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Movimentação com Limites

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Movimentação com Limites Empty Movimentação com Limites

Mensagem por Benitz Ter 05 Fev 2013, 11:21

Olá pessoal tudo bem?, Então estou com um pequena dificuldade.

Estou criando um RPGzinho, ai criei os MOBs, até ai tudo bem, fiz um 'random' para que os MOBs se movam aleatoriamente, e está funcionando que é uma belezinha, está trocando as sprites conforme a direção e tudo mais, mas a minha dificuldade é a seguinte.

Gostaria que o Obj MOB tivesse um limite de espaço pra ele andar, pra ele não ficar andando pelo mapa a fora, pra mim poder limitar aonde cada mob vai ficar no mapa. Também gostaria de saber como colocar condições para que ele persegui-se o player, as condições seria quando ele fosse atacado e quando o player tivesse a 'x' pixel dele.

Alguém já fez algo parecido?

OBS: Não coloquei os códigos porquê estou no trampo Razz
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Movimentação com Limites Empty Re: Movimentação com Limites

Mensagem por RafaelCazarotto Ter 05 Fev 2013, 11:33

OBS: Não coloquei os códigos porquê estou no trampo
safado kkkkkkkk
ok
pra fazer o mob ficar no lugar eu acabei de bolar um modo, ele é não dificil mas chato hehehe, é o seguinte, vc cria o mob e um objeto, esse objeto pode ter o nome de obj_limite ai o esquema vai funcionar basicamente assim, quando o mob nasce vc faz no evento create dele para criar um filho que seria o limite, ai no step quando ele ta andando aleartoriamente poem assim,
if voltando=false and distance_to_object(filho)>200//aqui vc podem o limite de pixeis vc faz literalmente um circulo limite)
{
voltando=true
}
if voltando=true
{
move_toward_point(filho.x,filho.y,//vel normal do mob ou qual vc quiser)
}
if distance_to_object(filho)<30 //aqui vc faz o limite para ele voltar para ficar praticamente perto do centro
{
voltando=false
}
lembrando que o voltando tenque estar no create hehehe
se vc não conseguiu me fala que eu te faço uma engine, pq na teoria da certo hehehehehe
vlw cara boa sorte Smile
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Movimentação com Limites Empty Re: Movimentação com Limites

Mensagem por Gonçalves Ter 05 Fev 2013, 11:46

Cara, isso não é muito difícil de fazer não. Estou trabalho, se quando chegar você ainda tiver resolvido seu problema te dou um resposta mais completa (tô no cel agora).

Até mais!
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Movimentação com Limites Empty Re: Movimentação com Limites

Mensagem por saim Ter 05 Fev 2013, 13:53

limites: use min, max ou median (menor valor, maior valor ou mediana). Não vou explicar min e max, porque são muito diretos, mas a mediana é mais útil e menos conhecida. Ela te retorna o VALOR DO MEIO (e não a média) dos valores dados como argumentos.
Aí, se a posição do objeto não for a mediana entre o limite inferior, o superior e a própria posição do objeto, ele está fora do limite.
É meio chato de entender sem exemplos, mas pense em qual é o valor do meio em situações em que o valor está dentro do limite, abaixo do limite mínimo, IGUAL ao limite mínimo, acima do máximo e IGUAL ao máximo. Lembrando que os limites são fixos e a posição do objeto, variável. Agora você entendeu.
Aí, mole, se a mediana não for a posição do objeto, ele está fora do limite. Tem que se mover pra mediana e, de preferência, mudar de direção (já que está andando pra fora).

condições pra seguir o player: point_distance. Cheque o manual (tem um traduzido aqui no fórum). Se for menor que (valor_fixo) segue, senão, tchau.
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