Velocidade da partícula

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Velocidade da partícula

Mensagem por chicoweb em Ter 05 Fev 2013, 23:30

Nesse pedaço de código, usamos uma função de particula do gml:

Código:
effect_create_above(ef_flare,x+12,y+4,0.5,c_red);

ele faz aparecer um foguinho pequeno, acontece que eu queria que ele sumisse mais rápido, tem como alterar isso mas continuando usando a função acima?

chicoweb

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Re: Velocidade da partícula

Mensagem por Super Maker em Qua 06 Fev 2013, 00:18

Pelo que imagino você tem 3 opções...
1 - criar um objeto que faça apenas isso e no tempo que você determinar em um alarm, ele se auto destroi dando a sensação de que o efeito durou menos tempo.
2 - criar uma animação desenhando os frames em sprite.
3 - criar o seu próprio efeito com partículas do sistema usando as funções:
Código:
particulas = part_system_create();
Sendo que "particulas" está como o id do efeito e então você segue com uma série de outros "part_system_?" pra chegar no ponto certo.
Até mais!

Super Maker

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Re: Velocidade da partícula

Mensagem por saim em Qua 06 Fev 2013, 08:42

Isso não tem a ver com a velocidade das partículas, mas com o tempo de vida delas. Eu não costumo usar esses efeitos pré-prontos, então não tenho certeza, mas acho que usar effect_clear() pode resolver seu problema.
Mas eu recomendo fazer como o Super Maker sugeriu e pegar o boi pelo chifre.

Partículas são um pouco chatas de mexer por causa da imensa quantidade de variáveis - e, portanto, de possibilidades. Testar uma-por-uma pode ser muito enfadonho.
Existem alguns tutoriais a respeito de partículas aqui no fórum (eu mesmo fiz um - com link na assinatura - mas depois percebi algumas falhas nele e até hoje não corrigi). Pra começar, ele serve.

Mas bacana mesmo são uns programas de geração de partículas. Neles, você vai adaptando as partículas em tempo real e vendo o resultado diretamente na tela. Eu tenho um, que você pode baixar por aqui e o vinians tem o particulum.
No meu, você primeiro cria o tipo de partícula, depois o emitter, depois o resto (defletores, atratores, etctores), por fim você aperta "enter" e dá um nome pro arquivo de texto com o código pra ser colocado no create.

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Re: Velocidade da partícula

Mensagem por chicoweb em Qua 06 Fev 2013, 12:10

Eu tentei usar o particulum, mas acho que ficou pesado o codigo, pois preciso colocar muitos obj da particula na tela, qunado chega tipo a mais de cem, da um crash não sei dizer o q eh, o gm simplesmente fecha o jogo, nem mensagem de erro dá, fecha direto.

e o seu tá dando um erro:


___________________________________________
Código:
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_game_control:

Error in code at line 18:
  part_emitter_stream(partSys, part_emitter[0], part_type[0], 2);
                                                ^
at position 48: Unknown variable part_type

o engine de particula nativo do gml funciona perfeitamente, sem pesar nem nada o unico problema e que demora pra ir sumindo, e tentando dar o clear, corta o efeito no meio ficando feio.

To procurando uma engine que simule a função abaixo mas nao to achando.

Código:
effect_create_above(ef_flare,x+12,y+4,0.5,c_red);

Alguem tem mais alguma ideia, ou entao como posso corrigir o erro do programa do saim?

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Re: Velocidade da partícula

Mensagem por cascavelo em Qua 06 Fev 2013, 12:28

Pra usar estes efeitos prontos tem que colocar o fim deles em um alarm, apenas ajuste a duração pelo tempo é bem simples e você consegue efeitos bacanas combinando vários.
Dá uma olhadinha no meu jogo hatfields And maccoys, aqueles efeitos de fumaça e sanguesão básicos e foram feitos assim.

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Re: Velocidade da partícula

Mensagem por saim em Qui 07 Fev 2013, 15:44

chicoweb escreveu:e o seu tá dando um erro:


___________________________________________
Código:
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_game_control:

Error in code at line 18:
  part_emitter_stream(partSys, part_emitter[0], part_type[0], 2);
                                                ^
at position 48: Unknown variable part_type
Isso que dá, programar nas coxas... ¬¬
Na verdade, o programa foi desenvolvido mais pra uso próprio (até aparecem algumas mensagens de alerta de vez em quando, mas é porque eu conheço minha cabeça, não seria impossível esquecer o que não pode fazer), então nem pensei na possibilidade de criar um emitter sem antes ter criado um tipo de partícula. Provavelmente o erro surgiu porque você fez isso. Tente criar um tipo de partícula ANTES de criar o emitter que o erro não deve acontecer mais.

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Re: Velocidade da partícula

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