sou acostumado em ver jogos do mega drive(como citado antes) a terem varios cenarios parecidos,só achei que o cenarios dos chefes poderiam ser de outra cor para se destacar ok.
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[A] - Way Trip Empty Re: [A] - Way Trip

Mensagem por Mestre Qui 14 Mar 2013, 01:07

@vinians / @JoaoVanBlizzard
Agradeço o feedback de vocês, esse projeto ficou bem característico aos jogos 8 bits realmente, não tem nada visualmente que destoa, inclusive só foi usado aquela paleta que eu postei no primeiro post (do Atari 2600), além disso o jogo roda em 3X, que dá ainda mais a impressão de resolução baixa, atingimos um resultado muito com esse jogo.

Sobre o concurso na Conajo, realmente 'deu zebra', gostaria de pedir para algum avaliador do fórum, avaliá-lo como um projeto 'convencional' postado, fiquei um pouco desapontado com o suposto 'abandono' deles, mas paciência.
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