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Biemorth

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[Problema] Menu com botões que deslizam com mouse

em Qua 06 Fev 2013, 15:39
Bem, meu problema é simples: sou novato e não sei como fazer um menu com botões que deslizem quando o mouse estiver em cima, parando em um certo ponto, e voltem quando o mouse sair.
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Re: [Problema] Menu com botões que deslizam com mouse

em Qua 06 Fev 2013, 15:46
Como você pretende fazer esse menu ? Um objeto para cada opção ? Tudo no draw ? Sprites com um objeto só ? Fale sobre qual é sua ideia.
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Re: [Problema] Menu com botões que deslizam com mouse

em Qua 06 Fev 2013, 15:52
Cara, um objeto para cada opção, no canto da tela. Inicialmente, apenas uma parte do botão é visível, a ponta, com um ícone. Então quando colocar o mouse em cima, ele desliza, revelando o restante do botão, com um texto, tipo "status", e quando tira o mouse, ele volta à posição original. Eu já usei o Game Maker antes, mas foi há uns 5 anos, e as coisas mudaram bastante, eu esqueci muita coisa, e naquela época eu não sabia absolutamente nada sobre programação. Hoje eu já arranho alguma coisa, mas nada muito complexo, por isso queria algo que fosse o mais fácil possível de configurar.
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Re: [Problema] Menu com botões que deslizam com mouse

em Qua 06 Fev 2013, 18:40
Eu entendi como é e já imagino como fazer com um só objeto.
Crie no evento Create uma var pra cada eixo y de cada elemento no menu.
Organize cada um deles no evento Draw e com seus respectivos eixos y tendo como valor as vars que você deixou no evento Create.
No mesmo evento Draw, crie a ação de seleção com o mouse:
Código:
if mouse_x>valor && mouse_y>y_opt_1 && mouse_x<valor && mouse_y<valor {
    if y_opt_1 >valor_minimo {
        y_opt_1-=1;//isso aqui vai fazer o botão emergir das trevas srsrsrs
        if mouse_check_button_pressed(mb_left) {
            //aqui vai a ação pra usar esse elemento
        }
    }
}
Você faz isso pra cada botão, mas não precisa ser ao pé da letra. O que eu fiz aqui foi te mostrar só a lógica, nem sei se isso vai funcionar legal.

***Editado***
Pronto só pra ter certesa segue os passos...
No create:
Código:
yy1 = 100;
yy2 = 100;
E no draw:
Spoiler:
Código:
draw_set_color(c_black);
draw_roundrect(100,yy1,160,yy1+32,1);
draw_roundrect(162,yy2,222,yy2+32,1);
draw_set_color(c_white);
draw_roundrect(101,yy1+1,160,yy1+32,0);
draw_roundrect(163,yy2+1,222,yy2+32,0);
draw_set_color(c_black);
draw_text(108,yy1+7,"Button");
draw_text(170,yy2+7,"Button");
draw_set_color(c_green);
draw_rectangle(90,110,230,160,0);
draw_set_color(c_white);
draw_text(140,120,"Menu");
if mouse_x>100 && mouse_y>yy1 && mouse_x<160 && mouse_y<yy1+32 {
    if yy1>77{
        yy1-=1;
    }
    if mouse_check_button_pressed(mb_left) {
        show_message("Você clicou no botão da esqueerda");
    }
} else if yy1<100 {
    yy1+=1;
}
if mouse_x>162 && mouse_y>yy2 && mouse_x<162+60 && mouse_y<yy2+32 {
    if yy2>77{
        yy2-=1;
    }
    if mouse_check_button_pressed(mb_left) {
        show_message("Você clicou no botão da direita");
    }
} else if yy2<100 {
    yy2+=1;
}
Coloca esse objeto na room e executa o projeto pra ver se é isso que você quer.
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Re: [Problema] Menu com botões que deslizam com mouse

em Sex 08 Fev 2013, 20:58
valeu cara! se meu jogo ficar massa, seu nome vai estar nos créditos!

***EDIT***

como faz pra colocar os botões saindo da esquerda para a direita?(eu já tenho os sprites)
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